quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Amamentação: um momento de intimidade e amor entre mãe e filho

Bom, estamos na Semana da Amamentação e eu não poderia deixar de falar sobre esse momento tão mágico e especial.

Muitas mulheres hoje em dia tem dúvidas se vão ou não amamentar seu filho, apesar de saberem da importância do ato costumam ficar preocupadas e criam mitos em suas cabeças sobre esse momento. Eu nunca pensei na hipótese de não amamentar.  Mas durante a gravidez ouvia coisas de outras gestantes e até de algumas mães que já tinham passado por isso. Em função disso acho que o "Conversa pra Mãe Dormir" tem que tratar do assunto da visão de uma mãe que passou pela experiência de uma maneira tranquila e maravilhosa.

Francisco concentradíssimo!

Pois bem, o Francisco mamou do momento que saiu do útero até os 11 meses  (e era um bezerrinho). E só não está mamando ainda por que meu leite secou e, nas últimas vezes que ofereci pra ele, levei algumas mordidas nada agradáveis.

O fato dele ter mamado tanto foi tão importante para o desenvolvimento dele que pra ter uma ideia ele foi pegar o primeiro resfriado com quase 11 meses de vida. E durou cerca de 2 dias somente!!

Criança amamentada é muito mais saudável, tem pouquíssimos problemas de saúde e se desenvolve muito mais rápido.

Eu sei que algumas mães não amamentam porque não tem leite, e não por que não querem. Aconteceu com uma amiga, que mesmo querendo muito amamentar seu filho não tinha um pingo de leite e teve que oferecer a mamadeira logo cedo.

Eu, ao contrário, era uma "vaca leiteira" e tinha que andar com aqueles absorventes para amamentação ou então molhava toda a roupa - e tinha que trocar várias vezes, pois eles enchiam de leite  (mesmo com meu bezerro mamando de 2 em 2 horas, nos dois peitos!).

Alguns mitos sobre amamentação que eu ouvi durante a gravidez:

1. Meus peitos vão cair se eu amamentar!

Bom, mesmo se você não amamentar seus peitos um dia vão cair. É a lei da gravidade, não tem como fugir. O fato de você amamentar não vai acelerar esse processo. Essa é uma das maiores preocupações das mulheres e deveria ser a proteção do seu bebê. Fico impressionada com o fato de uma mulher pensar mais na estética do que na saúde do seu filho.

2. Se não preparar o seio ele vai rachar!

Nem sempre, vai de mulher para mulher. Eu bem que tentei passar a tal da bucha durante o banho, mas doía tanto que  desisti. Uma amiga me ensinou a passar uma escovinha de dente no bico, mas a dor também era insuportável e eu desisti logo na primeira tentativa. E quer saber? Meu seio não rachou! Ele empedrou logo que sai da maternidade (acontece com quase toda mamãe) mas com massagem durante o banho e retirando um pouco do leite com uma bombinha voltava logo ao normal. Nada de tão insuportável.

Uma dica que eu dou para a mamãe de primeira viagem é molhar o bico do seio com o próprio leite antes de cada mamada. Essa foi uma dica da médica na maternidade que me ensinou como o bebê deveria pegar o bico e me ajudou durante a primeira mamada. Ela me ensinou que o leite protege o mamilo das fissuras e serve como um hidratante natural evitando as rachaduras. Eu fazia esse procedimento SEMPRE antes dele pegar o bico.

3.  Amamentar dói!

Não, amamentar não dói. Ao contrário é um momento delicioso para a mãe e para o filho. A não ser que você esteja com o bico rachado, você não vai sentir nada. Eu confesso que tinha um certo receio de doer, mas, logo na primeira vez, vi que só sentia a "sugadinha" e não doía nada.

4.  Meu filho vai ficar com fome se for somente amamentado!

O maior mito de todos. O leite materno é o alimento mais rico e nutritivo para o bebê. Algumas mães acham que, por ser muito ralo, o leite materno não sustenta o bebê.

Mas apesar da aparência ele é rico em nutrientes e tem todos os anticorpos que o bebê necessita para se desenvolver. Se você estiver amamentando, não precisa oferecer nem água para ele, pois o leite suprirá todas as necessidades do pequeno. Só comece a oferecer outros complementos como mamadeira, chá e água se o pediatra indicar que ele precisa.

O leite contém a proteína e a gordura mais adequadas para a criança, tem mais lactose (açúcar do leite) do que os outros leites, vitaminas, ferro, sais, cálcio, fósforo e uma enzima especial (lipase) que digere gorduras, tudo na medida certa.  Ao mamar, a criança ainda fortalece a musculatura facial, pois trabalha 28 músculos, o que contribui para o desenvolvimento da fala e da mastigação. O resto é ansiedade da mãe!

Ah! Outra dica é oferecer igualmente os dois seios. O bebê geralmente escolhe um lado preferido e só quer mamar desse lado. Resultado: você fica com um seio gigante, pois está sendo mais estimulado, e o outro meio murchinho. Passei por isso e fica muito estranho. Começava então a amamentar no lado que ele não gostava muito e depois virava para o lado que ele gostava mais. Conseguia, dessa forma, equilibrar as coisas e não ficava de peito caído!!! hehe

O ato de amamentar é um momento único e especial. Não dói nada e é uma sensação indescritível para mãe e bebê. Um momento de total intimidade e contato, onde você e seu bebê tornam-se UM, novamente.

Eu aconselho a todas as mães que façam de tudo para ter esse momento com seus filhotes.

Bjinhos,

;o*

4 comentários:

Xanda disse...

Linda a postagem, Pilarzinha, Parabéns!

alessandrapilar disse...

Brigadão amada!! Logo teremos novidades por aqui, Pandinha! Aguarde e confira! bjinhos

blogdagravida disse...

Jesuisamado! Quem tá preocupada com o peito cair não deveria engravidar. Não serve pra ser mãe. O que faz o peito cair (além da gravidade, cla-la-ro) é a gravidez e não a amamentação. Na gravidez os peitos aumentam de tamanho (em alguns casos, como o meu, quintuplicam de tamanho...se não der 10 litros eu chuto o barrrrde quá quá quá quá). Daí, depois que a mulher para de amamentar, a peitaria vai voltando ao tamanho inicial (para a tristeza do meu marido, que tá na maior alegria com o tamanho atual). É AÍ QUE TUDO CAI. Ou seja: amamentando ou não amamentando, vai cair do mesmo jeito. Então, mulherada, amamentaaaaa! Por que só tem benefício... pra começar a conversa, amamentar vai adiar o dia fatídico da queda da peitaria. PelamordeDeus! Uma mulher que diga que não amamentou por que não queria que os peitos caíssem... isso existe? Chicoteia por que merece! Bom fim de semana!

alessandrapilar disse...

Pois é menina, por mais absurdo que possa parecer eu realmente ouvi uma grávida falar uma besteira dessas!!! Tem que chicotear mesmo! E tanta mulher querendo engravidar e não conseguindo né? Bom fim de semana pra você também!!!
bjos

Related Posts with Thumbnails