quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O que levar na mala da maternidade?

Olá,

Tudo certo?
O post de hoje é para ajudar as mamães que têm dúvidas sobre o que levar para a maternidade. Essa parte de arrumar a mala é sempre complicada. Nunca sabemos se estamos colocando coisa demais ou se falta levar algo. É muito comum levarmos coisas que não vamos precisar e esquecermos do que é essencial. Eu errei bastante da primeira vez, da última já estava mais atenta e fiz uma mala coerente.

Vários sites e mesmo lojas de artigos infantis disponibilizam listas sobre o que levar para a maternidade, mas a maioria delas está recheada de coisas inúteis nesses primeiros dias. Por isso resolvi escrever esse post com uma listinha básica do que eu acho importante e da maneira como eu organizei a mala da Ana Clara e a minha. Acho que pode ser de grande ajuda para as mães de primeira viagem que, como eu da primeira vez, não tem ideia do que é essencial e do que não é.

Vale lembrar que você deve adaptar a sua mala ao clima da sua cidade e também à época em que seu bebê vai nascer (não tem sentido você encher a mala de roupinha de lã no calor de 40º do Rio de Janeiro, por exemplo). A regra é ter bom senso!


Mala do Bebê:
Roupas:
- 02 casaquinhos de lã
- 02 conjuntinhos de malha ou canelado (blusa e calça - aqueles famosos pagãozinhos)
- 04 conjuntos body e calça (coloquei 2 manga longa e 2 manga curta)
- 04 tip-tops de malha ou plush (levei 02 de cada pois Curitiba sempre esfria, mesmo no verão)
- Touca de malha ou de lã - ou uma de cada dependendo da região e do clima
- 01 luva (os bebês nascem com as unhas muito afiadas e mesmo com calor é bom colocar luvinhas para que não se machuquem)
- 04 Meias
- 01 muda completa pra saída da maternidade (tip-top, body e calça, meia, casaquinho e manta)

Obs.: Eu separei as roupinhas em jogos completos e embalei com um plástico desses transparentes comprados em lojas de embalagem, dessa forma quem for vestir o bebê não precisa ficar procurando na mala, basta pegar um jogo e ali já terá tudo para aquela troca de roupa (lembre-se que os papais podem precisar trocar o bebê e nem sempre fazem boas combinações). Em cada embalagem coloquei: 1 tip-top, 1 body ou 1 camiseta pagão, 1 calça e 1 meia. Deixo num plástico separado as toucas e luvinhas e também os casaquinhos e mantas, pois podemos usar os mesmos em toda troca. 

Higiene do Bebê:
- Sabonete líquido neutro (recomendo o uso daquele para todo o corpo, já que é mais fácil do que levar separado sabonete, shampoo e condicionador. Não leve sabonete em barra pois é muito mais complicado de lavar o bebê, ainda mais para quem não está acostumada como as mamães de primeira viagem.)
- colônia para bebês (importante: NÃO passe colônia diretamente na pele do bebê pois eles são muito sensíveis e podem ter alguma alergia. Eu coloco um pouquinho somente na roupinha)
- 24 Fraldas descartáveis (Tam RN e P)
- Tesourinha para unha
- Escovinha de cabelo
- lacinhos e chapéu se você for adepta de acessórios
- 04 paninhos de boca ou fraldinha de tecido.
- 01 toalha de banho com toalha fralda
- 01 cobertor ou mantinha
- 02 chupetas. (Muitas mamães vão me criticar sobre esse item, mas como sofri horrores da primeira vez que não quis dar chupeta pro Francisco logo que ele nasceu - dá uma olhada neste post sobre o que aconteceu - dessa vez as chupetas foram indispensáveis. A Ana Clara pegou a chupeta logo que nasceu e dormiu tranquila!!

Mala da Mamãe:

- 02 camisolas ou pijamas com abertura na frente para amamentar
- 01 penhoar ou roupão
- 01 chinelo de pano e um chinelo de borracha para o banho
- 02 sutiãs de amamentação
- 01 caixa de protetores de seio
- 01 pacote de absorvente noturno
- calcinhas suficientes para 3 a 4 dias de troca (duas trocas diárias)
- 01 toalha de banho e 01 toalha de rosto
- Necessaire com artigos de higiene pessoal (sabonete, desodorante, colônia suave para não irritar o bebê, shampoo e condicionador, escova e pasta dental e escova de cabelo).
- Um kit básico de maquiagem: base, pó compacto, lápis de olho, blush e batom (não é pq vc está no hospital que você tem que se descuidar, afinal vão querer tirar fotos suas com o bebê e você tem que estar linda!)
- 01 casaquinho (geralmente quarto de hospital é muito frio)
- Uma muda de roupa para a saída da maternidade (evite calça e lembre-se que é importante ser fácil para você amamentar).

Sobre a Cinta elástica eu tenho minhas reservas. Vou confessar que comprei da outra vez e usei uma única vez. Mas aquele treco me apertou e irritou tanto que nunca mais usei. Mas se você tem persistência, invista numa cinta para voltar logo à forma antiga. Dessa vez como fiz cesárea a cinta foi de grande ajuda pra não ficar com a sensação de que os pontos íam estourar. Acho que vai de cada caso, como aconteceu comigo que não usei da primeira vez e usei bastante dessa vez.

Não esqueça de separar seus documentos e deixar à mão. Em trabalho de parto você não vai conseguir pensar nessas coisas. Separe também todos os exames feitos durante a gravidez e faça uma lista de telefones de pessoas para avisar sobre o nascimento do bebê.
Lembre-se também da máquina fotográfica, carregador de celular, notebook e as lembrancinhas de maternidade. Deixe tudo bem fácil de pegar, de preferência já na mala pra não esquecer nada na hora H.

Com tudo pronto, curta muito o fim de gravidez pois dá muita saudade do barrigón depois que eles nascem!

Espero que as dicas possam ajudar às mamães de primeira viagem.
bjinhos,
Ale
;o)


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Rotina EASY - 4 a 6 meses: "4x4" e o Início da Paternidade Acidental

Entre os posts mais visualizados no blog estão os da Rotina EASY (Todo bebê deve ter uma rotina sim!, Uma Rotina para o bebê e Rotina EASY - 6 semanas a 4 meses).
Assim como eu tive problemas para colocar o Francisco numa rotina estruturada, acredito que essa seja a maior reclamação das mamães por aí. Estou em falta com os posts de continuação e por isso resolvi retomar a série e continuar com as dicas que a Encantadora de Bebês, Tracy Hogg, nos dá em seu livro. Para um melhor aproveitamento desse post, sugiro que você leia primeiro os anteriores, assim entenderá um pouco o que é a Rotina EASY, como ela está estruturada e o passo a passo a seguir. Tudo o que está descrito nesse post você encontra no livro "A Encantadora de Bebês Resolve Todos os Seus Problemas" de Tracy Hogg e Melinda Blau, a minha iniciativa é compartilhar algo que deu certo comigo e por isso repasso.

Então vamos lá? 

4 a 6 meses - "4x4" e o Início da Paternidade Acidental

A consciência do bebê é mais forte, agora que ele interage mais com o que está acontecendo à sua volta. Nesta fase, o bebê pode levantar a cabeça facilmente e começa a pegar as coisas. Consegue sentar-se ereto com um pouco de ajuda e, por isso, a sua perspectiva também está mudando. Ele é mais consciente dos padrões e da rotina. Já percebe de onde vêm os sons, e sabe descobrir causa e efeito; por isso, prefere brinquedos que se movem e reagem ao toque. A memória também é melhor nessa fase.

Devido a esses passos do desenvolvimento, a rotina diária do bebê também precisa mudar - vale aqui a nova regra "4x4" que significa E.A.S.Y de 4 meses/4 horas. Os bebês, em sua maioria, estão prontos nessa fase para trocar a rotina de 3 horas pela de 4 horas. O bebê consegue brincar por períodos cada vez mais longos durante o dia e dorme mais à noite. Antes acordava pela manhã e queria mamar, mas agora acorda por hábito (o próprio relógio interno) e não necessariamente devido à fome. Se deixados sozinhos eles acordam, falam sozinhos e brincam um pouco e  voltam a dormir - desde que nós, pais desesperados, não entremos correndo no quarto para acudi-los - geralmente é assim que começa a paternidade acidental.

O bebê nessa fase também se alimenta com mais eficiência e a mamada agora é mais curta. Com a troca de fraldas, o "E" (alimentação ou eat) consome ao todo uns 45 minutos. Porém o "A" (atividade) é diferente nessa fase: ele fica acordado mais tempo.

A tabela abaixo mostra como o E.A.S.Y. muda quando o bebê chega aos 4 meses. Você pode cortar uma das mamadas, porque ele mama mais a cada vez; e transformar três sonecas em apenas duas (mantendo a soneca rápida da tarde em ambos os casos), estendendo assim o tempo que ele passa acordado. A tabela representa o ideal, mas nem sempre o bebê seguirá certinho os horários. A rotina pode ser afetada pelo peso e pelas diferenças de temperamento, pois alguns bebês costumam dormir melhor e outros demoram menos pra mamar.  O importante é manter o padrão alimentação/atividade/sono, só que agora em intervalos de 4 horas.

E.A.S.Y de 3 horas
E.A.S.Y de 4 horas


E: 7h – Acordar e Mamar
E: 7h – Acordar e Mamar
A: 7:30 ou 7:45 – Atividade (dependendo da duração da mamada)
A: 7:30 - Atividade
S: 8:30 – soneca de 1h30
S: 9h – soneca de 1h30 a 2h
Y: Tempo para você – faça o que quiser
Y: Tempo para você – faça o que quiser
E: 10h -
E: 11h
A: 10:30 ou 10:45
A: 11:30
S: 11:30 – soneca de 1h30
S: 13h – soneca de 1h30 a 2horas
Y: Tempo para você – faça o que quiser
Y: Tempo para você – faça o que quiser
E: 13h
E: 15h
A: 13:30 ou 13:45
A: 15h30
S: 14:30 – soneca de 1h30
S: 17h às 18h – soneca rápida
Y: Tempo para você – faça o que quiser
Y: Tempo para você – faça o que quiser
E: 16h - Mamar
E: 19h – refeição robusta às 19h e às 21h, apenas se estiver passando por um impulso de crescimento
S: 17h às 18h – soneca rápida (aprox. 40 min) para preparar o bebê para a próxima mamada e o banho
A: Banho
E: 19h – refeição robusta às 19h e às 21h se estiver passando por um impulso do crescimento
S: 19h30 – hora de dormir
A: Banho
Y: Tempo para você – faça o que quiser
S: 19:30 – hora de dormir
E: 23h – Refeição dos sonhos (até 7 ou 8 meses ou quando os alimentos sólidos estiverem firmemente estabelecidos).
Y: Tempo para você – faça o que quiser

E: 22h ou 23h – refeição dos sonhos



  

Os pais enfrentam diversos problemas, e não conseguem pensar claramente durante o caos. O motivo é que eles não são capazes de adaptar o E.A.S.Y. ao avanço no desenvolvimento do filho. Eles não percebem que precisam alimentá-lo a cada 4 horas (e não mais 3, como antes), que o bebê passa mais tempo acordado, ou que as sonecas são tão importantes quanto o sono noturno. É importante, nesse caso, que os pais observem o desenvolvimento do seu filho e adaptem a rotina à nova estrutura do bebê. Dificilmente terão problemas se observarem e estiverem atentos a essas mudanças de desenvolvimento.

PATERNIDADE ACIDENTAL: o que é e como eliminá-la?

A Paternidade Acidental é uma solução mais conveniente - um reparo rápido - para um problema de sono. Acontece quando você não tem paciência de implementar uma solução a longo prazo.

Os bebês não vêm com manual. Isso é um fato! E, em função disto, muitas vezes nos desesperados a procura de uma solução que resolva o problema do choro constante, do despertar noturno e do sono. Nessa busca por uma solução muitas vezes recorremos a artifícios que resolvem imediatamente o problema, mas criam um péssimo hábito no bebê. Você toma uma atitude ou inicia uma prática por puro desespero sem pensar muito, porque não tem a capacidade ou o conhecimento de fazer de outra forma. Cria-se um padrão!

Dependência de Acessórios.
O acessório é um objeto ou ação que está fora do controle do bebê e é usado pelos pais para fazê-lo dormir. Responda sinceramente a essas perguntas: Você segura o bebê no colo, fica andando com ele ou nina e balança o bebê para que ele durma? Oferece o seio ou a mamadeira para acalmá-lo? Deixa-o dormir no peito, no balanço ou leva-o para passear no carro até que adormeça? Leva-o para sua cama quando ele está chateado e não consegue dormir?
Se respondeu SIM a qualquer uma desses perguntas você já está usando um acessório e garanto que o feitiço vai virar contra o feiticeiro mais cedo ou mais tarde.

A dependência dos acessórios começa como uma medida desesperada. A criança está super cansada e chorando às 3 da manhã, então o papai anda com ela pela casa. Como num passe de mágica, ela silencia e logo adormece. Mas esse padrão se repete todas as noites e logo o papai não vai mais aguentar fazer o mesmo ritual. Só que o bebê não sabe o que está acontecendo e como todas as noites ele anda com o papai e dorme, logo o bebê pensa: "Ah, é assim que eu faço para dormir!". E todas as noites ele vai querer dormir da maneira que foi ensinado.

Antes que seja tarde demais, repense as práticas que adotou e mude. Os maus hábitos desaparecem rapidamente nos primeiros meses.

Se o bebê acordar e chorar durante a noite, resista ao impulso de entrar correndo no quarto para confortá-lo. Todos os bebês fazem ruídos quando saem do sono profundo, mas não quer dizer que ele acordou. Conheça os sons do seu bebê. Muitas vezes ele conversa, se mexe e logo em seguida volta a dormir sozinho. Desde que você não entre correndo no quarto para despertá-lo.

Se ele tem um padrão e acorda todos as noites no mesmo horário, experimente entrar no quarto dele uma hora antes e acordá-lo. É isso mesmo que você leu! Acorde o bebê antes do padrão dele, balance-o suavemente, esfregue sua barriguinha e coloque a chupeta na sua boca - isso o colocará em um estado semiconsciente. Então, saia. Ele voltará a dormir sozinho e você tem agora o controle da situação. Se você acordá-lo 1 hora antes, eliminará o padrão.

Conheça seu bebê e elimine a paternidade acidental para ter o controle da situação.

No próximo post sobre a Rotina EASY vamos ver como colocar os bebês com mais de 6 meses numa rotina estruturada. Aguarde!

bjinhos
Ale

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Bebês pequenos fazem manha?



Olá!


Faz algum tempo que escrevi esse post e acabei não publicando. Foi uma fase com a Ana Clara um pouco complicada: ela chorava todos os dias praticamente no mesmo horário. Como era mais ou menos o mesmo período em que os bebês tem cólicas (3 ou 4 meses), eu logo achei que pudesse ser isso. Mas o que me deixou bastante intrigada era o fato de que ela só chorava nesse horário (por volta de 19 - 20h). Durante o restante do tempo era um bebê tranquilo. Isso me fez desconfiar de que não se tratava de cólica e sim de manha pura!

Mas será que bebês tão pequenos podem fazer manha?
A resposta a essa pergunta é: SIM! E é mais comum do que se pensa!

Primeiro foi preciso analisar bem a situação para determinar se a pequena estava mesmo de manha ou se tinha algum problema de saúde. Para isso, marquei imediatamente consulta com o Dr. Mário para que ele a examinasse e me desse uma luz. O Dr. foi enfático em afirmar que ela não tinha cólicas e o fato do choro acontecer somente em determinado horários, todos os dias, mostrava que não poderia ser simplesmente dor, já que a cólica aconteceria em outros horários também. Ele me disse que provavelmente o que estava acontecendo era que nesse horário alguma mudança ocorria em casa, ela não tinha toda a atenção da mãe, já que era mais ou menos o horário em que o pai e os irmãos chegavam em casa. E essa foi a forma dela conseguir chamar a atenção para ela.

Sabendo disso, programei algumas mudanças para que essa situação mudasse. Primeira mudança: hora da pequena dormir em seu berço! Até esse momento ela estava dormindo no carrinho ao lado da minha cama pois tenho certo receio de deixar o bebê sozinho no quartinho tão novinha! E como as mamadas eram de duas em duas horas, achei bem mais fácil trazê-la para nosso quarto. Mas desde esse momento passei a deixá-la dormir em seu quarto. Lembra que falei estar mais tranquila da segunda vez? Pois bem, aqui a segunda experiência foi também melhor que da primeira onde o Francisco só foi pro berço dele com quase 6 meses! Ana Clara tinha, então, 3 meses. Foi essencial essa pequena mudança para ela. A segurança de estar no canto dela ajudou com os choros.

Outra mudança foi o horário do banho. Antes eu começava a preparar o banho lá pelas 19- 20h, exatamente no mesmo momento em que começava também o chororô da moça. Era um momento turbulento da casa, já que o pai e os irmãos chegavam bem nesse horário e entre dar banho nos meninos, ajeitar um jantar para eles e dar banho na bebê era um estresse tremendo para ela. Adiantei o banho dela para o final da tarde, assim tinha tempo de dar total atenção para a pequena. Notei também que, assim como o irmão Francisco, a Ana Clara não relaxa com o banho como a maioria dos bebês. O banho tem efeito contrário nela, ela fica ligada depois do banho e dificilmente consegue dormir logo que termina o banho. São necessárias umas duas horas para que ela finalmente relaxe e então consiga dormir. Sendo assim, dar o banho tarde é a pior coisa que poderia fazer pois ela ao invés de relaxar, queria mais atenção e brincadeiras. Alterar o horário do banho ajudou nesse sentido, pois ela ficava alerta mais cedo e quando os irmãos finalmente chegavam ela então já estava cansada e conseguia relaxar e dormir.

O importante é sempre observar o seu filhote e tirar suas próprias conclusões. Não tem como seguir um manual pois cada criança é diferente. Aprendi com o Francisco que não adiantava dar banho pra ele dormir, porque ele ficava ainda mais alerta. Muito menos dar banho para baixar a febre que geralmente subia muito depois do banho. A Ana Clara é bem parecida com o irmão nessa questão de ficar alerta com o banho. A maioria das pessoas não acreditava quando eu dizia que o Francisco era diferente. Observe seu filho, veja como ele reage às diversas situações. Use sua intuição e não dê muita bola ao que dizem mães, avós, tias e vizinhas. As pessoas têm mania de se meter e dar pitaco na criação dos filhos dos outros dizendo que devem fazer assim ou assado. Quer um conselho? Escute o que eles tem a dizer e filtre só o que te servir. Não tem como seguir o manual do filho da vizinha já que seu filho é diferente. O filho dela pode dormir a noite toda e o seu acordar a cada duas horas. Cada criança é única e trate-a como única. Seu filho vai te ensinar a melhor forma de agir com ele, confie!

E, acredite, ele pode fazer sim uma manha vez ou outra pra te chamar a atenção!

Bjinhos,
Ale
Related Posts with Thumbnails