segunda-feira, 8 de junho de 2009

Engatinhar é necessário para o desenvolvimento.

Muitas vezes os pais acham que se o bebê andar logo é por que ele é mais inteligente ou mais esperto. Mas você sabia que é muito importante para o desenvolvimento neurológico do bebê que ele engatinhe?

Pois é a mais pura verdade.

Todas as etapas do desenvolvimento de uma criança são igualmente importantes, mas o engatinhar estimula o desenvolvimento sensório-motor. Pular a fase do engatinhar pode trazer prejuízos no desenvolvimento da criança.

[caption id="attachment_48" align="aligncenter" width="276" caption="Francisco engatinhando aos 8 meses"]Francisco engatinhando aos 8 meses[/caption]

Estudos realizados pelo Instituto de Psicologia Neurofisiológica de Chester, na Inglaterra, indicam que os bebês são colocados muito tempo sentados em cadeiras e pouco tempo no chão, impedindo a oportunidade de engatinhar, levando a prejuízos na fala e escrita.

A partir do sétimo mês, aproximadamente, os bebês começam a perceber que eles e as mães não são a mesma coisa. Juntamente com essa consciência vem também a consciência de seu corpo. O bebê vai então desfrutar de uma incrível sensação de liberdade. Ele estará apto para realizar as primeiras expedições pela casa.

"É a descoberta de um novo mundo, a criança cria novas relações espaciais e ganha um repertório mais amplo", afirma Dr. Mauro Muszkat,. Agora tudo é uma ação motora."A partir da experiência corporal, das novas vivências, o bebê constrói imagens e pensamentos", acrescenta a psicomotricista Izabel Bicudo.

O desenvolvimento das crianças pode ser avaliado por três aspectos: neuromotor, anato-fisiológico e psicológico. O primeiro é responsável pela consciência do eixo corporal, que é fundamental para o equilíbrio e as noções de lateralidade (percepção do que está à direita ou à esquerda, na frente ou atrás...). O segundo está ligado ao fortalecimento muscular, à formação da curvatura cervical e lombar, posicionando a coluna de forma mais correta, e à curva plantar, que o pezinho do bebê não tinha antes. Nessa fase de início de independência, de autonomia e mobilidade, a criança descobre que a mãe é uma coisa e ela outra.

"Até então, o bebê achava que ele e a mãe eram a mesma pessoa. O desenvolvimento psicológico surge a partir das experiências corporais", completa Izabel.

Então, coloque seu filho no chão e deixe que ele ganhe o mundo.

Ok, você vai me perguntar: mas meu filho já anda, e não engatinhou, e agora? Ele não se desenvolverá por causa disso?

Na verdade mesmo que ele tenha pulado essa fase importante e já esteja andando, você pode estimula-lo a engatinhar com brincadeiras. Estimule-o a engatinhar espalhando brinquedos de seu interesse pela casa, você também pode imitar o ato de engatinhar, logo ele achará um barato engatinhar atrás de você e vai adorar a nova brincadeira. O importante é que ele não pule essa fase.

A vivência que a criança adquire arrastando-se pelo chão é fundamental para o amadurecimento do mesencéfalo - parte do cérebro responsável pela remessa de mensagens ligadas à realização de movimentos. Com o deslocamento do bebê, os dois hemisférios cerebrais passam a trabalhar unidos.

E o mais importante: não tenha receio de seu filho engatinhar. Deixar a criança no chão é ótimo para o desenvolvimento dela. Prepare o ambiente para que fique seguro e confortável. Cuidado com tomadas, quinas de mesa e outras situações que possam colocá-lo em perigo. Se achar necessário faça alguns possíveis caminhos nessa posição, você poderá observar o ambiente pela visão do bebê e terá mais chances de notar situações perigosas.

O Francisco está com 1 ano e 1 mês e ainda está na fase do engatinhar. E todos me perguntam se ele já anda: não. Ele se apoia nas coisas, levanta, anda encostado nas paredes, mas não teve ainda coragem pra se lançar por aí. E tudo bem, cada criança é única e tem seu tempo para as coisas. Acho que o maior problema são os pais querendo apressar as coisas. Enquanto ele estiver com o desenvolvimento perfeito como está até agora, deixa que ele descubra o mundo no tempo dele.

Quando ele tiver que andar, vai andar. Enquanto isso deixa que o sistema neurológico dele  continue se desenvolvendo.



[caption id="attachment_49" align="aligncenter" width="276" caption="Francisco explorando a casa aos 11 meses"]Francisco explorando a casa aos 11 meses[/caption]

.É isso.


8 comentários:

Xanda disse...

Ai que lindão o Chico!!! Gatinhoos devem mesmo engatinhar. Huihuhuhuh! Sabe que uma vez eu li que é muito bom também deixar a criança de bruços - entre 0 e 3 meses - pois ao tentar levantar e virar a cabeça ela estará promovendo maior estímulo para um processo de desenvolvimento nervoso chamado mielinização. A mielina é um líquido produzido pelo corpo que tem papel fundamental na capacidade de transmissão de estímulos nervosos feita pelos neurônios, sendo determinante para toda e qualquer função corporal. Mas é lógico que você não vai largar a criança de bruços sozinha, nem por muito tempo, afinal de contas demanda um esforço tremendo para a criança sustentar aquele cabeção! Hehehhee... tadinhos.

alessandrapilar disse...

Pandinha, que delícia ter vc por aqui. Bom, eu já tinha ouvido falar sobre deixar a criança de bruços também, mas dá uma peninha. Eu lembro que logo virava o Chico. E quando colocávamos ele assim ele fazia o maior esforço pra levantar a cabeça. Mas não sabia do processo de desenvolvimento que isso acarreta, se soubesse teria deixado mais vezes. Ótima dica. bjinhos amada

priciana disse...

meu filho ja ta com quase nove meses e ele so ta rastejando e ainda nao engatinha e normal?
e o que devo fase?

alessandrapilar disse...

Oi Priciana,
Que bom que veio até aqui, venha sempre. Podemos trocar sempre figurinhas e experiências.
Quanto à sua pergunta, primeiro é o seguinte: o que diz o pediatra dele? Primeiro de tudo, antes de tirar qualquer conclusão consulte o médico dele, só ele poderá dizer se o desenvolvimento do seu bebê está normal ou não. Se estiver tudo certo, então é questão de tempo pra ele engatinhar. Cada criança tem um tempo, e temos que respeitar esse tempo. Mesmo com irmãos isso acontece, um filho engatinha e logo anda, e o outro demora mais pra engatinhar ou anda direto. Não se encane com isso. Se o pediatra disser que está tudo bem, relaxe. Ele vai engatinhar no tempo dele, nem um minuto a mais. Nós como mães temos que controlar nossa ansiedade e respeitar o tempo deles. Por exemplo, o Francisco rastejou até perto dos nove meses, só a partir daí é que ele começou a engatinhar. E foi de uma hora pra outra. Então fica tranquila.
E venha nos contar mais sobre seu filho.
bjinhos

claudia disse...

meu filho tem 11 mes,e nao engatinha ainda,ele tem andador corre que uma beleza,fica em pe sabe troca os passos,cologo ele no chaoele fica somente sentado,quando quer um briquedo que esta longe ele lança a coluna toda para frente parecendo que boneco de pano,mas engatinhar nada,mas tem poucos dias que cologuei no chao,entao acho que sou culpada um pouco,todos estao me dizendo que ele vai andar direto,o que faço me ajude!

alessandrapilar disse...

Oi Claudia, seja bem vinda!!
Bom, sobre o engatinhar diversas pesquisas são enfáticas em afirmar que é extremamente importante para o bebê ficar no chão e engatinhar, dizem que é importante até para o desenvolvimento da fala e do raciocínio. Se seu filho está pulando essa fase, tente estimulá-lo com brincadeiras no chão. Coloque-o no chão e espalhe brinquedos que ele goste pela casa, e imite você o ato de engatinhar. Mesmo que ele ande direto, é importante que ele engatinhe. Sobre o andador, tá certo que ele dá um descanso para nós mamães, mas também causa diversos tipos de problemas no bebê. Não o deixe muito tempo nele. O Chico teve um andador também, mas não passava mais que uma hora por dia nele. O andador força o bebê a fazer um movimento que ele ainda não está pronto para fazer e dizem que não é muito bom para as perninhas e para a coluna do bebê, além de ser perigoso pois eles podem esbarrar e cair com mais facilidade. Então seja sensata e deixe-o no andador o mínimo possível. Com nove meses eu tirei o andador de vez do Chico. E a partir de então ele foi pro chão, engatinhou até 1 ano e 4 meses, quando aprendeu a andar. Pelo que você relata no teu coment sobre ele se jogar pra frente, já é um sintoma causado pelo andador, já que é assim que ele se movimenta no andador, e acha que é assim que deve se movimentar fora dele também. É difícil dizer para alguém o que fazer, mas eu se fosse você aposentaria o andador e deixaria seu filho direto no chão. Vai ser ótimo pra ele! Não tenha medo, deixe a casa o mais segura possível, observe os trajetos que ele poderá fazer engatinhando e tire tudo o que possa machucá-lo do caminho. Essa é uma fase em que eles vivem com roupa suja (não tem jeito) e com roxinhos em pernas e cotovelos. Mas é também a fase das descobertas e do maior desenvolvimento dos bebês. Aproveite. É uma fase maravilhosa, que passa voando.
Espero que tenha te ajudado. Venha nos contar o que aconteceu, tá?
bjinhos ;o)

João disse...

Eu tenho 26 anos e descobri a pouco que não engatinhei.
Suspeitei sobre isso em uma sessão de Rolfing e posteriormente minha mãe confirmou.
E agora? O que devo fazer? Devo engatinhar hoje em dia? Ou é tarde de mais e eu não posso mais recuperar o que eu perdi?

alessandrapilar disse...

Oi João, tudo bem?
Que problemão o seu, hein??? Pois olha, eu acho que nunca é tarde para começar.
Por que não tenta agora? Só cuidado, pois as pessoas podem não entender o seu senso de humor.
Muito obrigada pelo seu comentário. Volte mais vezes.

Related Posts with Thumbnails