Tchau, férias! - Conversa de Amigos por Simone Nosima

E assim passam as semanas, entre dias ensolarados e chuvosos eles brincam, aprontam e os pais usam e abusam da criatividade para criar um ambiente divertido para os filhos. Alguns com mais tempo e disposição e outros nem tanto. Algumas famílias encaram a fantástica magia de encarar as tão sonhadas e divertidas viagens, cada um curte este momento a sua maneira.
Mas como ficam os pais e os pequenos quando toda esta alegria e bagunça acaba? Estamos chegando perto do momento de voltar às aulas, de retomar a rotina. As crianças e os pais voltam para suas tarefas e é importante que ambos estejam adaptados para que este momento não vire uma grande tortura.
5 dicas para te ajudar no retorno às aulas:
- Uma semana antes de voltar ao trabalho, e dos pequenos voltarem para a escola, retome o horário o mais próximo possível do oficial. Assim o “relógio biológico” vai acostumando e não será tão difícil pular cedinho da cama na próxima semana. Diminuindo a possibilidade das birras intermináveis lodo pela manhã.
- Comece a arrumar os materiais, uniformes e tudo o que eles vão precisar. Lavar, passar e ver se está tudo em ordem e não falta nada. Assim conseguirá evitar as correrias de última hora.
- Para diminuir o impacto da adaptação de volta as aulas comece a conversar com seu filho sobre a escola. Lembrar dos amiguinhos e das professoras. Falar sobre o que ele viveu nas férias e o que ele pode contar para os amiguinhos das experiências que mais gostou e do que aprendeu nas férias.
- Aproveite os últimos dias de férias para programar passeios especiais com os pequenos. Uma ida ao cinema, um passeio no parque ou até atividades em família como uma viagem podem ser estimulantes e renovadoras.
- Faça a criança participar da escolha e preparação do material escolar. Envolver a criança no cuidado com seus pertences é importante para que ela valorize o que é seu.
Simone Steilein Nosima é psicóloga formada há mais de 12 anos. Já atuou em empresas e hoje dedica-se ao que mais ama, atender em sua clínica de psicologia. É mãe e esposa, profissional e dona de casa. Apaixonada pela vida, família e livros. Acredita que sempre podemos buscar um caminhar mais leve e feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário