sexta-feira, 31 de julho de 2009

Vamos voltar à realidade!

Pois é, tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível. Alguém disse isso e eu assino embaixo.

Estamos de volta das férias.  Foram dias maravilhosos de descanso, leitura, passeios regados a muita chuva e frio! Fazer o que, passar férias no sul do Brasil é assim, paciência. Mas aproveitamos cada segundo e foi uma delícia. O Chico nem se fala. Curtiu tudo. Foi paparicado pelos amigos, pela família. Ficou acordado até tarde, dormiu pouco, comeu muito, ensaiou os primeiros passinhos, tomou banho de chuva e engatinhou na areia da praia (e não gostou muito, a todo momento parava pra limpar a mão suja de areia).

[caption id="attachment_272" align="aligncenter" width="300" caption="Praia do Sonho"]Praia do Sonho[/caption]

eu e Chico praia do sonho2

[caption id="attachment_274" align="aligncenter" width="300" caption="Guarda do Embau"]Guarda do Embau[/caption]

[caption id="attachment_275" align="aligncenter" width="300" caption="Costão da Pinheira"]Costão da Pinheira[/caption]

[caption id="attachment_276" align="aligncenter" width="300" caption="costão da Pinheira"]costão da Pinheira[/caption]

eu e Chico na Pinheira

Tenho alguns vídeos pra postar, mas tenho que dar um jeito de convertê-los antes pois estão gigantes.

E de volta em casa já na chegada começaram as novidades por aqui: o Francisco se sentiu tão a vontade e confiante de estar em casa que começou a se soltar, deu alguns passinhos e já anda se aventurando de sofá em sofá. Tem engatinhado bem pouco, só quando a distância (e sua confiança nos passinhos) não permitem.  Ontem nos surpreendeu quase se soltando por inteiro diversas vezes. E nós estamos babando a cada novo passinho dele.

Eu tenho que me controlar pra não deixá-lo ansioso e prejudicar sua nova fase. Percebo que ele se solta com mais confiança quando sente que eu estou por perto, dando tranquilidade e proteção.  Ando fazendo o que uma amiga me ensinou: seguro somente na blusa dele pelas costas e o incentivo a andar. Ele sente que está seguro e vai. Algumas vezes eu largo e o deixo sozinho. Agora é uma questão de tempo e dele sentir-se confiante. Pois ele já está bem equilibrado e raramente cai. Mas ainda tem receio de se soltar.

Como é interessante esse momento para os bebês. É um marco para o desenvolvimento humano. A gente não tem noção do que é dar os primeiros passos, equilibrar todo o corpo em dois  pequenos pés. Lançar-se ao mundo. Eu observo as expressões dele quando conquista mais um passo sozinho, ele sorri e bate palmas e me abraça. Tenho que me controlar pra não chorar de emoção. Só quem já passou por isso sabe como é.

Sei que outros momentos marcantes virão e eu fico imaginando como vou me comportar em cada um deles. Mas no momento estamos bem engajados em ensiná-lo a andar, a cair e levantar. Ter confiança em sua capacidade e seguir em frente.

Que grande responsabilidade!

Ufa. Então é isso. Logo volto contando mais novidades das férias e dos próximos passos do Francisco!

bjinhos,

;o)

4 comentários:

Xanda disse...

lindas as fotos!!! agora quero os vídeos!!! se vc tiver o windows movie maker, pode pedir para publicar em e-mail e salvar uma cópia em baixa resolução! A qualidade piora mas é o único jeito que consigo postar meus vídeos no blog.

Elisa disse...

Adorei as fotosss amada! lindas!
Aiii que delícia essa nova fase do Francisco, me lembro bem do Enzo e de como era emocionante, foram dias de muita alegria, qdo ele conseguiu andar ficou por dias numa felicidade sem fim... e nós então: mais ainda, com direito a babas, hahahaha...

Beijocas em vcs!

alessandrapilar disse...

É uma baba só né, amiga? A gente fica que não se aguenta de tanta felicidade. Bjão pra vc e pro Enzo lindão!

alessandrapilar disse...

Boa dica Panda! Vou tentar! Tem uns vídeos bem bacanas, até tocando violão acredita? hehehe. bjo

Related Posts with Thumbnails