quarta-feira, 17 de junho de 2009

Doutor, meu filho não come!!!

Quantas vezes será que um pediatra ouve isso em anos de profissão? Milhares, milhões, trilhões de vezes ou até mais.

Pois eu não fugi a regra, hoje levei Francisco ao tio Mário e fiz o mesmo apelo desesperado de tantas outras mães por aí. O paciente tio Mário olhou bem pra minha cara, e pra pança rica de meu rebento e disse: Calma, mãe. Mas o que você quer dizer com não come.

Eu já perdendo a paciência disse: NÃO COME NADA, não come simplesmente, rejeita tudo o que vê e inclusive as coisas que ele adora e sempre adorou como frutas, danoninho, pão. Tudo bem ele rejeitar sopa (deve ser um saco comer sopa meses e meses sem fim), MAS PÃOOOOO??? Ele simplesmente ama pão. E foi uma das primeiras palavras da vida dele, apontava a sacola e dizia de boca cheia PÃÃÃO.

Pois bem, Francisco está na fase de não comer, pra total desespero meu, do pai e da vó, claro. Entre um mar de serás vem tudo na cabeça: será que ele não tá com febre? Será que o dente tá nascendo? Será que ele enjoou da comida? Será que ele come se eu dançar o "tcham"? (Opa isso não né? Desespero de mãe tem limite). Hoje até pensamos que ele poderia ter vermes. Antes de tascar licor de cacau no pequeno corremos pro tio Mário (não é aquele tá?).

Daí que o pediatra apertou daqui, examinou dali, observou a garganta, ouvido, nariz, pernas, cutucou até não poder mais (mas não pensem que com toda essa facilidade, foi preciso o pai e eu segurando muito firme para conseguir todo esse minucioso exame e com o Francisco fazendo uma cena digna de dramalhão mexicano) e pesou, mediu e mandou vestir o moleque. Intermináveis minutos de silêncio do médico e vem a resposta:

- Ele tá ótimo, fora esse resfriadinho ele simplesmente não tem nada. E digo mais: foi o mês que ele mais ganhou peso até hoje.

Nós dois com caras de bocó olhamos pro médico sem entender e questionamos: Ele não tem nada? Como assim ele não tem nada? Dever ter alguma coisa, pois ele não come! Cutuca de novo aí que deve ter alguma coisa.

- Criança come só o que quer, quando e como quer. Fome ele não vai passar, podem ficar tranquilos. Quando ele tiver fome vai comer.




[caption id="attachment_112" align="aligncenter" width="414" caption="Francisco contemplando"]Francisco contemplando[/caption]

E no mês que o Francisco não comeu foi o mês que ele mais engordou. Dá pra entender?

Acho que é pira de mãe, que quer enfiar comida na criança a cada 5 minutos.

Se seu filho, como o meu, também não come leve ele ao pediatra e examine as causas: pode ser uma dor de dente, ou um resfriadinho ou mesmo uma dor de barriga. Mas também pode não ser nada. Pode ser somente fase. E se for só isso basta rezar pra passar logo e torcer que ele volte a gostar de feijão, arroz e comida de gente. hehe.

.É isso.

6 comentários:

Mari disse...

ai, isso me dá muita gastura! uma amiga me contou que quando a filha tinha 1 ano e meio ela levou no pediatra e disse: "doutor, minha filha não come nada". e ele: "se vc pensa que isso é nada, espera só ela chegar nos 3 anos..." haha! meeedo!
mas é aquela velha história: em casa que tem comida criança não morre de fome, ponto. a gente é que precisa relaxar...
tô te linkando também, tá?
beijo!

alessandrapilar disse...

Oi Mari, seja bem vinda!!
Pois é, nós mães é que temos que relaxar um pouquinho e dar tempo pros pequenos. Nossa ansiedade às vezes acaba atrapalhando.
Valeu pelo link!!! Venha sempre.

Bjinhos

selma disse...

Meu filho tem 13 anos e não come nada!!!Quero dizer nada q o ser humano precisa,ele só come lanches,e acho muito pouco pela idade que tem,não gosta de arroz,feijão,só o q não favorece o corpo...estou desesperada!!!O q eu faço????

alessandrapilar disse...

Olá Selma, seja bem vinda ao Conversa!
Acho que essa é a reclamação número um de quase toda mãe né? Pois então menina, o que diz o pediatra dele??? É importante saber se ele está se desenvolvendo normalmente. É difícil opinar sobre o assunto sem saber da questão a fundo. Mas criança nessa fase é bem chata pra comer coisa saudável mesmo. Acho que teu papel é oferecer, inovar com pratos mais coloridos, tentar driblar ele escondendo verduras em bolinhos e coisas do gênero. Mas acho que é fase e que logo ele começa a se alimentar direito, ainda mais que tá entrando na adolescência e nessa fase os hormônios ficam a mil. Vai bater a fome com certeza. Mas antes de qualquer coisa, consulte um médico e tente conversar com teu filho. Explique a importância dele comer coisas boas e saudáveis para o crescimento. Apele dizendo que se ele não comer direito não vai crescer e pode ficar doente. Enfim. Mas sempre antes de tomar qualquer medida, procure o médico dele pra ver se as coisas estão indo bem, ok?
Venha sempre!!!
bjinhos
;o)

Renata disse...

Olá, meu nome é Renata. Estou passando pelo mesmo problema que o seu, minha filha tem 2 anos e 3 meses e ela simplesmente deixou de comer. Não come mais comida e nem leite. Mas não come mesmo, nada de feijão, carnes, ovos, macarrão, pão...nada. Não sei mais o que fazer, e isso já vai pra 2 meses. Me ajude, preciso de um conselho.

ismenia disse...

olá gente estou passando por isso também meu filho tem 3 anos e 9 meses e também nao come nada ainda mama e tudo que come é pouco e a medica tambem diz que elenao tem nd e passa suplemento estou dando aelepor conta propria pediasure e otimo ele contem todas as vitaminas que ele precisa ja que nao come direito esse pediassure éum leite que vc pode colocar em suco vitamina mingau e resolve um bucado espero que essanossa fase passe logo pq é ruim demais ver uma crianca sem se alimentar ja pensamos no pior

Related Posts with Thumbnails