quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Você é mãe? Então cuidado com a língua!

Já dizia minha mãe: "Língua não tem osso, filha!"

Você não entendeu? Pois é, ontem eu vi que esse ditado antigo é mais do que verdadeiro e a partir de agora vou sair por aí com uma viseira. Tudo pra não levar uma baita "cusparada" na testa.

Li em algum lugar que toda mãe deveria comprar uma viseira logo que seu filho nascer, pra não pagar o mico de ter que admitir que nunca vai acontecer determinados tipos de coisas, e elas acontecerem. É a mais pura verdade. Eu mesma já tive que engolir trocentos sapos em situações que eu dizia que nunca ía permitir que meu filho fizesse. A primeira delas foi a chupeta, tive que dar a mão à palmatória e me render à ela.

Mas ontem aconteceu outra situação, a pior de todas, aquela que eu sempre critiquei em outros pais. Pronto, lá veio mais uma cusparada bem no meio da minha testa de mãe de primeira viagem!

Ontem fomos protagonistas da mais linda e espetacular cena de birra da história dos supermercados curitibanos. Mas quando eu falo de birra, eu não to falando de um chorinho básico, comum nas idas ao supermercado, não! Eu to falando de birra das boas - de ficar vermelho e chorar até ficar sem fôlego. Sabe o que é isso?? Não queira saber.

Pois é, ontem foi um dia cansativo pro meu pequeno. Começamos indo ao pediatra, e dr. Mário é totalmente profissional, aperta tudo até a exaustão. A braveza do Chico começou aí. Fomos eu, Gel e o próprio doutor pra segurar um toco de gente de 9kg e 80 cm. Consegue imaginar a cena? Terminada a consulta e seguros de que ele está mais do que saudável, rumamos ao supermercado.

No caminho ele cochilou no carro, tranquilo que só. Chegamos no super e tivemos que acordar o baixinho: Problemas à vista. Já instalado em seu bebê-conforto lá fomos nós às compras. Até aí tava tudo bem, ele brincou com as caixas de fósforo, com os guardanapos e com mais uma série de coisas que não tem risco de espatifar no chão. Depois de deixar cair coisas quinhentas vezes no chão, resolvemos não juntar mais a caixinha que ele estava segurando.

Pronto! Tava armado o circo e o espetáculo deu início.

Com pessoas olhando indignadas para aqueles dois pais, que tentavam em vão manter a calma e continuar as compras, e com o meu lindo anjinho de olhos azuis se esgoelando sem parar, foi uma cena digna de novela.  E marcamos UMA hora de choro ininterrupto. Sem trégua pra chupeta nem pras gracinhas de mulheres e senhorinhas bem intencionadas. Cada vez que alguém se aproximava do carrinho a birra duplicava, quadruplicava. Já tava quase implorando pra ninguém mexer mais com ele.

Eu e o pai, atônitos, tentávamos manter o controle diante da situação e lembrávamos as nossas próprias caras há somente um ano atrás, quando ele ainda não existia e presenciamos cenas apavorantes como essa. Na minha santa ignorância eu criticava os pais dizendo que eles deveriam agir, que os filhos não deviam tomar o controle da situação, bla blá, bla blá, bla blá!

Pois bem, hoje eu engulo mais um sapo e levo mais uma cusparada bem no meio da testa. Não, não foi culpa minha nem do pai dele. E até alguns minutos antes estava tudo bem. E mesmo pegando no colo ou brigando, ou sendo enérgica e tentando educar, ele não calava a boca.

Entramos no carro e ele berrou em todo o trajeto para casa. Sono, fome ou sei lá o que.

O fato é que ontem eu enfrentei a maior birra da história!

Ufa. Chegando em casa, dormiu como um anjo. Nem parecia o mesmo moleque.

Minha mãe olhou e sabiamente falou: Viu? Língua não tem osso.

Então você que é mãe de primeira viagem, não saia por aí criticando outros pais que deixam o filho fazer o que querem. Nem sempre a coisa é por aí.

Cuidado pra não cuspir pro alto, tudo que sobe sempre desce!

Conselho de mãe e amiga!

bjinhos,

;o)

12 comentários:

thais rosa disse...

falou e disse.
depois que virei mãe parei de falar da criação dos filhos dos outros. rá! (mas ainda bem que ainda não rolou um birra homérica dessas por aqui...)
beijo

alessandrapilar disse...

