quarta-feira, 7 de julho de 2010

Férias escolares, e agora?

Pois é, Francisco tá de férias na escola!!!

E eu?? Ficando doida! hehe.

Bom, como deve acontecer com a maioria das mães, férias escolares é hora da gente se virar em 20 pra distrair o filhote. Por aqui não tem sido diferente. Eu trabalho em casa, então a coisa fica ainda mais embolada, pois além do trabalho e de todas as coisas que tenho pra terminar essa semana, ainda tem almoço, roupa pra lavar e outras coisas da casa, e tem é claro o pequeno querendo atenção.

Continue lendo...



E é um tal de:

- desce do sofá, filho!

- Não, não mexe aí.

- Ei, deixa meus livros na prateleira.

- A parede de novo, nãããããooooooo!

- Não faz isso, não, não, não, nãoooooooooooooooo!

Eu acho que a palavra mais dita essa semana foi NÃO!

Mas a razão deste post é compartilhar experiências com outras mamães sobre o que fazer nessa hora. Pois a gente continua na labuta e eles querem atenção, lógico! Confesso que muitas vezes recorro à televisão. Nunca fui tão dependente do "Discovery Kids". Já sei de cor as músicas insuportáveis do Hi5, já quase sei de cor as experiências do Sid o cientista. Tem o Peixonauta (esse último por sinal uma genial produção brasileira, com trilha sonora do Paulo Tatit - aquele do Palavra Cantada!), onde o Chico já sabe que pra descobrir as pistas tem que abrir a POP e faz os movimentos com os pés e as mãos, como os personagens Marina, Zico e Peixonauta. Sem falar no Cocoricó, Galinha Pintadinha, Parangolé do grupo Encantar que também dão o ar da graça.

Mas apesar de hoje em dia termos boas opções na televisão para os pequenos, não dá pra ficar só nisso. E temos que arranjar atividades alternativas pra distrair os pequenos nesse período. Pensando nisso resolvi escrever esse post com algumas ideias que podem ajudar outras mamães sobre o que fazer com o filhote nas férias.

IDEIAS DE ATIVIDADES COM AS CRIANÇAS


1. Desenho

O Francisco é louco por desenho e tudo o que envolve desenhar: tinta, papel, giz de cera. Se colocar a mesinha dele, com papel e um monte de giz, ele é capaz de se distrair por um bom tempo. Claro que se estiver muito quieto, convém dar uma espiada pra ver se a pintura não está ultrapassando o papel em outro local não tão indicado como sofás, paredes, cortinas, porta da geladeira, etc. Mas é uma boa dica para outras mamães: incentivem seus filhos à desenhar. Desenvolve muito a coordenação motora deles.

2. Dar um passeio

Às vezes a melhor coisa a se fazer é dar um passeio. Vai ser bom para ele distrair, pegar um solzinho, ver outras crianças. E você pode também espairecer e desestressar. E esse passeio não precisa necessariamente ser um parque ou shopping. Você pode ir até o mercado fazer compra ou alguma outra coisa que seja necessário. O Francisco adora passear de carro, nem que seja pra ir até a padaria, pra ele é uma festa!

3. Envolver a criança nas suas atividades diárias.

Não dá pra sair porque você precisa fazer almoço ou estender a roupa? Sem problemas. Peça ajuda do filhote para essas coisas. O Francisco adora me ajudar a levar a roupa pra lavar e depois estender no varal. Faço desse um momento de distração e ele se sente útil por ajudar. Tira as roupas do balde e vai me entregando para que eu estenda! Claro que você tem que se adaptar e ser meio "The flash" pois ele as tira do balde com tanta rapidez que mal dá tempo de estender a anterior. Mas é um momento bem gostoso de compartilhar com o filhote e ajuda a distraí-lo por um tempo.

3. Experiências na cozinha!

Enquanto faço almoço ou o jantar geralmente o Francisco vem pra me "ajudar". Entrego a ele alguns potes plásticos, colheres de pau e outros utensílios que não ofereçam risco e ele fica se distraindo brincando de fazer comida. Geralmente a brincadeira é ficar empilhando os potes ou fingindo que está mexendo algo dentro do mesmo. Mas ele passa um bom tempo distraído enquanto consigo adiantar a comida. Quando faço bolo, separo um pouco da massa num outro pote para que ele mexa (e se lambuze), depois coloco numa forma de empadinha e assamos junto. Ele fica muito orgulhoso do bolo que é só dele! Essa brincadeira na cozinha é uma delícia. Criança adora se sujar com comida, coloque uma roupa própria pra isso e deixe que ele faça suas experiências. Você vai ver que delícia que é curtir esse momento com seu pequeno.

[caption id="attachment_835" align="aligncenter" width="460" caption="Fazendo bolo!"][/caption]

Bom, agora deixo o espaço para vocês mamães compartilharem o que fazem quando o filhote está em casa de férias! Vamos trocar experiências???

bjinhos,

;o)

9 comentários:

Tweets that mention Férias escolares, e agora? « Conversa pra Mãe Dormir -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by alessandrapilar. alessandrapilar said: RT @conversapramae: Férias escolares, e agora?: http://wp.me/pxCpT-dq [...]

Evary disse...

Ale
Adorei as dicas. Também estou me dobrando para dar conta da filharada. Ontem peguei o Theo e fui dar uma volta de City Tour. Foi um passeio bacana e diferente.
Acho que devemos deixar as férias das crianças nos contaminar e aproveitar para dar uma relaxada também. Caso contrário, a gente acaba estragando as férias deles.
Beijos

alessandrapilar disse...

Oi Evary, é isso mesmo. A gente tem que se desdobrar mas vale a pena. Essa semana termino as coisas que ficaram pendentes e semana que vem saio oficialmente de férias com o pequeno e o maridão. E então serão alguns dias de descanso e pernas pro ar no nosso recanto no litoral catarinense. Mas enquanto ainda tem trabalho por aqui o jeito é se adaptar! hehe
bjinhos

Mãe do Pitoco disse...

Adorei as dicas, e costumo seguir a maioria delas. Lá na escola de Pitos tem Colônia de Férias então, se aparecer um trabalho para mim neste período (tb trabalho em casa), posso ter este recurso à disposição, o que torna a vida de mãe-dona de casa-trabalhadora home office menos angustiante. hehehe
Beijocas

alessandrapilar disse...

Oi querida, pois é pra gente que trabalha em casa sempre tem que dar um jeito de se virar né? Eu não sei se a escola do Ico tem colônia de férias, vou me informar. Pois é uma ajuda e tanto nesse período que eles estão de férias e nós não. Mas é uma boa opção e uma boa dica para as mamães que passam o mesmo que nós também! Bjinhos

lia disse...

Parabéns pelo post, Alessandra. Mandou bem demais.

alessandrapilar disse...

Obrigada Lia!! bjinhos

tatiane disse...

Oi Amiga, adorei as dicas, ainda está distante esta fase do Pedro Henrique, mas vamos lembrar delas com certeza....rs.....adorei a parte que vc está vindo para o litoral catarinense...Te aguardamos...bjs

Cris Martins disse...

Mencionei teu Blog lá no meu.
Bjocas e bom domingão!

Related Posts with Thumbnails