segunda-feira, 28 de junho de 2010

Como tirar giz de cera da parede???

É aconteceu comigo!

Qual mãe não se desesperou diante da primeira travessura do filho a ponto de não saber o que fazer?

Qual mãe não sentiu vontade de sentar e chorar feito criança se deparando com uma arte daquelas bem feitas?

Pois então que eu não sou diferente e ontem passei por uma dessas situações.

Francisco está numa fase artista. Artista em todos os sentidos: desinibido com a câmera fotográfica, faz pose e se diverte vendo a própria imagem na tela. Adora assistir os vídeos que eu filmo dele, acha o máximo e se reconhece no filme, totalmente à vontade. E artista também na pintura. Ama desenhar e passa muito tempo se divertindo em sua mesinha com "pepel" e "ápis" (e traz os desenhos para que eu os coloque na geladeira em sua exposição particular).

continue lendo...




Então que ontem ele estava com seu copinho de giz de cera e seus papéis distraído desenhando. Eu aproveitei a deixa pra fazer algumas coisas em casa enquanto não era solicitada. Em exatos dois minutos que deixei ele na sala com seus papéis e fui tratar da vida na cozinha notei que a sala estava por demais silenciosa. E silêncio aqui em casa agora é sinal de "travessura à vista". Pois é, voltei pra conferir o que estava acontecendo e me deparei com uma linda pintura nova na parede da sala, como vcs podem conferir na imagem abaixo!

[caption id="attachment_805" align="aligncenter" width="368" caption="A pintura!"][/caption]

No tempo entre chegar na cozinha e voltar pra conferir o meu "Chico Dalí" tinha feito esse estrago. E agora? Foi a primeira coisa que me passou na cabeça. Caramba, será que vou ter que comprar tinta e pintar a parede? Desespero total.

No meio disso tudo resolvi buscar ajuda de "Mestre Google" sobre o que fazer num caso desses. Alguma outra mãe desesperada que certamente já passou pelo drama deveria ter uma solução para isso, digitei: como tirar giz de cera da parede. Entre mais de 12.200 resultados tinha de tudo, desde passar miolo de pão (?), raspar a parede com uma faca até retirar todo o excesso, passar álcool, esponja e detergente (sem água) até pintar a parede com tinta lavável. Ok, pintar a parede era exatamente o que eu estava querendo evitar, essa dica foi descartada e só voltaria a ela se fosse extremamente necessário.  Achei meio improvável que miolo de pão tirasse o giz e limpasse tudo, e álcool eu sabia que não tirava. Então vamos tentar a esponja e o detergente.

E lá fui eu, munida da minha super esponja e do pote de detergente esfregar a parede e tentar educar o filhote ao mesmo tempo, mostrando pra ele que aquilo não devia ser feito novamente, pois ele tava vendo o trabalhão que dava pra tirar e tal. Ele ouviu tudo atentamente, dizendo vez ou outra: "Chichico que fez?" hehehe. É sim, foi o Chico que fez sim. Muito feio.

O resultado tá aí:

[caption id="attachment_806" align="aligncenter" width="368" caption="Depois de muita ginástica, esponja e detergente!"][/caption]

Sai tudinho amigas mamães desesperadas com o filho arteiro. Claro que eu ganhei alguns músculos pois não sai assim tãããããooo facilmente. Tem que se matar de esfregar esfregar com vontade e ter bastante detergente disponível. Mas o importante é que sai sim. Tudinho. Ufaaaaaa... palmas pra mestre Google que me salvou de ter que pintar a parede!

E #ficaadica pra quem, como eu, tem um filho artista! hehehe.

bjinhos,

Ale e Chico Dali

;o)

18 comentários:

Cynthia Santos disse...

Alê, sabe que eu até já pensei em pintar o quarto do filhote com tinta lavável, ou então comprar aquele giz lavável? Bom saber que tem jeito...ehehehe Arthur ainda não descobriu as paredes, mas adora riscar o chão (!) e os móveis...ehehehehe
Obrigada pela dica!!
Beijo grande, depois mostra os braços saradões, hein?!

fernanda disse...

Menina, aqui em casa tá igualzinho e detalhe, meu filhote tem a mesma idade do Chico, hoje 2 anos e 2 meses, o dia em que ele riscou a parede (por sorte) foi com um giz que sai, mas este giz que sai ele quer riscar tudo, inclusive as mãos e os pés, os móveis, tudo tudo tudo, e eu fico só no nãooooooooooooooooooooooooooooooo
minha amiga liberou 1 parede da sala pra filha dela pintar a vontade e depois disse que pinta em cima....rs eu não consegui... entra lá no blog postei esta semana sobre 2 brinquedos super legais para a idade deles, e é de pintar, e não suja a casa da mamis...rs, eu adorei www.mammamini.blogspot.com
um super beijo, é isso aí, nossos pequenos artistas né? rs rs rs

sueli disse...

adorei a dica rs tenho 7 netos ki sao uma bençao com um giz ou uma caneta nas mãos . bjs obrigada pel dica

alessandrapilar disse...

Oi Sueli, seja bem vinda ao Conversa!
Que bom que gostou da dica! E dá certo mesmo.
bjão e venha sempre!

alessandrapilar disse...

Oi Fer, seja bem vinda ao Conversa!!!
Pois é, eu tava pensando em liberar uma parede ou criar um mural no quarto dele, com algumas cartolinas pregadas, sei lá. Mas ficar pintando a parede da sala pra limpar não dá né? Eu vi as dicas de brinquedo do teu blog, menina adorei! Mas não encontro esse tipo de brinquedo educativo aqui em Curitiba. Se vc tiver como ver um site ou algum fornecedor daí pra me indicar, te agradeço! Tínhamos uma loja que tinha esse tipo de brinquedo, mas fechou. Agora só se encontra brinquedos normais. Enfim. Ah! Tô acompanhando a tua sina com o desfralde e estou relutando um pouco em iniciar o desfralde aqui, pois acho que o Francisco ainda não está preparado. Talvez agora em julho, eu tenha mais tempo pra me dedicar a isso, vamos ver. Ah! Eu tenho o mammamini como favorito no Achados e Perdidos, meu blog pessoal. Vou adicionar aqui tbém.
Bjinhos e venha sempre!!! Vamos trocar figurinhas já que nossos pequenos tem a mesma idade!! hehehe

alessandrapilar disse...

Oi Cy, pois é eu não tinha me preocupado com isso até domingo, quando aconteceu o feito do moço! hahaha. Até então ele desenhava nos papéis dele (e nos meus livros e agenda), mas só. Agora que o moço descobriu que pode pintar outros lugares, vou ter que ficar atenta. Se continuar assim até o fim do ano estou marombada! hahaha.
bjinhos

Geovana Centeno disse...

oi querida vim conhecer o teu blog, te sigo no twitter...sei bem pelo que tu passou hihihi, meu filhote quando tinha a idade do teu nossa, fez um muita riscaria na parede, ate que deu um pedaço pra ele fazer só isso, pois era teimoso feito uma mula hehehe...hoje tem 7 anos e continua teimoso, mas já não risca mais hehehe, vamos ver a Mariana, aiaiai #coisasdemãe né...
Adorei o blog...bjs!

Bruna disse...

Se o Miguel resolver ser artista, ele vai pintar meu papel de parede! Ai meu Deus! hehehehehe Só tirando o papel de parede e colocando outro mesmo! Adorei seu blog! E obrigada pela visita no meu!

Flavia Bernardo disse...

Olá!
Descobri o blog pelo twitter hoje e só pelo que li por alto nos posts, amei!!!

Mais um blog pro meu blogrol diaraio! :)

Ainda não to na fase das artes na parede. Arthur vai completar 1 ano semana q vem. Mas bom saber das dicas!

Beijos grandes.
Flavia
@flaviapbernardo
http://flaviabernardo.blogspot.com

Cyntia disse...

Que boa dica!!! Adorei! Vou deixar nos favoritos em caso de necessidade (rsrsrs).
Aqui em casa o problema são as tintas, porque a Laura se acha o Picasso e vive pintando tudo (roupas, paredes, etc), aí a gente agora só compra tinta lavável (a da Crayolla é a melhor).
Lindo o seu Chico. Adorei ele de capira!!
Bjs
Parabéns

alessandrapilar disse...

Oi Geo, seja bem vinda ao Conversa!!!!
Vou visitar teu blog depois!!! Bom saber que a fase passa, tomara! Não aguento mais esfregar parede! hahaha
bjinhos

alessandrapilar disse...

Oi Cynthia, seja bem vinda ao Conversa!
Nunca se sabe quando vamos precisar né? hehehe. Adorei a dica da tinta lavável, vou procurar por aqui.
Venha sempre!
bjinhos

alessandrapilar disse...

Oi Bru, seja bem vinda ao Conversa!
Pois é, Chico começou agora e já está me deixando de cabelo em pé! Agora papel de parede é difícil né? hehehehe
bjinhos

Mulher & Mãe disse...

Oi Alê.
Amei a dica.
Tenho dois artistas em casa também e já passei algumas situações assim.
Mas sabe o que eu faço? Mesmo que o "trabalho duro" seja eu que tenha que fazer e ganhar músculos como vc, eu sempre pergunto quem foi (como são 2, as vezes é enigma) e o responsável me ajuda a limpar. Gosto que eles saibam que as coisas tem consequência.
Eu sempre elogio por ter falado a verdade, mas faço o "artista" me ajudar a limpar.
Mas nunca sai direito.
Adorei a dica.
Amei!!!
Bjos,
Cal
#amigacomenta

Mãe do Pitoco disse...

Detergente! Aqui em casa funcionou. Beijos, beijos

alessandrapilar disse...

Yessss... aqui tbém funcionou!!! E haja braço! hehe bjinhos

alessandrapilar disse...

Oi Cal, seja bem vinda ao Conversa!
Eu fiz isso aqui tbém, flor. Coloquei o moço pra esfregar a parede. Mas ele voltou a fazer mesmo assim!!! hehehe
bjos lindona e venha sempre

alessandrapilar disse...

Oi Flavia, seja bem vinda ao Conversa!!!
Que bom que gostou do blog! Vou lá dar uma espiada no teu e vamos trocando experiências, né?
;o)
bjinhos

Related Posts with Thumbnails