quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Parto do princípio


Muito se discute, comenta, briga, aumenta, reclama quando o assunto é "parto".
Qual o melhor: normal, humanizado, cesárea, em casa?

E nessas discussões todas é um tal de: o certo é assim ou assado, porque o melhor é isso ou aquilo, faça do meu jeito que eu sei exatamente o que é melhor, blá blá blá...

Em cada grupo ou blog que eu entro vejo as mais diversas opiniões sobre qual a melhor forma de parir, com mulheres exaltadas, defendendo seu modo de pensar como as únicas certezas do universo. Chatice!

Quer saber o que eu acho sobre esse assunto?
Cada parto é um parto e só a mulher tem o DIREITO de escolher e decidir como quer fazê-lo ou seu médico, no caso de risco para mãe e bebê. Ponto final.

Se eu prefiro um parto natural é porque acredito que será o melhor para mim e meu filho. Tive o Francisco de parto normal e pretendo também ter a Ana Clara dessa forma. Mas não julgo e nem aponto o dedo para as mulheres que preferem a cesárea porque acredito que ninguém tem nada a ver com isso, o corpo é dela, o filho é dela, o momento é dela e só ELA pode decidir o que é melhor para si.

Acho um saco quando as pessoas se julgam superiores por fazer assim ou assado. Se por acaso for preciso, eu farei cesárea também. Se a medicina avançou de forma a ajudar as mulheres nessa hora, que ótimo! Bora lá aproveitar e fazer uso desses avanços.

Quando nasci (e nasci de cesárea porque minha mãe não tinha dilatação) nem ultrassonografia era feita e a mulher só sabia o sexo do bebê quando este vinha ao mundo. Hoje podemos identificar uma possível anomalia, tratar problemas graves ainda no útero e coisas desse tipo graças aos avanços da ciência. E porque ainda vivemos na idade da pedra julgando mulheres que optam pela cirurgia no nascimento de seus filhotes? É totalmente irracional dizer que uma mulher é menos mãe por parir via cesariana (sim, já ouvi algumas mulheres dizendo isso).

O certo mesmo é o que você sente como certo, seja parto normal, humanizado, cesárea ou em casa, tanto faz. É um momento só seu e só a você cabe decidir o que é melhor nessa hora. Queria eu ter coragem para ter minha filha em casa, mas ainda não cheguei nesse nível.

E você, o que acha sobre o assunto?
bjinhos,

Ale


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O que vestir quando se está esperando?

Um dos maiores problemas da gravidez é não ter o que vestir com um armário cheio de roupas.

Eis que me encontro exatamente nessa fase agora. A barriga finalmente apareceu mas cada saída de casa deve ser pensada e programada com antecedência porque provavelmente vou trocar de roupa umas 5 ou 6 vezes.

Não sei se todas passam por isso mas como eu sou muito magrinha é sempre um problemão pois todas as minhas roupas já estão apertadas. Fora os vestidinhos (coisa complicada de usar em Curitiba porque tá sempre frio) as calças e camisas já não servem mais. E daí vem a pergunta: o que fazer?

Só de pensar em um evento social eu já tremo na base porque sei que vai ser um sufoco arranjar uma roupa que me sirva e que fique legal. Domingo fomos num aniversário da família e eu troquei de roupa umas 7 vezes até decidir por sair de camisa branca e calça jeans (a única que ainda me serve).

Na gravidez do Francisco passei os últimos meses vestindo batas e vestidos até a exaustão. E em todas as fotos dos eventos daquele período eu tô sempre com a mesma roupa. Cansativo, chato e deprimente.

Daí vem aquele chato e fala: mas porque você não comprou algumas roupas? Eu até tentei, mas o meu problema é que só engordo no "barrigón" e no restante continuo com o mesmo corpo. Agora tente comprar uma calça 34 que feche na barriga. Impossível. Com as camisas e camisetas acontece o seguinte: quando serve na barriga as mangas ficam gigantescas e horrendas.

A minha solução foi partir para os leggings ou aquelas calças de malha (nada elegantes, é verdade) e para camisetas folgadinhas e torcer para não surgir nenhum evento chique no meio do caminho. Mas como ainda temos pelo menos mais 5 meses até o nascimento da pequena a coisa tende a piorar.

Andei vendo algumas soluções para grávidas tais como elásticos para aumentar a cintura dos jeans normais, com faixas por cima para esconder. Só não sei se gostei muito da solução, parece que fica incômodo aquela faixa por cima da calça. E fiquei pensando na chatice toda vez que precisamos ir ao banheiro (coisa muito muito frequente nessa fase). Não sei ainda se vou encarar.


E vcs, meninas? Tinham também esse problema durante a gravidez?
Que tal compartilhar aqui sua experiência?

bjinhos,
Ale
;o)




terça-feira, 15 de outubro de 2013

Entre a fúria e o choro

A gravidez nem sempre é um mar de rosas. Tem dias que nos sentimos tristes, desanimadas e muito cansadas. Nesses dias parece que tudo vai desmoronar e qualquer coisinha pequena que acontece vira um problemão.


Um turbilhão de novos sentimentos nos invade e misturado ao mundo de hormônios pode ser uma faísca para sairmos de nosso estado natural. Às vezes essa saída do eixo nos deixa choronas, em outras ficamos iradas e descontamos nos que estão mais próximos de nós. O importante nessas horas é ter calma e tentar ficar bem. Mesmo sendo muito difícil mantenha a calma e saiba que é só uma fase e o que você está sentindo tem a ver com o seu estado "gravídico".

Além de lentas, cansadas, irritadas, é bem possível que você ande desastrada e bastante esquecida. É normal durante essa fase nos sentirmos assim. E lá vamos nós novamente colocar a culpa nos hormônios. E são eles mesmos os culpados de toda essa oscilação de humor.

O ovário antes da menstruação produz progesterona e estrogêneo, sendo estes os responsáveis pela preparação do corpo da mulher para a chegada do bebê. Esses hormônios são uma proteção do corpo da mulher para a gravidez ocorrer tranquilamente. Mas esses hormônios têm um efeito depressivo, deixando a mulher sonolenta, cansada e desanimada. E pra piorar ainda mais a produção do progesterona aumenta 15 vezes durante a gravidez e a do estrogêneo quase 20 vezes. E sua produção não é regular, oscilando muito durante quase todo o período gestacional.  Tá explicado o porquê de tantas oscilações de humor!

Para diminuir esse problema é importante mantermos uma alimentação saudável, beber muito líquido e fazer atividade física regular. Além disso avise seu companheiro e quem estiver perto de você sobre esse fato para que não pensem que você simplesmente enlouqueceu.

É um período muito delicado para a mulher, cheio de sentimentos confusos e é muito importante que ela seja compreendida e tratada com muito carinho e respeito. Somos nesse momento não somente uma pessoa, mas duas. Gerar uma vida é uma tarefa maravilhosa e deve ser tratada como tal.

E para melhorar seu estado vale dar uma volta, ir ao shopping com as amigas, brincar com seu filhote ou simplesmente dormir. O importante é saber que tudo faz parte dessa deliciosa aventura que é estar grávida!

E você, anda tendo muitas oscilações como essa?
Compartilhe conosco!

bjinhos,
Ale

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

E lá vamos nós novamente!

Olá, pessoas...

Depois de um longo período de recesso, estamos de volta e agora com uma novidade: Estou grávida novamente!!!!

É isso mesmo! Em meio a um turbilhão de coisas e mudanças descobri a gravidez (totalmente inesperada). Entre o período de cair a ficha e os primeiros exames do pré-natal, agora sim me senti preparada para escrever sobre o assunto.

A família aumenta e com uma menina para segurar esses moleques todos. Ana Clara está firme e forte em seus 4 meses de existência no meu ventre. Segue crescendo bastante e mexendo horrores.

Interessante como os sentimentos são distintos da primeira gravidez. Nessa já pude sentí-la mexendo desde o fim do terceiro mês, o que não aconteceu na gravidez do Francisco.

Quanto ao nosso menino, está radiante! Ele já havia ganho um irmão, com o Noah, agora ganha uma irmã para unir ainda mais esses dois pequenos que se adoram como irmãos de verdade. Francisco adora conversar com a irmã na barriga e volta e meia canta pra ela. O levei em todos os ultrassons até agora, para que ele participe ativamente do processo todo. Ele adora ver a irmã no exame e sempre me pergunta se estamos indo buscá-la. Anda contando os dias para a chegada da pequena. Só quero ver quando ela chegar realmente se essa animação vai continuar, né?

Passado o susto, eu posso dizer que estou feliz e radiante com a chegada da minha mocinha e já contando os dias para tê-la em meus braços.

Enquanto ela não chega, pretendo usar esse espaço para também compartilhar com vocês o que ando vivendo durante essa nova gravidez. Os exames, a preparação para a chegada, o que levar na maternidade, a decoração do quartinho e o chá de bebê.

Fiquem à vontade para participar!

E lá vamos nós recomeçar a aventura da maternidade!!!

bjinhos,
Ale




Related Posts with Thumbnails