quarta-feira, 6 de julho de 2016

O que levar na mala da maternidade?

Hoje vou dar início a repostagem de alguns posts que fizeram bastante sucesso aqui no blog e tratam de assuntos que ajudam bastante as mamães. Pretendo repaginar os posts trazendo os assuntos para o momento atual, dessa forma vocês poderão conferir os assuntos totalmente atualizados. Espero que gostem!

Vamos começar essa série com um post que é uma das maiores dúvidas das mamães de primeira viagem: a mala da maternidade! 

O que levar na mala da maternidade?

A maioria das mamães têm dúvidas sobre o que levar para a maternidade. Essa parte de arrumar a mala é sempre complicada pois nunca sabemos se estamos colocando coisa demais ou se falta levar algo importante. É muito comum levarmos coisas que não vamos precisar e esquecermos do que é essencial. Eu errei bastante da primeira vez, na segunda gestação já estava mais atenta e fiz uma mala um pouco mais coerente.

Vários sites e mesmo lojas de artigos infantis disponibilizam listas sobre o que levar para a maternidade, mas a maioria delas está recheada de coisas inúteis nesses primeiros dias. Por isso resolvi escrever esse post com uma listinha básica do que eu acho importante e da maneira como eu organizei a mala da Ana Clara e a minha. Acho que pode ser de grande ajuda para as mães de primeira viagem que, como eu da primeira vez, não tem ideia do que é essencial e do que não é.

Vale lembrar que você deve adaptar a sua mala ao clima da sua cidade e também à época em que seu bebê vai nascer (não tem sentido você encher a mala de roupinha de lã no calor de 40º do Rio de Janeiro, por exemplo). A regra é ter bom senso!



Mala do Bebê: 
Roupas:
- 02 casaquinhos de lã
- 02 conjuntinhos de malha ou canelado (blusa e calça - aqueles famosos pagãozinhos)
- 04 conjuntos body e calça (coloquei 2 manga longa e 2 manga curta)
- 04 tip-tops de malha ou plush (levei 02 de cada pois em Curitiba sempre esfria, mesmo no verão)
- Touca de malha ou de lã - ou uma de cada dependendo da região e do clima
- 01 luva (os bebês nascem com as unhas muito afiadas e mesmo com calor é bom colocar luvinhas para que não se machuquem)
- 04 Meias
- 01 muda completa pra saída da maternidade (tip-top, body e calça, meia, casaquinho e manta)

Obs.: Eu separei as roupinhas em jogos completos e embalei com um plástico desses transparentes comprados em lojas de embalagem, dessa forma quem for vestir o bebê não precisa ficar procurando na mala, basta pegar um jogo e ali já terá tudo para aquela troca de roupa (lembre-se que os papais podem precisar trocar o bebê e nem sempre fazem boas combinações). Em cada embalagem coloquei: 1 tip-top, 1 body ou 1 camiseta pagão, 1 calça e 1 meia. Deixo num plástico separado as toucas e luvinhas e também os casaquinhos e mantas, pois podemos usar os mesmos em toda troca. 

Higiene do Bebê:
- Sabonete líquido neutro (recomendo o uso daquele para todo o corpo, já que é mais fácil do que levar separado sabonete, shampoo e condicionador. Não leve sabonete em barra pois é muito mais complicado de lavar o bebê, ainda mais para quem não está acostumada como as mamães de primeira viagem.)
- 24 Fraldas descartáveis (Tam RN e P)
- 1 pacote de lencinho umedecido para recém nascido ou algodão se preferir.
- Pomada para prevenir assaduras
- Tesourinha para unha
- Escovinha de cabelo
- lacinhos e chapéu se você for adepta de acessórios
- 04 paninhos de boca ou fraldinha de tecido.
- 01 toalha de banho com toalha fralda
- 01 cobertor ou mantinha
- colônia para bebês (importante: NÃO passe colônia diretamente na pele do bebê pois eles são muito sensíveis e podem ter alguma alergia. Eu coloco um pouquinho somente na roupinha)
- 02 chupetas. (Muitas mamães vão me criticar sobre esse item, mas como sofri horrores da primeira vez que não quis dar chupeta pro Francisco logo que ele nasceu - dá uma olhada neste post sobre o que aconteceu - na segunda gestação as chupetas foram indispensáveis. A Ana Clara pegou a chupeta logo que nasceu e dormiu tranquila!!).

