segunda-feira, 15 de junho de 2009

Escola e bebês: como tomar essa decisão.

Quando decidimos colocar o Francisco numa escolinha, choveu críticas e questionamentos. A família e os amigos diziam que ele era muito novinho (11 meses quando foi pra aula pela primeira vez), de que era cedo, que podíamos esperar ele crescer mais um pouquinho. Mas é fácil você falar e criticar, difícil é ter um bebê em casa que quer atenção o tempo todo, e você tem casa pra cuidar, trabalho pra fazer, faculdade pra terminar. Essas coisas não passam pela cabeça das pessoas,  que cada um tem suas atividades diárias e que não podem ficar paradas. E se você trabalha em casa, como eu, as pessoas não acham que seja um grande problema ter que ficar atrás do bebê engatinhando pela casa toda.

Depois de muito pensar e repensar, analisar prós e contras e finalmente decidir que já era hora comecei então uma pesquisa nas escolas próximas de casa. Peguei informações na internet, folders, informações com outros pais e reuni todo o material necessário para decidir qual era a melhor opção no caso do meu filho.

É importante, nesse momento de escolha do local que você tenha toda a informação possível sobre o estabelecimento que vai cuidar do seu filho. Você deve ficar segura que ele estará bem cuidado e que a escola reúna todas as condições para melhor atender o pequeno, na fase em que ele se encontrar.

No meu caso, decidi por dois colégios que eu já conhecia de nome e de indicações de amigos, e que cabiam no meu orçamento. Agora faltava visitar o espaço e ver se as escolas atendiam a todas as minhas expectativas quanto ao espaço e ambiente. Acho esse o ponto mais importante: nós, como pais e mães, precisamos estar seguros que nossos filhos estarão bem  e que o ambiente esteja de acordo com nossos interesses.

Armada de todas as informações segui rumo à primeira escola pra visitar o espaço e entender a metodologia da mesma. Já na portaria me repassaram um folder com preços e informações sobre a escola. Perguntei se era possível visitar a sala, conhecer as professoras, conhecer a escola e eles me informaram que não era possível. Como assim? Vou deixar meu filho de menos de um ano em um local que eu não conheço? Pra mim essa informação foi decisiva sobre o estabelecimento. Não tinha adaptação para ele, eu o entregaria para a professora e não teria nem como conhecer o ambiente em que ele estaria. Definitivamente isso pra mim não dava.

Vamos então à segunda opção. Entrei na escola pedindo informações e uma coordenadora muito simpática me pegou pelo braço e me levou ao espaço destinado para os pequenos, e me explicou detalhadamente como tudo funcionava ali. Logo depois veio a diretora e me levou para conhecer todo o ambiente da escola, explicou como funcionava a alimentação dos pequenos, me disse que ele teria que fazer uma adaptação onde eu entraria na sala para ele sentir confiança e que eu poderia ficar à vontade para levá-lo o tempo que fosse necessário. No meu caso eu expliquei que não queria levá-lo todos os dias, pois não achava que era necessário agora no começo que ele ficasse tanto tempo na escola. E ela me explicou que eu decidiria o que seria melhor para meu filho.

O ambiente era seguro, totalmente preparado para os pequenos, a sala de aula totalmente esterilizada, onde precisávamos colocar uma pantufa para entrar em sala e esterilizar as mãos com álcool. Se eu estava com dúvidas, todas se dissiparam naquele momento, aquele era o ambiente para acolher meu filho nesse primeiro contato dele com a escola.

O mais importante é você colocar na balança o que é importante para você como mãe e pai. Não siga o que os outros pensam sobre o local, vá até lá e tire suas próprias conclusões. Afinal é o seu filho que você vai deixar com essas pessoas, e você deve  confiar totalmente no estabelecimento.

Fizemos dois dias de adaptação, a mais rápida da turma segundo a professora. O Francisco já ficou totalmente à vontade desde o primeiro momento. E me deu tchau no segundo dia, pulando para o colo da professora, quer dica maior de que ele gostou do lugar? Eu não tive dúvidas e estou totalmente feliz com minha escolha.

