terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Saga Desfralde: parte 1.

Ou o Crepúsculo das Fraldas.

Iniciamos ontem uma nova fase por aqui.

Adeus...

Bem vindas:

(Licença poética já que nunca usei fralda de pano, viu?)

Estamos no 2º dia do desfralde e acho que estamos indo muito bem, obrigado!



Vou relatar mais ou menos como está sendo até o momento, só pra vcs terem uma ideia.

PRIMEIRO DIA:

Comecei o desfralde pois o Ico acordou pedindo pra usar "tieca" (cueca), e não houve o que tirasse da cabeça dele. Então resolvi tentar e já que o tempo por aqui melhorou achei que seria uma boa começarmos o que eu estava adiando esperando para fazer já há algum tempo.

Feliz da vida em suas "tiecas" novas começamos o dia com diversas idas ao banheiro porém ele não fazia nada. E era só eu tirar ele do troninho pra fazer o pipi nas calças. E o pequeno ficou tão desesperado de estar molhado, veio correndo me contar e pedir pra eu trocá-lo. (Já contei que o Francisco é meio psico por limpeza né?). Esse primeiro acidente foi bem pouca coisa, só uns pinguinhos de xixi mesmo.

Já no segundo, foi um desastre acidente um pouco mais significativo e ele ficou muito mais do que desesperado, veio correndo quase chorando contar que tinha feito xixi e pedir pra eu trocá-lo. Sentei com ele, expliquei que ele deveria pedir assim que sentisse vontade de fazer xixi, blá blá blá, por que ele agora já era um mocinho, blá blá blá, que não usava mais fraldas, blá blá blá, que usava cuecas, blá blá blá e que usava o vaso como nós.

Levei ele pra aula sem fraldas, na mochila um estoque de roupa e sandália. Conversei com as professoras sobre o desfralde e elas se prontificaram em ajudar.

Quando fui buscá-lo ele estava de fralda, mas tinha passado a tarde inteira sem elas. Claro que aconteceram outros acidentes, só dois durante a tarde, mas elas acharam que foi bem positivo para um primeiro dia.

Saldo do primeiro dia de Desfralde: 6 cuecas molhadas, 3 shorts e 3 calças molhadas e 2 sandálias molhadas.
Total de fraldas usadas: 2

Claro que eu coloquei a fralda pra ele dormir, mas tive que colocar uma cueca por cima da fralda, por exigência dele.

SEGUNDO DIA:

Hoje cedo já tirei a fralda novamente e começamos todo o ritual de: leva no banheiro, senta, pega o livro, conversa, tira do vaso.

No meio de uma ou outra ida ao banheiro: acidentes. A diferença aqui de ontem pra hoje é que hoje ele vinha pedir pra ir no banheiro e já fazia o xixi e ontem ele fazia e depois avisava. Então ele já percebeu quando sente vontade e tem que pedir. Mas ainda não está conseguindo segurar.

Na escola ele ficou a tarde toda sem fraldas e dormiu inclusive! Não fez nenhuma vez na calça. Pediu uma vez e não deu tempo de chegar ao banheiro, fazendo no chão. E foi na segunda vez com outro coleguinha quando a professora convidou e fez um xixizão! Segundo as professoras ele está melhor do que a expectativa já que no segundo dia já entendeu quando sente vontade e não fez nenhuma vez na calça. No fim da tarde elas colocaram a fralda pra ele vir embora.

Sobre o cocô: ontem ele não fez, o que foi bem estranho já que o Francisco faz todo dia, às vezes até duas vezes por dia. Mas pode ser devido à alimentação já que ele anda apaixonado por maçã (que segundo a minha mãe prende).
Hoje ele fez um cocô agora pouco, na fralda. Eu não percebi que ele estava com vontade, senão teria levado ele no banheiro. E ele também não falou. Mas acho que é assim mesmo, tudo a seu tempo e no tempo dele.

Saldo do 2º dia de desfralde: 4 cuecas, 4 calças.
Total de fraldas usadas: 2.

Total em dois dias de desfralde:
- 10 cuecas molhadas;
- 7 calças molhadas;
- 3 shorts molhados;
- 2 sandálias molhadas.

Fraldas usadas: 4 fraldas!
 Economia em dois dias: 6 fraldas a menos!! Rá!

Primeiras impressões como mãe sobre o desfralde:

Eu acho que até agora tem sido bem tranquilo, apesar dos acidentes. Hoje ele já me pediu pra ir no banheiro e já entendeu quando sente vontade, mesmo quando não dá tempo de segurar.

Recomendo que as mamães ofereçam muuuuitas vezes para ir ao banheiro. Tenham paciência, sentem com seus filhotes, dêem atenção, levem seus livros prediletos. Tudo para que eles se sintam seguros. É uma mudança bem drástica pra eles e devem sentir segurança e apoio dos pais nessa hora. Comecem o desfralde somente quando tiverem tempo para dar atenção à criança.

Nunca recriminem quando acontecer um acidente e eles fizerem no chão ou nas calças. Isso pode fazer com que a criança fique com medo e atrase ainda mais o desfralde. Quando o Chico fez na calça eu expliquei que ele tinha que me pedir, mas ao mesmo tempo não o recriminei por ter feito. Falei que era assim mesmo, que ele estava indo bem e que eu iria colocar outra cueca e da próxima vez ele ía me avisar antes de se molhar.

É importante pra criança se sentir segura.

E eu acredito que estamos indo melhor do que eu esperava, pois em dois dias já tivemos muitos progressos. Acredito que até o final da semana já conseguimos desfraldá-lo!

Ah! Algumas mães tem dúvidas quanto a usar o penico ou o adaptador de vaso sanitário (eu também tinha), mas pesquisando na web vi que o melhor para a criança é o adaptador, pois é uma transição a menos para fazer depois, já que ele já está no vaso sanitário. O único inconveniente é quanto a eles não alcançarem o vaso sem ajuda. Mas pensa: você vai deixa-lo fazer xixi e cocô sozinho nesse momento? Não, né? Então dá tudo na mesma. Eu então escolhi o adaptador de vaso sanitário mesmo. Até temos um penico mas o Chico não é muito fã de sentar nele não, nunca foi. Já do adaptador ele gosta.


Um livro pra relaxar!

Mãe, deixa eu me concentrar, vai!

E por hoje é isso. Logo volto com mais novidades sobre a Saga Desfralde!!! Aguardem!

bjinhos
Ale
;o)

7 comentários:

Lia disse...

Parabéns, Alê! E adorei a licença poética das fotos... :)
Quanto ao cocô, eu percebo que Emília está precisando se aliviar quando começa a soltar muito pum. Ela tem só 7 meses e está a anos luz do desfralde, mas já dá pra saber quando ela está prestes a fazer cocô. Até o xixi eu sei: se ela volta da creche com a fralda seca e fica assim até a hora do banho, é certeza que vai fazer xixi assim que vir o chuveiro ligado.

Sarah disse...

Que legal Alessandra, adorei o post. Chico está indo muito bem! Vou continuar acompanhando o desfralde dele para aproveitar as dicas quando chegar a vez do meu filhote.
beijos!

Maria Thereza Pinel disse...

Eu já disse que o Chico é um fofo aqui hoje né! hehe

Ele realmente está indo bem, e isso de as mães terem paciência e sempre perguntarem e lembrarem é muito importante.

O meu irmãozinho está quase parando completamente. Só usa às vezes à noite, e durante o dia temos que lembrá-lo de ir ao banheiro.

Manda um parabéns ai pro Chico hein, que agora ele tá virando rapazinhoo! hehe

Beijo!

Beta, a mãe disse...

OI Ale, ainda não comecei o desfralde por aqui até porque a Bia ainda nem deu sinais, e acho que ainda demora um pouquinho. Seu menino está virando um mocinho mesmo, parece mesmo que vai dar tudo certo, também pensava no troninho, mas acho que o redutor é melhor mesmo. Assim que ela se manifestar eu compro um redutor. As calcinhas ela já tem. Um beijo e boa sorte nessa nova fase.

Rachel, mãe da Sophia disse...

Olá, tudo bem?
Minha Sophia, esta com 1 ano e 11 meses e doida pra tirar a fralda..kkk ela ja arranca sem a maior cerimonia, e vai para a sacada desfilar!!!
Outro dia pegou o mega pinico (oi?)e foi para a sala arrancou o short a fralda e sentou-se feito uma dama..ah pegou o album de figurinhas das Princesas e ficou lá por um longo tempo virando paginas! Eu com uma cliente no telefone...queria morrer de rir..mas precisei ser "profissional"!
Parabéns pelo desfralde tranquilo...vou começar o da Sophia!
bjs

Fernanda disse...

Td bem, eu sou suspeita pra falar do Ico pq sou completamente apaixonada por ele né? Mas ele não é lindo?
Adorei as fotos
Adorei o post
Amo vcs doisss
beijo da Pima

Érica Ilves disse...

Estamos mais ou menos na mesma fase. Primeiro me apresento: Sou Érica, mãe da Maria Clara (com 2 anos e 5 meses. Entrei no seu blog através do Google, pois estava procurando dicas de como retirar giz de cera da parede. Morri de rir (desculpas!), mas hoje quando chegar em casa vou malhar o braço! Depois li o texto do desfralde...estamos nessa também... Ela fica na creche 10horas do dia, e lá irão iniciar o trabalho...Tenho que manter mais no final de semana. Enfim, parabéns pelo Blog...seu filhote é encantador! Bjks *Ü*

Related Posts with Thumbnails