Mala da Mamãe:

- 02 camisolas ou pijamas com abertura na frente para amamentar
- 01 penhoar ou roupão
- 01 chinelo de pano e um chinelo de borracha para o banho
- 02 sutiãs de amamentação
- 01 caixa de protetores de seio
- 01 pacote de absorvente noturno (acredite, você vai precisar muuuito)
- calcinhas suficientes para 3 a 4 dias de troca (duas trocas diárias)
- 01 toalha de banho e 01 toalha de rosto
- Necessaire com artigos de higiene pessoal (sabonete, desodorante, colônia suave para não irritar o bebê, shampoo e condicionador, escova e pasta dental e escova de cabelo).
- Um kit básico de maquiagem: base, pó compacto, lápis de olho, blush e batom (não é pq vc está no hospital que você tem que se descuidar, afinal vão querer tirar fotos suas com o bebê e você tem que estar linda!)
- 01 casaquinho (geralmente quarto de hospital é muito frio)
- Uma muda de roupa para a saída da maternidade (evite calça e lembre-se que é importante ser fácil para você amamentar).

E quanto à cinta elástica? Devo comprar ou não?

Quanto à cinta elástica? A maioria das gestantes tem dúvidas se vão ou não precisar de cinta elástica após o parto. Na minha primeira gestação comprei e usei somente uma vez. Aquele treco me apertou e irritou tanto que nunca mais usei. Na época minhas amigas e minha mãe diziam que eu deveria usar para voltar rápido ao meu corpo e para que a barriga não ficasse flácida. Como eu não estava nem um pouco preocupada com a estética e a cinta me irritava muito, deixei de lado. Claro que o fato de ser magra a vida toda e também o parto normal ajudaram para que logo eu voltasse à velha forma. Se você tem persistência, invista numa cinta para voltar logo à forma antiga.
Na segunda gestação, como fiz cesárea, a cinta me ajudou muito. Não levei para a maternidade achando que não ía precisar e tive que comprar já nos primeiros dias. A sensação que eu tinha era de que os pontos íam estourar e não sentia muita firmeza sem cinta. A cinta ajudou muito nisso e mantinha minha barriga contraída. A dica então é: vai de cada caso, como aconteceu comigo que não usei da primeira vez e usei bastante da segunda. Se não quiser investir na cinta estilo espartilho que é muito mais desconfortável, compre uma calcinha-cinta que vai fazer essa função sem ser tão desconfortável.

Documentos à mão!

Outra dica muito importante é deixar todos os documentos separados em uma pasta bem à mão. Você nunca sabe quando vai entrar em trabalho de parto, se estará sozinha ou não e organizar essas coisas com a bolsa estourada e tendo contrações não é nada agradável. Separe também todos os exames feitos durante a gravidez e faça uma lista com os telefones de pessoas para avisar sobre o nascimento do bebê.
Lembre-se também da máquina fotográfica, carregador de celular, notebook e as lembrancinhas de maternidade. Deixe tudo bem fácil de pegar, de preferência já na mala pra não esquecer nada na hora H. Acredite, mesmo tentando pensar em tudo a gente sempre esquece alguma coisa. Quando o Francisco nasceu, eu e o pai dele fomos pra maternidade sem nada pois achamos que ía ser uma consulta de rotina para avaliar quanto tempo faltava. Somente no hospital, após o exame de toque, a bolsa estourou e já começou o TP, e nós não tínhamos nem a máquina fotográfica ou a mala da maternidade que estava pronta há meses em casa. O pai dele teve que voltar correndo em casa para buscar tudo depois que ele já tinha nascido.

Com tudo pronto, curta muito o fim de gravidez pois dá muita saudade do barrigón depois que eles nascem!

Espero que as dicas possam ajudar às mamães de primeira viagem.

(Alessandra Pilar é mãe de Francisco, 8 anos, Ana Clara - 2 anos e está a espera de Davi, 34 semanas)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails