sábado, 11 de dezembro de 2010

Novidade no ar: Dicas da Vivi

Olá pessoas!

Como estão?
Ontem anunciei que hoje teríamos novidades no blog, então estou aqui para contar o que vai acontecer!
Dessa vez não é uma promoção e sim uma parceria muito especial!

Tenho falado muito ultimamente sobre a Musicalização do Francisco e sobre como é importante para o desenvolvimento das crianças o contato com a música desde pequeninos. 

Com 11 meses

A turma concentrada olhando o sapo ... hehe


Pensando nisso resolvi convidar uma profissional da área para falar um pouco mais sobre Música e Musicalização para as mamães! 

Gostaria de apresentar para vocês a Vivian (a primeira professora de música do Chico!!!). 


A Vivi escreverá sobre música toda semana, uma ou duas vezes por semana com dicas e mais sobre o processo de musicalização dos pequenos. 

Espero que gostem pois eu estou muito feliz dela ter aceitado meu convite!

E fiquem agora com a nova sessão do blog: 





"DICAS DA VIVI"

Oi meninas!

Antes de começar o post propriamente dito, queria agradecer publicamente a Ale pelo convite. Escrever sempre foi uma das minhas grandes paixões, mas nunca pensei em fazê-lo profissionalmente. A música tomou conta da minha vida muito cedo e estou realizada no caminho que decidi trilhar. Mas é ótimo, confesso, poder unir o útil ao agradável: escrever sobre música!

À convite da Alessandra, vamos iniciar uma série de posts sobre Música. Falaremos de Musicalização, música para bebês e crianças, quais os instrumentos mais indicados, a idade certa para começar a tocar e todas as outras ideias que forem surgindo pelo caminho. Serão posts rápidos e objetivos, mas se vocês tiverem qualquer dúvida ou quiserem saber mais sobre o assunto que eu escrevi, é só me mandar um e-mail: alecrimformacaomusical@gmail.com

E agora, com todo o meu carinho, O POST:


Fazendo música com seu bebê antes mesmo dele nascer


As pesquisas científicas já comprovaram aquilo que as mães já sabiam: os fetos conseguem escutar e após nascerem reconhecem as músicas ouvidas repetidamente durante a gestação.

O útero não é, definitivamente, o local mais silencioso do mundo. Imagine só: o bebê ouve tanto os sons internos como os batimentos cardíacos da mãe, os sons intestinais, etc, como os sons externos, como as buzinas dos automóveis e a música da loja de departamentos.

Por volta do quinto ou sexto mês de gestação, o sistema auditivo da maioria dos fetos já está em funcionamento. Ou seja, o bebê já pode ouvir – e memorizar – as músicas que a futura mamãe escolher. Pesquisadores norte-americanos demonstraram que, com apenas 3 dias de idade, os bebês reconhecem a voz materna e lembram-se de sons repetidos durante a gestação. Então a chance é essa! Estimular musicalmente seu bebê desde a gravidez. Faça desse momento um prazer pra você e pra ele!

E vocês? O que ouvem com seus pequenos?

No próximo post, falaremos de repertório infantil.
Um beijo.
Vivian


Para saber mais: ILARI, Beatriz. Música na Infância e na adolescência: um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: Ibpex, 2009.

Autora: Vivian Dell’ Agnolo Barbosa é mestranda em Educação Musical e Cognição na Universidade Federal do Paraná e professora de Musicalização Infantil há 10 anos. Desde agosto, é sócia-proprietária da Alecrim Dourado Formação Musical. <www.alecrimformacaomusical.com>

9 comentários:

Débora Agnolo disse...

Sem querer puxar o saco, mas não fugindo muito disso... ADOREIII Vivi!!

Eu, como uma futura mãe de primeira viagem, adorei conciliar dicas de uma super mãe com as dicas de uma super irmã!!

Beijos, beijos

Unknown disse...

AADDOOOREEEIII! Que idéia fantástica Ale!!!! Já dá pra ver a sensibilidade de Vivi, a preciosidade do trabalho que ela desenvolve, nossa, fiquei encantada!!! Parabéns as duas!!! Já gostava desse cantinho e agora, então, ficou ainda melhor! Vou passar aqui mais vezes!

Aqui em casa estimulo demais a musicalidade, mesmo porque já toquei teclado, toco um pouquinho de violão, sou metida a cantora (já me apresentei em alguns lugares..rs.é só cara de pau..srsrs), temos um pandeiro, um caxixi, um tambor, chocalhos, e com isso tudo vamos fazendo a maior bagunça musical!!!

Tô muito feliz com essa iniciativa de voces, mesmo!

Beijocas,

Ivana

Alessandra Pilar disse...

Oi Débora, seja bem vinda ao Conversa! O post da Vivi ficou muito bom né? Venha sempre prestigiar a maninha e essa mãe aqui! hehehe
bjinhos

Oi Ivana
Obrigada e que bom que gostou da novidade! Tenho certeza que a Vivi vai nos dar dicas valiosas para cuidar da musicalização dos nossos pimpolhos! bjinhos

Thaís Rosa disse...

excelente iniciativa, alessandra!
esse é um tema que tem me cutucado muito, pois o caio é extremamente musical, gosta de música, tem facilidade com instrumentos, mas até hoje só foi estimulado em casa, por nós.
recentemente estava pensando se seria interessante colocá-lo em algum projeto de musicalização (aqui onde moro tem um na ufscar), ou se, nessa fase inicial, e sendo ele já "iniciado", poderíamos ir continuando esse estímulo caseiro mesmo....
tenho certeza que os posts da vivi vão me ajudar muito!
beijo

Alessandra Pilar disse...

Oi Thaís, que bom que gostou! Bom tenho certeza que a Vivi poderá tirar algumas dúvidas suas quanto a essa questão. Na minha humilde opinião acho que vc deveria colocá-lo sim em algum projeto de musicalização. Posso comprovar no meu pimpolho o quanto foi importante esse contato com a música desde cedo. Claro que já o incentivávamos em casa, mas o fato de estar numa aula, com outros da idade dele, com uma linha pedagógica definida foi muito importante.
Espero que o Conversa pra Mãe Dormir e a Vivi possam esclarecer dúvidas como a sua, também de outras mamães.
bjinhos querida!

Maria Thereza Pinel disse...

Adorei de mais a nova parceria, e pode ter certeza que estarei aqui em todos os posts sobre música, pois acho super importante para o bebê também!
A Lara dorme ao ouvir o CD que eu colocava à noite enquanto estava grávida, uma graça! Gosto muito!

E a dica do livro de música na infância e na adolescência foi ótimo! Vou comprá-lo assim que tiver um tempinho de ler!
Beijo!

Anônimo disse...

Aiiiiiii que orgulho!! Adorei esse espaço, dicas de mãe pra mãe e agora com toda a arte da Vivi na música para as crianças... Um super parabéns.. e olha eu fui entrando amei e já li um montão de outras coisas que me deixaram mais tranquilas com respeito a minha Duda... vou procurar estar sempre por aqui..bj

Alessandra Pilar disse...

Oi Mamãe Pinel... que bom que gostou da parceria. Tenho certeza que a Vivi vai tirar muitas de nossas dúvidas sobre música. Também acho que vou aprender bastante com os posts dela. E é isso mesmo que eu quero, proporcionar às minhas amigas de blog um pouco de informação de qualidade sobre os mais diversos assuntos. Esperamos sempre por vc, viu?

Oi Anônima! Seja bem vinda ao Conversa!!! Esse espaço é um espaço para nós mamães trocarmos figurinhas sobre a criação de nossos pequenos. Venha sempre trocar comigo! E deixe seu comentário sempre que quiser. Adoro ler os comentários sobre o que escrevo aqui. Quanto à Vivi, ela é mesmo demais. Eu cheguei a trocar o Francisco de turma na musicalização só para que ele continuasse sendo aluno dela! hehe. E estou bem feliz que ela agora faz parte da família "Conversa pra Mãe Dormir".
bjinhos

Vivian disse...

UAU meninas! Estou adorando os comentários de vocês... tomara que eu realmente consiga ajudá-las a melhorar um pouquinho a vida musical dos seus filhotes... porque realmente faz diferença e o Chico está aí pra provar. A musicalização faz bem para a família toda, não é Ale?
Semana que vem tem mais novidades!
Um beijo gigante.
Vivian

Related Posts with Thumbnails