quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

7 coisas que toda grávida deve saber sobre zika vírus


Estamos vivendo uma epidemia de zika vírus no Brasil e devemos nos informar muito bem sobre o assunto e como prevenir. O momento é de cuidados e prevenção e por isso achei muito importante reunir algumas informações que toda grávida deve saber nesse momento sobre o assunto. Reuni nesse post as 7 coisas que toda grávida deve saber sobre o zika vírus para ajudar as mamães e tentantes.
Foto: Vanesa de Lara



1. O que é o Zika Vírus e como é transmitido?

O zika vírus foi isolado pela primeira vez em 1947, numa floresta africana. No Brasil ele foi detectado pela primeira vez em 2014 e somente em abril de 2015 foi associado aos casos de microcefalia, crianças que nascem com o cérebro reduzido. Ele é transmitido pelo Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya. O Aedes Aegypti pica uma pessoa com o zika vírus e quando pica outra pessoa transmite o vírus.

2. Qual a forma de prevenir a doença?

Os médicos afirmam que nesse momento a única maneira de prevenir a doença é combater o Aedes aegypti. A medicina ainda estuda o zika vírus e sua relação com outras doenças como a microcefalia e a Síndrome de Guirlain-Barré, uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano.
É importante seguir, portanto, as mesmas medidas de prevenção aplicadas à dengue e ao chikungunya que são: evitar água parada pois os mosquitos as usam para se reproduzir. Eliminar água acumulada em vasos, garrafas, pneus e outros objetos que possam acumular água. Colocar telas de proteção nas janelas, mosquiteiros e usar repelentes. Em caso de detecção de focos do mosquito, chamar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade para eliminar os mesmos com medidas mais efetivas.

3. Quais os principais sintomas da infecção por zika vírus?

Os sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, manchas no corpo e dores nas articulações. Porém os sintomas são um pouco mais brandos e somem em 7 dias, aproximadamente. Se o infectado for uma mulher grávida, o zika pode atacar o bebê, invadindo a placenta, onde entra em contato com a corrente sanguínea do feto e ataca o cérebro, atrás de neurônios. Ali, o vírus provoca uma inflamação que retarda a multiplicação de neurônios e prejudica a formação do cérebro da criança, a chamada microcefalia.

4. O que pode causar a microcefalia?

A microcefalia diminui o tamanho da cabeça e está diretamente relacionada a uma redução do tamanho do cérebro. Isso pode acontecer tanto por causa de uma má-formação proveniente de uma alteração genética ou por interferências no desenvolvimento cerebral causados por substâncias tóxicas ou infecções diversas. Vírus como a toxoplasmose, herpes e também o citomegalovírus podem levar a esses casos de má-formação cerebral, tendo a microcefalia como consequência. E os médicos estudam os casos de microcefalia associados também ao zíka vírus.

5. Que tipos de repelentes as grávidas e as crianças podem usar?

As grávidas podem usar repelentes que contém DEET (dietiltoluamida), com concentração entre 10% e 50%. Já as crianças de 6 meses a 12 anos não devem usar repelentes com concentração de DEET superior a 10%. Bebês menores de 6 meses não podem usar repelentes. Os que contém ircaridina também podem ser usados por gestantes e bebês acima de 2 anos. É importante ler as recomendações do fabricantes quanto ao uso, quantas vezes por dia podem ser reaplicados e qual o intervalo entre o uso pois há riscos de intoxicação se o uso não for feito conforme indicado no rótulo pelo fabricante. Há opções de repelentes naturais como a citronela e a andiroba que não tem contra-indicações, porém estes ainda não tem comprovação de serem eficazes contra o mosquito.

6. Há riscos para bebês já nascidos e crianças maiores?

A maior dúvida é se o risco da infecção do vírus seria somente para grávidas e tentantes ou se as os bebês já nascidos e crianças maiores também correm riscos. Os médicos ainda estão estudando o zika vírus e afirmam que pode haver riscos de problemas neurológicos para crianças de até 6 anos. Por isso é muito importante evitar o contato com o mosquito e prevenir a infecção já que os pesquisadores ainda não conseguiram determinar qual a dimensão da epidemia e o que ela poderá causar.

7. Para as tentantes é melhor desistir de engravidar nesse momento?

Se essas tentantes residirem em áreas onde a epidemia está acontecendo, é melhor adiar os planos para engravidar por enquanto. As mulheres que já estão grávidas e residem nesses locais devem se prevenir tomando o máximo de cuidados para não contrair a doença com o uso regular de repelente, mosquiteiro e tudo o que possa afastar o risco de ser picada pelo mosquito. As grávidas com viagem marcada para os locais de foco da doença também deveriam adiar a viagem por precaução. 

Como em todo caso de epidemia o melhor é a prevenção e erradicação total do mosquito por isso todo o nosso esforço deve ser no sentido de eliminar o aedes aegypti. Combater o mosquito é a única maneira no momento de evitar o contágio e a disseminação do zíka vírus já que não existe ainda vacina para o mesmo.
O blog serve para informar e ajudar as mamães que estão preocupadas com a situação e amedrontadas com a possibilidade de se infectar, qualquer nova informação ou erros nessa postagem peço a gentileza de me comunicar por email ou deixando um comentário no final do post.
Bjinhos,
Ale

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails