domingo, 23 de maio de 2010

Uma rotina para o bebê.

Desde que escrevi o post "Todo bebê deve ter uma rotina sim!" em junho do ano passado já recebi mais de 2000 visitas nesse post e ele é o mais popular do blog. Isso demonstra que muitas mães, assim como eu, tem dúvidas quanto à montar uma rotina estruturada para seu bebê. Algumas inclusive comentaram no post sobre isso e pediram que eu descrevesse detalhadamente o que a encantadora de bebês sugere como rotina.

Promessa feita, promessa cumprida! Hoje separei um tempinho para começar uma série de posts sobre a Rotina E.A.S.Y da Tracy Hogg. Como ela separa as rotinas por idade do bebê, vou separar os posts assim também. Hoje começamos a série de posts pelo início: explico um pouco da rotina, as fases do bebê e como começar a estruturá-la para bebês do nascimento até o primeiro mês, aproximadamente. Nos próximos posts relaciono as outras fases: de 6 semanas a 4 meses, de 4 a 6 meses, de 6 a 9 meses e, por fim, o EASY depois dos 9 meses.  Espero que essa série ajude outras mães que, como eu, estavam desesperadas sem saber o que fazer com seu bebê. O método da Encantadora de Bebês me ajudou e espero que ajude você também.

Formulando uma rotina estruturada para o bebê!



continue lendo...
(O EASY não é necessariamente fácil, mas funciona!)

(Trecho extraído do Livro A Encantadora de Bebês resolve todos os seus problemas" de Tracy Hogg e Melinda Blau)

A necessidade que as pessoas têm de estrutura varia. Em um extremo estão aqueles cujo dia inteiro é previsível. No outro, estão os espíritos livres, que tendem a viver sem compromisso - mas eles também seguem algum tipo de ritual durante o dia. Por quê? Porque os seres humanos prosperam se sabem como e quando suas necessidades serão atendidas.

O mesmo ocorre com os bebês e as crianças pequenas. Ao chegar do hospital com o bebê, sugiro que a família inicie imediatamente a rotina estruturada que irei propor, ou o EASY. Trata-se de iniciais que representam uma sequência previsível de eventos que espelham a vida dos adultos: Alimentar-se (E- eating), dedicar-se a alguma Atividade (A - activity) e Dormir (S - sleep), o que deixa um pouco de tempo para Você (Y- you). Não é um cronograma, mas uma rotina que estrutura o dia e organiza a vida da família.

Os bebês precisam que lhes mostremos o caminho e que lhes ensinemos a constância. A repetição proporciona a aprendizagem mais eficaz. É importante que o bebê se ocupe com alguma atividade depois de alimentar-se, em vez de ir dormir logo após a refeição, para que não aprenda a associar alimentação a sono.

Com o EASY ninguém segue o ritmo do bebê, é você quem assume o comando. Você o observa com cuidado, ouve suas dicas e então assume o comando, incentivando-o suavemente a seguir a rotina que você sabe que o ajudará: Alimentar-se, ter um nível adequado de Atividade e um bom Sono no final. Você estabelece o ritmo.

Com EASY, os pais - especialmente os de primeira viagem - adquirem confiança para lidar com seu bebê; passam a entender o bebê, porque aprendem mais rapidamente a distinguir o choro. Um exemplo disso: Digamos que você já Alimentou o bebê (Eat) e ele está acordado há 15 minutos (Activity), então começa a fazer manha. Há uma enorme chance de que ele precise de um Sono (o S). Por outro lado, se ele já teve um Sono de 1 hora (S), enquanto Você (You) aproveitou para descansar, quando ele acorda não é necessário "adivinhar". Mesmo que ele não esteja chorando, é seguro supor que ele precise Alimentar-se. E assim recomeça o ciclo do EASY.

Por que implementar o EASY?


O EASY é uma maneira inteligente de passar o dia com seu filho. Trata-se de um método composto de ciclos que se repetem. Seu bebê mudará bastante nos próximos meses, mas a ordem das letras (EASY) permanecerá a mesma:

- E (eating) ou Alimentação: o dia do bebê começa com uma refeição, que vai do líquido aos líquidos + sólidos (aos 6 meses). Quando o bebê já segue uma rotina, é menor a probabilidade de se fornecer uma quantidade incorreta de alimentos.

- A (activity) ou Atividade: o bebê se distrai murmurando para os pais ou olhando móbiles ou brinquedos. Mas à medida que ele se desenvolve, interage cada vez mais com o ambiente e começa a se mover. Uma rotina estruturada ajuda a impedir a superestimulação.

- S (sleep) ou Sono: o sono ajuda a crescer. Além disso, as boas sonecas durante o dia ajudam o bebê a dormir melhor e por mais tempo à noite, porque é necessário sentir-se relaxado para dormir.

- Y (you) ou tempo para Você: se o bebê não estiver numa rotina, cada dia será diferente e imprevisível. Ele será infeliz, e você nunca terá um momento para si mesma.

Para lembrar: o EASY não é um cronograma, pois os bebês não seguem relógios!!! O EASY é um método que varia de criança para criança. Não se pode esperar que um bebê viva segundo o relógio. O EASY sugere manter um mesmo padrão (alimentação, atividade, sono) e repeti-lo diariamente. Não estamos tentando CONTROLAR as crianças, mas sim orientá-las. Pois é por meio da repetição que os seres humanos aprendem e é isso que uma rotina estruturada reforça.

Pra começar a rotina é importante que você faça um diário anotando exatamente o que o bebê está fazendo, quanto ou por quanto tempo está mamando, quanto tempo ele dorme, se ele tem evacuado e quantas vezes.

Eu fiz um exemplo de como pode ser o Diário, se quiser pode usar esse exemplo  (não se preocupe, não é vírus!): http://www.4shared.com/document/F7tpmM4E/Dirio_EASY.html

Os primeiros passos: diretrizes para as Diferentes Idades


Estabelecer uma rotina pela primeira vez torna-se um pouco mais difícil quando o bebê cresce, sobretudo se você nunca teve uma estrutura. O EASY é diferente com bebês mais velhos.

Como os bebês se desenvolvem


O bebê é alguém totalmente dependente que irá se tornar uma pequena pessoa, capaz de exercer maior controle sobre seu corpo. Sua rotina será afetada pelo seu crescimento e desenvolvimento, que acontece da cabeça aos pés na seguinte ordem:

Do nascimento aos 3 meses: da cabeça e dos ombros pra cima, incluindo a boca, permitindo-lhe controlar a cabeça e levantá-la, e sentar-se apoiado.

3 a 6 meses: da cintura para cima, incluindo o tronco, os ombros, a cabeça e as mãos e permitindo que ele role de frente para trás, tente alcançar os objetos e pegue-os, sente-se quase sem ajuda.

6 meses a 1 ano: das pernas pra cima, incluindo os músculos e a coordenação, que permite que ele fique sentado sem auxílio, role de trás para frente, sente-se ereto, explore, arraste-se e finalmente, perto de um ano ou depois, ande.


As primeiras Seis Semanas: uma época de ajustes


As primeiras 6 semanas representam a época ideal para dar início ao EASY, que geralmente começa como um plano de 3 horas. O bebê mama, brinca e depois prepara-se para uma boa soneca. Você descansa junto com ele (PS do blog: quase nunca a gente descansa, pois tem tudo pra cuidar ainda, desde roupa do bebê, banho pra tomar, comida pra fazer, mas não custa sonhar, né?). Porém, as primeiras 6 semanas são uma época de imenso ajuste. Antes, o bebê vivia em um local confortável e de clima controlado, onde se alimentava 24 horas por dia, no sossego do útero; agora, precisa sobreviver em uma casa cheia de pessoas, espera-se que ele obtenha a sua alimentação de um bico (seja o seio ou mamadeira). Além disso a vida também é drasticamente diferente para você. Sobretudo se você for mãe de primeira viagem, estará tão confusa quanto o bebê!!! E se for o seu segundo ou terceiro filho, provavelmente os irmãos estarão a seus pés, reclamando que aquela boneca chorona monopolizou o tempo de todo mundo.

O bebê não tem muito controle sobre nada nessa fase - exceto sua boca, que ele usa para sugar e se comunicar. A existência dele se resume a alimentar-se, sugar e CHORAR! O choro é sua única voz. E ele chora em média de 1 a 5 horas por dia. (Já pensou que desespero? Ainda mais quando um minuto de choro parecem 3 ou 4 minutos, devido a diversos fatores!).

Porém, NUNCA devemos ignorar o choro do bebê, nem muito menos deixá-lo chorando sozinho! Sempre precisamos descobrir o que ele está tentando nos dizer. O choro costuma atingir o auge na sexta semana, e nessa época os pais observadores geralmente já aprenderam essa linguagem. Prestando atenção nos movimentos do bebê, em geral esses pais agem antes do choro começar. Você aprenderá rapidamente as dicas do seu bebê se colocá-lo no EASY.

Baixe a rotina EASY no link: http://www.4shared.com/document/4sx82Ktj/easy_para_bebs_4_semanas.html

É importante lembrar que cada bebê é um ser único e deve ser tratado como tal. Nem sempre os horários propostos na rotina serão os que se encaixam com o seu filhote. O Chico, por exemplo, dormia bem menos do que ela propõe e tinha períodos de atividade mais longo. Depende de cada criança. Por isso é importante que você anote os horários e como o seu filho está seguindo a rotina, e adapte a mesma à realidade do seu bebê. A rotina proposta é mais um guia para dar uma ideia de como as coisas devem ser pra estruturar uma rotina para o seu bebê. Se você começar a segui-la logo vai perceber que esse ou aquele horário não dão certo para seu filho. O importante é a sequência EASY (alimentação, atividade, sono e você), o tempo dela vai depender do seu filho.

Confiram a continuação da Rotina EASY para bebês de 6 semanas a 4 meses. Clicando aqui!

Espero que tenham gostado do post. Eu sei que esse foi um tanto longo, mas achei necessário seguir as explicações preliminares da rotina para que todos possam entender como e por que funciona. Tenho que explicar que tentei colar o diário e a rotina aqui no post mas ficou difícil de ler, por isso achei melhor disponibilizar para download, assim todos podem imprimir.

bjinhos,

Ale

;o)

45 comentários:

Todo bebê deve ter uma rotina sim! « Conversa pra Mãe Dormir disse...

[...] quem pediu, aqui o primeiro post da Série sobre a Rotina EASY! [...]

lia disse...

Oi, Alessandra,
Também li o livro e "coloquei" minha filha mais ou menos no EASY. Digo "coloquei", entre aspas, porque ela meio que se colocou. Acho o livro muito bom, esclarece bastante e dá uma orientação aos pais. Mas minha prioridade número 1 é a saúde da minha filha, que ela cresça e engorde. Então sempre amamentei em livre demanda que, conforme minhas pesquisas, é o mais recomendável pelos profissionais de saúde. Mas acho que dá pra conciliar as duas coisas - rotina e livre demanda -, sempre respeitando o bebê.
O que realmente eu desisti de fazer é tentar prolongar as sonecas diurnas da minha filha. Fiquei umas duas, três semanas tentando fazer isso, passava uma meia hora pra fazê-la voltar a dormir e ela acordava de novo depois de 5minutos. Deixei pra lá e estamos bem.
Eu adoto técnicas que evoluem. O PU PD, por exemplo, funcionou logo da primeira vez (pra fazê-la dormir de novo quando ela acorda de madrugada). Depois foi ficando cada vez mais fácil e rápido.
Enfim, cada mãe é uma, cada bebê é um...

alessandrapilar disse...

Oi Lia, concordo com você que cada bebê é único. Com o Chico não deu muito certo o PUPD, ele não ficava no berço. Já a rotina foi um sucesso. Mas é como ela mesma fala no livro, não é um cronograma, pois o bebê não segue o relógio né? hehehe. Acho que serve para as mamães que já não sabem mais o que fazer. Depois a gente vai se adaptando e adaptando a rotina como fica melhor para o bebê e para a família.
Obrigada pelo comentário!!! Venha sempre!
bjinhos

Isabella disse...

Oi Alessandra...

Eu não cheguei a ler o "encantadora de bebes" todo, e nem cheguei a usar o E.A.S.Y com a Ana. Aqui usamos muito as dicas do "Soluções para noites sem choro" e hoje temos um resultado muito bom.

Sofri demais com o sono da Ana, mas nunca forcei uma rotina criada previamente por mim: sempre que ela quis dormir, eu coloquei ela pra dormir, e assim, quem criou os horários de sono foi ela mesma. E hoje segue a rotina a risca!! Sem que eu precisasse forçar nada. Ela ainda tem uma certa dificuldade de adormecer (precisei niná-la até uns 7 meses e depois tive que ficar no quarto com ela cantando, dando tapinhas no bumbum, ou amamentando até ela entrar em sono profundo)... fiz cama compartilhada até uns 6 ou 7 meses, ela acordava pra mamar umas 5 a 8 vezes por noite até os 10 meses e, de um dia pro outro, ela resolveu dormir a noite inteira: das 20h às 7h... e é assim até hoje. Salvo picos de crescimento e saltos de desenvolvimento que a coisa complica um pouquinho... Nada que em uma semana já volta ao normal...

Acho que o que falta, para MUITAS mães, é informação e ficar mais atenta aos sinais que os bebês dão. Vejo isso pq trabalhos com mães de bebês pequenos e percebo que elas não fazem a mínima idéia do que é um pico de crescimento, um salto de desenvolvimento, fases críticas do bebê (como a fase da separação ou crise dos 8 meses...).

Quando vc fica atenta aos sinais dos bebês e se informa dos possíveis acontecimentos, tudo fica mais fácil - o problema é que muitas mães (a maioria) seguem unica e exclusivamente o que diz o pediatra, e na maioria das vezes estes profissionais não esclarecem as mães sobre tudo que elas deveriam saber e ficar mais atentas.

Por isso tento, nas minhas aulas, informar as mães, desmistificar certas coisas (do tipo: colo não vicia, não existe leite fraco, cama compartilhada pode ser uma solução, sling não deixa a perna do bebê torta...).

Concluindo: deixo a dica do livro "Soluções para noites sem choro" da Elizabeth Pantley. Vale a pena dar uma olhada.

E... Parabéns pelo blog!! sempre trazendo dicas e discussões ótimas para mães de primeira viagem!!

beijos. Isa.

alessandrapilar disse...

Oi Isa!
Eu tive muito problema no começo para o Chico dormir e tava ficando desesperada já, eram muitas noites sem dormir nada e os dias intermináveis de choro e cólica. Quando descobri a encantadora foi uma maravilha aqui em casa! Claro que varia de bebê para bebê e por isso que eu insisti no fato que isso é só uma ideia do que fazer, mas o importante é observar o bebê e ver como ele vai reagir, se vai dar certo, ou se vc vai ter que readaptar para o seu bebê. Esse livro que vc indica eu não conhecia, o único que eu ouvi falar na época foi o "Nana neném" e li o primeiro capítulo e não gostei. Nem comprei. Um método meio estranho, na minha opinião.

Concordo contigo quando vc diz que falta informação das mães. Eu sou bem curiosa e quando tenho uma dúvida corro pra pesquisar em tudo que é lugar, a internet até facilita isso agora né? Mas uma boa livraria também ajuda muito. E foi assim que fiz com o Chico. Mas tem muitas mães que não sabem nem por onde começar. E recebi muitos pedidos para enviar via email a rotina. Por isso, estou fazendo essa série de posts sobre isso. Pra ajudar essas mães que não sabem muito o que fazer.
Vou te mandar um email com um pedido.
bjinhos e obrigada pelo comentário!!!!

Vivian disse...

Li quase todo o livro da Encantadora de Bebês e gostei muito, só não consigo colocá-lo muito em prática hehehe Tenho um bebê de 2 meses, que dorme pouco durante o dia e pouco durante a noite, mas que capota literamente no final da tarde e acorda na hora em que deveria estar indo dormir. Não sei como fazer com que ele distribua o sono em sonecas durante o dia e durma na hora em que tem de dormir. Estou exausta.
Abraços

Carol Garcia disse...

adorei seu blog e estou te linkando!
bjo bjo
carol
http://viajandonamaternidade.blogspot.com

Thálita Toledo disse...

Oi Alessandra...
Procurando conselhos para criar uma rotina para meu filho Filipe que completou 2 meses no dia 22 de Maio... acabei conhecendo seu blog hoje e adorei as dicas, e inclusive estou aguardando o próximo post para bebês de 6 semanas a 4 meses. Senti a necessidade de criar uma rotina porque no final do dia depois do banho ele sempre mama e fica meio enjoadinho para dormir, tipo mama... dorme e logo acorda e fica nesta mexida até por volta de 22 hrs que é quando realmente entra em sono profundo, não que ele esteja assim desde o primeiro mês, começou do segundo mês para cá. Mas hoje resolvi buscar uma solução e seu blog me ajudou muito!!!

Parabéns pelo blog!!!

Abraços, Thálita Toledo.

alessandrapilar disse...

Oi Thálita, seja bem vinda ao Conversa! Que nome interessante o teu, com esse acento no Thá, le-se normalmente ou com o acento?
Que bom que gostou das dicas. Tomara que te ajude! Essa semana tá meio corrido por aqui, mas semana que vem pretendo continuar os posts da série. Que bom que serviu pra te ajudar o meu blog. Venha sempre, viu?
bjinhos

alessandrapilar disse...

Oi Carol, seja bem vinda ao Conversa!
Que bom que gostou do blog, já linkei vc também. Adorei teu blog!
E não sei pq o teu comentário foi para no spam do blog. Achei tão estranho! Por isso a demora em te responder, viu?
Venha sempre! bjinhos

alessandrapilar disse...

Oi Vivian, seja bem vinda ao Conversa!
Ai menina, sei bem como é. O Chico era igualzinho! Mas tente insistir na rotina, pra mim deu certo!
Veja também se vc não o está estimulando demais. O lance é relaxar, coloque uma música suave, embale ele, cante, entre outras coisas.
É cansativo pra gente quando eles não dormem. Eu fiquei meio zumbi dentro de casa, com olheiras fundas horríveis, pois sempre fui dorminhoca e qdo o Chico nasceu passava muuuuito tempo acordada, durante o dia e a noite! Mas depois que coloquei na rotina tudo melhorou por aqui. Tente novamente, quem sabe funciona. O lance é que de repente os horários do teu bebê sejam um pouco diferentes do que ela sugere. Tente adaptar um pouco. E volte pra nos contar, ok? bjinhos

Thálita Toledo disse...

Oi Alessandra...
Sim meu nome lê-se com o acento.. Thálita!!
Estou aguardando os próximos posts da série, obrigada!!
Abraços!!

Lilian disse...

Oi Alessandra! Cheguei aqui pelo Google, procurando algo sobre a Encantadora... e já te linkei no meu blog...

Eu comecei o livro antes do meu pequeno nascer e achava que seria super fácil... rsrsrsrs... tamanho engano... Na verdade, eu "coloquei" ele no EASY ainda no hospital e na primeira madrugada em casa recorri ao livro para tirar umas dúvidas se devia ou não acordá-lo para mamar no meio da noite...

Enfim, no começo tava tranquilo... Pq ele dormia bastante... Agora tá mais complicadinho... Ele está completando 7 semanas hoje, mamando a cada 2,5h a 3h... até aí beleza... mas esse esquema de atividade e sono não estão funcionando muito durante o dia... muitas vezes ele dorme logo depois que mama e eu fico com pena com todo esse frio que anda fazendo aqui em Sampa; outra coisa - o banho - já li em alguns lugares que não se deve dar o banho após a mamada porque os nutrientes não são bem absorvidos por causa da movimentação toda; e no caso do meu pequeno ele golfa horrores após a mamada e então não tem a menor condição... a pediatra dele tb disse que é melhor dar o banho antes da mamada... então no caso do banho eu acordo ele uns 40 min antes da mamada, dou banho e depois a última mamada para já dormir a noite... Mas ele ainda acorda uma vez durante a noite, entre 2 e 3 da manhã... Isso é o que está me acabando, mas, ele ainda tem fome, pq mama bem e acordado... Então acho que vou ter que esperar mais um pouco para dormir de verdade de novo... ;)

Adorei seu blog e vou passar por aqui sempre!

Abraço,

Lilian
http://rodrigoelilian.blogspot.com
http://viajemaispormenos.blogspot.com

Paula Varga disse...

Oi Alessandra, que bom te conhecer , e gostoso saber que não estamos sozinhas!!! Tenho uma menina Helena de 2 anos e 4 meses e um bebe Joaquim de 20 dias. Estou aqui madrugada tentando fazer o Joaquim dormir. Eu amo a tracy ela e perfeita tenho os dois livros dela e leio varias vezes para seguir certinho. O Joaquim esta achando que eu sou chupeta dele do dorme mamando, estou a 2 dias tentando seguir uma rotina, mas ainda esta difícil, ele fica muito bravo quando não deixo ele mamar para dormir. Dai não dorme direito , chora muito, quando vejo perdi a soneca dele e logo tem que mamar de novo , e não consigo aumentar para 3 horas a tempo entre as mamadas. Mas não vou desistir. Precisamos deuita paciência.... Meu pediatra disse que tem que deixar ele chorar um pouco no berço para ele parar com esta mania e "chupetar" oque vc acha disso? Bj grande

Paula Varga disse...

Alessandra, tenho uma dica que estou encantada!!! Para quem tem iPhone tem uns aplicativos para ajudar a entrar numa rotina, Nursing , e muito bom estou amando assim não precismos ficar com o caderninho para anotar os horários, fica tudo no celular, bj Parabens pelo blog!!!!

christine disse...

Oi ALessandra, adorei seu blog!
Minha pequena está com 9 meses. Implementei rotina desde cedo mais intuitivamente do que por outra informação, pois sou fã de rotina. Sempre dormiu bemdas 21h até ás 7:00 direto! Mas desde que completou 8 meses acorda váááááárias vezes. Será que é a tal angústia de separação ou crise os 8 meses???? Vc tem alguma informaçãosobre isoo?
obrigada,
christine.

alessandrapilar disse...

Oi Chris, seja bem vinda ao Conversa!
Bom, eu não tenho informação se pode ser ou não alguma espécie de crise dos 8 meses. Já ouvi falar que alguma crianças passam por situações assim. O que vc tem que observar é se alguma coisa alterou na rotina de vcs. Por exemplo: viagem do pai (ou da mãe), mudança de quem cuida do bebê, algum resfriado ou outra doença, alimentação e horário de banho, etc. Enfim, pode ser muita coisa e os bebês sentem a menor alteração na casa. O Francisco teve um período lá pelos 6 meses mais ou menos que ficou bem enjoado, chorão, anti-social e, claro, não dormia. Quando via qualquer pessoa chorava e se grudava em mim. Cheguei a levar no pediatra pra saber o que poderia ser, pois ele nunca foi assim. O que o pediatra me falou foi que era emocional, que ele não tinha nada físico. Mas que de alguma forma estava sentindo alguma mudança em nossa casa. E de fato o pai dele viaja muito e fazia bastante tempo que estava fora. Foi o pai voltar e tudo ficou numa boa novamente. Então a dica que eu te dou é pra observar tua pequena. Com certeza ela vai te dar as dicas do que pode estar acontecendo. Persista que vc logo consegue colocá-la de novo na rotina.
Bjão querida e volte pra nos contar como estão as coisas!

alessandrapilar disse...

Oi Paula, seja bem vinda ao Conversa!!!!
Que dica bacana! Eu não tenho iphone, mas pra quem tem pode ser uma ajuda bem legal! As facilidades da tecnologia né?
bjinhos e venha sempre!

alessandrapilar disse...

Oi Paula, menina que loucura!!! Dois pequenos ufa! Bom, eu acho que a questão das mamadas, ainda tá um pouco cedo pra aumentar pra 3 horas, ele é muito novinho. Acho que vc deve manter de 2 em 2 horas até ele crescer um pouquinho. A rotina no começo é bem difícil mesmo, mas seu filhote é muito pequeno, logo entra no ritmo. Fica mais difícil para os babys mais velhos. Quanto a te fazer de chupeta pra dormir, é normal. Eles precisam da segurança da mãe e da sensação de sugar. O problema é que isso pode fazer com que ele tenha cólicas, pois acaba mamando mais do que deve. Fora que a gente fica exausta! Eu não sei o que você acha da chupeta, mas eu daria uma pra ele nesse momento de dormir. Chupeta acalma e faz o bebê ficar menos grudado em nós e na necessidade de mamar pra dormir. Menina, eu não queria dar a chupeta pro Ico no começo e me arrependo de não ter dado desde o primeiro instante, pois ele acostumou a dormir só mamando e foi um sufoco desacostumá-lo. Quanto à deixar chorando no berço, eu sou contra. Não acho saudável deixar a criança sozinha, ainda mais tão novinho. É tudo novo pra ele e ele ainda não está na fase das manias, acho eu. Eu acho que é mais saudável você embalá-lo, ou como sugere a Tracy, dar tapinhas nas costas, com ele no berço, até que ele adormeça. Coloque uma música suave ou cante pra ele. Ele é muito pequenino pra entender. Imagina vc com 20 dias nesse mundão de meu deus e se esgoelando pedindo ajuda e ninguém pra te ajudar!!! Deve ser assustador. Eu acho que só piora a situação. Espero ter te ajudado. Volte para nos contar!
bjinhos

Unknown disse...

Oi Ale, Li sobre a rotina que voce postou, ja conhecia a Encantadora de Bebes, pelo discovery home heath, assistia muito seus programas na espoca em que tive meu primeiro filho, algumas dicas coloquei em pratica, outras ficou a desejar, mas foi muito bom, hoje 6 anos depois estou novamente com um bebezinho em casa , uma menina linda , mas que precisa entrar em uma rotina, ainda me esta me deixando passar umas noites em claro.
Estava procurando na net uma rotina e achei seu blog.
Parabens!!!!
Vou ver se compro o livro, nao sabia que tinha o livro em portugues.
bjos

Unknown disse...

Voce implantou a rotina aos 5 meses, eu estou querendo implantar com minha pequena, mas tenho receio de desistir quando tiver que fazer o pu/pd. minha bebe so dorme mamando. Você fez pu/pd como foi sua experiência?

Anônimo disse...

bom comeco

Leninha Miranda disse...

olá pessoa..bom dia..:P..você tem um bebê?..ja visitou o bebe kenzo hoje? bebe kenzo é um blog feito pra tirar suas duvidas..bebekenzo.blogspot.com

Leninha Miranda disse...

bebekenzo.blogspot.com

Vivi disse...

Oi fui baixar o formulário e não consegui você pode me encaminhar? vivianepereirafelipp@gmail.com

cristiane disse...

Flor vc tem o link desde livro para download p m disponibilizar?
cristianeribero_an@yahoo.com.br


obrigada bjs

Nayla disse...

Oii, os links do post estão expirados, vc teria como repostar ou me enviar por e-mail, por favooor?
Obg, bjs.

Patricia disse...

Estou muito interessada no conteúdo e tb desejo o programa de rotina para o bebê.
Como o link para download expirou tem como mandar por e-mail?

No caso, a minha está com 11 meses. A rotina tb se aplicaria a ela?

Grata,
Patricia
patricia.lannes@gmail.com

By Kenzo BazarShopp disse...

http://lojavirtualhm.blogspot.com/

michellyne disse...

nossa Ale, to impressionada e um tanto assustada com os relatos que li aqui...rsrss estou gravida de 7 meses e me informando sobre essa nova vida de mae!
fiquei curiosa pra saber o que eh PUPD?? eh um metodo desse livro rosa da Encantadora?
e quanto aos links, nao consigo ver nenhum...se puder me enviar por e-mail, agradeco!
bjsss e parabens pelo blog.
michellynemonteiro @ hotmail.com

Paula Jaccoud disse...

Olá Alessandra,
Sou mãe da Isabela de 1 mês e meio e, assim como muitas, estou só o cansaço. A Bela está me dando muito trabalho, mas a culpa é minha porque não buscava entender o que ela queria dizer com os choros e não colocava ela pra dormir, achava que quanto mais tempo ela ficasse acordada de dia mais tempo ela dormiria a noite. Pura falta de informação. Vou começar o método easy hoje e não consigo ter acesso as tabelas que você colocou como links. Será que você poderia me enviar? Desde já agradeço e parabéns pelo blog.
paulajaccoud.farmaceutica@gmail.com

Ana paula disse...

oi alguem poderia me ajudar não consigo baixar o link do 4shared do diário e nem da rotina EASY, por favor alguem poderia me da um help, meu bebe chora muito pra dormir e não sei o que faço a tarde só que ta no braço não consigo fazer nada, e o livro onde consigo sim ele tem 1 mes e 23 dias obrigada beijos ..

sandra mara disse...

OI!!!!!OBRIGADA PELAS DICAS PRECIOSISSIMAS!!!!!!SUPER BJ

Alessandra disse...

Olá! Estou louca atrás de um modelo de rotina para minha bebê e encontrei o teu blog que achei maravilhoso. Tentei baixar o modelo de diário e a rotina do EASY, mas os links não estão funcionando. Você tem como me mandar por email (alaprovita@yahoo.com.br)? Desde já te agradeço muito.

VANESSA SEWAYBRUCKER disse...

Oii, os links do post estão expirados, vc teria como enviar por e-mail, por favooor?
vanessadd@hotmail.com

Obg, bjs.

Nossa primeira Gravidez! disse...

Oi Alessandra! Descobri seu blog hj e já estou te seguindo... estava procurando sobre o livro "A encantadora de bebês" e encontrei seu blog! Estou grávida de 39 semanas e logo meu bebe estará aqui comigo. Eu gostaria de iniciar uma rotina desde o primeiro dia dele aqui em casa, pois acho necessário sim. Porém, sei que não é qualquer técnica que ele irá se adaptar. Tentei baixar a sua rotina, mas deu erro. Será que você poderia me mandar por e-mail?
Continuarei lendo seus posts e pesquisando sobre algum livro pra me ajudar nos primeiros dias, já que sou mamãe de primeira viajem!!

Bjus, amei seu blog!
claudinha_1905@hotmail.com

Unknown disse...

Olá! Tentei abrir o diário e os outros links, mas não consegui. Pode me mandar por email? carolsouza@hotmail.com
Obrigada!

Alessandra Pilar disse...

Olá meninas!

Eu sei que todas estão tentando abrir o link e não estão conseguindo. Mil desculpas. Meu pc foi formatada e eu perdi o arquivo. Mas prometo refazê-lo e disponibilizá-lo em breve para todas vocês! Peço desculpas mais uma vez!

bjão e venham sempre!
Ale

Bruno disse...

Oi Alessandra, será que vc poderia me enviar o pdf do livro rosa da encantadorade bebes!?
Agradeço muito!

kakazip@gmail.com

Bjs

Pessoa disse...

Oi, Alessandra, será q vc poderia me passar o livro rosa?

Flaviavfortunato@gmail.com

Unknown disse...

Olá! Estava um pouco incrédula quanto a esta técnica, procurei na net para ver a eficácia com outras mamães como vc e me animei a tentar. Minha bebê tinha 5 meses quando comecei e adivinhem? Deu certo!!! Estou super contente, mas com ela não foi fácil, umas duas semanas tentando mas hoje com 6 meses ela dorme sozinha! Tem que ter persistência e paciência... No começo eu colocava fone de ouvido no máximo para não ouvir ela chorar no pé do meu ouvido, eu chorava, achava que não ia dar certo, mas deu!! Primeira vez ela chorou 1:45, depois ficou 15 minutos conversando com ela mesma para se acalmar, e com o passar dos dias ela chorava por menos tempo, até o dia que começou a ficar quietinha qdo colocasse no berço!! Muito obrigada pela ajuda! Bj

Unknown disse...

Olá, Gostaria de receber o livro, vc pode me passar? tambem nao consigo acessar os links da rotina e diario, por favor me passe. muito obrigado!! suellenlc@ig.com.br

sheilasouto disse...

Olá, alguém teria o livro para me enviar por e-mail? Encantadora de capa rosa. sheila.ndv@hotmail.com

Obrigada

Alessandra Pilar disse...

Olá, meninas!

Muitas tem me pedido para enviar o livro por email, mas como disse no texto esse livro está disponível para comprar em qualquer livraria. Eu não tenho ele digitalizado. Fica mais fácil você adquirir o livro numa livraria, até porque vocês vão gostar de ter o livro sempre à mão para consulta.
Espero ter ajudado!


Continuem participando!
bjinhos
Ale

Alessandra Pilar disse...

Olá, meninas!

Muitas tem me pedido para enviar o livro por email, mas como disse no texto esse livro está disponível para comprar em qualquer livraria. Eu não tenho ele digitalizado. Fica mais fácil você adquirir o livro numa livraria, até porque vocês vão gostar de ter o livro sempre à mão para consulta.
Espero ter ajudado!


Continuem participando!
bjinhos
Ale

Related Posts with Thumbnails