Oi Thais, bem vinda ao Conversa.
Pois é menina, aguarde que daqui a pouco a birra deve rolar, acho que nenhuma mãe está livre disso. hehe.
Bjinhos e venha sempre!

Mãe do Pitoco disse...

Adorei seu blog tb. Vc não vai acreditar, mas seu bebê se parece muito, muito, muito com o meu! Tem fotos aqui que parecem ter sido tiradas do meu Pitoco. Eu, hein! hahahaha Beijocas, vou colocar seu blog na minha lista.

alessandrapilar disse...

Oi menina, que legal. Eu fiquei curiosa pra conhecer o Pitoco. hehehe. bjinhos e venha sempre.

Beta disse...

Olá, encontrei seu blog pelo blog de outra mamãe e estou aqui dando uma "fuçadinha" Adorei!!!

beijos

alessandrapilar disse...

Olá Beta, seja bem vinda! Espero que goste e venha mais vezes. Bjinhos

Elen (dannah5) disse...

Alessandra, desculpe a demora na resposta, mas aqui ta um fuzuê que to quase partindo de casa e fugindo! hehe

Olha, eu tbm ficava assim quando a Amanda estava com 1 ano e pouco, ela nao chegava a fazer escandalos de causar tanto problema, mas se jogava no chao, gritava, chorava, enfim, o repertorio basico das crianças!hehe

Mas isso depois melhora, eh fase, uma meio longa mas passa, pq agora ele nao sabe demonstrar insatisfaçao, irritaçao, etc.. sem ser fazendo escandalo, a medida q começar a aprender a se expressar melhor isso vai diminuir, agora tem um detalhe, criança com sono e fome eh INSUPORTAVEL e nao tem nada q a gente faça que amenize, acho q eles sentem dor mesmo, pq eles ficam desesperados e isso eh criança em geral, a Amanda tem quase 4 mas fica chata pra caramba, pirracenta, reclamona, implicante quando ta com sono.

Uma tatica q funciona pra "aliviar" um pouco o stress na rua eh doce, coisa q nao costumamos deixar em casa na rua a gente deixa aqui, entao tenho sempre uma jujuba na bolsa, ou uma balinha de iogurte, etc.. e ai isso ajuda, nao resolve, mas ajuda!Heheh
Ai entra a historia do açucar, nao mata, nao faz bem mas de vez em nunca ta tudo tranquilo!hehe Eu nao sou radical em nada, ate pq tenho um marido chocolatra e viciado em coca cola, to ferrada se quiser ser!

Adorei conhecer seu cantinho, vou te linkar tbm!!

Beijocas no seu lindo menino!

alessandrapilar disse...

Olá Elen, seja bem vinda!!! Pois então, acho que a birra foi mesmo por culpa da mistura sonoxfomexcansaço, pois ontem repetimos a dose e ele ficou numa boa, curtiu bastante todo o tempo e até ficava na maior simpatia com as pessoas. O que eu mais estranhei aquele dia é que o Francisco não costuma chorar, nem fazer esse tipo de coisa. Mas enfim, serviu pra aprendermos que toda criança passa por isso, né?
bjinhos e venha sempre!

blogdagravida disse...

Nunca critiquei, nem julguei pais nessa situação. Pelo contrário: sempre olhei com admiração a coragem dos pais que enfrentavam o dramalhão do filho e conseguiam controlar a ferinha. Agora, grávida, parece que tenho me deparado muito mais com cenas assim (ou comecei a reparar mais, né? hehehe) e o primeiro pensamento que me vem é sempre: "ó, JisuisCraisti, como vai ser quando chegar a minha vez?" hehehehe Beijo, boa semana!

alessandrapilar disse...

Você tá mais que certa menina. A gente tem é que ficar com o bico bem fechado quando presenciar cenas desse tipo. E eu torço pra que você não passe pelo mesmo. Te juro que é desesperador não ter o que fazer numa hora dessas. hehehe. bjos e boa semana.

Lauro disse...

A criança sabe com quem pode fazer beicinho. Nunca ouviram ninguém dizer "ou come tudo, ou chamo o tio fulano". Seja o tio fulano.

alessandrapilar disse...

Oi Lauro, pois é a mais pura verdade. A criança sabe mesmo com quem pode ou não fazer manha. Ainda não consegui ser o tio fulano.. hahaha.
bjinhos
;o)

Related Posts with Thumbnails