quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

5 coisas que toda mãe deve saber sobre "Terrible Two"!

5 coisas que toda mãe/pai deve saber sobre "TERRIBLE TWO"



Minha bebê cresceu! A Ana Clara acabou de completar 1 ano e 9 meses e entrou na fase de testar os limites! Os temíveis "Terrible Two" chegaram com tudo por aqui. Essa é uma fase complicada, de birras, gritos, choros intermináveis e muita conversa. Como estou vivendo nesse momento esse período, resolvi escrever algumas dicas para ajudar outras mamães que estão passando pelo mesmo! 

1. O que são os Terrible Two?

O chamado "Terrible Two" é a fase da "adolescência do bebê". Poderíamos traduzir a expressão como os "Terríveis Dois Anos" e acontece justamente nessa fase do bebê: entre 1 ano e 6 meses a 2 anos. É uma etapa onde o bebê começa a ter noção de si mesmo como indivíduo separado da mãe, um marco para o desenvolvimento da criança como pessoa e ser pensante. O bebê, que antes se identificava totalmente como parte e uma extensão dos pais, passa agora a se descobrir como indíviduo separado, com gostos e necessidades próprias. 




2. Como identificar se seu filho está passando por essa fase? Todo bebê passa por isso?


É muito fácil identificar se seu filho entrou na fase dos "Terrible Two" pois suas atitudes começam a mudar da água para o vinho. O bebê, antes calmo e sorridente, passa a ser birrento, cheio de manias, gritos e atitudes agressivas para com todos quando é contrariado em seus desejos. Passa a questionar a autoridade dos pais, diz não para todos os pedidos e, em muitos casos, faz manha para tudo o que lhe é pedido. É uma fase onde os pais devem ter muita paciência pois o bebê não sabe lidar com suas emoções ainda e está tentando se situar no mundo que vive. Nem todo bebê passa por isso, mas a grande maioria tem um ou outro episódio característico dessa fase. 


3. Como lidar com as inúmeras birras e gritarias em locais públicos?

A parte mais complicada nessa fase é lidar com as birras e gritarias em locais públicos. Seu bebê comportado e amável de repente vira um "gremlin" dentro do shopping ou supermercado e se joga no chão gritando como se você o estivesse matando. Essa cena é terrível para os pais, e é mais comum do que pensamos. Quase todos já passamos por uma situação como essa em um local público. O ideal quando isso acontecer é você manter o máximo possível a calma e a tranquilidade, não alterar o tom de voz, ser firme e deixar bem claro para o bebê que ele não pode fazer aquilo. Geralmente esses rompantes acontecem porque o bebê está cansado ou não sabe como agir para chamar a atenção dos pais, então seja firme com seu filho e não ceda aos caprichos da manha para acabar com a situação, não compre o brinquedo que culminou na choradeira, nem dê a ele o doce desejado antes do almoço. Mantenha sua postura firme e explique à criança o porque dela não ter o que quer naquele momento. Desviar o foco da criança é uma ideia que muitas vezes dá resultado. Fale com seu filho olho no olho, na altura da criança, para que ela sinta confiança em você e na sua atitude. 

Ah, o mais importante: Não se preocupe com o que os outros vão pensar!!! Os olhares de reprovação das outras pessoas vão acontecer só de quem nunca passou por isso! O filho é seu e você o educa da maneira que acha correta. 
Certa vez, o Francisco fez uma dessas em um supermercado porque queria mais um doce e tínhamos combinado previamente que ele poderia escolher um e não dois. Claro que na hora H o pequeno não se satisfez com o doce escolhido e quis levar outro de lambuja. Eu neguei e começou uma cena de gritaria, choro e esperneios no chão do supermercado. Calmamente me coloquei na mesma altura dele e o relembrei nosso combinado antes de sair de casa e que aquela reação dele não estava certa. Ele, claro, continuou gritando sem parar. Fui para o caixa pagar as compras e a moça do caixa prontamente olhou para aquele loirinho lindo aos berros e falou: "coitadinho, mamãe! Porque você é tão malvada?" Quase pulei no pescoço dela, afinal eu estava ali educando meu filho e vem alguém que não sabe da situação e fala uma besteira dessas? A moça do caixa ao lado ficou do meu lado e mandou a outra calar a boca, dizendo que eu estava certíssima em não ceder aos caprichos do meu pequenos ditador.
Por isso digo que é muito importante não ouvir os comentários alheios e muito menos os olhares de reprovação. Se você decidiu agir de determinada maneira, vá até o fim! 

No auge da birra! 

4. O que fazer se seu filho se tornar agressivo e bater nas pessoas em meio a uma crise?

O mais difícil em uma situação de birra é lidar com as crianças que se tornam agressivas e começam a bater ou chutar você e as pessoas em volta. Nessa fase a criança começa a testar seus limites e a agressividade é uma reação natural ao descontentamento. Quando isso ocorrer seja firme, abaixe-se na altura da criança e explique a ela que você entende que ela está brava por não ter o que quer mas que bater não é uma solução e se continuar ocorrendo ela terá consequências. Nessa fase a criança já entende suas explicações e o que pode ou não fazer e mesmo contrariada, entenderá que tudo tem limites. É muito importante conter a agressividade no momento em que ocorra para que isso não se torne a maneira dela reagir toda vez que é contrariada. Os pais devem ter bem claro que se determinarem um castigo se novamente ocorrer uma situação parecida, esse deve ser cumprido para que a criança entenda que tem limites e eles não são negociáveis. O erro comum dos pais é, na hora da manha, impor um castigo mas quando a situação se repete ele não cumpre o que disse que faria. A criança percebe então que não terá consequências se continuar a fazer a manha, se bater ou se jogar no chão e voltará a fazer. Seja amoroso com seu filho nesse momento, porém firme. Não se culpe de fazer isso pois você o está educando e esse ensinamento é muito importante para o resto da vida dele. 


5. Até quando vai essa fase e o que fazer para minimizá-la?

Essa fase começa a se acalmar perto dos 2 anos e meio. Algumas crianças seguem até perto dos 3 mas já com bem menos crises. 
Para minimizá-la não há uma fórmula mágica, os pais devem munir-se de toda a paciência do mundo e aprender a lidar com as emoções de seu filhote sem violência ou agressividade. Manter-se calmo diante de uma birra é difícil mas muito importante para o bebê saber que você sabe o que está fazendo. Não sinta-se culpada (o) por estar educando seu filho, ele precisa saber o que pode ou não fazer e é nessa fase que ele vai testar os seus limites. Tenha muita paciência e mantenha sua decisão. Essa fase vai passar assim como tantas outras, mas é importante você lidar com ela pois o caráter do bebê começa a se formar nos primeiros anos de vida e cabe a você explicar a ele o que é certo e errado.

O mais importante para mamães e papais lembrarem é que essa é uma fase, bem difícil é verdade, mas é fase e passa! Então tenham muita paciência e calma para lidar com esse período turbulento porque logo seu bebê calmo e fofo estará de volta!

Espero ter ajudado!
bjinhos
Ale





Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails