segunda-feira, 28 de março de 2011

Rotina EASY - 6 semanas a 4 meses

Olá pessoas...

Tudo certinho com vocês?
O blog tá abandonado eu sei, mas foi por pura falta de tempo. Eu e Chico fizemos uma pequena viagem para Florianópolis por conta de um trabalho de fotografia que eu tinha pra fazer e passamos uma semaninha por lá. Foi maravilhoso para nós, curtimos, descansamos bastante, trabalhamos e aproveitamos a companhia dos amigos. Foi ótimo.

Bom, estou em falta com a série da "Rotina EASY" e então resolvi escrever a continuação hoje. Muita gente pediu e vamos à continuação da série sobre a Rotina EASY (Todo bebê deve ter uma rotina sim Uma Rotina para o Bebê) .

Mais uma vez quero lembrar que todas as informações contidas nesse post podem ser encontradas no livro "A Encantadora de Bebês resolve todos os seus problemas". No livro você pode encontrar essas e outras informações muito importantes e mais detalhadas. Esse post é só um pequeno resumo do que está no livro. Por isso indico que comprem o livro para mais informações.
Vamos à continuação?

O Despertar Inesperado

Em comparação com as seis primeiras semanas em casa - o clássico período pós-parto - tudo parece estar nos eixos durante os próximos 2 meses e meio ou mais. A mãe está agora mais confiante e, esperamos, um pouco menos estressada (Pausa para uma nota pessoal minha: conversa fiada - a gente está é muito mais cansada e insone agora). As mamadas são estáveis a cada 3 horas durante o dia, e esse intervalo aumenta quando nos aproximamos da marca dos 4 meses, que será a cada 4 horas. O bebê tem também períodos mais longos de atividade e provavelmente dorme por mais tempo à noite. É possível que o choro tenha atingido um pico perto de seis semanas, e agora começa a declinar lentamente nos próximos 2 meses e meio.

Nota do Blog: Bom, isso é o que pode estar acontecendo na teoria, porque na prática sabemos que nem sempre é assim. Comigo e Francisco aconteceu exatamente o contrário, pois foi a partir daí que ele começou com um choro ininterrupto e foi exatamente aí que eu comecei a rotina EASY com ele. Um pouco tarde para os padrões da Encantadora, mas foi a minha salvação. Então, mamães que me leem, não se preocupem se vocês não estruturaram a rotina até aqui e acham que nunca mais vão conseguir! Se eu consegui, vocês também conseguem. O importante é ser persistente!

Vamos às reclamações comuns nessa fase e suas causas prováveis:

1. Não consigo fazer o bebê dormir por mais de 3 ou 4 horas durante a noite.
É possível que ele não esteja se alimentando o suficiente durante o dia, e também pode ser necessário "encher o tanque"* antes de dormir.

2. O bebê dormia por 5 ou 6 horas durante a noite, mas agora acorda com mais frequência e sempre em horários diferentes.
O bebês está provavelmente passando por um impulso (ou pico) de crescimento e precisa mamar mais durante o dia.

3. Não consigo fazer o bebê tirar uma soneca de mais de 30 ou 45 minutos.
Você provavelmente está interpretando mal os sinais dele, e não o coloca para dormir quando ele mostra os primeiros sinais de fadiga, ou entra no quarto imediatamente ao primeiro sinal do bebê, o que não lhe dá a chance de voltar a dormir sozinho.

4. O bebê acorda na mesma hora da noite, mas mama só um pouquinho quando tento alimentá-lo.
O despertar habitual quase nunca tem a ver com fome. É provável que seu bebê esteja acordando por hábito.


Como podem ver, o problema que geralmente aparece em bebês dessa idade é um desvio repentino e inexplicável (pelo menos para os pais) da parte S da rotina, o sono. O sono diurno e noturno pode ser inconstante e experimental - sobretudo se o bebê não estiver em uma rotina estruturada. Os pais pensam que nunca mais conseguirão dormir direito. Esse é um dos períodos mais desesperadores que passamos aqui em casa, eu estava feito um zumbi, insone e com olheiras profundas. Francisco dormia muito pouco para não dizer - NADA. E eu, dorminhoca que sempre fui, estava estressada, chorona, cansada e irritada por simplesmente não dormir. Mas calma que isso também é só uma fase. Acreditem em mim!

Parte dos despertares noturnos se deve naturalmente à fome - o bebê acorda quando o estômago está vazio -, mas nem sempre esse é o caso. Dependendo de como os pais reagem aos problemas do despertar noturno e da soneca, suas ações bem-intencionadas podem desencadear a paternidade acidental.

Digamos que certa noite o bebê tenha acordado, e você o acalmou oferecendo o seio ou a mamadeira. Funcionou perfeitamente, e agora você pensa: humm, está é uma boa estratégia. O bebê também adorou. Porém, acidentalmente, você está ensinando que ele precisa sugar para voltar a dormir. Acredite, quando o bebê tiver 6 meses, for muito mais pesado e ainda quiser mamar várias vezes à noite, você se arrependerá desta solução rápida. 


* Encher o tanque: uma forma de garantir que o bebê mame o suficiente é aumentar a ingestão durante o dia, antes das 23:00.Com a estratégia "Enchendo o tanque", você enche mais o estômago do bebê, e isso permite que ele durma períodos mais longos a noite.

Então é isso, espero que tenham gostado.
Logo volto com mais novidades!
bjinhos
Ale
;o)

20 comentários:

Roteiro Baby disse...

Eu sou FÃ incondicional da "Encantadora de Bebês". Aqui em casa funcionou maravilhosamente bem.
Fiz adaptações, claro... mas funciona. E "encher o tanque" é essencial para a minha filha dormir a noite. Pego ela dormindo, dou mamadeira e ela toma tudo... arrota e continua dormindo, sem nem ver o que tá rolando... ótima estratégia!

Rita Gomes disse...

Olá, o conteúdo que você disponibilizou está constando como link invpalido no 4shared. É possível acessar de outra forma? quero muito baixar.
obrigada
Rita

Anônimo disse...

Olá!!! Adorei a matéria, mas não consigo acessar o link para o download. Tem como me enviar por e-mail? Meu e-mail é pa.mastrichi@hotmail.com

Obrigada!!!

Anônimo disse...

Ola, o link do 4shared com a rotina do bebe, esta invalido, vc poderia mandar para meu email? desde ja agradeco... saracr@gmail.com

Zíngara B. Rosalmeida disse...

Oi, estou adorando as dicas! e precisando muito dos seus download. Por favor, se for possível, envia p meu email zinbarbalho@hotmail.com, os dois download que disponibilizou nos textos. ok? É que deu inválido aqui pra mim tb! Desde já, mt obrigada!!!

Cristina disse...

Oi, sou mãe pela segunda vez mas minha primeira já tem 7 anos. Portanto estou me sentindo como na primeira vez...rs. Comprei o livro "Segredos de uma encantadora de bebês" e realmente é muito bom! Mas fiquei contente em encontrar seu blog,gostaria de baixar seus arquivos, seria possível você me enviar: inezilia@yahoo.com.br !?!?
Obrigada e parabéns pelos posts.

manu disse...

Nossa que demais seu blog, tá de parabéns! queria baixar mas está dando invalido, vc poderia me mandar por e-mail por favor? meu bebê tem 2 para 3 meses!
Beiiiijos querida!!!
manu.thomaziello@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu estou a tempos atrás deste livro para download, meu bebe está agora com 8 meses e eu preciso muito da ajuda do livro rsrsrs... Se possível mande pro meu e-mail ! Vlw
liziane_guil@hotmail.com

Ju disse...

Olá! Este blog me apresentou à Encantadora de Bebês... Bom, meu filho está com 4 meses e está numa rotina estruturada. Porém temos muitas dificuldades quando saímos com ele para a casa da minha mãe, pois ele não dorme lá de jeito nenhum! Em casa é uma gracinha, dorme no berço e sozinho. Tenho medo do meu pequeno só conseguir dormir em casa no seu berço... e não aceitar outros lugares... Agradeço a ajuda! Bjs, Juliana

Alessandra Pilar disse...

Meninas, mil desculpas mas ando sem tempo de responder os comentários. Assim que me organizar eu prometo que respondo à todas em separado.
Pra quem está procurando o link com as tabelas do EASY, assim que possível disponibilizo novamente o download, ok? Peço que tenham um pouco de paciência.
Obrigada.
Bjinhos!!!!

Anônimo disse...

Olá, adorei o blog, parabéns! as dicas são ótimas, também aguardo os links para download
obrigada

Anônimo disse...

Oii Ale, amei seu blog, está de parabéns.Minha filha tem 3 meses e 4 semanas e para quem dormia super bem a noite( as 6 horas seguidas), ela agora está acordando várias vezes, tanto a noite, quanto nos sonos durante o dia. Estou desesperada, não durmo quasse nada.Gostaria de saber sua opinião.Será que é só uma fase?Ou devo "encher o tanque" mais vezes?
Ela já consegue dormir sozinha no berço, só quando está cansada demais que não tem jeito.Mas eu amamento sempre antes dela dormir.Será que fiz certo?
Me responde por email, assim que vc puder?Por favoor :)
(camillafreiredf@hotmail.com)
Ah também aguardo os links para
download.
Beijos
Camilla

Anônimo disse...

Ainda não li o livro encantadoras de bebe, mas adorei as informaçoes,tenho uma bebe de 1 mes e 16 dias, ela é muito agitada durante o dia, não dorme e chora o tem po todo, as vezes nem é colica, o que faço? Durante a noite, as vezes dorme na minha cama, sobre mim, pois quando a coloco no berço, ela chora e não dorme....

Não consiqui baixar o site no shared, tem como mimajudar por favor, meu email é: priscilaemanuley@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá!!! Adorei a matéria, mas não consigo acessar o link para o download. Tem como me enviar por e-mail? Meu e-mail é drica.0601@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola, tenho uma filhinha e ela ja esta com 3 meses e 1 semana. Ela dorme bem durante a noite mais do que 6 horas direto, as vezes qndo acorda na madrugada mama e volta a dormir por mais umas 2 ou 3 horas. Eu queria muito estabelecer uma rotina pra ela mas ta dificil sozinha, e tbm nao estou conseguindo acessar o link. Ela ultimamente nao esta dormindo durante o dia, é raro tirar uma sonequinha, pois esta muito agitada, ela se meche e "conversa" o tempo todo. Preciso de ajuda. Se possivel me mande dicas e um exemplo de rotina... Meu email é zyls_13@hotmail.com
Desde ja agradeço,
Grazielle

lia disse...

também gostaria de baixar o arquivo da rotina do bebe, meu e´mail é liaseduc@gmail.com

Anônimo disse...

Ola, tenho uma duvida, gostaria de saber aonde entra o banho do bebe na rotina EASY?

Alessandra Pilar disse...

Meninas,
Tenho que atualizar o arquivo da rotina EASY pra vocês, em breve faço isso, prometo!

Anônimo,
O banho você coloca no horário melhor para o seu bebê, não tem muito horário fixo, pois cada criança é diferente. O meu pequeno, por exemplo, se tomar banho de noite, desperta e vai dormir muito tarde. Desde bebê ele é assim. Então se eu quero que ele relaxe, não posso dar banho (estranho, não? Mas é assim!). Sinta como é como seu bebÊ: se ele fica relaxado depois do banho, então dê um banho antes de dormir, à noite.
bjinhos

Anônimo disse...

Olá,me ajuda,por favor, minha filha tem 3 meses e meio e mesmo eu fazendo a rotina nunca dormiu bem de dia, eu uso das 3 horas, da seguinte maneira,dou a mamadeira,atividade e dormir a 1 h e mais restante,mas nunca consegui que dormisse até a próxima mamada e dormia a noite toda desde 1 mês e meio e agora está acordando a noite.No q estou errando? A rotina diurna ta certa? Me responde por e-mail,por favor leissimamatos@hotmail.com.
Obrigada

Larissa G. Serqueira Arruda disse...

Olá Alessandra, adorei o post. Meu bebe tem um mês amanha iniciarei o EASY com ele, gostaria se possível das tabelas. Um abraço meu email é larissa_serqueira@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails