quarta-feira, 12 de maio de 2010

Como estimular o bebê.

Essa semana comprei um livro maravilhoso com atividades para estimulação infantil. Pena não ter adquirido o mesmo logo que o Francisco nasceu. Recomendo o livro como um belo investimento pois é maravilhoso, além de ricamente ilustrado com desenhos e fotos maravilhosas. O livro chama-se "150 jogos para estimulação infantil" da Editora Ciranda Cultural (vale a pena conferir outros títulos da Editora, eu estou encantada com muita coisa deles, logo vou comprar outros).



O livro propõe jogos e atividades para estimular o bebê desde o nascimento até os 3 anos. E é todo dividido por etapas.

Lendo o mesmo me surgiu a ideia de publicar algumas atividades propostas no livro para que você possa trabalhar com o seu bebê, mas vale a pena comprar pois tem muita coisa bacana, viu? Fica a dica! Então farei uma série com atividades para estimulação infantil com o que eu encontrar de mais bacana nesse livro e em outros artigos por aí.

Continue lendo...


PS: Esse não é um post patrocinado, não estou ganhando nada pra falar do livro e fazer a propaganda. Só estou repassando pois é realmente muito bom e vale a pena!

Como o Chico já está com 2 anos, vou hoje postar uma atividade proposta pra essa faixa etária que eu achei bem bacana. Em outros posts publico atividades para outras faixas etárias, para ajudar mamães de filhotes de toda idade, ok?

Atenção: vou publicar o texto tal qual está no livro, ok?

Série: como estimular seu bebê


Capacidades que serão desenvolvidas com as atividades:

- Capacidades Sensoriais: referem-se ao desenvolvimento dos sentidos.

- Capacidades Psicomotoras: por meio delas, a criança aprenderá novos movimentos ou aperfeiçoará os que já sabe fazer.

- Capacidades Cognitivas: estão relacionadas ao desenvolvimento da memória, da atenção, da criatividade, da expressão, etc.

- Capacidades Sociais: graças a elas, o bebê se relacionará com as outras pessoas e conhecerá normas sociais.

- Capacidades Afetivas: são elas que levarão a criança a se expressar de um modo espontâneo, aliviarão as tensões, serão responsáveis pelo desenvolvimento de uma certa autonomia, etc.

O Terceiro Ano - de 24 a 36 meses


(Trecho extraído do livro 150 jogos para estimulação infantil - Ed. Ciranda Cultural)

A criança, do seu segundo aniversário até os três anos:

- anda, corre, pula, dança, joga bola e imita ações mais complexas;

- roda e se balança;

- pula sobre um pé só com ajuda;

- revela se é destro ou canhoto;

- gosta de fazer as coisas "do seu jeito"; (o Chico começou a fazer isso beeeem mais cedo)

- expressa sentimentos de amor e raiva;

- continua dizendo "não" com frequência; (aliás só dizem não, na maioria das vezes!)

- usa o nome das coisas para se referir a elas;

- diverte-se brincando com outras crianças, mesmo que não goste de compartilhar seus brinquedos;

- pendura-se nas coisas se o segurarmos pela mão;

- anda nas pontas dos pés e é capaz de andar de costas; (o Chico adora andar nas pontas dos pés!!!)

- consegue andar um um triciclo pequeno;

- começa a controlar a bexiga e as evacuações durante o dia; (aqui não chegamos nessa fase ainda, Chico só avisa depois que já fez, quando avisa!!!)

- veste-se e despe-se sozinho; (mais despe-se do que veste-se, como gosta de andar pelado o meu pequeno, apesar do friozinho Curitibano) e

- entende instruções simples e combina várias palavras.

Atividade proposta: O EFEITO DOMINÓ


(Devo explicar que escolhi essa atividade pois é uma coisa que o Chico adora fazer - construções. Ele fica horas montando coisas e brincando com lego. Então acho que ele vai adorar essa atividade. Vamos tentar?)

Todas as crianças nesta idade adoram brincar de construções, tanto fazê-las quanto derrubá-las. Nosso filho pode passar um bom tempo, por exemplo, com as peças do dominó.

- podemos brincar tanto no chão quanto em cima de uma mesa.

- Entregamos as peças para que ele faça construções e brinque com elas.

- Como sempre, se for necessário, fazemos uma pequena demonstração do que pode ser realizado com as peças e, depois, damos a ele total liberdade para brincar.

- Ensinamos-lhe a colocar as peças "de pé", uma ao lado da outra, para que, quando dermos uma pancadinha na primeira, as demais comecem a cair, causando o chamado "efeito dominó".

- Nosso filho deve tentar fazê-lo sozinho quantas vezes quiser e, com a nossa ajuda, poderá tentar enfileirar peças de diferentes formatos e até mesmo figuras.

VARIAÇÕES: Se for necessário, pode-se brincar com vários jogos de dominó para fazer construções maiores, mas é conveniente começar com poucas peças e aumentar a quantidade aos poucos.

SERÁ POSSÍVEL:

- Favorecer a sensibilidade tátil da criança;

- Propiciar-lhe a aquisição de destreza e firmeza na coordenação visomotora em movimentos de precisão.

- Inventar brincadeiras de construção criativas;

- Estimulá-la a persistir para conquistar o que deseja.

Objetivos atingidos com a atividade: Objetivos Sensoriais, Objetivos Psicomotores e Objetivos Afetivos

Espero que tenham gostado!

bjinhos

;o)

9 comentários:

Cristiane Martins disse...

Minha bebê tem 3 meses e é agitadíssima, parece que nada é suficiente pra ela brincar, móbiles, pelúcias, dvds, canais de tv, nada... fico fazendo firulas na frente dela, faço de tudo pra tentar cansar a danada, mas a energia dela parece interminável... quando tento fazê-la dormir parece que estou obrigando ela a pegar no sono... um horror...
Tem alguma atividade legal pra bebês dessa idade?
Na verdade eu não quero estimular, eu quero é cansar ela mesmo, gastar as energias hehehehe

Fabiana disse...

Também comprei um livro estímulos para bebês e achei muito bom. O nome é Pekip - brincadeiras que estimulam. Tem inclusive idéias para fazer os próprios brinquedos. Bem bacana!
Bjocas

monica santiago nunes disse...

como faço para adquirir este livro?

alessandrapilar disse...

Olá Mônica, seja bem vinda ao Conversa!
Bom eu comprei o livro na Fnac aqui em Curitiba, mas se vc clicar no link com o nome do livro no post, vai ser redirecionada para a página de compra da editora e pode adquirir o seu diretamente com eles! bjão

alessandrapilar disse...

Oi Cris, bem vinda ao Conversa!
Bom, o livro sugere diversas atividades para bebês de todas as idades, inclusive para a fase da sua bebê. Mas não sei bem o que sugerir para cansar ela não... hehe. Na verdade, meu pequeno era assim ativo, e a gente fica um trapo, né? E pra piorar ele não dormia nadinha, nem durante o dia, nem a noite! O que vc pode fazer é dar uma espiada no post "Todo bebê deve ter uma rotina sim!" aqui do blog mesmo, talvez ela esteja precisando de uma rotina pra entrar na linha... hehe. O livro poderá te ajudar com atividades para estimular e desenvolver a capacidade física e mental dela, mas acho que pra que ela fique mais tranquila só mesmo uma rotina estruturada poderá ajudar. Espero ter ajudado!
Volte sempre e conte-nos o que fez para mudar essa situação, ok?
bjinhos
;o)

Isabella disse...

Olá Alessandra!!

Eu já vim aqui no seu blog uma vez, quando escreveu sobre as aulas de musicalização da UFPR, pois este seu post foi comentado uma vez no nosso grupo de professores da musicalização. Aliás, gostei muito deste post.

Que legal vc aparecer lá no meu blog!! Gostoso compartilhar as experiências nossas e de nossos pequenos.

Adorei esse seu último post e vou dar uma olhada no livro. Adorei seu blog e vou indicar pra umas amigas que acho que vão gostar tb!!

Estou te seguindo lá no twitter e vou seguir aqui tb!!

Beijos...

alessandrapilar disse...

Oi Isa!!! Que bom ter você por aqui!
Que bom que gostou do post! E sempre vou atualizar com novas dicas de como estimular o bebê. Venha mais vezes e indique pras amigas!!!

Obrigada, querida!
bjão

Como estimular seu bebê: o primeiro ano « Conversa pra Mãe Dormir disse...

[...] estimulação infantil para bebês de 0 a 3 meses, papo de mãe trackback Como prometido a série Como estimular seu bebê está de volta. Agora vou transcrever um pouco do primeiro ano do bebê e uma atividade para ser [...]

Anônimo disse...

Amei vou comprar este livro sim! Já que tenho dificuldades em prender a atenção da minha pequena... muito legal esta dica.. Thayse

Related Posts with Thumbnails