domingo, 28 de junho de 2009

Fraldas pra que te quero!

Hoje o assunto é: Fralda.

Depois que Francisco nasceu eu posso me considerar uma especialista em fraldas. Nem tanto né? hehe. Mas o fato é que nesses 435 dias de vida dele, se contarmos que ele use uma média de 8 fraldas/dia, temos:

435 x 8 = 3480 fraldas no total!!!  Ufa!


Acho que posso me considerar uma especialista, né?Já troquei fralda em cada lugar que vocês não podem imaginar: desde carro, banco de praça, sala da casa de amigos, equilibrando no joelho. Coitadinho. Mas tem hora que não tem jeito e vai do jeito que der.

Nesse vai e vem de trocas e fraldas, posso dizer que já testamos quase todas as marcas existentes no mercado.

O erro de toda grávida de primeira viagem é seguir conselho dos outros que você precisa de um estoque de fraldas. Então logo que engravidei corri pra estocar as ditas. Comecei errando e comprei um monte de pacotes P (que usamos muito pouco, bebês crescem muito rápido). Daí uma amiga me alertou e comecei então a estocar as de tamanho M, que usamos muito mais.  Eu, previnida que sou, comecei logo enchendo a casa com esse item de primeira necessidade do bebê.

Claro que é importante ter reserva de fralda, pois com o bebê de dias fica difícil correr atrás de fralda (apesar de você poder pedir pro marido correr na farmácia pra buscar mais, mas enfim). Sinceramente o conselho como mãe que passou por isso que eu dou para outras mamães de primeira como eu é que tenham "CALMA". Não saiam por aí comprando pacotes e mais pacotes.

Vocês me perguntarão: Por quê?

Porque o seu bebê pode ser alérgico a determinado tipo de fralda, ou a mesma pode não suportar o volume de xixi e cocô dele e vazar e outras tantas questões que a gente nem lembra, mas que devem ser pensadas.

Pensando nisso, resolvi passar um pouco da minha experiência como mãe de primeira viagem.

cremer1


Bom, aconteceu comigo o seguinte:  quando grávida de 4 meses encontrei uma promoção da Fralda Cremer(*) e comprei logo diversos pacotes pra estocar. Ganhei outros tantos da mesma marca. E então Francisco nasceu, vamos às fraldas e adivinha o que aconteceu? Ele tinha alergia à ela, ficava todo empolado, vermelho e começava a assar. Resultado: pacotes e mais pacotes no armário sem utilidade e "DINHEIRO JOGADO FORA".


pompom_economica



Testei também a Fralda Pompom(*) mas não gostei. Pelo menos pra ele não durava muito tempo, enchia e vazava. Kilos de roupa pra lavar e passar era o resultado de um pacote dessa fralda. Ele também assava e ficava vermelhinho. Desastre total.

fralda-pampers-mega



Partimos então para a Fralda Pampers(*) que se comportou bem com meu filhote. Segurava bem o xixi até a próxima troca e raramente vazava. Ele ficava mais tempo sequinho o que não provocava assadura. O único porém é que a fita que prende a fralda é meio solta e às vezes rasga quando vamos colocar no nenê, tem que ter cuidado. Fora isso eu aprovei e usei muito tempo. A antiga noturna era maravilhosa, aguentava uma noite inteira como prometia. Daí inventaram aquela noite e dia com a tal fita centopeia, mas eu particularmente não gostei. A fita elástica é uma ideia maravilhosa pois dá mais movimento para o bebê, mas a fralda enche logo e começa a soltar o gel. Não aguenta muito tempo de xixi do bebê e vaza.

2_fralda_turma_da_monica



Partimos então para a Fralda da Turma da Mônica (*) seguindo o conselho de uma amiga. Adorei. Ela tem um preço bem razoável e é bem boa. Aguenta bem os movimentos do Francisco e  raramente vaza. A fita que fecha é bem firme e não rasga. Desde então é a preferida aqui em casa.

Às mamães de primeira viagem eu dou um conselho: não corram pra estocar muitos pacotes de fralda. Se quiserem se prevenir comprem um de cada marca e testem em seu bebê. Só a experiência dirá o que é melhor para vocês. De repente a fralda que não foi boa pra mim será a melhor para vocês. Cada bebê é um ser único, com um tipo de pele, alergias etc. Só testando a gente consegue descobrir o que é melhor para nossos filhos.

Espero com esse post ajudar outras mamães.

Se você teve uma experiência diferente com determinada marca citada acima, deixe seu comentário, participe. Vamos trocar nossas experiências! Podemos dessa forma ajudar outras mamães a sanar suas dúvidas.

beijinhos,

;o)

(*)PS.: Usei as marcas citadas e tudo o que eu escrevi é minha experiência pessoal. Não quer dizer que essa ou aquela seja melhor ou pior. Tudo o que está descrito foi o que aconteceu no meu caso com meu filho.

9 comentários:

BlogdaGrávida disse...

Adorei as dicas! Interessante que meu "instinto materno - consumidor" já havia me alertado pra não cair nessa de sair comprando fraldas. Aliás...pra não sair estocando nada...Por que hoje em dia a gente compra até sem sair de casa, pelo telefone e pela internet. Num fórum sobre gravidez que participo a Turma da Mônica foi a mais elogiada, também. A mulherada também reclama que a Pampers Noturna era ótima e agora vaza.
Você já usou fralda de pano? Daquelas mais "moderninhas"? Pesquisei sobre elas e estou pensando em adotar o uso das fraldas de panos. Minha idéia é comprar meia dúzia e fazer um teste. Se der certo, se eu me adaptar à rotina de cuidar das fraldas (lavar, estender, recolher, passar), aí compro mais. Claro que terei sempre descartáveis à mão, principalmente para quando estiver "na rua" e talvez à noite, pois são momentos em que a praticidade conta muito!
Penso em usar as de pano alternadamente com as descartáveis, pra ver se funciona.
Além de mais econômico, acho que é ecologicamente muito mais correto...
O que acha? Beijo! Ótima semana!

alessandrapilar disse...

Oi, como tá passando? Que bom que gostou das dicas espero que te ajude na hora de escolher. A Pampers noturna era mesmo a melhor, mas depois que inventaram essa centopeia ficou bem ruim. Ela vaza e solta o gel e fica toda estranha. Não aguenta uma noite inteira como a antiga. Comprei dois pacotes e nunca mais. Sobre a fralda de pano, aplaudo a ideia de se usar, mas sinceramente eu não teria tempo pra cuidar de tanta fralda. Ainda mais nos primeiros meses que o bebê acaba precisando muito da gente, não acho prático. Se tivesse que além de cuidar do bebê com cólica, choro, e todo o pacote incluído e ainda por cima lavar fralda eu tava frita. Passei praticamente três meses com o Francisco no colo urrando de dor e sem dormir. Ele teve muita cólica e não dormia, nem de dia nem de noite. Então se eu tivesse optado pela de pano teria me esgotado ainda mais o fato de precisar lavar e passar. Acho a ideia ótima por ser ecologicamente correta, porém se você tem alguém pra te ajudar com o bebê ou mesmo com a roupa. Pois vai MUITA roupa nesse começo. Eu lavava roupa todo dia e passava quilos e mais quilos. Se ainda tivesse que deixar fralda de molho não sei como seria. Sou ecologicamente preocupada com a natureza também, mas digo SIM ÀS FRALDAS DESCARTÁVEIS. Mas é pessoal. Se você usar e gostar venha nos contar.
bjinhos e ótima semana pra você também! ;o)

Xanda disse...

Desculpem-me a ignorância, mas até que ponto usar fralda de pano é ecologicamente correto? O tanto de água que vc gasta pra deixá-las de molho e depois pra lavá-las... o que é pior: produzir um lixo que demora para se biodegradar ou "sujar" mais água no mundo com cocô de nenê? Será que tanto sacrifício vale a pena? Ficar tendo que tirar os cocôs - que no começo são molinhos, mas à medida que o nenê cresce, o cocô endurece e gruda nas fibras da fralda que é um custo pra tirar... eram baldes e baldes de molho até ficarem prontas para serem lavadas - isso na época em que o Yan era nenê. Sei lá. Às vezes essas ondas ecológicas são meio estúpidas. Essa história de sacolas de plástico por exemplo. Na época da sacola de papel, todo mundo rechaçou que o papel nao era ecológico, que as sacolas plásticas eram a onda da vez. E o que aconteceu? Agora as sacolas plásticas são o vilão da humanidade, as de pano é que são descoladas. Ah... isso me irrita tanto!

alessandrapilar disse...

Ufa, alguém que pensa como eu!!!! Achei que estava sozinha nesse mato, hehehe. Pois então, Xanda. Acho o mesmo que você. Essa onda de ecologicamente correto é meio relativa. Se vamos falar em sacolas plásticas eu fico pensando, pelo menos reciclo a sacola do super com o lixo daqui de casa, se começar a usar as sacolas ecológicas vou ter que comprar “saco” de lixo, e não dá na mesma??? É tão plástico quanto o outro, ou não? Daí eles argumentam que não, que o saco de lixo é biodegradável. Uma ova! E quanto às fraldas de pano, já era o tempo da mulher ficar com a barriga no tanque lavando fralda de bebê. Hoje não temos tempo pra isso. E são litros e litros de água, como você bem lembrou, sol pra secar ou colocar na secadora. E depois a energia elétrica pra passar tudo, pois não dá pra tirar do varal e colocar no nenê, tem que passar tudo. Fora o tempo pra tudo isso e pra deixar de molho pra desgrudar o cocô. Enfim, fácil falar para quem nunca passou por isso, ou para quem tem empregada em casa pra fazer esse serviço. Os maridos nem pensam em chegar perto do tanque, o meu mal sabe ligar a máquina de lavar. Vai sobrar pra quem mais uma vez???? E tem o bebê, que requer cuidados. Tem aquelas ativistas que juram que usam absorvente ecológico de pano. Eu sinceramente duvido! Quem tem tempo pra lavar paninho absorvente hoje em dia. Aff. E imagina você no trabalho indo trocar o paninho no banheiro (e guardando o mesmo na bolsa cheio de sangue - uiiiii). Acho que esse papo vai longe. Eu continuo adepta da Fralda Descartável mesmo. Imagina se até agora eu tivesse escolhido fralda de pano, seriam 3480 fraldas de pano lavadas. Cruzes!!!! bjinhos amada.

BlogdaGrávida disse...

Então. Eu não decidi sobre isso. Como marinheira de primeira viagem, estou ouvindo opiniões, conhecendo experiências, apreendendo o máximo que posso. Pretendo experimentar para ver se é legal mesmo, por que conheço gente que usa e fala que não dá alergia, que é legal pro bebê, apesar do trabalhão que dá. Mas falei que vou "experimentar", assim como vou experimentar as marcas de fraldas descartáveis, antes de decidir qual é a melhor. Acho que primeiro filho é isso, né? Um pouco "cobaia" da mamãe, mesmo, tudo com carinho, com cuidado, procurando sempre o melhor para o bebê! Valeu as dicas!

alessandrapilar disse...

Oi, você tem toda razão os primeiros filhotes acabam mesmo sendo um pouco nossas cobaias. E se usar e gostar venha nos contar!!! Esse assunto é bem polêmico e sempre gera discussões saudáveis. Você comentou o fato de não causar alergias, pois então mas tem que ver qual sabão usar pra lavar também. Por exemplo, eu não posso lavar as roupas do Chico com sabão em pó só com aquele sabão líquido para roupas de bebê e nada de amaciante. E também não uso lenço umedecido, só algodão e água morna. Se tentar limpar ele com lenço ele fica todo vermelho e assado. E essas coisas a gente só aprende na prática, né? Então vamos combinar se você experimentar venha nos contar se gostou e vai usar ou não. Ok?
bjinhos

Ana Carmen disse...

No chá de bebê, ouvi, muito espantada, que minha amiga, jornalista como eu e portanto bastante ocupada, que ela iria usar fraldas de pano.

Preferi me abster de comentários e esperei, curiosa, para ver o que acontecia.

Não vi as fraldas de pano prosperarem. Ela dizia que era só para sair, mas começou a trabalhar, colocou o baby na creche e "sai" todos os dias. Portanto...

Mas eu sempre olho com espanto e um certo horror a quantidade que produzo em casa, com meu Francisco, de: saquinhos de plástico que levam sei lá qtos bilhões de anos para se degradarem no ambiente+ fraldas cheias de gel que fazem a festa de um aterro sanitário.

Não faço idéia, porém, de como não ser assim. Fralda de pano? Para mim, sem chance.

Extenze disse...

Wow! what an idea ! What a concept ! Beautiful .. Amazing …

alessandrapilar disse...

Hi, thanks!!!
hugs!

Related Posts with Thumbnails