quinta-feira, 7 de julho de 2016

6 dúvidas comuns sobre nascimento dos dentes do bebê

Continuando nossas repostagens de artigos antigos, um post de 2009 sobre o nascimento dos dentinhos do bebê. Espero que gostem!!

6 dúvidas comuns sobre o nascimento dos dentes do bebê

Os pediatras são enfáticos em afirmar que o nascimento dos dentes não causam grandes problemas para o bebê além de gengiva inchada e baba. Mas toda mãe sabe que com o nascimento dos dentinhos podem ocorrer diversos outros incômodos. Esse é um assunto recorrente para toda mãe, pois até o nascimento de todos os dentes de leite vamos ouvir muuuuito falar disso e nos preocupar ainda mais.

Passei por isso com o Francisco quando seus primeiros dentes apareceram e não foi só gengiva inchada e baba que veio com os dentinhos, mas também febre, falta de apetite e muito mau humor. Embora o pediatra continuasse a afirmar que uma coisa não tinha a ver com a outra, toda vez que algum dentinho começava a aparecer na boca dele, tínhamos dois ou três dias de febre, baba, falta de apetite e diarreia. Logo que o dente conseguia rasgar a gengiva e despontar tudo passava instantaneamente. Com a Ana Clara foi exatamente da mesma forma, com muita febre, baba e muito chororô.

É uma fase normal e que vai passar, mas convém ficar alerta e observar se é isso mesmo que está causando esse transtorno. Em tempos de H1N1 e outras doenças do tipo, é bom ficarmos de olho quanto aos sintomas que o bebê está apresentando e correr para o pediatra sempre que notar que algo não está bem.

A seguir listei as 6 dúvidas mais comuns sobre nascimento dos dentes do bebê. Se você tiver outra dúvida que não conste no post sobre esse assunto, pergunte. Estamos aqui pra aprender umas com as outras.

1 - Qual a idade certa pra aparecerem os primeiros dentinhos?

Essa é a pergunta mais comum das mamães e papais, eu mesma tinha minhas dúvidas. Não existe uma idade certa para os primeiros sinais de dentes na boca do bebê, cada criança é diferente. Os primeiros dentes do bebê podem aparecer até os 3 primeiros meses, mas esse período varia de criança para criança. Alguns nascem com dentinhos (muito raro, mas pode ocorrer) e outros demoram até quase um ano para terem seus primeiros dentinhos. Não fique preocupada se o dentinho do seu filho demorar para aparecer e a filha da sua amiga da mesma idade já ter todos os dentes de leite pois é absolutamente normal que cada criança tenha um tempo diferente de desenvolvimento. Isso acontece até mesmo com irmãos.

O Francisco teve seu primeiro dentinho aparecendo por volta dos três meses, mas ele só foi despontar realmente lá pelo 5º mês. No início do terceiro mês ele começou a babar muito e estava com a gengiva muito inchada e vermelha. Quanto à Ana Clara, ela ficou banguelinha até quase 8 meses, depois nasceram 4 dentes de uma vez e os próximos só vieram com 15 meses.

Outra característica que pode ajudar a mamãe a perceber que o dente está vindo é que eles começam a colocar tudo na boca pra coçar a gengiva. Se achar necessário, compre alguns mordedores, compramos dois tipos para ele nessa fase e foi bem legal, pois ajudava a coçar e aliviava um pouco o incômodo. A Ana Clara era mais adepta de colocar a mãozinha mesmo.

mordedor


Mas pode ser que seu filho não goste tanto assim de produtos comprados como ajudante para coçar a gengiva e escolha objetos dos mais variados para esse fim:
Esse é muuuuito melhor para coçar a gengiva, manhê!
Esse mordedor é muito mais gostoso, manhê!
Meu primeiro dentinho tá vindo e quem sofre é o pato!
Meu primeiro dentinho tá vindo e quem paga é o pato!

Para a mamãe de primeira viagem é importante observar bem os sintomas e estar atenta nesse período, pois ele poderá colocar tudo o que encontrar na boca para aliviar a dor e a coceira. Então cuidado com objetos pontudos perto do bebê para ele não se machucar.

2 - Usar ou não medicamento para aliviar a dor?

Bom, na altura muita gente me dizia pra usar um tal produto(*) que promete aliviar esses incômodos. Mas eu questionei o pediatra sobre o uso e ele me informou que o mesmo não é indicado. O pediatra dos meus filhos disse que o produto não faz nada além de anestesiar o local, o que pode ser um problema para os bebês já que os mesmos podem engasgar com a saliva abundante que o nascimento do dente provoca. Ele disse, ainda, que a coceira e o incômodo são necessários para esse processo natural e que o fato do bebê coçar com algum objeto não tem o menor problema (claro que devemos oferecer algo seguro para isso, né?). Eu optei por não usar o produto, achei o risco de usar maior do que o problema da coceira e do nascimento dos dentes. Então fica a seu critério se usa ou não. Alguns pediatras até receitam nessa fase. É uma opção pessoal da mamãe e não convém opinar sobre isso. Estude os riscos, avalie a necessidade e decida se acha importante ou não.

3 - A falta de apetite pode estar relacionada com o nascimento dos dentes?

Sim. Outro grande vilão nessa fase é a falta de apetite. O nascimento dos dentes geralmente é a fase em que o bebê se recusa a comer. E você vai ficando desesperada, pois oferece de tudo e ele rejeita. Fique tranquila, tente oferecer alimentos gelados e frios como frutas, pãozinho e iogurte. Parece que o alimento frio é mais fácil pra eles comerem do que os quentes. Eles aceitam melhor. Logo que o dente sair ele volta a comer normalmente não se preocupe.

4 - Em quanto tempo nascem os dentinhos?

Outra dúvida das mamães de primeira é sobre a duração do nascimento dos dentinhos. Pois bem, essa fase não costuma durar mais que 3 ou 4 dias. E todos os sintomas (febre, diarreia, falta de apetite, baba, bochechas vermelhas, assadura, coriza, salivação excessiva) também devem cessar nesse período. Por isso devemos estar atentas aos sintomas e sempre levar ao pediatra pra ver se é só isso mesmo o que está acontecendo. Não hesite em ligar para o pediatra se você tiver dúvidas.

5 - É importante fazer higiene bucal desde cedo?

Meu bebê só mama no peito e não iniciamos a Introdução Alimentar ainda, será que é preciso fazer higiene bucal nele nesse caso? SIM!!! É muito importante fazer a higiene bucal do bebê desde o seu nascimento, independente se ele já come frutinhas ou só mama no peito. Hoje em dia encontramos nas farmácias uma escovinha massageadora que se encaixa no dedo própria pra essa higiene, mas se quiser pode usar uma fraldinha úmida (como nossas avós faziam sem problema ;o)). O importante é o bebê se acostumar com a higiene e com a sua mão na boca dele desde cedo. Vai ser mais fácil ele gostar de escovar os dentes quando for mais velho. Após o nascimento dos dentes devemos começar a escová-los sempre com essa dedeira. Faça a higiene com a escovinha após cada mamada para que ele não tenha cárie de mamadeira (sim, é assim que se chama a primeira cárie).
Depois que nasceram os dentinhos eu usava somente a escova de dentes com água para higienizar. Existe no mercado algumas pastas sem flúor para essa fase (leia a embalagem e veja pra que idade a pasta é indicada), mas eu só comecei a usá-la quando o Chico já estava mais velho (por volta dos 11 meses mais ou menos). É importante também levar o bebê no odontopediatra para avaliar a necessidade da pasta de dente ou não.
Há diversos modelos e marcas no mercado desses massageadores para o bebê. Imagem: Google


6 - Qual o tempo entre o nascimento de um dente e o surgimento dos outros?

Esse período também pode variar de criança para criança. O Francisco ficou com os dois dentinhos da frente por quase 6 meses e só depois disso começaram a despontar os de cima. Após saírem os outros dois dentes, todos os outros vieram em sequência e praticamente ao mesmo tempo. Se demorou para aparecerem os outros dentes no seu filhote, não se preocupe pois é normal. A Ana Clara ficou banguelinha até quase um ano, então vieram 4 dentes de uma vez só, depois mais 4 e assim sucessivamente.


só os de baixo por um bom tempo
Os dois primeiros dentes que foram únicos por um bom tempo!

com 11 meses vieram os de cima

Esse assunto é extenso e muitas outras dúvidas poderão surgir no percurso. Se eu deixei de falar alguma coisa comente, pergunte, reclame! E também participe contando suas experiências nessa fase, pois sua participação é muito importante.


(Alessandra Pilar é mãe de Francisco - 8 anos, Ana Clara - 2 anos e está grávida do Davi - 34 semanas)

(*)PS1: resolvi não colocar o nome do produto para o dentinho do bebê, se você decidir usar consulte primeiro o pediatra do seu bebê, ok?

PS2: Todas as fotos desse post são de minha autoria. Se quiser usar em outro lugar, entre em contato comigo, por gentileza!

*Esse post é uma releitura de um artigo de set/2009.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails