quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O que levar na mala da maternidade?

Olá,

Tudo certo?
O post de hoje é para ajudar as mamães que têm dúvidas sobre o que levar para a maternidade. Essa parte de arrumar a mala é sempre complicada. Nunca sabemos se estamos colocando coisa demais ou se falta levar algo. É muito comum levarmos coisas que não vamos precisar e esquecermos do que é essencial. Eu errei bastante da primeira vez, da última já estava mais atenta e fiz uma mala coerente.

Vários sites e mesmo lojas de artigos infantis disponibilizam listas sobre o que levar para a maternidade, mas a maioria delas está recheada de coisas inúteis nesses primeiros dias. Por isso resolvi escrever esse post com uma listinha básica do que eu acho importante e da maneira como eu organizei a mala da Ana Clara e a minha. Acho que pode ser de grande ajuda para as mães de primeira viagem que, como eu da primeira vez, não tem ideia do que é essencial e do que não é.

Vale lembrar que você deve adaptar a sua mala ao clima da sua cidade e também à época em que seu bebê vai nascer (não tem sentido você encher a mala de roupinha de lã no calor de 40º do Rio de Janeiro, por exemplo). A regra é ter bom senso!


Mala do Bebê:
Roupas:
- 02 casaquinhos de lã
- 02 conjuntinhos de malha ou canelado (blusa e calça - aqueles famosos pagãozinhos)
- 04 conjuntos body e calça (coloquei 2 manga longa e 2 manga curta)
- 04 tip-tops de malha ou plush (levei 02 de cada pois Curitiba sempre esfria, mesmo no verão)
- Touca de malha ou de lã - ou uma de cada dependendo da região e do clima
- 01 luva (os bebês nascem com as unhas muito afiadas e mesmo com calor é bom colocar luvinhas para que não se machuquem)
- 04 Meias
- 01 muda completa pra saída da maternidade (tip-top, body e calça, meia, casaquinho e manta)

Obs.: Eu separei as roupinhas em jogos completos e embalei com um plástico desses transparentes comprados em lojas de embalagem, dessa forma quem for vestir o bebê não precisa ficar procurando na mala, basta pegar um jogo e ali já terá tudo para aquela troca de roupa (lembre-se que os papais podem precisar trocar o bebê e nem sempre fazem boas combinações). Em cada embalagem coloquei: 1 tip-top, 1 body ou 1 camiseta pagão, 1 calça e 1 meia. Deixo num plástico separado as toucas e luvinhas e também os casaquinhos e mantas, pois podemos usar os mesmos em toda troca. 

Higiene do Bebê:
- Sabonete líquido neutro (recomendo o uso daquele para todo o corpo, já que é mais fácil do que levar separado sabonete, shampoo e condicionador. Não leve sabonete em barra pois é muito mais complicado de lavar o bebê, ainda mais para quem não está acostumada como as mamães de primeira viagem.)
- colônia para bebês (importante: NÃO passe colônia diretamente na pele do bebê pois eles são muito sensíveis e podem ter alguma alergia. Eu coloco um pouquinho somente na roupinha)
- 24 Fraldas descartáveis (Tam RN e P)
- Tesourinha para unha
- Escovinha de cabelo
- lacinhos e chapéu se você for adepta de acessórios
- 04 paninhos de boca ou fraldinha de tecido.
- 01 toalha de banho com toalha fralda
- 01 cobertor ou mantinha
- 02 chupetas. (Muitas mamães vão me criticar sobre esse item, mas como sofri horrores da primeira vez que não quis dar chupeta pro Francisco logo que ele nasceu - dá uma olhada neste post sobre o que aconteceu - dessa vez as chupetas foram indispensáveis. A Ana Clara pegou a chupeta logo que nasceu e dormiu tranquila!!

Mala da Mamãe:

- 02 camisolas ou pijamas com abertura na frente para amamentar
- 01 penhoar ou roupão
- 01 chinelo de pano e um chinelo de borracha para o banho
- 02 sutiãs de amamentação
- 01 caixa de protetores de seio
- 01 pacote de absorvente noturno
- calcinhas suficientes para 3 a 4 dias de troca (duas trocas diárias)
- 01 toalha de banho e 01 toalha de rosto
- Necessaire com artigos de higiene pessoal (sabonete, desodorante, colônia suave para não irritar o bebê, shampoo e condicionador, escova e pasta dental e escova de cabelo).
- Um kit básico de maquiagem: base, pó compacto, lápis de olho, blush e batom (não é pq vc está no hospital que você tem que se descuidar, afinal vão querer tirar fotos suas com o bebê e você tem que estar linda!)
- 01 casaquinho (geralmente quarto de hospital é muito frio)
- Uma muda de roupa para a saída da maternidade (evite calça e lembre-se que é importante ser fácil para você amamentar).

Sobre a Cinta elástica eu tenho minhas reservas. Vou confessar que comprei da outra vez e usei uma única vez. Mas aquele treco me apertou e irritou tanto que nunca mais usei. Mas se você tem persistência, invista numa cinta para voltar logo à forma antiga. Dessa vez como fiz cesárea a cinta foi de grande ajuda pra não ficar com a sensação de que os pontos íam estourar. Acho que vai de cada caso, como aconteceu comigo que não usei da primeira vez e usei bastante dessa vez.

Não esqueça de separar seus documentos e deixar à mão. Em trabalho de parto você não vai conseguir pensar nessas coisas. Separe também todos os exames feitos durante a gravidez e faça uma lista de telefones de pessoas para avisar sobre o nascimento do bebê.
Lembre-se também da máquina fotográfica, carregador de celular, notebook e as lembrancinhas de maternidade. Deixe tudo bem fácil de pegar, de preferência já na mala pra não esquecer nada na hora H.

Com tudo pronto, curta muito o fim de gravidez pois dá muita saudade do barrigón depois que eles nascem!

Espero que as dicas possam ajudar às mamães de primeira viagem.
bjinhos,
Ale
;o)


4 comentários:

Tudo de Nós 2 disse...

Olá!Tudo bem?Estou fazendo uma visita em seu blog e gostei muito.Achei os posts mega interessantes!Estou seguindo com certeza!Bjoss http://tudodenos2.blogspot.com.br/

Alessandra Pilar disse...

Olá! Boa noite! Seja bem vinda ao blog!

Que bom que gostou dos posts. A ideia do blog é compartilhar o que eu vivo diariamente como mãe de dois pequenos em idades distintas. Vou linkar teu blog nos favoritos!

bjinhos
Ale

Paula Cristina De Souza Ruiz disse...

Nao tenho blog mas fiz um grupo no whats app com pais e maes para trocarmos ideias sobre o mundo dos filhos...se houver interesse em participar me add 11.98611.1779 dai eu add vc no grupo tb
bjs

Alessandra Pilar disse...

Olá, Paula. Muito bacana sua iniciativa. Se quiser me incluir para o grupo, meu whats é 41 9174-9833! ;)

Related Posts with Thumbnails