A prova de que o Francisco gostou da escola!

A prova de que o Francisco gostou da escola!

Então é isso, se você decidir que chegou a hora de colocar seu bebê numa escola, faça uma lista do que é importante para você que a escola forneça. Pra mim pode ser uma coisa e pra você outra, então é muito importante que a gente siga a intuição e faça uma análise bem séria de prós e contras até decidir pela melhor opção. E não hesite em perguntar, tirar dúvidas, fazer questionamentos, visitar o espaço, conhecer pessoalmente as professoras.

Veja algumas coisas que você deve observar quando for visitar a escola:

- O ambiente: é amplo, arejado, oferece condições para o bebê, possui escadas ou outros espaços que possam ser perigosos para o bebê.

- A alimentação: deve ser levada de casa, tem estrutura confiável para fazer as refeições do bebê, conta com nutricionistas, possui um cardápio.

- A sala de aula: é segura, tem um local para trocas de fraldas separado, possui um espaço para sonecas, possui brinquedos educativos e de estimulação do bebê.

- As professoras: quantas pessoas vão cuidar dos bebês, são muitas crianças no mesmo espaço, tem uma professora só.

- Atividades extras: aula de musicalização, hora do conto, teatro, atividades que possam fazer o bebê ser estimulado. Como são feitas e por quem? É a própria professora que trabalha isso com as crianças?

Essas são algumas ideias do que você deve perguntar. Adapte as informações e o que você vai perguntar ao que você acha importante.

Converse, questione, pergunte. Tenha certeza de que o espaço é ideal para a educação do seu filho. A escola deverá atender a todas as suas expectativas e se for confiável não hesitará em te responder a todos os questionamentos prontamente.

Esse é um assunto delicado e longo. Poderia falar sobre isso por horas, mas acho que já falei demais.

Bjinhos,
Ale
;o)

PS: Se você tem algum tipo de experiência diferente com a escolha da escola do seu filho, não deixe de entrar em contato e contar pra mim. Ok?

PS2: Não estou aqui fazendo propaganda de nenhum estabelecimento, em função disso suprimi o nome das escolas citadas.

11 comentários:

Ana Carmen disse...

Oi Alessandra,

adorei os textos, adorei o blog.

Escrevi sobre a dura escolha da escolinha. Meu post começa assim: "A escolha da escola, não fosse tão complexa, seria uma quadrinha."

Se quiser ler e comentar, está aqui, ó: http://www.anacarmen.com/blog/2009/04/14/a-escolha-da-escola/

alessandrapilar disse...

Oi Ana, tudo bem?
Seja muito bem vinda aqui no Conversa. Que bom que gostou, venha mais vezes e participe.
E vou lá no teu blog com certeza!!
bjinhos
Ale

Juliana Loiaconi disse...

Olá!
Nossa, estou nesse dilema...não sei onde colocar meu filho de 1 ano e 4 meses. Não sei se quero lugar arejado, amplo ou pequeno, masi seguro.O que faço?Visitei várias escolinhas .Algumas gostei de algumas coisas...e não gostei de outras...meu marido já está irritado,pois não defino qual é a do meu agrado e do meu bebê.

alessandrapilar disse...

Oi, Juliana. Bem vinda ao Conversa!!!
Então, acho que você está certa em ser cautelosa e procurar o que é melhor para seu filho. Acredito que para deixarmos nossos filhos serem cuidados por outras pessoas temos que ter total confiança. Mas é bom não ser exigente demais. A gente tem a tendência de querer tudo, e nem sempre isso é possível. Veja com amigas se elas não te indicam um lugar legal. E vale o que eu coloquei no post, visite a escola, pergunte, questione. O estabelecimento tem que sanar todas as suas dúvidas e te deixar tranquila. No meu caso foi assim e não me arrependo da escolha que fiz. Foi a melhor para meu pimpolho. Mas não se apresse, tenha calma para escolher. Pese bem os prós e contras. Sempre vai ter alguma coisa que a gente não gosta, é difícil achar o lugar perfeito (pois esse talvez seja a casa da gente e debaixo da nossa asa, não é mesmo?). Mas é importante para as crianças terem esse contato com o mundo, com outras crianças, tornarem-se um pouco mais independente dos cuidados maternos. Não há quem consiga cuidar de tudo 24 horas do dia, né? Desejo que você encontre o melhor para seu pimpolho. Bjinhos e venha mais vezes!

Juliana disse...

Amei! Senti meu coração mais calmo ... pq estou nesse dilema... outra pessoa vai cuidar tão bem do meu bebê qto eu??? Isso me causa uma dor por dentro.
Uma pedagoga me disse que é necessário 1 professora para cada 5 crianças. Estou prestando atenção nisso.
Ainda não achei a escolinha para minha filha e ela está desesperada para fazer novos amiguinhos pq convive mais com adultos.
Tb estão me apurinhando por essa decisão, mas os filhos são nossos e Deus conhece nossas necessidades.
Bjs a todas e boa sorte!

alessandrapilar disse...

Oi Juliana,
Pois então, escolher a escolinha é sempre uma decisão difícil. Me criticaram muito quando resolvi que já era hora do Francisco ir pra escola. Eu acredito que só quem é pai e mãe sabe a hora certa pra colocar. E não me arrependo. Ele está curtindo muito e se desenvolvendo como nunca. Avalie bem o local e fique tranquila. Criança se adapta melhor do que a gente pensa às situações. bjinhos e venha mais vezes.

Juliana Loiaconi disse...

Olá!
Agora volto pra dizer que encontrei a escola certa para meu filho de 2anos.
Hj vejo a mudança que a rotina da escola lhe proporcionou. Ele está mais ativo, esperto,fazendo coisas inteligentes , repetindo o que os adultos fazem(professoras de lá).Estou segura e feliz ao vê-lo desenvolver-se.

Thaline disse...

Noooosssa estava com uma duvida tamanha....Muito obrigada,seu depoimento me ajudou bastante!
Estava com um sentimento de culpa, mas voce tirou isso de mim,será bom para meu filho!

alessandrapilar disse...

Oi Thaline, seja bem vinda ao Conversa!
Que bom que vc tomou a decisão! E não fique com culpa, não! Eles curtem e muito a escolinha.
A gente é que sente um pouco de solidão e um medo de se tornar desnecessária. Mas passa assim que vc vai buscá-lo e ganha um belo sorrisão e um abraço bem forte! Fica tranquila e escolha bem a escola, pra ter confiança total onde vc vai deixar seu filhote.
bjinhos e venha nos contar como foi a adaptação, tá?

Letícia Lima disse...

Olá Alessandra,

Amei seu depoimento! Terei que colocar meinha filha na escola quando ela estiver com 6 meses e estou sofrendo muito com isso, pois acho que ainda é muito cedo. Mas não tem jeito, pois votarei a trabalhar.
Alguém tem algum relato desse tipo de experiência.
Beijo
Letícia

alessandrapilar disse...

Olá, Letícia... seja bem vinda ao Conversa!
Eu sei bem o que é isso, e te garanto é mais difícil pra nós do que pra eles. Criança se adapta facilmente a tudo!!! Muitas mães tem que deixar seus filhotes pra poder trabalhar, é a vida! Fica tranquila, escolha um lugar de confiança, conheça a escola antes, converse com outras mães, com as professoras, com quem vai cuidar da sua filha. Depois fica tranquila que é um processo bem tranquilo, ainda mais quando são bem novinhos como a sua. O meu já tinha quase um ano quando foi, e até então só tinha ficado comigo, o tempo todo. E foi bem tranquilo pra ele se adaptar!
Um bjão e volte pra nos contar como foi, tá?
;o)

Related Posts with Thumbnails