terça-feira, 27 de outubro de 2009

Aprendiz de Punk!

Os dias vão passando e é tanta coisa pra contar que às vezes me perco.

Na semana do Dia da Criança a escola do Ico programou diversas atividades para as crianças. Cada dia deveríamos mandá-los com um tipo de roupa e eles teriam um dia temático. Como a semana foi curta devido ao feriado tivemos na verdade só três dias de aula.

Na quarta era o dia da Paz, as crianças deveriam vestir branco e fariam atividades relacionadas com a paz. Na quinta foi o dia da natureza, deveriam vestir uma peça verde (tarefa nada fácil numa casa de atleticanos convictos hehe) e na sexta foi o dia da confraternização, deviam vestir roupas coloridas e caprichar no cabelo maluco. Em cada dia o Chico chegou com um presente e com um desenho na mão ou no rosto.

Até aí tudo certo. Quarta e Quinta foi tudo bem tranquilo.

Na Sexta começou o meu problema: cabelo maluco??? Aiai... ele mal tem cabelo, como vou deixar esses fiapos malucos?? Logo me veio fazer um moicano, mas sou mãe de primeira e como tal desprevinida para essas atividades, nem gel eu tinha em casa pra fazer o tal moicano. Minha mãe veio com a solução (a baixinha sempre me salva nessas horas):

- Passa sabonete que fica, filha.

- Ah é? Não custa tentar.

E lá fui eu encher de sabonete o cabelo do Francisco na esperança de fazer um belo moicano. Mas, e sempre tem um mas, devo dizer que a tarefa não foi tão fácil e o máximo que eu consegui foi fazer um "rockabilly" bem mequetrefe.

[caption id="attachment_604" align="aligncenter" width="367" caption="Era pra ser um moicano!!!"]Chico[/caption]

[caption id="attachment_605" align="aligncenter" width="368" caption="Hã??"]hã[/caption]

O que vale é a intenção, né?

Até aí nada de mais, você vai me dizer.

Mas então eu vou buscá-lo na escola no fim do dia e qual não foi minha surpresa quando recebi não um Polaco Rockabilly e sim um Smurf Rockabilly. Dá uma olhada no bebê que eu recebi:

[caption id="attachment_606" align="aligncenter" width="368" caption="Chico de Smurf Rockabilly"]de cabelo azul[/caption]

Sim, nós mães temos que estar preparadas pra tudo. E esse treco azul que colocaram na cabeça dele fedia um monte. Dois dias lavando pra tirar o cheiro, juro!

Claro que ele tava todo bobo com esse cabelo. E essa mãozinha aí era uma espécie de hip hop que ensinaram pra ele e ele chegou fazendo.

É, a gente leva o filho pra escola achando que eles vão ensinar boas maneiras e vai pegar um aprendiz de punk! hahaha.

E por essas e outras que tenho certeza que escolhi o melhor lugar pra deixar meu pequeno nesse seu início de vida escolar, pois as professoras sempre inventam coisas interessantes para fazer com as crianças. Isso também é aprendizado. Valeu Jana, Camille e toda a equipe. Vocês são demais!!!

bjinhos,

;o)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Procurando Luciana - vamos ajudar!

O Blog Conversa Pra Mãe dá uma parada nos posts normais para ajudar outra mãe e sua família.

Vi um post no blog Um dois três Saco de Farinha e resolvi também publicar aqui. A Lia pede a ajuda das mães blogueiras para encontrar a Luciana, que desapareceu da casa do pai com a roupa do corpo, deixando uma filha de 11 meses. Ela sofre de depressão pós-parto e precisa de ajuda.

Visitem o blog Procurando Luciana que foi criado por Milene, com o objetivo de tentar achar a irmã dela, a estudante de pedagogia Luciana Gonzaga Lopes, 26 anos, que está desaparecida desde o dia 1º de junho. Mãe de uma menina de 11 meses, ela sumiu de casa com a roupa do corpo, sem dinheiro nem documentos e levando apenas uma caixa de medicamentos controlados. Ela sofre de depressão pós-parto.

No blog ela conta a história da irmã desaparecida e também como contatar a família caso você tenha alguma notícia sobre o paradeiro da Luciana. Entre lá e ajude a divulgar.

Depressão pós-parto é um assunto sério que acomete muitas mulheres e deve ser tratado.

Obrigada.

;o)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

18 meses de vida!

É, ele tá crescendo! Muito e muito rápido.

Hoje é um dia importante: 1 ano e 6 meses!!!

E quanta coisa mudou nesse período. Tá cada dia mais esperto e mais ativo, cada dia uma novidade. Anda muito independente e esperto, uma loucura. Já sabe como me testar e faz isso constantemente. Quando quer alguma coisa faz aquela carinha de safado e, claro, consegue tudo. Anda, também, muito teimoso e não desiste de alguma coisa diante do primeiro não. Tem certeza que o computador, o celular, o telefone de casa, o controle remoto e o inalador são seus objetos pessoais, e nem tente tira-los de sua mão.

5


Algumas de suas manias:

- Gosta das coisas do seu jeito e não há o que o faça mudar de ideia.

- Gosta muito de frutas, mas nunca as come se tiverem no mesmo prato. Gosta de come-las cada uma por vez e em pratos diferentes. Não mistura comidas de jeito nenhum. (Nisso não puxou pro pai - hehehe)

- É muito exigente e com mania de organização. Gavetas sempre fechadas, tampas de qualquer coisa fechadas. Se abro o perfume ele tem que fechar e rápido, o mesmo serve para pomadas, shampoo ou qualquer outra coisa.

- Mas adora abrir uma gaveta e tirar tudo de dentro e mostrar-me que tá tudo desorganizado para que eu possa arrumar prontamente, senão reclama da demora.

- Gosta das mãos limpas, exige que passemos álcool antes de comer. E limpa a mesa também. (Será mania pós gripe? Não sei)

- Tem uma personalidade forte e é muuito temperamental.

- Vê o filme do Parangolé repetidamente, insistentemente. E não tente colocar outro dvd!

- Só gosta de assistir desenho no quarto da vó e reclama se ela muda de canal.

- Continua com a mania de comer bolinha de lã, não tanto quanto antes (ainda bem!).

- Faz música com qualquer barulho e dança. Aliás, no carro só fica quieto quando ligo o rádio senão é uma choradeira.

- Só come pão sem nada dentro. E se tentar enganar ele abre e reclama que tem algo diferente.

- É louco por carrinhos e bola, bem moleque mesmo.

- Adora uma câmera fotográfica. (Porque será né?)

- Não é simpático com ninguém à primeira vista, mas depois de um tempo é um palhaço e vive querendo fazer as pessoas darem risada.

IMG_9387IMG_9406IMG_9394

Como não poderia ser diferente o amor parece que aumenta a cada dia com cada novidade: com um carinho no rosto espontâneo, com um sorriso quando chego para buscá-lo na escola, quando cai e pede socorro, quando bate o soninho e a única coisa que passa é um abraço apertado e um beijo no pescoço.

Amor que me faz acordar de madrugada pra ver se está coberto ou pra fazer um mamá se está com fome. Amor que não importa mais nada nem ninguém no mundo.

Amor imenso que faz um pedaço do coração viver fora do peito e atender pelo nome de Francisco! O meu Francisco.

eu e chico

Feliz 18 meses, meu filho!

bjinhos,

Mamãe

;o)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A Semana já está no fim, eu sei. Mas não podia deixar de participar dessa blogagem coletiva que está rolando por aí sobre essa Semana da Leitura por dois ótimos motivos:  Primeiro por que os livros foram meus companheiros de aventura, fantasias, brincadeiras e tudo o mais desde a mais tenra idade. Segundo por que já fazem parte do cotidiano do meu pimpolho, que gosta de folhear, pegar, cheirar, comer ler a seu modo. Vez em quando vejo-o passeando com um livro pela casa e fingindo ler, tão bonitinho. (Aliás minha prateleira de livros é seu objeto de desejo, vive tentando tirar os meus livros de lá.. hehe)

[caption id="attachment_574" align="aligncenter" width="460" caption="A prova do crime!"]A prova do crime![/caption]

[caption id="attachment_575" align="aligncenter" width="460" caption="Lendo José de Alencar"]Lendo José de Alencar[/caption]

A proposta do blog "Pelos cotovelos e cotovelinhos" era uma blogagem coletiva de diversos blogs sobre o tema leitura e livros nessa semana. E quem deixar um comentário em um dos posts no blog acima vai concorrer a um  Passaporte da Leitura Brincar de Ler do Instituto Ecofuturo + 1 CD com uma música do Palavra Cantada. O que está esperando? Corra lá e comente.

Bom, mas a ideia desse post é falar sobre livros que foram importantes durante a minha gravidez . Como vocês já devem saber sou rata de biblioteca. E (confesso!) tenho uma certa compulsão por comprar livros. Acho que é meu único luxo. Tem mulheres que compram roupas, sapatos, bolsas; eu compro Livros! Mas leio-os também, ok? Então tô perdoada... haha.

Desde que descobri a gravidez a primeira coisa que me veio à cabeça foi uma livraria (claro!) pra me informar sobre aquele momento tão mágico, do qual eu não estava preparada e precisava de muuuuita ajuda. E foi aí que o Francisco também começou a tomar contato com a leitura.

Li diversos livros durante esse período e vou dar algumas dicas aqui, pra ajudar a mamãe de primeira viagem a se sentir mais segura nessa fase em que estamos perdidas, cheias de dúvidas, com medo de não sermos boas mães, etc, etc, etc. Para que o baby tomasse contato com esse universo desde cedo, todos esses livros foram lidos em voz alta quando possível (não faça isso em salas de esperas de consultório ou exames, vão achar que você enlouqueceu!).

Então, segue algumas dicas de livros que eu li durante a gravidez e depois dela:

"100 promessas para o meu bebê" - Mallika Chopra

93233_0_5


Um livro muito interessante pra se ler durante a gravidez. Foi escrito por  Mallika Chopra (filha do famoso Deepak Chopra). Nesse livro emocionante a Mallika escreve promessas para suas filhas enquanto está grávida. É muito emocionante para a grávida ler as declarações de amor que ela escreve às filhas, porque é um pouco do desejo de cada mãe. Ela divide o livro em partes como: Vínculo, Desejos, Tradições, Escolhas, Valores, Lições, Amor, Desígnio, Milagres e Espírito. Em cada uma delas faz as suas promessas.

Algumas promessas que me marcaram:

"Prometo sempre lhe dizer as muitas razões que me fazem ter orgulho de você"

"Prometo dançar, cantar e brincar com você a vida inteira"

"Prometo fortalecer você para que possa realizar grandes coisas."

"Prometo lembrar sempre do momento em que percebi que era mãe"

"Prometo amar você sem limites, mesmo sabendo que esse sentimento me torna mais vulnerável do que nunca."

Muitas vezes me peguei em lágrimas durante a leitura desse livro. Por isso indico para as gestantes (e para os papais também) como uma forma de nos conectarmos com a vida que está chegando.

"Origens mágicas, vidas encantadas" - Deepak Chopra

420512_0_5


Agora é o pai falando sobre a gravidez mas na visão de um médico e cientista. Eu sou fã do Deepak, acho que ele escreve coisas muito interessantes. Li as "As 7 Leis Espirituais do Sucesso" há algum tempo atrás e sempre retorno ao livro quando estou um pouco perdida. Saber que somos infinitos em possibilidades acalma a alma e apazigua o coração. Claro que não pensei duas vezes quando vi que ele estava escrevendo sobre a gravidez. Ele define o livro como um "guia holístico para a gravidez e o nascimento". Dentre as muitas coisas interessantes que ele ensina no livro, sempre se utilizando da medicina ayurvédica como base, podemos encontrar informações sobre o crescimento do bebê no útero, seu desenvolvimento e a alimentação adequada para a gestante em cada fase, e também ajuda emocional para enfrentarmos os medos, mágoas, desapontamentos, entre outros.

Mas o livro não é só um manual de saúde. Traz outras coisas que me ajudaram muito durante a gestação como: criar um diário da gestação, contando cada momento, o que se passava em minha cabeça, conversar com o meu filho sobre o que eu estava sentindo a cada nova descoberta. Eu fiz o diário e foi muito bom.

Dicas interessantes do Deepak Chopra:

"Nutra seu bebê e a si mesma através do som" - os sons que cercam você desempenham um papel importante no equilíbrio de seus ritmos biológicos. Sons capazes de nutrir e acalentar são tão importantes para sua saúde quanto alimentos nutritivos. Pensar é uma forma sutil de ouvir.

"Uma dieta balanceada na gravidez" - ouça seu apetite, coma alimentos nutritivos, consuma quantidades adequadas de proteínas de alta qualidade. Ele também dá dicas de sabores que devem conter cada alimentação da gestante segundo a medicina ayurvédica como o doce, ácido, salgado, picante, amargo e adstringente. Ele diz que uma dieta básica deve conter todos os seis sabores básicos para ser equilibrada.


"Como lidar com desapontamentos e mágoas".

"Check-list para um nascimento consciente".

"A experiência de dar a luz".

"Passando pelo trabalho de parto". Todas as fases e exercícios para esse momento com explicações detalhadas e exercícios para ajudar, como trabalhar o períneo, etc.

"Depois que você dá a luz". A criação de vínculos com o bebê, a importância da respiração, etc.

Esse livro foi muito importante durante a minha gestação e andava comigo na bolsa pra todo o canto.

"Bebê - Manual do Proprietário" - Dr. Louis Borgenicht e Joe Borgenicht

44878_0_5


Esse livro é muito divertido e interessante, ensina como cuidar do bebê como se ele fosse um produto. Como o nome já indica é um Manual do Proprietário. Ele trata o bebê como se fosse um modelo. As dicas são interessantíssimas e me ajudaram muito, desde como trocar fraldas à como cuidar de sintomas, diarréia, tosse, etc. Vale a pena ter sempre a mão pra consulta posterior ao nascimento do bebê.

Alguns trechos do livro:

" O bebê: diagrama e lista de peças" - de forma divertida ele descreve o bebê, como cuidar do cordão umbilical, o peso, altura, etc.

"Preparação da Casa e Instalação" - montagem do berço, preparação do quarto, segurança, acessórios essenciais, acessórios essenciais de transporte, etc

"Cuidados Gerais" - como segurar o bebê, criar vínculos, como passar o bebê para outra pessoa, etc.

"Choro: aprenda a entender os sinais sonoros do bebê" - como confortar, como enrolar, etc.

Enfim, o livro é um manual mesmo. É divertido, instrutivo e dá ótimas dicas que me ajudaram (e ainda ajudam) em como se portar diante do modelo. hehe.

"A Encantadora de Bebês resolve todos os seus problemas" - Tracy Hogg e Melinda Blau

Esse livro foi um marco na minha trajetória de mãe de primeira viagem. Já expliquei aqui o quanto ele foi importante no momento de mais desespero como mãe. Dá uma lida no post e tire suas próprias conclusões. Indico para todas as mães lerem antes até do bebê nascer e seguirem a rotina EASY da encantadora que dá super certo.

"Criando Bebês" - Dr. Howard Chilton

289801_0_5


Esse livro eu ganhei numa promoção e gostei bastante. Apesar de não concordar com algumas coisas que são descritas no livro, me ajudou até certo ponto na época das cólicas do Francisco. Fica a dica.

"O Toque no Bebê" - Wendy Kavanagh

1705618_4


Você já ouviu falar de Shantala? É uma massagem indiana que trata diversos problemas no bebê. Os benefícios da massagem desde cedo no bebê são imensos, desde fisiológicos a emocionais. A aplicação do toque por meio da massagem e os benefícios que ele traz têm sido bem documentados no correr dos séculos.

O livro descreve cada fase da massagem de forma bem completa, com dicas de óleos que devemos usar, seus benefícios e aplicações. A preparação do ambiente, a melhor posição para a mãe ou o pai e para o bebê. E também as técnicas de massagem.

Além de totalmente didático, o livro é lindoooo! Tem fotos de bebês em cada posição e o modo como são realizadas as massagens ilustrados e desenhados. Os pontos em que devemos aplicar e como devemos faze-lo. As fotos são maravilhosas.

Eu apliquei diversas técnicas dessas no auge das cólicas, com óleos essenciais preparados por uma amiga. E deram resultado. O Francisco se acalmava e dormia mais tranquilo.

Vale a pena adquirir o livro e utilizar a Shantala no seu bebê.

O mais importante de tudo isso é você estimular seu filho desde o ventre ao hábito da leitura. Será essencial para ele esse contato com a literatura em todas as fases de sua vida e quanto mais cedo ele for apresentado aos livros, mais vai gostar deles e viver rodeado de bons amigos e boas histórias. Dizem que as crianças seguem o exemplo dos pais, então dê o exemplo e comece a ler durante e após a gestação. Será muito importante para o seu filho.


Espero ter ajudado.

bjinhos,

;o)

+++

Este post é parte da blogagem coletiva, de iniciativa da Letícia, que acontece nesta Semana da Leitura e Literatura. Participam também O Astronauta, Meu Projetinho de Vida, Novas Peripécias de Cecília, Pai É Quem Cria, Mamãe Antenada, Pequeno Guia Prático, De Mãe Para Mãe, Aprendiz de Mãe, As Peripécias do Rei, 1 2 3 Saco de Farinha e Devaneios de Mãe.

Se eu esqueci de alguém, por favor me avise!



segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Feliz Dia das Crianças!!!

[caption id="attachment_552" align="aligncenter" width="460" caption="Aqui pode, mamãe?"]Aqui pode, mamãe?[/caption]

Tem coisa mais gostosa do que ser criança e testar os limites? Não, né?

Meu pequeno está na fase desafiador, aventureiro.

Olhos e ouvidos abertos, vai piorar... hahaha.

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

bjinhos,

;o)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A ligação!

Ando sem tempo de atualizar o blog, muito trabalho!!! Ufa.

Mas, esses dias consegui uma cena do Chico que vale a pena. O meu pequeno anda cada vez mais conversador e de vez em quando aparece com novidades. Agora quando pega o telefone bate altos papos. Eu só consegui pegar a conversa pela metade, ele já estava há um tempo andando com o telefone na mão e conversando com o papai. Até risadas ele dá, imitando a gente quando fala no fone.

Vejam e aproveitem.

(participação especialíssima da Dna. Nilza, a vovó mais coruja do planeta).







E já estou preparando vários posts sobre os últimos acontecimentos do pequeno. Aguardem!

bjinhos,

;o)
Related Posts with Thumbnails