domingo, 12 de junho de 2016

Como lidar com o ciúme da chegada do irmão?

Minha caçula vai perder o posto, como lidar com o ciúme da pequena?
Sete meses ou 30 semanas, como preferem os médicos.
Estamos chegando na reta final. A partir de agora o bebê pode vir a qualquer momento e todo o cuidado é pouco para que ele não venha antes do tempo.
A sensação que eu tenho é que de uma semana pra cá meu pique diminuiu muito, ando cansada, ofegante, com muito frio e sono. Carregar a Ana Clara no colo já não é simples e cada vez que a levanto sinto dor nas costas além de um cansaço absurdo.
A barriga espichou e chegamos na fase de não ver mais os pés! Então calçar um sapato não é tarefa tão fácil como antes. As roupas também não servem. Isso porque só engordei 9 kg até agora.
Bola de basquete! 30 semanas de gestação!

Minha maior preocupação agora é do bebê adiantar. Não tenho nada pronto ou planejado: roupinhas, berço, itens básicos para a chegada de um bebê ainda estão sendo providenciados. Ganhei roupinhas de amigas, já lavei e agora tenho que encarar o ferro de passar - (sim, sou dessas que passa tudo e corta etiquetas antes de vestir no bebê, me julguem!!!). E cadê ânimo para passar roupas?
A Ana não tira mais cochilos a tarde, o que me deixa ainda mais cansada pois ela quer atenção integral. Como não tenho com quem dividir essa atenção, tenho que parar para atendê-la a cada minuto e também para brincar. Não passei por isso da gestação dela pois o Francisco estudava o dia todo e eu tinha tempo para fazer outras coisas enquanto ele estava na escola.

Além de tudo isso tem também o famoso ciúme que já bateu na pequena pois ela anda muuuuito grudada comigo, nem a gata Pimenta pode sentar no meu colo que ela já chora e empurra. Fico pensando em como será quando o irmão chegar? Como ela vai reagir?
Tento dar toda a atenção possível para ela nesse momento, ainda mais por estarmos sozinhas pois sei que depois vai ser mais complicado já que terei que cuidar do bebê. Quando se tem um marido junto essa é a hora da divisão de atenção, onde o pai assume a criança mais velha em atenção e carinho e a mãe pode se dedicar ao recém nascido. No meu caso isso não será possível já que estamos só nós então fico tentando pensar em como vou ter que agir para que ela não sinta tanto a chegada do irmão e sofra ainda mais. Mas o fato é que só vamos saber como vai ser na prática quando a situação acontecer. Por enquanto posso dar minha total atenção a ela e fazê-la participar da preparação para a chegada do Davi, me ajudando com a roupinha do bebê e arrumando as coisas dele.

Tudo agora é questão de tempo então o melhor a fazer é se tranquilizar e fazer tudo da melhor forma possível.

Só espero ter forças pra terminar essa gestação sem maiores complicações.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails