quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Rapidinhas do Chico

Olá pessoas...

Ter filho pequeno é se surpreender a cada dia com as novidades. São pequenas coisas que acontecem no dia a dia que é preciso anotar pra não esquecer. Nesse meio tempo já deixei pra depois diversas coisas que aconteceram e, claro, esqueci quase todas. Então hoje resolvi colocar aqui as novas do Chico, pra não deixar passar batido. Vamos lá?





MENINO EDUCADO:

Francisco tem se mostrado um primor de educação. Tudo o que entregamos a ele vem seguido de um: "BIGADO" ou "MUITO BIGADO". E quando dizemos: "De nada filho", ele repete: "DE NADA".
Ainda está um pouco confuso pra ele o Obrigado e de nada e quando cada um é utilizado, mas tudo bem. O que importa é que ele faça uso, mesmo que errado por hora.

E a mãe aqui fica toda orgulhosa quando ele solta um "BIGADO" espontâneo.

E ele tem usado bastante o: "Depupa, mamãe!" que quer dizer: desculpa, mamãe. Até quando ele não fez nada se desculpa, sei lá por que. Hoje cedo a cortina fechou e ele se assustou, veio correndo me contar e disse: "Depupa, mamãe". Vai saber! hehe

E tem também o "LICENÇA" quando quer passar e estamos em seu caminho.
As palavrinhas mágicas são importantes para as crianças e se aprendem desde cedo vira hábito!


CARINHOSO E BEIJOQUEIRO:

Confesso que essa é herança minha!!! Eu sou pegajosa beijoqueira desde pequena. Eu e minha mãe vivíamos de beijinhos e carinhos. E o Chico é exatamente igual, vive pedindo e dando beijos.
E é uma delícia quando esse pingo de gente vem e te dá um abraço apertado e vários beijos bem melados e sufocantes. Adooooro!

Ele adora também dizer: Eu te amo! E a gente baba que só.

Ontem eu estava fazendo o jantar e ele brincando no cadeirão, esperando o papá. Daí soltou essa:
- Mamãe, mamãe, mamãe!!! (com toda a sua ansiedade).
- O que foi, filho. A mãe agora não pode. (Já achando que era pra pedir alguma coisa).
- Eu te amo, mamãe.

Pergunta se eu derreti! hehe.
Outra coisa que ele soltou do nada (e essa eu não ensinei, veio da cabecinha dele):

- Mamãe, eu te amo láááá em cima (e aponta pra cima).

Provavelmente pra dizer que ama bastante.
Lindo né?


PAPAGAIO:

É, chegamos na fase papagaio. Tudo o que dizemos ele repete, com a mesma entonação que damos. Então agora todo cuidado é pouco. Outro dia soltei um "Ai que saco!" e ele prontamente repetiu: "que saco!"

E repete tudo, tudo, tudo.
Então agora é cuidar com o que se fala perto dele.


BOM EXEMPLO SE APRENDE EM CASA:

Essa aconteceu ontem e foi a maior surpresa de todas. Eu já o havia colocado na cadeirinha do carro pra levá-lo pra escola e não coloquei o meu cinto, já que ainda tinha que abrir o portão pra sair da garagem. Então ele me olhou e disse:

- Mamãe, põe o cinto!

Exemplo, minha gente, exemplo!

Quando vejo uns pais dizendo que não precisa usar o cinto de segurança, ou que deixam seus filhos soltos no banco de trás (já vi diversas vezes crianças da idade do Chico, na própria escola dele, soltas no carro) vejo o quanto estão influenciando negativamente seus filhotes.

Criança aprende pelo exemplo e por imitação. Se você não faz, como quer que seu filho faça o certo. E a questão do trânsito é séria e pode custar a vida do seu filho.

Já ouvi pais dizerem que os filhos não querem ficar na cadeirinha e por isso eles deixam que fiquem soltos. Gente, o Chico nuuunca tentou sair dali. Ele sabe que o lugar dele é na cadeirinha, e ponto final. Não tem negociação nem choradeira. É assim e pronto e ele acha normal pois sempre andou assim no carro.

Eu acho uma falta de amor e cuidado pelo seu filho deixá-lo solto no carro, enquanto você está de cinto, por exemplo. Se você der uma freada bem leve, ele pode simplesmente voar pelo parabrisa do carro.
Pense nisso!

Criança não precisa somente de amor e carinho, mas de exemplo positivo. Faça o certo e seu filho com certeza irá imitá-lo. O contrário também é verdadeiro. Então está em nossas mãos dar suporte para que eles cresçam adultos de caráter.

PALAVRINHAS NOVAS:

- fume: filme
- coier: colher
- gafo: garfo
- fijão: feijão
- piçã: maçã
- Chico juda: Chico ajuda
- muca: música

Essas são as que me lembro no momento, mas tem muuuitas outras no vocabulário dele


Meu carinhoso e beijoqueiro! (fotos by papai Gel)

Ah! Pra quem está curiosa quanto ao desfralde do Chico tivemos que adiar. Ele teve febre na sexta e fomos buscá-lo antes na escola e ficou meio resfriadinho durante o fim de semana, ou seja, nem pensar em começar o desfralde com resfriado e frio. 
Levei no pediatra segunda e tio Mário disse que é só um resfriado mesmo, mas o desfralde foi retardado mais uma vez. 
Seguindo os conselhos das meninas que me deixaram diversos comentários no post anterior, acho que vou esperar esquentar um pouco pra começar o desfralde. Vamos ver.

Bjinhos e até já!
Ale
;o)

6 comentários:

Nine disse...

Ai, eu amo essas historinhas dos pequenos! Fico ansiosa esperando as da minha também! E as fotos estão lindas!!

Beijos!
Nine
www.minhapequenaisis.blogspot.com

Sarah disse...

Uma fofurice atrás da outra! Que demais ele ser tão educado. Concordo com você, o exemplo dos pais é tudo - e isso vale para as palavrinhas mágicas de boa educação e também para o cinto e cadeirinha. Apoiado!
Ah, as fotos estão lindas!
beijo
Sarah
http://maedobento.blogspot.com/

Emi PhotoArt disse...

Ai Ale...
q lindo...
imagino como é vivenciar essas novas descobertas de comportamento do filhote...
fico só imagino qdo isso aocntecer comito ( vai demorar um tempão!!!) hehehhehhehehe

parabéns pelo filho lindo q vc tem...
parabéns por ser essa mãe maravilhosa!
beijos pra vcs!
saudades.

Gelson disse...

hehe,que lindo! esse é meu filho!

Panda Lemon disse...

tem como não ser apaixonada por uma criaturinha dessas? Não tem!!! Ai, que saudade... bjos!

Anônimo disse...

OI amiga, amo ler as histórias do Chico.....não vejo a hora do meu PEDRO HENRIQUE chegar nesta fase..rs
beijos
taty

Related Posts with Thumbnails