segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Musicalização: quando chega a hora do bebê fazer música?

Eu já comentei em outro momento que o Francisco está fazendo Musicalização Infantil na UFPR, mas prometi falar detalhadamente sobre o assunto, pois acho que ele é extremamente importante e merece um post detalhado.

Certamente você já ouviu falar que crianças que escutam música clássica quando pequenas tornam-se mais inteligentes, não é mesmo? Esse é o chamado "Efeito Mozart" e ele tem fundamento para especialistas da área  “Ao ouvirem músicas clássicas, de estrutura mais complexa, a criança facilita a ocorrência de determinados padrões neurais necessários para atividades superiores, culminando numa maior facilidade em lidar com a matemática e o xadrez, por exemplo", afirma a pedagoga Erica Pereira.

Já durante a gravidez, o bebê pode usufruir dos benefícios da música. “Foi comprovado que mães que ouvem música durante a gravidez e continuam a sua prática no pós-natal têm crianças com níveis de inteligência e de capacidade de aprendizagem superiores às crianças que não mantém a prática da música”, revela a pedagoga.

Sabendo de tudo isso, eu comecei o ensino musical do Francisco durante a gravidez, pois sempre tentei ouvir muita música de qualidade, entre elas: jazz, clássicos, blues, palavra cantada, Beatles, e tudo o que surgisse e eu achasse interessante para o bebê. E como sempre fui fã de música, isso não foi problema nenhum.  Então ele foi crescendo no ventre cercado por todo o tipo de música, o pai também tocava muito violão pra ele enquanto ainda estava guardadinho na minha barriga.

Quando nasceu, logo de cara começou a ouvir música também, não tinha como ser diferente. Instalamos um som no quarto dele e gravei um cd especialmente pra ele, o Dorminhoco, com uma seleção que vai de Beatles para bebês, Mozart, uma coletânea de clássicos dos mais variados, Canções de Ninar, Palavra Cantada até Sade Abu e Norah Jones. E sempre, mas sempre mesmo, em toda soneca ou hora de dormir, a música o acompanha e embala seu soninho. E eu tenho absoluta certeza da memória musical intrauterina dele. Como eu sei disso? Bom, uma das músicas que fazia ele mexer muito na barriga era "Por Elise", sempre que eu ouvia essa música ele mexia muito, chutava, ficava louco na barriga. Depois que nasceu, é só colocar essa música e ele automaticamente vai se acalmando e dorme.

Bom, mas você vai me perguntar como a musicalização infantil entrou nessa história. Pois bem, como já era de imaginar o Chico virou fã de música, de parar tudo o que tá fazendo quando passa um clipe na tv, ou mesmo dançar com a cabeça com um comercial e apontar pro som quando está desligado.

Então um amigo me falou do projeto de Musicalização Infantil da UFPR. Ele havia matriculado os filhos e achava que ainda tinham vagas. Liguei correndo pra eles, mas segundo a moça que atendeu as vagas já haviam sido preenchidas. Mas ela me falou pra aparecer no dia da aula e conversar com a professora, quem sabe eles não abriam uma exceção.

A turma de bebês era aos sábados, 9:30h da madruga. E lá fui eu, com bebê nos braços, num frio tipicamente curitibano, munida do meu charme incrível de mãe de primeira viagem, batalhar pela tal vaga pro Chico. Claro que a professora se encantou com ele e a vaga estava garantida! Eba! Desde então, todo sagrado sábado estamos lá, faça chuva, frio ou sol - pra Francisco curtir, brincar, cantar, bater palmas e interagir com outras crianças.

OgAAAI5ndnOEwytpP3JApzVG3lWJgz4AGuWt_TLdPSitEUUKGLvzaegiOunK2TRqJwPIJ9pASP0YFVmcLs1lZuBchyAAm1T1UPLOXMNIAXa91_0hrYo2zmgYWbxb1




[caption id="attachment_454" align="aligncenter" width="367" caption="Francisco durante a aula, com toda a turminha!"]Francisco durante a aula, com toda a turminha![/caption]

Ele começou a música quase junto com a escola e a interação com outras crianças do mesmo tamanho também. E fissurado do jeito que sempre foi por música, logo estava totalmente ambientado.

Mas você vai me perguntar: ele nem tinha um ano ainda, como é aula de música pra essa idade?

Claro que ele não fica sozinho lá e sai cantando e dançando todas as músicas. A aula para os pequenos é acompanhada dos pais que interagem junto, cantam, babam e ajudam o pequeno a participar e sociabilizar. O desenvolvimento deles é visível em cada nova aula. O Francisco no começo não participava tanto, mas logo começou a imitar as coreografias das professoras e em casa eu estimulava cantando as mesmas musiquinhas no banho e nas brincadeiras.

O projeto é muito bacana e vale a pena participar. No final do semestre foi feita uma aula aberta para pais e familiares babarem por seus pequenos músicos.

Se você é de Curitiba e quiser conhecer o projeto, acesse o site deles aqui. Mas com certeza em sua cidade deve haver algum projeto parecido. Vá conhecer e, se puder, leve seu filho. Está provado que a música é essencial para o desenvolvimento do bebê. Não só pelo gosto musical, como também por seu intelecto e capacidade de raciocínio lógico.

Especialistas são categóricos em afirmar que não há idade certa para a criança entrar em contato com os instrumentos musicais. “Desde bebê é importante estimulá-la a bater um tambor ou somente tocar nas teclas de um piano. E, com o crescimento, ela começa a criar sua própria identidade e é capaz de escolher os instrumentos que mais a agradam”, ensina a pedagoga Érica.

E se você ainda tem dúvidas que a música é extremamente importante para o desenvolvimento do seu filho, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, descobriram que após seis meses tendo aulas de piano, crianças pré-escolares tinham desempenho 34% melhor em testes de raciocínio do que aquelas que não tinham nenhum treino. E também que a música é capaz de facilitar o aprendizado da língua oral nativa e mesmo estrangeira.

A musica é muito importante para as crianças em todo o período de desenvolvimento. Portanto, estimule seu filho a desenvolver seu talento musical. Você não vai se arrepender.

bjinhos,

;o)



14 comentários:

Xanda disse...

Pilar! É louvável que os pais se preocupem desde cedo com a educação musical de seus filhos, ajudando-os a criar discernimento do que é música do que não é. Se fosse sempre assim, aposto que esses tantos lixos musicais consumidos não somente pelas crianças, mas tb como por adolescentes, jovens e adultos - como os últimos sucessos de latino, créu, daco é bom, etc. - jamais fariam sucesso. Esperamos que agora, com a volta do ensino da música nas escolas, esta curva descendente da música brasileira comece a subir.

thais rosa disse...

nossa, o caio tem 1 ano e 4 meses e simplesmente AMA música e instrumentos musicais. ele não faz musicalização, mas estou pensando em colocar, aqui na UFScar também tem! o mais engraçado é que ele vê um instrumento, pega e sai tocando, às vezes sem ninguém ensinar!
adorei o post, é um assunto bacana e sua história serve de estímulo para outros pais investirem na musicalização dos pimpolhos!
beijo

blogdagravida disse...

Super legal! Sempre fui de cantar muito (não sou afinada, mas eu moro num lugar isolado hahaha) e ouvir música o tempo todo. Será que isso vai influenciar meu filho a ser musical também? Ele não tem muita opção no momento, é obrigado a ouvir o que eu ouço... hehehe Fiz umas experiências e acho que já sei qual tipo de música ele gosta. Dependendo do estilo, ele fica quietinho (não sei se dorme ou se tá curtindo o som...) e outras fazem minha barriga tremer...(não sei se está dançando e curtindo...ou se está detestando e tentando tapar os ouvidinhos).

alessandrapilar disse...

Oi Xanda! Pois é menina, que Deus te ouça! Precisamos mesmo de mais qualidade musical no país. Eu to fazendo a minha parte, tentando instruir meu pequeno para que ele seja um ouvinte seleto e exigente. Vamos torcer que outros pais também façam isso. bjinhos linda... saudades

alessandrapilar disse...

Oi Thais, se puder colocá-lo na musicalização faça! Você vai ver como ele se desenvolverá. E se ele já gosta de música como você falou é sinal de que tem talento, menina! hehe.
Hoje matriculei o Francisco para o 2º semestre aqui e estou ansiosa pra que a aula comece. Ele adora.
Que bom que gostou do post, espero que ele ajude mesmo outras mães com uma dica que eu acho extremamente importante para o desenvolvimento dos pimpolhos. bjinhos

alessandrapilar disse...

Acho que você já está passando essa influência pro baby com certeza. E é tão gostoso começar a perceber como é a reação do pequeno com as diferentes músicas né? Eu fazia muito isso e sempre sentia as que ele curtia mais. E hoje quando escuto as mesmas músicas eu percebo que estava certa.
Uma coisa que eu sempre fazia enquanto estava grávida era dançar. Eu tocava a barriga e dançava. E hoje ele ama dançar no colo do pai ou no meu. Que incrível é essa memória intrauterina, né? Fico espantada. hehehe
bjinhos

Paloma disse...

Que legal, a minha entrou na musicalização com 1 ano e até hoje é louca pela professora (que é vocalista de um grupo). Ela já saiu, mas faz aulas de música 2 x por semana na escola, o que eu acho o máximo!
E, como sempre ouvimos música clássica em casa, ela já se habituou e curte também.

Paloma disse...

Ah, te linkei, tá? Beijos.

Luíza disse...

olha aí esse nenem lindo de morrer!

eu ainda nao tive tempo pra ler o post todo mas prometo que vou tentar mais tarde, ok? até pq é um assunto q mto me interessa.

pois bem, eu fiz música ao mesmo tempo que me alfabetizei (fiz dos 5 aos 12 anos) e vejo o tanto que isso influenciou na minha coordenação motora, no raciocínio lógico, na sensibilidade musical, na facilidade com aprender outras linguas, dentre tantas outras coisas.

enfim, nao sei ao certo o que é genético, o que vem da música, ou sei lá mais o que.
só sei que tenho certeza de que vai ser bom pro seu filhote :D

bjosss

alessandrapilar disse...

Oi querida, venha sim!
Eu acredito totalmente que a música faz a criança desenvolver muito. E tenho percebido muito isso no meu pequeno, ele se desenvolveu muito depois da aula de música.
bjinhos querida!

Quer ganhar um CD da Musicalização Infantil? « Conversa pra Mãe Dormir disse...

[...] que eu falei sobre o programa de Musicalização da UFPR, né? Pois então que hoje o Francisco fez a sua 2ª apresentação pública no Teatro da Reitoria [...]

Dando o ar da graça! « Conversa pra Mãe Dormir disse...

[...] pra casa. Se vc ainda não participou, corra lá no post e deixe sua frase. Você pode ganhar um CD da Musicalização Infantil da UFPR. ê... coisa boa brincar na [...]

Maria Elenice disse...

Eu sou uma professora, e trabalho com o berçario.
Sou da cidade de maringa. Fazendo uma pesquisa me
deparei com seu trabalho, e fiquei fascinada, pois sempre
gostei de trabalhar musica com bebês.
Gostaria muito de entrar em contato, com a pessoa responsavél
por este projeto, peço por gentileza se for possivel que entre em contato
comigo. Deixo aqui meu e-mail: dmariaelenice@hotmail.com.
Desde ja agraço a atenção.
ps: eu fiz uma oficina de musicalização para bebês ai em Curitiba no
centro Guido Viaro.

alessandrapilar disse...

Oi Maria Elenice, seja bem vinda ao Conversa.
Bom, pra entrar em contato com o pessoal da Musicalização você deve entrar no site deles, o endereço é: http://musicalizacaoufpr.blogspot.com/. Lá você poderá tirar mais dúvidas sobre o trabalho e conhecer um pouco mais.
Bjos

Related Posts with Thumbnails