quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Como fazer o RG das crianças?

Olá,

Hoje o post é para ajudar as mamães sobre como fazer os documentos de seus filhotes. A minha maior dúvida era quais documentos eram necessários levar, se precisava ou não levar fotos, se era demorado. Pois bem que tenho duas visões sobre o processo: crianças maiores e bebês. Pensando nisso resolvi escrever o post para compartilhar como foi minha experiência nos dois casos e ajudar outras mães que vão precisar fazer a documentação de seus filhos.

Para crianças maiores:

Fiz o RG do Francisco e do Noah ano passado quando eles estavam com 5 e 3 anos. Acho importante a criança ter um documento com foto e, principalmente, com as impressões digitais. Até então carregava comigo na carteira uma cópia da Certidão de Nascimento autenticada e tinha outra cópia na mochila que vai com o Francisco para a casa do pai. Acho extremamente importante a criança estar sempre com o documento, mesmo que seja só a Certidão de Nascimento.

O processo para fazer os documentos aqui em Curitiba foi bem simples, pois é tudo digitalizado e informatizado. É bom você se informar se na sua cidade também é assim antes de ir até o posto de atendimento e deixar de levar alguma documentação. Fiz o agendamento dos dois pela internet para o mesmo dia (se você for de Curitiba clique aqui para agendar) e no dia e hora marcados fui com os dois até o posto e peguei uma senha. A partir daí demorou uns 30 minutos para finalizar tudo: Entre ser chamado pelo atendente para a conferência da documentação e digitalização da Certidão de Nascimento, tirar a foto e as impressões digitais dos pequenos. A parte mais complicada é a foto, pois eles não queriam parar quietos na cadeira e quando paravam faziam aquele sorriso forçado. Fazer o quê, é parte do processo! Depois de algumas tentativas, conseguimos a foto!

Confira a documentação exigida em Curitiba, em posto de atendimento totalmente informatizado (confira aqui quais são eles):

- Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada,
- Documento de identificação do responsável (pai, mãe ou responsável legal da criança). Atenção para o fato de que o responsável deve estar presente. 

Nesses postos informatizados eles fazem a foto digital na hora. No caso daqueles postos em que ainda não há esse serviço, você precisará levar duas fotos 3x4 iguais, recentes e coloridas, específica para carteira de identidade. A primeira via do RG é gratuita. A carteira fica pronta em 7 dias e você recebe um protocolo para buscá-la no posto de atendimento. Para retirar o documento é necessário que o responsável pela criança esteja presente, no nosso caso o Rafa foi pegar a do Noah e eu peguei a do Chico. 
Atenção para a assinatura do Francisco!! Vontade de esmagar de tão fofo!
Para bebês:

Fiz o RG da Ana Clara essa semana e o processo foi mais simples do que eu imaginava. Não precisei agendar, pois os bebês tem prioridade de atendimento. Com a Certidão de Nascimento original na mão e o meu documento de identidade, peguei uma senha prioritária e aguardei nos chamarem. A atendente (super simpática, por sinal) digitalizou os documentos e fomos fazer a foto. Achei que essa seria a parte mais complicada, afinal passei trabalho com o Francisco e com o Noah, mas peguei a bebê no colo, coloquei-a sentada no meu joelho e por sorte ela olhou diretamente para a moça. Foto feita na primeira tentativa e ficou linda!!! 

Depois foi a vez das impressões digitais que demoraram um pouco mais porque a pequena não curtiu a ideia da moça pegar na mão dela. O fato dos dedinhos serem tão pequenos também dificulta um pouco, mas com alguma paciência e umas 3 tentativas em alguns dedinhos, enfim conseguimos. Vi relatos de algumas mães sobre a dificuldade de fazer o RG dos bebês por conta das impressões digitais*, pois nessa forma digitalizada nem sempre conseguem pegar as impressões dos bebês. Com a Ana não tive esse problema. 

Protocolo na mão em menos de 30 minutos e em 7 dias já temos a Carteira de Identidade da pequena! 

* Li por aí que não conseguiram fazer as impressões nos bebês porque as mesmas só se formam completas aos 2 anos. Achei estranho e fui pesquisar e segundo o Dr. Wilson Carrara, médico especializado em ginecologia e medicina fetal, isso não é verdade. As impressões digitais, marca exclusiva em cada ser humano (inclusive em gêmeos idênticos), são formadas no feto ainda na barriga da mãe. As digitais podem ser comparadas aos traços do rosto ou a qualquer outra herança física e são determinadas exclusivamente pela formação genética do bebê. Segundo o Dr. Carrara, independentemente das atividades que os indivíduos possam exercer durante toda a sua vida, por mais calejadas que fiquem as mãos, suas impressões digitais jamais serão alteradas!


Dica para tirar foto 3x4 de bebês: deite-o no berço em cima de um lençol todo branco, tire a foto e mande imprimir no formato 3x4. Se você possui um smartphone, tem um app que se chama "Foto 3x4" que dizem ser excelente e facilita o processo! Não testei, então não posso afirmar se dá certo ou não! Mas não custa tentar!

Espero que o post tenha ajudado a tirar algumas dúvidas sobre documentação e como fazer. Qualquer dúvida, comentem e perguntem que eu respondo.

bjinhos,
Ale
;o)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails