terça-feira, 15 de outubro de 2013

Entre a fúria e o choro

A gravidez nem sempre é um mar de rosas. Tem dias que nos sentimos tristes, desanimadas e muito cansadas. Nesses dias parece que tudo vai desmoronar e qualquer coisinha pequena que acontece vira um problemão.


Um turbilhão de novos sentimentos nos invade e misturado ao mundo de hormônios pode ser uma faísca para sairmos de nosso estado natural. Às vezes essa saída do eixo nos deixa choronas, em outras ficamos iradas e descontamos nos que estão mais próximos de nós. O importante nessas horas é ter calma e tentar ficar bem. Mesmo sendo muito difícil mantenha a calma e saiba que é só uma fase e o que você está sentindo tem a ver com o seu estado "gravídico".

Além de lentas, cansadas, irritadas, é bem possível que você ande desastrada e bastante esquecida. É normal durante essa fase nos sentirmos assim. E lá vamos nós novamente colocar a culpa nos hormônios. E são eles mesmos os culpados de toda essa oscilação de humor.

O ovário antes da menstruação produz progesterona e estrogêneo, sendo estes os responsáveis pela preparação do corpo da mulher para a chegada do bebê. Esses hormônios são uma proteção do corpo da mulher para a gravidez ocorrer tranquilamente. Mas esses hormônios têm um efeito depressivo, deixando a mulher sonolenta, cansada e desanimada. E pra piorar ainda mais a produção do progesterona aumenta 15 vezes durante a gravidez e a do estrogêneo quase 20 vezes. E sua produção não é regular, oscilando muito durante quase todo o período gestacional.  Tá explicado o porquê de tantas oscilações de humor!

Para diminuir esse problema é importante mantermos uma alimentação saudável, beber muito líquido e fazer atividade física regular. Além disso avise seu companheiro e quem estiver perto de você sobre esse fato para que não pensem que você simplesmente enlouqueceu.

É um período muito delicado para a mulher, cheio de sentimentos confusos e é muito importante que ela seja compreendida e tratada com muito carinho e respeito. Somos nesse momento não somente uma pessoa, mas duas. Gerar uma vida é uma tarefa maravilhosa e deve ser tratada como tal.

E para melhorar seu estado vale dar uma volta, ir ao shopping com as amigas, brincar com seu filhote ou simplesmente dormir. O importante é saber que tudo faz parte dessa deliciosa aventura que é estar grávida!

E você, anda tendo muitas oscilações como essa?
Compartilhe conosco!

bjinhos,
Ale

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails