sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Tchau chupeta: como dar adeus à chupeta.

Demorei mas apareci!
Nova vida, nova cidade, novas ideias. Muita coisa boa acontecendo mas também muito trabalho e nada de tempo livre. Esses meses de adaptação na nova vida estão sendo uma loucura sem tamanho.
Chico já está totalmente à vontade na nova escola e também na nova casa. O horário não é lá muito agradável pra quem mora no sul do país... acordamos às 6 para 7:30h ele estar dentro da sala de aula. Mas, como tudo nessa vida, é questão de costume. Já entramos no ritmo e vamos levando. Claro que eu tenho que vesti-lo dormindo, vez ou outra temos um chororô por causa do sono, mas é assim mesmo.

Mas hoje venho aqui anunciar que finalmente Chico deixou de usar chupeta!!!! Ou a famosa "pepepis" como ele gostava de chamá-la
Faz uns dias que aconteceu e eu não tive tempo de compartilhar com vocês.
E essa é a última foto dele com sua amiga "pepepis"!!!!


Tchau Chupeta!!!!

Mas a retirada da chupeta não foi um processo fácil por aqui. Por isso, e como sei na pele que não é simples, resolvi escrever esse post sobre como foi que passamos pela fase e como ele está agora sem sua fiel escudeira. Como sempre o intuito do blog é o de ajudar outras mães que possam estar com as mesmas dificuldades e ajudá-las com a minha experiência.

Como dar adeus à chupeta

Desde o ano passado eu estava disposta a tirar a chupeta do Francisco, já havia feito algumas tentativas, mas estava bem complicado. Esse ano eu tive a ideia de prender a "bichinha" no berço o que impossibilitava que ele andasse com ela o dia todo e quando estava em casa ele tinha que ficar lá dentro do berço para usar. Ele até ía, ficava um tempo e logo desistia por que cansava de ficar lá sem fazer nada chupando chupeta. Deu certo por um tempo, mas por último já estava ficando complicado.

Com a minha separação entramos num outro estágio já que era uma situação nova para o Francisco. Foi separação, ficar longe do pai, mudança de cidade, de casa e de escola. Tudo ao mesmo tempo. Achei que era muita coisa pra cabecinha dele e resolvi relaxar com a chupeta. Já na viagem de vinda ele veio com ela.

E esse foi o meu grande erro, por que eu parei um processo que já estava começado. Com isso ele voltou a usar a chupeta e agora sem trégua; passava o dia todo com ela na boca. Resultado: voltamos ao início e agora a coisa estava ainda mais complicada.

Nesse meio tempo tentei de tudo: entregar para a "fada" em troca de um brinquedo, convencê-lo de que ele era grande e que não precisava mais usar chupeta, e toda a série de enrolações que ele aceitava, pra logo depois pedir a chupeta aos prantos.

Sim, bateu o desespero e eu achei que ele usaria chupeta até a faculdade! Ok, to exagerando. Mas confesso que fiquei meio desanimada e sem esperanças.

Mas não é que um belo dia, estávamos nós numa livraria e ele se encantou por um livro do Toy Story. Ficou horas ali apertando os botões e ouvindo sem parar as palavras em inglês e português. Um livro muito bacana, diga-se de passagem. Foi então que me ocorreu a ideia de fazer a troca, ele me entregaria a chupeta e eu daria o livro pra ele. E não é que ele aceitou prontamente? Arrancou a chupeta da boca e me entregou e saiu todo feliz com o livro embaixo do braço. Pronto!

Acontece que isso só foi possível por que ele estava pronto pra esse momento. Estava já preparado para deixar a chupeta e para finalmente não precisar de artifícios para aguentar suas frustrações.

Agora entendo que é preciso respeitar o momento da criança. Se não for a hora dela não adianta os pais insistirem, pois só vão forçar uma situação complicada. Naquela mesma noite ele dormiu bem tranquilo, sem chupeta e nas noites seguintes também. Claro que ele até pediu algumas vezes mas daí expliquei que as chupetas já haviam ido para o lixo e não tínhamos mais nenhuma em casa. Houve choro sim, houve manha, se jogou no chão umas duas ou três vezes e depois se conformou.

E há pelo menos uma semana ele nem mais tocou no assunto. Acho que finalmente esqueceu e percebeu que está em outra fase.

E posso dizer que largar a chupeta foi a melhor coisa que aconteceu ao Francisco. Ele está maduro, conversador, esperto. É outra criança.

Então mamães, se vocês estão passando por essa fase e já estão pensando em desistir por que isso nunca vai acontecer com seu filho, prestem atenção nas seguintes dicas:

1. Observe o momento da criança:
Se ela não estiver preparada para dar esse passo, não adianta insistir. Vai ser sofrimento para ela e para você. Aguarde mais um pouco, deixe que ela esteja segura e tranquila.

2. Trocas podem funcionar:
Trocar a chupeta por um brinquedo que a criança queira muito pode ser uma boa ideia. Mas ela tem que querer e entregar a chupeta por que quis, senão não vai funcionar e ela vai pedir a chupeta novamente.

3. Estipule horários para a chupeta:
Se você preferir pode tirar a chupeta gradativamente. Para isso converse com a criança e estipule horários em que é permitido usar a chupeta: hora do cochilo, hora de dormir, etc.

4. Tenha firmeza:
Pode parecer cruel, mas se tirou não devolva para a criança. Vai confundir sua cabeça sobre a hora que pode e quando não pode.

Por fim e talvez mais importante:

5. Tenha paciência:
É um momento de transição e você precisa ter paciência para lidar com ele. Não esqueça que é uma fase complicada para a criança. Largar um vício é difícil, até se o vício for uma simples chupeta. Tenha paciência, não brigue com a criança, converse, dê apoio. Faça com que ela se sinta segura pra passar por essa situação.


Espero que a minha experiência ajude outras mamães a passar por essa transição mais tranquilamente.
Fiquem com um vídeo que combina perfeitamente com o post de hoje. Achei poético e delicioso.





"Vai vai navegar!
Valeu! Obrigada!
Mas minha boca não é mais seu lugar.
Agora eu quero cantar, 
sem uma tampa de borracha pra me atrapalhar."
Pequeno Cidadão - Tchau Chupeta

Bjinhos
Ale
;o)



7 comentários:

Laiz disse...

Que ótimo post Ale!!! O Antônio ainda está longe de largar a chupeta...mas quando for a hora certamente vou usar suas dicas!!! Bjão e bom final de semana!!!!!!!

Sarah disse...

Adorei esse post Ale! Estamos exatamente na mesma fase por aqui, e as etapas foram bem parecidas! Também tentei trocar a chupeta por um presente, mas não funcionou porque ele não estava pronto. Esperar o tempo deles é fundamental. Faz poucos dias que Bento largou sozinho a peta porque nasceu um dente novo e a gengiva estava inchada. Como doía para colocar qualquer coisa na boca, ele mesmo passou a recusá-la. Aproveitei a deixa e tirei. Desde então a peta não voltou, apesar de ele ter pedido. Mas foi só lembrá-lo que "a peta machucou o dente, tava doendo a boquinha" e coisas do tipo que ele parou de pedir!
Adorei as dicas e o clipe!
bjos!

Fabiana disse...

Amei o post Xanda!!! Acompanhei este período com vc e com o Francisco, e foi bem difícil, mas como vc disse: PACIÊNCIA e acrescentO, FIRMEZA, são as palavras chaves. O Francisco sem chupeta é outro menino, mais bem humorado, conversador, brincalhão... PARABÉNS PRA VC DOIS!!! Ah achei muito fofo o vídeo!!!

Nine disse...

Oba! Só hoje temos duas notícias sobre a largada da chupeta! Parabéns ao Chico!

Aqui, já demos adeus a ela desde janeiro!

Beijos,
Nine

Luciana disse...

Ótimo post Ale, adorei o vídeo! Por aqui estamos na fase de tirar gradativamente a chupeta do Vinícius, então ele só deve usar em casa, e de preferência à noite. O esquema acaba furando quando ele fica doente, aí tenho dó de deixar o Vi sem a pepê, mas logo que ele melhora já voltamos ao esquema.
Bjs, e parabéns ao Chico!

Cynthia Santos disse...

Adorei!
E por puro instinto, estou esperando o momento do Arthur, ele só lembra da distinta nos momentos de choro, preguiça e sono.Quando vamos pra rua, eu peço pra me dar, e com tanta coisa pra se distrair, ele nem lembra dela!
Um super parabéns pro Chico!

Leninha Miranda disse...

Ola queridass... quem ai gosta de roupas importadas e de marca?? eu adorooo! Gosto principalmente de estar na moda !
Sigam no Twitter : @Repliquemarcas

Dêem ma olhada :

WWW.REPLIQUEMARCAS.COM.BR

NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1761172660731077204

Gent @repliquemarcas e @amandagbucar tao sorteando um gloss de cupcake e uma makiagem MAC direto de London + info... http://fb.me/G4loJfpn

PARTICIPEM!!

Tem produtos quem vem diretamente de Londres...
Gente é muito legal e super de confiança!!!

Adoroo tudo que tem na Replique marcas!!
comprei e simplismente A-M-E-I !
por isso resolvi compartilhar aqui com vcs!!

Obrigada...espero que gostem!! bjs

Related Posts with Thumbnails