quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dicas da Vivi: Repertório Infantil


Olá Mamães (e papais)!!

Andei sumida, mas agora estamos de volta em casa e para as atividades normais. Logo atualizo o blog com as fotos das férias (que foram muuuuitas - como vocês devem imaginar!). 

Pra iniciar com o pé direito o ano de 2011, vamos logo começar com Música?

A Vivi preparou um post super bacana com dicas de Repertório Infantil e uma promoção pras mamães de Curitiba. Então vamos a isso?

No ar, mais um post da Vivi.
bjinhos
Ale


DICAS DA VIVI: Repertório Infantil


Oi pessoal!
Conforme eu tinha prometido no último (e primeiro!) post, aqui vão algumas informações importantes sobre repertório infantil. Espero que vocês gostem e que esse ano seja o início de muitas discussões, conversas e posts sobre Musicalização.
Um beijo,
Vivi

A infância é um período favorável ao aprendizado musical (como a Ale já disse outras vezes aqui no blog) e os pais, além dos professores e cuidadores, têm um papel fundamental no desenvolvimento de preferências musicais, que servirão para compor o gosto musical das crianças já adultas. Todos nós sabemos que uma criança sente-se confortável com o que lhe é familiar. Exatamente por isso é que eles gostam de repetição! As crianças sentem-se seguras quando sabem o que está por vir. Segundo Albert Leblanc, educador musical e cientista, os primeiros anos de vida são excelentes momentos para introduzir repertórios novos na vida das crianças. Mas, para que isso aconteça, é preciso apresentar a elas um leque de opções, afinal, não se pode gostar daquilo que não se conhece, não é mesmo?

É exatamente por isso que devemos proporcionar um ambiente musical eclético, onde a oportunidade de ouvir e criticar – positiva ou negativamente – é direito de todos. 
Os bebês e as crianças pequenas estão sempre abertos a novos repertórios porque, para eles, o mais importante é o afeto implícito nas experiências musicais – ou seja, o carinho e o sorriso que eles vão ganhar enquanto ouvem determinada música.

As crianças aprendem a gostar daquilo que mostramos a elas no dia a dia, seja através de conversas, passeios, programas de rádio, TV ou CDS que ouvimos na companhia deles e, principalmente, das aulas especiais, como a Musicalização, a dança ou outra atividade direcionada.

Além do ambiente musical que você pode criar na sua casa, a música ao vivo sempre será insubstituível. É claro que, em determinadas situações isso fica um pouco complicado, afinal, não dá pra levar seu bebê de 6 meses no show do Paul McCartney, mas outras situações também são muito válidas. Procure na sua cidade uma opção divertida e segura e saia por aí com seu bebê, consciente de que ele será um adulto mais musical depois das experiências de vocês. Afinal, já disse Albert Einstein: a mente que se abre a uma nova idéia, jamais volta ao seu tamanho natural.

Para saber mais:

*ILARI, Beatriz. Música na Infância e na adolescência: um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: Ibpex, 2009.

*BRITO, Teca Alencar. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.



Autora: Vivian Dell’ Agnolo Barbosa é mestranda em Educação Musical e Cognição na Universidade Federal do Paraná e professora de Musicalização Infantil há 10 anos. Desde agosto/2010, é sócia-proprietária da Alecrim Dourado Formação Musical, que já está com as matrículas abertas para 2011. 
Atenção: Leitoras do blog que matricularem seus filhos até 31 de janeiro ganham um presentinho especial e isenção de matrícula!

5 comentários:

Unknown disse...

Adorei as dicas!!! E que bom que estão de volta!!!

Bjos!

Ivana

Maria Elisangela disse...

Parabéns pelo trabalho, o blog é bastante interessante e as dicas sem dúvida são de grande importância para as mamães.


Abraço,

Maria Elisangela
http://maternarvida.blogspot.com/
www.maternarvida.com.br

Mamma Mini disse...

Ale, muito legal o post, acho o tema super importante, pra quem vive a música na veia acaba passando a musicalidade para a rotina do filho, acho simplesmente o máximo...beijos!

pinkworld disse...

Achei seu blog procurando pelo google e não consigo parar de ler!! Estou grávida de primeira viagem e com 5 semanas!!! bjk

Alessandra Pilar disse...

Ivana, querida... que bom que gostou das dicas.
Estamos de volta sim, mas anda tão corrido que nem consegui atualizar mais. Semana que vem eu prometo que volto com as novidades, ok?
bjinhos

Oi Maria Elisangela, seja bem vinda e que bom que gostou do blog. Venha sempre viu?
bjinhos e vou visitar seu blog tb.

Oi Fê, que bom que gostou das dicas. Acho super importante compartilhar essas informações com as mamães né? E a Vivi vai sempre trazer novidades pra gente! bjos querida! Ah! Parabéns pelo Babybum

Oi Pink, seja bem vinda flor!
Esse espaço é nosso!! Aqui vc pode compartilhar seus medos, dúvidas, alegrias, anseios, expectativas. Sei bem como é estar grávida e querer dividir essa emoção e tirar as dúvidas. Venha sempre tá? Eu e o Chico sempre temos novidades... hehe. bjinhos

Related Posts with Thumbnails