terça-feira, 28 de outubro de 2014

Bebês pequenos fazem manha?



Olá!


Faz algum tempo que escrevi esse post e acabei não publicando. Foi uma fase com a Ana Clara um pouco complicada: ela chorava todos os dias praticamente no mesmo horário. Como era mais ou menos o mesmo período em que os bebês tem cólicas (3 ou 4 meses), eu logo achei que pudesse ser isso. Mas o que me deixou bastante intrigada era o fato de que ela só chorava nesse horário (por volta de 19 - 20h). Durante o restante do tempo era um bebê tranquilo. Isso me fez desconfiar de que não se tratava de cólica e sim de manha pura!

Mas será que bebês tão pequenos podem fazer manha?
A resposta a essa pergunta é: SIM! E é mais comum do que se pensa!

Primeiro foi preciso analisar bem a situação para determinar se a pequena estava mesmo de manha ou se tinha algum problema de saúde. Para isso, marquei imediatamente consulta com o Dr. Mário para que ele a examinasse e me desse uma luz. O Dr. foi enfático em afirmar que ela não tinha cólicas e o fato do choro acontecer somente em determinado horários, todos os dias, mostrava que não poderia ser simplesmente dor, já que a cólica aconteceria em outros horários também. Ele me disse que provavelmente o que estava acontecendo era que nesse horário alguma mudança ocorria em casa, ela não tinha toda a atenção da mãe, já que era mais ou menos o horário em que o pai e os irmãos chegavam em casa. E essa foi a forma dela conseguir chamar a atenção para ela.

Sabendo disso, programei algumas mudanças para que essa situação mudasse. Primeira mudança: hora da pequena dormir em seu berço! Até esse momento ela estava dormindo no carrinho ao lado da minha cama pois tenho certo receio de deixar o bebê sozinho no quartinho tão novinha! E como as mamadas eram de duas em duas horas, achei bem mais fácil trazê-la para nosso quarto. Mas desde esse momento passei a deixá-la dormir em seu quarto. Lembra que falei estar mais tranquila da segunda vez? Pois bem, aqui a segunda experiência foi também melhor que da primeira onde o Francisco só foi pro berço dele com quase 6 meses! Ana Clara tinha, então, 3 meses. Foi essencial essa pequena mudança para ela. A segurança de estar no canto dela ajudou com os choros.

Outra mudança foi o horário do banho. Antes eu começava a preparar o banho lá pelas 19- 20h, exatamente no mesmo momento em que começava também o chororô da moça. Era um momento turbulento da casa, já que o pai e os irmãos chegavam bem nesse horário e entre dar banho nos meninos, ajeitar um jantar para eles e dar banho na bebê era um estresse tremendo para ela. Adiantei o banho dela para o final da tarde, assim tinha tempo de dar total atenção para a pequena. Notei também que, assim como o irmão Francisco, a Ana Clara não relaxa com o banho como a maioria dos bebês. O banho tem efeito contrário nela, ela fica ligada depois do banho e dificilmente consegue dormir logo que termina o banho. São necessárias umas duas horas para que ela finalmente relaxe e então consiga dormir. Sendo assim, dar o banho tarde é a pior coisa que poderia fazer pois ela ao invés de relaxar, queria mais atenção e brincadeiras. Alterar o horário do banho ajudou nesse sentido, pois ela ficava alerta mais cedo e quando os irmãos finalmente chegavam ela então já estava cansada e conseguia relaxar e dormir.

O importante é sempre observar o seu filhote e tirar suas próprias conclusões. Não tem como seguir um manual pois cada criança é diferente. Aprendi com o Francisco que não adiantava dar banho pra ele dormir, porque ele ficava ainda mais alerta. Muito menos dar banho para baixar a febre que geralmente subia muito depois do banho. A Ana Clara é bem parecida com o irmão nessa questão de ficar alerta com o banho. A maioria das pessoas não acreditava quando eu dizia que o Francisco era diferente. Observe seu filho, veja como ele reage às diversas situações. Use sua intuição e não dê muita bola ao que dizem mães, avós, tias e vizinhas. As pessoas têm mania de se meter e dar pitaco na criação dos filhos dos outros dizendo que devem fazer assim ou assado. Quer um conselho? Escute o que eles tem a dizer e filtre só o que te servir. Não tem como seguir o manual do filho da vizinha já que seu filho é diferente. O filho dela pode dormir a noite toda e o seu acordar a cada duas horas. Cada criança é única e trate-a como única. Seu filho vai te ensinar a melhor forma de agir com ele, confie!

E, acredite, ele pode fazer sim uma manha vez ou outra pra te chamar a atenção!

Bjinhos,
Ale

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails