segunda-feira, 20 de junho de 2016

O que esperar do Terceiro Trimestre de gravidez?


Como mãe pela terceira vez posso dizer que as sensações são totalmente distintas. Você sabe o que esperar do terceiro trimestre de gestação e o que fazer nesse período? Pensando nisso resolvi colocar um pouco minha experiência nas três gestações para ajudar outras mamães que estão passando por esse período onde estamos tão perto de nos tornarmos mães.  

O que esperar do terceiro trimestre de gravidez?

31 semanas! Agora tá perto!

O terceiro trimestre começa oficialmente a partir da 27ª semana de gestação e com ele começam os preparativos reais para a chegada do novo integrante da família.Algumas mamães de primeira viagem começam a ficar ansiosas nesse período. Isso é totalmente normal pois a chegada de um filho traz uma série de preocupações como: Será que vou dar conta de cuidar de um bebê? Como vai ser a hora do parto? O que devo levar para a maternidade e já devo preparar a mala do bebê?

Pois bem, estou indo para o terceiro filho e posso dizer que os sentimentos são distintos. Na primeira vez, quando esperava o Francisco, estava totalmente assustada e ansiosa. Esse período eu já estava muito grande e tinha acabado de descobrir que estava com Diabetes Gestacional. Uma gravidez aparentemente tranquila, sem maiores problemas de enjoo, inchaço ou qualquer outro desconforto agora me preocupava pois não sabia ao certo o que poderia acontecer com o bebê por causa do Diabetes. Comecei o controle por uma dieta mas quando entrei no terceiro trimestre as consultas ficaram mais regulares, ía ao hospital e ao posto de saúde duas vezes por semana. Era verão e o pai do Francisco ainda estava viajando e eu tinha que me virar sozinha de ônibus. Mesmo com toda a ansiedade, consegui levar a gravidez até a 40ª semana e Francisco nasceu de parto normal um dia antes de completar 40 semanas de gestação!

Já na segunda gravidez, a preocupação era a antecipação do parto da Ana Clara, pois desde os 6 meses eu já tinha dilatação. Tive que fazer repouso, ficar mais tempo deitada e me cuidar um pouco mais para que a pequena chegasse sem maiores problemas. Como ela era um bebê grande para o tamanho da mãe, não consegui fugir da cesareana e cheguei até a 38ª semana de gestação. Ela nasceu saudável com 3160g um pouco antes do previsto.

Agora minhas preocupações são outras, pois tenho a Ana Clara para cuidar e estou sozinha totalmente. A preparação para o nascimento do Davi estão super atrasadas, não tenho berço, mala pronta e ainda não sei como vai ser com a pequena. Também não sei se consigo chegar até as 40 semanas pois já sinto a barriga muito desconfortável. E, por incrível que pareça, minha maior preocupação dessa vez não é o parto em si, mas como vai ficar minha pequena pois ela está cada dia mais grudada comigo, não quer mais dormir no quarto dela sozinha como sempre fez, não fica com ninguém e já sinto um ciúme batendo forte até com o Francisco quando ele vem no meu colo.

Administrar essa chegada do novo bebê, com o ciúmes da mais velha e o puerpério estando sozinha está sendo o maior problema. Ainda não sei como vai ser o parto, onde, quem vai ficar comigo e, principalmente, quem vai cuidar da Aninha. As dúvidas são muitas e nesse período passa tanta coisa pela cabeça que é difícil relaxar. Estou tendo insônia quase todos os dias e tenho certeza que são essas incertezas batendo na porta.

O que posso dizer para outras mães é que cada gestação realmente é única e devemos estar preparadas para imprevistos e novidades. E, principalmente, curtir ao máximo esse período tão mágico que é gerar uma vida.

Que venham as novas preocupações e a chegada do recém nascido!

Alessandra Pilar
(é mãe de Francisco com 8 anos e Ana Clara com 2 anos. À espera de Davi, 31 semanas)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails