quarta-feira, 24 de junho de 2009

Chupeta: sim ou não?

Olá mamães!

Depois de um tempo reclusa por conta de uma gripe que peguei do Francisco, volto pra discutir um assunto que sempre gera muita discussão entre pais e mães da nova geração: o uso da CHUPETA (ou bico como é chamado em algumas regiões do país). Esse acessório talvez seja um dos mais polêmicos do kit básico dos bebês. E sempre vem a cabeça se é legal dar ao bebê ou não. Eu mesma, logo de cara falei em alto e bom som que meu filho não iria usar chupeta nunca, nunquinha.

Mas será que ela é tão prejudicial assim? É sobre isso que quero discutir no post de hoje.




Alguns especialistas são enfáticos em afirmar que não é legal dar chupeta ao pequeno pois pode atrapalhar a formação da dentição, etc, etc, etc. Outros dizem que o uso deve ser racional.

Mas a verdade é que só quem é mãe sabe o quanto a chupeta dá uma folga pra nós. No auge da cólica do Francisco, lá pelos 2 meses, eu tentei a todo custo que ele pegasse a chupeta, pois o danado pra se acalmar estava fazendo meu seio de chupeta e ficava grudado praticamente o dia todo mamando. Daí as cólicas duplicavam, pois ele mamava de engasgar, já que eu tinha muito leite. Ele não quis a chupeta e eu me arrependi até o último fio de cabelo de não ter oferecido a ele logo na maternidade.

É fato que o uso da chupeta deve ser racional e não deve substituir o seio de maneira nenhuma. Como já sabemos a amamentação é importantíssima para o desenvolvimento do bebê.

Mas alguns estudos da Dra. Jane Soxman do American Board of Pediatric Dentistry comprovam que bebês que chupam chupeta na hora de dormir podem apresentar incidência reduzida da Síndrome de Morte Súbita do Lactente.

"Bebês que recebem uma chupeta não dormem de maneira tão profunda quanto aqueles que dormem sem chupeta", afirma a Dra. Jane.  "Chupar chupeta possibilita ao bebê despertar de um sono profundo que poderia resultar em parada respiratória. As chupetas também aumentam a satisfação da sucção e constituem uma fonte de conforto para os bebês", complementa.

Para minimizar os danos na dentição dos baixinhos, prefira as chupetas ortodônticas, devido a sua forma anatômica semelhante ao seio materno. Ela é comprovadamente menos prejudicial para o bebê.

O Francisco só pegou a chupeta lá pelos 8 meses, meio tarde para a maioria das crianças. Mas foi providencial o seu uso. Ele estava acostumado a dormir no seio e isso era terrível pra ele e pra mim, que tinha que estar a disposição do danadinho. E mesmo depois que dormia, não havia quem conseguisse fazer ele desgrudar do peito.

Era um sufoco tira-lo do seio e colocá-lo no berço. Algumas vezes ele acordava e demorava pra pegar no sono de novo. Eu tinha que ficar embalando-o por horas até que ele se acalmasse e dormisse. A hora de dormir aqui em casa era uma função que começava lá pelas 7 da noite e não tinha hora pra terminar: algumas vezes ía até a meia noite ou mais.

Preciso dizer o quanto isso me esgotou? Pois então eu resolvi tentar a chupeta novamente. Uma amiga que tem um filho 3 meses mais velho que o meu me indicou a marca que o pequeno dela aceitou e eu corri pra farmácia pra tentar com aquela, já que mais nenhuma tinha funcionado.

No primeiro contato, o Francisco cuspiu a dita longe, não quis nem saber. Eu não desisti e tentei de novo mas, dessa vez, molhei a chupeta no meu leite (atenção mamães: não molhem a chupeta em nada doce como açúcar ou mel, pode prejudicar o nenê e provocar cárie) e fiquei segurando na boca dele. Ele sentiu o gosto do leite e grudou na chupeta. Em pouco mais de uma hora estava dormindo e sem mamar, coisa que não acontecia desde que ele nasceu.

Desse dia em diante ele adormece sozinho com sua fiel escudeira. Descanso pra mim e sossego pra ele.

Em minha opinião o uso da chupeta deve ser decidido em conjunto pelos pais do bebê. Deve-se pesar os prós e os contras e se decidir por adotá-la tome alguns cuidados, como:

- Escolha um modelo anatômico, pois causa menos problemas na dentição.

- Nunca molhe a chupeta no açúcar, mel ou outra substância doce qualquer: além de oferecer açúcar para o seu bebê muito cedo você ainda poderá provocar um quadro sério da chamada cárie de mamadeira no pequeno.

- Sempre esterilize a chupeta em água fervente antes de oferecer ao pequeno.

- Observe se a chupeta está em perfeito estado, se não apresenta furos ou rasgos.

- Tenha outra chupeta reserva: parece besteira, mas não é. Se o seu bebê gostar de chupeta e usá-la para se acalmar e dormir é importante que você tenha outra ao alcance das mãos pra qualquer eventualidade.

O mais importante é você, como mãe, decidir o que é o melhor a fazer para o seu filho. Se você decidir usar, faça consciente. E se decidir que não vai adotar a chupeta, também tenha a consciência do que está fazendo. Use a sua "intuição de mãe" pra decidir o que é melhor para o seu filho.

[caption id="attachment_138" align="aligncenter" width="331" caption="Francisco muito bem acompanhado!"]Francisco muito bem acompanhado![/caption]

E você, qual sua experiência nesse assunto? Gostaria de compartilhar conosco?

Deixe seu comentário. Participe. Estou adorando conhecer cada uma de vocês que tem aparecido por aqui.

bjinhos

;o)

16 comentários:

Paloma disse...

Eu também sou super a favor de chupeta. Mas só fiquei tardiamente, depois que a minha filha pegou o dedo (e o chupou por dois longos anos). Quando ela pegou o dedo, eu até ofereci chupeta, mas aí não queria mais, estava encantada com o dedo. E tirar o dedo depois é muito mais difícil que pegar chupeta, afe!
Que marca vc usou? Fiquei curiosa. Eu tentei nuk, mas ela não pegou!

alessandrapilar disse...

Oi Paloma, tudo bem?
Pois então, eu morria de medo do Chico pegar o dedo quando ele não quis saber de chupeta. Mas não, ele não gostava nem do dedo. Mas foi um sossego quando pegou a chupeta, menina. Sobre a marca, eu fiz uma pequena coleção de chupetas de todas as marcas, mas ele gostou justamente da Nuk, mas uma que tem aquele plástico bem ovalado, sabe? É a única que ele aceita, mesmo depois eu tentei oferecer uma que é um pouco maior da Nuk mesmo, e ele não quer, o pior é essa que ele gosta é bem chatinha de achar nas farmácias, tem que ficar procurando e vendo o tamanho. Quando acho já compro umas duas pra ter reserva em casa. hehe. Vou lá visitar teu blog. Venha mais vezes.
bjinhos
;o)

M. Sugisawa disse...

Ola,
Eu tenho uma filhinha de 1 mes, e me arrependo de nao ter oferecido a chupeta antes, pois agora a danadinha nao pega por nada, cospe longe!!! E o pior e que ela faz do meu peito seu sonifero, calmante, etc...isso cansa mto! As vezes ela chora a noite e tenho q levantar, e nada a acalma a nao ser o peito...
Uma amiga comentou que deu chupeta pra sua filha e conseguiu tirar qdo esta fez um aninho, achei o maximo...Mas minha florzinha recusa todas chupetas...Deverias existir uma chupeta com o messssssssmoooooo formato do peito, o MESMO, quem sabe assim minha Mel se acalmaria.

alessandrapilar disse...

Pois é menina, comigo aconteceu da mesma forma. Mas continue insistindo. O Chico só pegou mesmo a chupeta com 5 meses e meio. Daí começou a me dar um descanso e dormir sozinho, sem ter que mamar no peito necessariamente. Agora que ele já está com 1 ano e 3 meses já estou começando a tentar tirar a dita cuja. Tento que ele não fique com ela durante o dia, a não ser quando vai dormir. Mas insista mais, tente outras marcas, tente bicos diferentes. O Chico só pegou o bico ortodôntico, menos mal né? bjinhos querida!

M. Sugisawa disse...

Oi Alessandra, seu filho e uma gracinha!!! Mto lindo!!!
Sobre a chupeta, segui seus conselhos e comprei a chupeta da NUK, nao e que a danada da Melzinha aceitou! Mas so pra dormir...caso contrario ela cospe longe e fica com ansia.
Gostaria de perguntar uma coisa, apesar de nao se mae de primeira viagem sempre tenho duvidas; voce costumava, qdo o Chico era novinho, tipo um mes, colocar ele pra dormir de bruço?! Meu primeiro filho eu coloquei, sem problemas, ja a Mel, estou com receio e o pior e que percebo que ela dorme melhor qdo esta nessa posiçao...mas li mto a respeito e dizem que isso nao e indicado, pois pd causar a morte subita nos bebes...

alessandrapilar disse...

Oi, Mi!!! Que bom que minha dica deu resultado. E quer saber, é até melhor que a Mel não pegue a chupeta de dia, vai ser mais fácil de tirar. Bom, quanto à tua pergunta sobre o Chico dormir de bruço, eu nunca coloquei quando ele era novinho. Tinha medo dele sufocar. Minha mãe dizia que era besteira e que eu sempre dormi de bruços, mas eu não ficava tranquila. Ele começou a dormir assim logo que se virou sozinho, mas daí eles já tem como se defender, né? Agora ele sempre dorme assim e de bundinha pra cima, ainda! Uma graça. Então não sei, mas eu li muita coisa também sobre isso e tinha medo de colocar ele assim. Tem gente que põe e diz que é besteira, eu preferi não arriscar.
Espero ter ajudado. Bjinhos e venha sempre!

mara disse...

flor a minha tem 4 meses e nao pega de jeito nenhum,qual marca vc usou,nao aguento mais estou ficando mto cansada ela ta querendopegar ja o dedo..espero resposta.bjo

alessandrapilar disse...

Oi Mara, bem vinda!!!
Eu usei a NUK com bico anatômico, uma com formato bem arredondado (pois a nuk tem tbém com um formato mais reto e o Chico não gostava). Foi a única que o Chico aceitou e agora não desgruda mais, tenho que ter algumas reservas em casa para o caso de perder... hahaha. Tente essa e tomara que dê certo. Ela foi indicação de uma amiga que também não conseguia que o pimpolho dela pegasse a chupeta. Depois me conte se deu resultado, ok?
bjinhos ;o)

Viviane disse...

Oi Alessandra nossa que bom ler esses depoimentos e ver que nao sou a unica a sofrer com isso. MInha pequena Beatriz tbem nao dorme se nao for grudada no peito, ela tem 5 meses e meio, e eu to exausta, pq é justamente como vc falou, qdo a gente tenta tirar do peito eles acordam e nao dormem de novo se vc nao colocar no peito.. UFAAA Eu preciso q ela pega a chupeta!
Eu tbem tenho varias marcas, NUK, MAM, LIlo.. mas ela nao gosta de nenhuma, a da NUk q eu tenho acho q nao ;e igual a q vc falou.. do seu filho é de silicone ou látex? Pq eu vi uma da NUK vem valada de latex... pensei em tentar aquela... ME AJUDE!!! Bjs a todas

alessandrapilar disse...

Oi Vivi, seja bem vinda!
Então menina, a Nuk do Chico é de silicone, eu não tentei a de látex. A dele é ortodôntica e tem um formato mais fechadinho, parece que encaixa melhor na boquinha deles. Mas o problema é que é bem difícil de encontrar. Essa que usei primeiro nem encontro mais e no começo foi bem difícil pra ele aceitar as outras. Agora já acostumou e tem várias dos diversos tipos. Tente essa da Nuk, foi a primeira que o Chico aceitou http://migre.me/9Em0 pois ela é bem fechadinha e parece que encaixa melhor na boquinha deles. Espero que dê certo. O negócio é ir tentando e insistindo. E o descanso deles dormirem sozinhos vale a pena! hehe... bjos e depois volte pra contar se deu certo. ;o)

Viviane disse...

OI Alessandra, que dó da minha pequena, ela tem chorado muito pq tava super acostumada a dormir mamando e ficava grudadinha, agora quando ela termina de mamar eu tiro ela do peito e ela chora demais... e nada de pegar o bico, eu coloco na boca dela mas nao tem jeito... MAs vou tentar mais um pouco, tomara que dê certo!! Bjjss

alessandrapilar disse...

Oi Vivi, eu sei bem o que é isso. Mas seja firme e continue tentando se foi isso que decidiu fazer. O Chico só pegou a chupeta com quase 8 meses. Pra mim foi um descanso. Agora comecei a fase de tirar a dita cuja. Tento não dar pra ele durante o dia. Deixo pra dar só pra dormir. É um processo. hehehe. Mas vamos nessa.
bjinhos ;o)

Ana disse...

Que legal ver os comentarios de vcs. E' bom saber que nao estou so no mundo!! Minha filhinha tem 2 meses e meio e ha 2 semanas comecou a usar meu peito de chupeta. Tb nao aceita nenhuma chupeta e chora muito se tento tira-la do peito. Fico o dia inteiro servindo de chupeta! Ninguem merece! Chega ate vomitar leitinho, tadinha! E tb acorda qd tento coloca-la no berco. Vou continuar tentando tb. Me deixem saber se vcs conseguiram reverter a situacao, ta bom? Beijos e brigadao pela dica!

alessandrapilar disse...

Oi Ana, seja bem vinda ao Conversa!
Bom, eu sei bem o que é isso. A gente fica acabada e não tem muito o que fazer. Insista com a chupeta, às vezes demora um pouco mas ela pega. Tente a da nuk com bico ortodôntico. Menina, eu comprei uma coleção de chupeta de todas as marcas, e a única que o Chico aceitou foi a nuk. Com uma amiga minha foi a mesma coisa, o baby dela não queria nenhuma chupeta e aceitou a nuk. É uma ideia. E venha nos contar se deu certo! bjão

Cynthia Souza disse...

Eu não dei chupeta pra nenhum dos 3, porem a minha pequena , chupa o dedo, em conversa com a pediatra ela me disse que não adiantava dar chupeta, pois seria trocar um vicio pelo outro, mais acredito que a tal da chupeta é algo muito pessoal, pois tem mãe que precisa, acha que ajuda, como vc mesma disse, se eu tivesse outro filho não daria , mais não critico quem dá, pois cada um sabe onde aperta né, um feliz 2012 pra vcs ai, bjks

kakafaria disse...

Nossa.. To meio atrasada nessa conversa... O bebe de vcs ja estao grandes ne...rs.. Mas estou com uma bebezinha de 5 meses que tb pegou a chupeta. Ela so chupou depois do 3 meses e foi um alivio, pois ela ficou bem mais calminha.. Ela sempre dormiu picado a noite,mas depois que comecou a chupar o bico OMG.. Ela simplesmente acorda a noite inteirinha qdo o bico sai da boca dela. Ja nao sei o que fazer.. Vou trabalhar morta de cansaço.. Alguem tem alguma dica pra me ajudar? Pq sem o bico a noite ela chora d+... :(

Related Posts with Thumbnails