sábado, 6 de junho de 2009

Todo bebê deve ter uma rotina sim!

O maior erro dos pais de primeira viagem é não criar uma rotina para o seu bebê.  Sei, por experiência, que isso é terrível para eles e para nós pais que  estamos totalmente cansados nesses primeiros meses e vamos viver em função da criança.

Primeiro dia em casa, bebê no colo, muito cansaço dos 9 meses de incômodos físicos e alimentares. De repente você não tem que cuidar só de si, mas de um pacotinho indefeso que faz xixi e cocô a cada hora e mama de 2 em 2 horas. Vivo numa cidade fria e Francisco nasceu em abril (pra nós aqui o início do friozinho) e pra piorar começou a esfriar de verdade.

Levantar durante a madrugada já é difícil, imagina fazer isso com frio e cansada como eu estava. Pronto, foi a gota d'água pra eu não colocar o bichinho numa rotina. E prontamente ele sacou e me fez entrar em sua rotina. Mamava a toda hora e dormia no peito. E eu estava esgotada.

Nas primeiras semanas foi isso o tempo todo e logo ele já estava acostumado a essa nova rotina totalmente louca. Não dormia nada durante o dia e por isso mamava o tempo todo e também não dormia quase nada durante a noite, o que o deixava estressado e cansado.

Preciso dizer que virei um zumbi? Andava me arrastando pela casa. Arrancando os cabelos literalmente. E foi assim nossos primeiros meses de convivência e aprendizado. Ele rejeitava terminantemente o berço e só queria dormir no aconchego do colo. Depois começaram as terríveis cólicas (falaremos disso num outro post). E a casa era um berreiro sem fim.

Todo mundo dizia: quando ele dormir, dorme também. Fácil falar, mas como fazer isso? Quando ele dormia (o que era bem raro) eu ía tomar banho, fazer comida, lavar e passar as roupinhas dele e essas coisas que não se ficam prontas sozinhas ou por um passe de mágica. Acho que esse tipo de conselho só funciona pra quem tem empregada em casa pois daí você não tem esses outros afazeres domésticos.

Nessa hora a rotina que eu não tive paciência pra fazer no começo fez muita falta.

Lá pelos 3 meses, num dia de total desespero, onde eu já não sabia mais o que fazer fui pra internet buscar uma alternativa. Foi então que eu descobri o livro "A Encantadora de Bebês resolve todos os seus problemas" de Tracy Hogg e Melinda Blau**. Opaaaa... essa "Encantadora" TEM que me ajudar. Eu tava topando tudo, e encantamentos já começavam a fazer parte da minha lista de ideias do que fazer, mas torcia pra não ter que correr atrás de uma galinha preta pois eu tenho um certo receio desse bicho.
tracy hogg


Mas não, a Tracy não faz poções mágicas, nem te ensina receitas de simpatias com galho de arruda e essas coisinhas. O "Encantamento" dela é outro e funciona.

De maneira bem simples e eficaz ela ensina técnicas pra você colocar o bebê na linha, ou seja, numa rotina estruturada que ela chama de E.A.S.Y. (Eating ou Alimentação - Activity ou Atividade - Sleeping ou Sono e You - VOCÊ). Finalmente meus problemas estavam resolvidos!

Puro engano, pois de Easy essa técnica não tem nada, é difícil e você tem que ter persistência, ainda mais se o bebê já estiver fora da rotina por muito tempo (o que era o meu caso). Basicamente a técnica diz que os bebês precisam de um rotina cíclica contendo essas 3 etapas em sequência. E pra cada etapa do bebê deve ser seguida uma rotina diferente, pois bebês mais novos devem se alimentar mais vezes do que os mais velhos.

Os pais devem ter persistência e seguir a rotina que ela ensina. Devem tentar não sair da rotina, pois o bebê logo vai se acostumar com ela e você vai ficar mais livre e tranquila. Segure a tentação de deixar o bebê fazer o que quer e quando quer. Tente controlar também as visitas em casa, pra não estressar o bebê e você, pois visita é bom mas quando a gente tem um bebê em casa é muito cansativo. Não tenha vergonha de conversar com seus amigos e familiares e explicar que está tentando estruturar uma rotina pra seu filho, com certeza eles vão entender o momento de vocês e respeitar. Quem já foi pai e mãe sabe como são as primeiras semanas e até os primeiros meses e, com certeza, vão esperar o bebê crescer um pouquinho para visitá-lo.

E, principalmente, tenha certeza que realmente essa é uma FASE, complicada, estressante, cansativa, que parece que não vai terminar nunca. Mas de repente PASSA. E você vai ter mais uma história pra contar como eu estou fazendo hoje.

Espero ter ajudado um pouco com a dica de hoje. E se você teve outro tipo de experiência sobre esse assunto e quiser compartilhar, fique à vontade. Vou adorar.

bjinhos,

**Não, esse post não é patrocinado, nem estou ganhando nada para falar do livro. Eu comprei o livro sim e não obtive desconto por escrever sobre ele.

Para quem pediu, aqui o primeiro post da Série sobre a Rotina EASY! Leia!

E aqui o segundo post da Série sobre a Rotina EASY!

54 comentários:

KahSilva disse...

Concordo contigo e com a moça do livro.Bebe precisa de rotina!Todo mundo precisa de rotina!Sofri com minha filha,meu marido trabalha em turnos,então eu sempre queria que ela dormisse quando ele tava trabalhando prá dá uma geral na casa,em mim,e dormir quando desse.Então fui trocando os dias,cada dia um horário,nossa,acabou que fiquei maluca,pois a bichinha só dormia no peito,tiráva ela acordava.Ficando com minha saclinha pendurada o tempo todo no peito.Qdo ela fez 6 meses descobri que estava grávida(again),e tive que tentar mudar.Foi muito difícil,e até hoje,aos 16 anos,ela só consegue dormir tarde e acordar tarde.Ótimo seu blog,mamães vão fazer a festa com suas dicas.Até quem não é mamãe gosta.Tô aqui,hehe...Bom domingo!Beijos coloridos!!

alessandrapilar disse...

Oi Kah, seja bem vinda por aqui também.
É, a gente acaba acostumando eles de forma errada e depois sofre pra tirar o péssimo hábito. Eu aprendi na prática que tava fazendo errado. Hoje o Francisco dorme sozinho no berço, e é um sossego pra mim.
Obrigada pelo comentário. Apareça sempre que quiser.
bjinhos ;o))

Xanda disse...

Ai ai ai... que vida hein? Será que eu não tive rotina quando era baby? Porque se tem uma coisa que eu não suporto é rotina. Fazer tudo igual, todo o dia. Vou aproveitar que mami tá aqui e perguntar. Acho que também por isso ainda não tive filhos. Haja super-poderes pra poder criar um bacuri e ainda cuidar de vc, da casa, do marido... afff!!!! sassinhora! parabéns mamis do mundo inteiro!

alessandrapilar disse...

Pois é, menina. É dureza nos primeiros meses. Parece que não vai passar nunca. Eu também nunca fui fã de rotina, acho que por isso me perdi no começo com o Chico. Mas é importante pra eles que a gente tenha uma certa regularidade, pois o relógio biológico deles ainda está uma bagunça, e se você não começar a organizar os horários, fica louca depois. Por isso que a gente fica meio relaxada depois que eles nascem. Agora que começo a cuidar mais de mim, acredita? Eu fiquei até sem cortar cabelo quando ele nasceu, com o cabelão todo despontado. hahahaha. Parabéns mesmo pras nossas mamys, elas merecem. E a gente só dá valor depois que passa por isso.

isa disse...

Oi Alessandra, tudo bem? Adorei sua visita!! E pode linkar sim, será um prazer!! Concordo plenamente que bebês precisam de rotina. Eles se sentem mais seguros. A Valentina era um reloginho mas com o Antonio está um pouco mais dificil. Estou fazendo até um post sobre as diferenças dos filhos..ahahahaha
bjo
Isa

alessandrapilar disse...

Oi Isabella,
Que bom que apareceu. E como são impressionantes as diferenças mesmo né? Cada um tem um ritmo. Eu só tenho um, mas sei por experiências de outras amigas que muda muito, de filho pra filho.
Seja bem vinda! Venha sempre.
bjinhos

Vania disse...

Olá! Preciso de ajuda com o sono do dia! Pra todo mundo q falo q minha filha de 2 meses e meio dorme bem a noite toda (acordando pra mamar, é claro), fala "Ah mas então vc não pode reclamar!". O problema é q ela não dorme nada de dia e por isso fica irritada, chorando, puxando os cabelos (sim, ela é super cabeluda), se arranhando... Assim não consigo ter um momento gostoso com minha filha, pra brincar, conversar... Pq ela está sempre estressada por estar com sono e não conseguir dormir. Aqui em casa nem tem barulho... Tb fico triste por vê-la sempre triste e preocupada pq sei q dormir é muito importante, principamente para bebezinhos. Queria muito q alguém pudesse me dar alguma dica pra fazê-la dormir... Obrigada.

alessandrapilar disse...

Oi Vania, tudo bem? Seja bem vinda ao Conversa.
Bom, pelo que li no seu relato a sua pequena está precisando entrar numa rotina estruturada. As dicas da Encantadora de Bebês são para resolver esses problemas. Acho que até vai ser mais fácil pra você colocá-la na rotina, já que ela dorme bem a noite, sinal de que tem facilidade para adormecer. No meu caso foi mais complicado, pois o Francisco não gostava de dormir. Na rotina da Encantadora, você deve alternar seguidamente Alimentação (E-eat) - Atividade (A- Activity) - Sono (S- sleep), para ter tempo para Você (Y - you). Ela chama essa rotina de EASY por isso. Não é muito fácil seguir no começo, mas vale bastante a pena. Se quiser tentar posso te enviar por email uma transcrição da rotina para o teu bebê, como está no livro.
Eu coloquei o Chico na rotina um pouco tarde, mas já nos primeiros dias deu super certo e ele fez sonecas durante o dia, coisa que nunca tinha acontecido. Então acho que não custa tentar, né? Se quiser, me dá um toque que eu te envio por email. Ok?
bjinhos,
;o)

A Leitura na Gravidez – Semana da Leitura « Conversa pra Mãe Dormir disse...

[...] livro foi um marco na minha trajetória de mãe de primeira viagem. Já expliquei aqui o quanto ele foi importante no momento de mais desespero como mãe. Dá uma lida no post e tire [...]

Tatiana Strelec disse...

Ola Alessandra tudo bem? Infelizmente nao tive como comprar o livro pois estou morando fora do pais, e se tiver aqui na Hungria, vai estar em hungaro...ai nao da. Minha bebe vai fazer 8 meses, nao tem dificuldade pra dormir. Toma banho, mama e dorme. Levanta uma vez a noite para mamar. Meu problema e durante o dia, gostaria de colocar um tempo definido para ela dormir, mas nao sei se isso e bom ou se cada bebe tem um ritmo, a minha filha dorme duas vezes por dia 9manha e tarde, por 45 a 50 minutos cada periodo. O livro descreve algo? Vvc pode me responder se o livro cita algo nesse sentido?

alessandrapilar disse...

Oi Tati, tudo bem?
Bom, aconteceram algumas coisas por aqui e não tive tempo pra dar uma olhada no livro e ver o que a Encantadora fala sobre isso. Mil perdões. Mas prometo que vou dar uma pesquisada e assim que possível te mando um email, ok? Só me confirme teu endereço de email no alessandrapilar@gmail.com
bjinhos e assim que der eu te respondo sobre isso.

Adriana disse...

Gostaria muito que vc mandasse essa rotina pro meu e-mail que é adrikardoso@yahoo.com.br

Obrigada, Adriana

Silvia disse...

Olá Alessandra,

Adorei seu blog, minha filha está com 1 mes e 2 semanas, e não dorme nada durante o dia, só se ficar no colo, e sempre que acorda está irritada, a mesma situação da outra mãe que escreveu, pedi para meu marido comprar o livro, mas agora nesta data (fim de mes) estamos desprevinidos, rsrs. Gostaria que vc me enviasse por email algumas dicas do livro, assim logo possa vou comprá-lo para continuar a rotina da Flávia conforme sua idade; se puder fazer isso vou agradecer imensamente, pois já estou qse descabelada também rsrs, queria mudar logo, entrar no ritmo certo.. bjos e Parabéns pelo blog

jakeline disse...

Oi alessandra, li seu depoimento sobre o livro. Eu passei por tudo isso que vc descreveu, lendo seu texto, me vi no seu lugar rsss. No auge do meu desespero eu resolvi comprar o livro tb, foi uma indicação de uma amiga. Apliquei o EASY quando ela tinha dois meses e ela se adaptou bem. Mas quando completou tres meses, não sei o que houve ela saiu totalmente da rotina, ficou dificil de dormir, começou a aacordar de madrugada, ficou uma loucura, estou tentando coloca-la de volta mas está muito difícil. E com vc, ja conseguiu estabelecer a rotina? Seu BB ja dorme a noite toda? Se tiver alguma dica para me ajudar te agradeço muito.
Bjusss

alessandrapilar disse...

Oi Adri, seja bem vinda!
Como disse no último post do blog, logo vou transcrever a rotina aqui, ok? Daí é só copiá-la. É que estou recebendo muitos pedidos pra enviar por email, e fica difícil atender a todas. Então aguarde só mais um pouquinho que logo eu posto a rotina no blog, ok?
bjinhos
;o)

alessandrapilar disse...

Oi Silvia, seja bem vinda! Venha sempre viu?
Bom, como disse no último post tenho recebido muitos pedidos de mães sobre a rotina. Então vou fazer o seguinte: vou transcrever em um post específico um exemplo para cada idade. Não tenho conseguido responder a todos os pedidos por emails, mil desculpas.
Mas assim que der eu post aqui e todas poderão copiá-la. Ok?
Sem bem o que é não conseguir fazer o bebê dormir, a gente vai ficando desesperada e cansada né? Aguarde só um pouco que minha vida está uma loucura nos últimos tempos.
bjinhos,
;o)

alessandrapilar disse...

Oi Jake, seja bem vinda!
Pois é, meus primeiros meses foram sofridos e sem sono. Mas logo o Francisco se adaptou à rotina e nunca mais tivemos problemas. Desde os 6 meses mais ou menos ele tem dormido bem. No começo acordava pra mamar durante a madrugada. Mas agora ele vai dormir lá pelas 8:30h da noite e vai direto até de manhã. O que eu tenho feito para ajudar que ele não saia da rotina é manter um padrão: dou banho lá pelas 7 da noite, ele janta, mama e vai pro quarto, com ou sem sono. Ligo o som (ele só dorme com música e no escuro total), às vezes embalo um pouco, coloco no berço e saio do quarto. Algumas vezes ele chora e reclama, eu retorno ao quarto, volto a embalar e coloco no berço de novo. Daí saio e ele fica lá, quietinho. Outro dia retornei ao quarto para abaixar o som duas horas depois achando que ele já tinha dormido e ele tava brincando no berço, no escuro, quietinho. hehehe. O negócio é estabelecer um padrão e tentar segui-lo. Vez ou outra não é possível, ou a gente tem uma festa pra ir, ou tem visita em casa. Mas quase sempre seguimos essa rotina e tem dado super certo.
Espero ter ajudado. Se vc fizer e der certo venha nos contar, ok?
Bjinhos, ;o)

Silvia disse...

Alessandra,

Obrigada pelo retorno, consegui comprar o livro pela internet, é muitoooo mais barato do que nas livrarias, comprei os dois dela, por enquanto consegui colocar uma rotina para o banho, ela tem dormido as 22hs e vai até as 03hs, mama e dorme denovo até as 06hs, para um bebe de 2 meses tah ótimo srsrrs, meu desafio mesmo é durante o dia, ela chora qse o tempo todo, até na hora de mamar... mas sei que é uma fase e vai passar, e espero que com o livro possa mudar isso de vez, não aguento mais os palpites dos outros que parecem não entenderem que cada bebe é diferente, e a minha é chorona pq é agitada mesmo, não tem nenhuma doença, machucado, quebrante, mal olhado ou sei lá mais o que que já ouvi por aih rsrsr, espero logo poder voltar aqui e dizer que tudo está muito muito melhor rsrsrs, obrigada pela atenção, bjoss para vc e para o Francisco, ele é lindoooo.

Jeanne disse...

OI Alessandra.

Não sou mãe de primeira viagem, ja tenho um menino de 5 anos e agora um bebe de 6 meses. Mas cada bebe é diferente do outro e desse mais novo estou ficando quase louca pois não dorme a noite, acorda de hora em hora.
Estou pensando em comprar o livro, vc acha que com 6 meses ainda da para colocar na rotina do livro ?
Bjinhos e obrigada pela luz no fim do tunel rsrsrs

alessandrapilar disse...

Oi Jeanne, seja bem vinda ao Conversa!
Desculpa a demora em te responder, minha vida tava uma loucura.
Bom, ainda dá tempo para colocar o pequeno na rotina sim. Eu comecei a rotina do Chico com 5 meses, mais ou menos. E acho que nunca é tarde. Mas claro que vai ter um trabalhinho extra pra isso e vai ter que insistir e ser bem persistente pra dar certo.
Venha sempre e compartilhe conosco como foi com seu baby.
bjão

MARCELA disse...

OLÁ.. TO DESESPERADA... O MEU BEBE .. TAVA TODO CERTINHO, TAVA ATE DORMINDO 8 HORAS SEGUIDAS DEPOIS DE ADOTAR DES DE CEDO UMA ROTINA... MAIS AGORA DEPOIS DESSAS FESTAS DE FINAL DE ANO QUE AGENTE SAIU PRA CASA DOS PARENTES ELE ESTA TODO DESREGULADO... NUM DORME MAIS DIREITO A NOITE ACORDA A CADA 2 HORAS E ISSO TA ME MATANDO... POIS TO TRABALHANDO ELE TEM 3 MESES... ATE ESTAVA COLOCANDO ELE PRA DORMIR COMIGO PQ EU TAVA ACABADA POIS ELE NUM DORMIA, E SO QUERIA DORMIR GRUDADO NO PEITO..COMO FAÇO PRA COLOCAR A ROTINA DINOVO? JA FAZ UMA SEMANA Q TO TENTANDO MAIS ELE NUM CONSEGUE PEGAR DINOVO... TO FAZENDO ASSIM ELE TOMA BANHO LA PELAS 20HS E TOMA UMA MAMADEIRA 180ML(POIS ANOITE DO MAMADEIRA PRA VER SE DORME MAIS) E COLOCO NO BERÇO COM CHUPETA E DORME ATE UMAS 2HS DA MADRUG. DEPOIS MAMA PEITO E VAI ATE 4HS DA MADRUG. MAMA NOVAMENTE E VAI ATE AS 7HS ACORDA MAMA,BRINCA E ARRUMO PRA SAIR PRO SERVIÇO E ELE VAI NOVAMENTE TIRAR UM COCHILO LA PELAS 9HS (45MIN) DEPOIS MAMA E BRINCA E QUER OUTRO COCHILO 11 HS (1H) DAI BRINCA E MAMA E VOLTA A DORMIR LA PELA 1HS(3HS) SONO, ACORDA MAMA BRINCA E LA PELAS 17:30H (30MIN) COCHILO, NESSA HORA CHEGO EM CASA COM ELE(VAI COMIGO AO SERVIÇO) E MEU ESPOSO, CHEGA E FICA BRINCANDO COM MEU MARIDO ATE A HORA QUE QUER TOMAR BANHO E DAI E SO CHORO DAI LA PELAS 20HS BANHO E COMEÇA TUDO NOVAMENTE... ACHO Q ESTRUTUREI BEM ESSA ROTINA.... NUM ERA PRA ELE DURMIR MELHOR??? E NAS CASAS DOS PARENTES FAZIA TUDO IGUAL FAÇO EM CASA BANHO NO HORARIO CERTO, MAIS TINHA UM PROBLEMA O BARULHO TEVE UM DIA Q ELE FICAVA DORMINDO E SE ASSUSTANDO COM TANTO BARULHO EU PEDIA PRA ABAIXAR MAIS SE SABE COMO É PARENTE SE VC FICA FALANDO MUITO TE ACHAM CHATA.. O DURO Q FIQUEI SENDO A CHATA DA FAMILIA.. MAIS DEPOIS DESSE DIA Q ELE FICOU ASSUSTANDO COM O BARULHO ACABOU NUM DORME BEM MAIS, DESCULPE O TEXTO MAIS TERIA QUE EXPLICAR TUDO.. TEM COMO ME DAR UM CONSELHO.. ME MANDE UM EMAIL... marcela_marquis@hotmail.com

alessandrapilar disse...

Oi Marcela, bom querida... é difícil dar opinião sobre as situações de outras pessoas, bem porque cada um sabe onde o calo aperta. Mas lendo o que vc me escreveu, acredito que seu bebê dorme muito bem e até demais... hehe. Se eu entendi bem ele tá com 3 meses, né? Nessa fase, o Chico não dormia nem 2 horas seguidas, pra vc ter uma ideia. O primeiro lance é que vc tem que dar o banho mais cedo nele, acho que vc tá deixando pra muito tarde. O nosso horário não é o deles, o Chico vai pro banho lá pelas 7, pois ao contrário de muitos bebês o banho desperta ele. Se deixo pra dar muito tarde ele acorda e demora pra pegar no sono. Depois do banho dou o jantar (no seu caso seria mamadeira ou o peito que acho mais saudável com a idade dele, a mamadeira só em último caso e de preferência com o seu leite). E daí fico enrolando ele até a hora de ir pro berço. Ah! Outra coisa importante é não acostumar o bebê a dormir no silêncio total, isso não faz bem nem pra eles e muito menos pra nós, pois é quase impossível silenciar totalmente a casa. O Chico sempre dormiu com barulho, sempre. A nossa rotina não pode mudar em função deles. Coloque uma música suave e nunca leve ele pra dormir contigo, não é bom acostumar a criança a dormir com os pais, pois vicia e nunca mais eles dormem sozinhos. Outro detalhe é acostumar o bebê a dormir no escuro. Eu deixo o quartinho do Chico no escuro total e absoluto. E ele dorme que é uma beleza. Sobre os cochilos do seu baby, acho que ele tá tirando muitos durante o dia, tente deixá-lo mais acordado e não o coloque pra cochilar nesse último horário, pra ver se ele tem soninho pra dormir mais cedo. Mas com a idade dele ele vai acordar bastante durante a noite pra mamar, é normal. O Chico só foi dormir uma noite inteira com quase 6 meses. Claro que tudo o que eu falei são só conselhos, cada um sabe de si e da melhor forma de criar seu baby. Comigo foi assim e acho que pode servir pra vc também. Espero ter ajudado. Entre em contato pra dizer como está indo. bjinhos
;o)

Julie disse...

Olá!! Adorei seu blogue!! Já vou encomendar meu livro também!!! eu já tenho uma rotina mais ou menos estruturada, meu bebe tem 1 mes e 11 dias e dorme bem a noite, só tenho mais problemas durante o dia porque apesar de dormir 10 minutinhos em intervalos variaveis, ele acorda com muita frequencia pra mamar, chega ao exagero de 30 em 30 minutos a certas alturas do dia!!!Só queia saber se voce estipulou a seu filho horarios de mamadas! Fico com medo de ter uma estrutura muito rigida!!! ABraços e obrigada.

Silvia disse...

Olá meninas, oi Alessandra, estou escrevendo neste post pq acho que é o mais visitado rsrs, queria compartilhar minha experiencia com o EASY, gente foi muito bom, comecei qdo a Flavia, estava com 1 mes e meio, e em 3 semanas ela já estava adaptada, porem, nunca dormiu 1h30min, nas sonecas, mas com 3 meses passou a dormir das 22hs até as 7hs direto, sempre dei o banho as 20hs, um tempo depois ela passou a dormir as 21hs - 07hs, o mais interessante é que acordava, mamava eu trocava a fralda e deixava ela acordada no berço brincando, meio hora depois ela dormia sozinha, só nesse horario fazia isso eu adorava rsrsrs, qdo completou 5 meses voltei a trabalhar, e coloquei ela na escola então as 7hs tenho que sair de casa e ela não volta mais a dormir, mas graças a Deus nesse meio tempo teve a mudança de horario, então a fofinha acha que 20hs já é 21hs, e não fiz a menor questão de "contar" a verdade para ela rsrsrs, dou banho agora as 19hs, e ela dorme 20hs - 06h30min, tira uma soneca das 10 as 11hs e outra das 14hs as 15h30min, não é uma regra tem dia que muda um pouco dorme mais ou menos, mas o que quero dizer com tudo isso é que O EASY FUNCIONA!!!!!!!!! rsrs, ah tbm segui as dicas para a introdução dos alimentos solidos e ela não me deu nenhum trabalho para comer as papinhas de fruta, acho que é isso, bjo pra todo mundo.... Falei que um dia eu voltava pra dizer que tudo melhorou hahahahahaha.....

alessandrapilar disse...

Oi Silvia!!!
Que bom tê-la de volta e saber que deu certo o EASY aí também. Pois é, eu recomendo pois funcionou super bem pra mim, e o Chico já era maiorzinho quando comecei. Até pensei que não daria certo, mas deu.
Venha sempre e conte-nos mais da Flávia!
bjinhos
Ale

alessandrapilar disse...

Oi Julie, seja bem vinda!!!
Você já tem sorte de ter começado cedo com uma rotina. Siga as dicas da Encantadora e vc vai notar que tudo corre muito bem. Quanto às mamadas, eu não tinha muito horário com as mamadas, e isso não foi legal. O Chico mamava quase toda hora (principalmente na época das cólicas) e foi muito ruim pra ele. Acho que se vc colocar uma rotina aí também, vai ser bem legal para o seu baby. A Encantadora dá ótimas dicas pra isso. Vale a pena conferir.
bjinhos e venha sempre.

Juliana disse...

Olá Alê, postei em outro texto e estou aqui de volta! Adorei seu blog! kkk!
Bom... eu sou mãe de primeira viagem do Lucca que acabou de fazer 3 meses no dia 06 de Março. Estou tentando colocar ele numa rotina, porque, como vc mesma falou, no início a gente fica muito vulnerável a tudo o que eles querem e... qualquer horinha de sono deles é ótimo pra gente, então, queremos mas é que eles DURMAM! O que, eventualmente, de madrugada não acontece! kkk. E eu tb tive problemas com o bico do peito ferido... ihhhh... sofri demais! Mas hoje já está tudo mais amenizado e meu bebê dorme a noite inteira, porém......... dorme muuuito tarde! Lá pela meia-noite, 1 da manhã ele tá embarcando... antes disso, quer brincar, quer fazer gracinha! kkk. Mas quando dorme, acorda só as 5:30, 6:00 pra mamar e volta a dormir! E de dia é muito tranquilinho, dorme um bocado! Mas já já eu estarei voltando ao trabalho e preciso fazer com que ele durma mais cedo. Eu sempre dormi tarde e acho que isso está influenciando muito ele. Estou, desde anteontem, colocando ele pra dormir mais cedo... tipo 20, 21h. Mas como ele está se adaptando, acabou acarretando em ele acordar 2 vezes na madrugada pra mamar. Tenho que ser paciente e compreensiva com o meu pentelhinho né? Ele anda com uns probleminhas com gases e golfadas grandes! Mama, arrota e golfaaaaa muitoooooo! Não sei o que faço! Troquei de pediatra e ela mandou dar água e suquinhos de laranjas e chazinhos... ai meu Deus! Eu só amamento ele no peito e acho estranho enfiar esse monte de coisa no menino. VOU PROCURAR OUTRO PEDIATRA. Não estou certa de que isso seria o melhor. Quero tirar a prova real. Da água eu até concordo... pois a pediatra disse que com esse calorão ele sente sede e pra tentar matá-la ele mama demais, além do que devia e acaba voltando...:S e isso tá me preocupando muito! E... ele está fazendo cocozinho de 2 em 2 ou 3 em 3 dias. Mas quando faz, suja até a alma! Sempre li que isso era normal pra bebês da idade dele porque leite materno não tem resíduo e se não sobra resíduo é porque está aproveitando todos os nutrientes, tudo, tudo. O que vc acha disso? Ontem ele gritou de tanta dor de cólica... foi dormir as 23:30 depois de ter dormido mais cedo... sofreu muito e dormiu até hoje as 7:30 porque foi dormir exausto de tanto chorar! O que posso fazer pra aliviar as cólicas hein amiga? É muito ruim ver o nosso bebê sofrendo tanto e não poder fazer nada! Bom... contei um pouco de mim. Estou atrás de uma rotina pro Lucca... e vou conseguir, eu creio. Tenho os livros da Encantadora e só tive forças pra ler agora que o calo apertou.
Beijossss, fica com Deus!

Juliana disse...

Puxa... kd vc Alê??? :(

alessandrapilar disse...

Oi Ju, que bom que veio, gostou e já está participando!!
Bom, quanto ao que vc relatou no seu comentário, sobre a rotina, ela é muito importante sim. Eu sei que é difícil da gente estabelecer uma rotina, mas quando conseguimos eles ficam muito melhor. Tem que ser paciente, nos primeiros dias eles vão trocar alguns horários de sono e isso vai mexer na estrutura deles e na nossa. Mas depois que conseguimos tudo fica mais tranquilo, para nós e para eles. Eu sei bem o sufoco que é não ter rotina com filho. Menina, como falei no post foi bem complicado fazer o Chico entrar na "linha". hahaha. O nosso maior problema aqui em casa é que ele não é muito de dormir, como o pai dele. Então tirava cochilos de 10, 15 minutos e só, tava pronto pra outra. Mas a mamãe aqui, dorminhoca que só e ainda por cima muito cansada diante de todas as tarefas acumuladas, ficou um trapo com esse horário desregulado dele. E é por isso que sempre dou a dica para as mamães de primeira viagem: coloquem o bebê numa rotina logo que chegarem em casa, para não se arrepender depois.
Outro fato que vc comentou é sobre a questão das golfadas. Bom, segundo o tio Mário, pediatra do Chico, é normal eles golfarem um pouco, mas quando vem muito e repetidas vezes, é bom você ver o que pode estar ocorrendo, pode ser refluxo ou outra coisa. Eu como pessoa (atenção: não sou médica e nem estou te falando o que deves fazer, é só minha singela opinião de mãe) sou TERMINANTEMENTE CONTRA dar água ou sucos para os bebês. Segundo o tio Mário o bebê não sente sede pois o leite materno é rico em água. O Chico não tomou água, chá, suco ou qualquer outro líquido até os 5 meses. E quando tomou eu ofereci na colherinha e não na mamadeira, para que ele não desistisse do peito. Quanto às cólicas: sei bem como é, o Chico teve muitas cólicas e chorava dia e noite. Foi um sufoco. Foi aí que eu recorri à Encantadora com sua rotina, pois não sabia mais o que fazer, ele não aceitava a chupeta e queria mamar o dia todo, o que fazia com que as cólicas aumentassem ainda mais. Seguindo a rotina da encantadora, consegui que ele entrasse num ritmo e isso ajudou nas cólicas também. Mas sinceramente, não tenho a fórmula secreta para acabar com as cólicas. É um dos piores períodos que um pai e uma mãe podem passar com o bebê. A gente se sente impotente, chora junto com eles. A única coisa que aliviava um pouco era segurar o Chico de bruços no braço e andar pela casa com ele assim pendurado e a gente cantando e dançando. Daí ele acalmava e parava de chorar. E todo mundo entrou na dança nessa hora, era o pai, eu, a irmã ou qualquer tia que estivesse junto. hehe. Sobre os cocôs irregulares, o tio Mário me disse que era assim mesmo, que alguns bebês demoravam até três dias sem fazer. Aqui a coisa era rápida e várias vezes ao dia, mas teve uma vez que ele ficou três dias sem fazer e eu me apavorei, já que nunca tinha acontecido. Corri pro pediatra e ele me acalmou dizendo que era mais do que normal. Ah! Ainda sobre as cólicas, tem pessoas que indicam um "pózinho" que eu não lembro o nome, eu cheguei a comprar, mas nunca dei pro Chico, pois vi na bula que tinha açúcar. O melhor mesmo é muita massagem na barriguinha e uma boa dose de paciência para nós. Aquecer uma fraldinha e colocar na barriga também ajuda e não faz mal nenhum: "receitinha de vó" hehe.
E não se desespere, pois essa fase é chata e a gente acha que não vai passar nunca. E de repente um dia você acorda e seu bebê não tem mais cólicas. Como num passe de mágica tudo se acalma e volta ao normal. Pode acreditar, aconteceu aqui em casa.
Espero ter ajudado.
E fique ligada, que logo teremos novidades aqui no blog.
bjinhos
;o)

alessandrapilar disse...

Oiê... to aqui \o/
Desculpa a demora em te responder... mas agora foi. hehehe
bjinhos

Silvia disse...

Olá meninas, a Flávia também teve cólicas até os dois meses, a rotina ajudou sim, eu também deixava ela de bruços no braço e andava, embalava, dançava rsrs enfim de tudo um pouco, ela sempre acabava dormindo nessa posição, também colocava ela de bruços em cima da minha barriga, ela dormia mais, e eu descançava um pouco, mas só fazia isso de dia, e com todo o cuidado pra não cochilar, isso ajuda a aquecer a barriguinha e alivia as cólicas também, o pó que a Ale falou é a FUNCHICÓRIA, vc coloca na chupeta, usei com a Flávia, e não tive nenhum problema, é antigo pra caramba, minha mãe usou comigo e com meu irmão, e eu comprei após a indicação da pediatra, acho que ela ajuda mesmo, a acalmar o bebe pq fica sugando a chupeta e o distrai, massagem, flexão das perninhas também ajuda, só fuja mesmo da tentação de dar o peito, pq eles param de chorar mas isso da mais cólica ainda, com o EASY fica bem mais facil.
Bjosss

Silvia disse...

Ah Ale, também sou de Curitiba, sempre esqueço de falar rsrsrs bjosss

alessandrapilar disse...

Oi Silvia, parece que colocar o bebê de bruços ainda é a melhor fórmula para as cólicas né? hehe.E o nome era esse mesmo: Funchicória. Mas eu não dei pra ele não. Fiquei com receio pois o Chico era muito novinho.
E já que vc é de Curitiba também, poderíamos marcar um encontro com os pequenos, qualquer dia desses né? E até com outras mães daqui pra bater papo e trocar experiências, o que acha??
bjinhos
;o)

Silvia disse...

Nossa Ale seria muito legal, vamos marcar sim, os pequenos vão adorar ter novos amiguinhos ehehehe.

Bjos

Julia disse...

Oi Alessandra, tudo bem? Estava procurando uma ajuda na net para criar uma rotina para meu bebe de 7 meses... sou mãe de primeira viagem e to sofrendo com o baixinho que manda em mim. Bom, percebi que você é de Curitiba, eu também sou e queria saber onde você comprou o livro Encantadoras. Vou comprar pra tentar organizar a minha vida de mamãe.
Obrigada.

alessandrapilar disse...

Oi Silvia, vc viu que apareceu mais uma mãe de Curitiba?? Agora somos três, pelo menos que a gente sabe, né?
hehe
bjinhos
;o)

alessandrapilar disse...

Olá Julia, seja bem vinda ao Conversa!
E mais uma curitibana na área, êba.... quem sabe a gente não organiza um encontro das mamães curitibanas, hein?
Bom, quanto à sua pergunta: eu comprei o meu pela internet mesmo, na loja virtual da Fnac foi onde achei o melhor preço. Pois nas lojas físicas estava muito caro. Mas garanto que vc encontra em diversas lojas online como a Livraria Curitiba, o Submarino, a Siciliano. Basta fazer uma pesquisa e comparar o melhor preço. Eu sempre compro livros pela Fnac pois acho os preços deles bem bacanas e a entrega é muito rápida, esse livro da Encatadora de Bebês levou só 2 dias pra chegar! Torço para que dê certo para você tão bem quanto deu pra mim e para outras mães! Mas seja persistente, pois ele já tá grandinho e dependendo do temperamento dele pode demorar um pouco para se adaptar aos novos hábitos. O Francisco tinha 5 meses mais ou menos quando eu coloquei ele no EASY e percebi que quanto mais cedo melhor, tanto que já dou a dica pra toda amiga grávida... hehe.
Bom, volte mais vezes e vamos marcar um encontro das mamães curitibanas!!! hehe.
bjinhos ;o)

Silvia disse...

Que legal, vai ser muito bom um encontro com as mamães, trocar ideias e tbm as disiculdades, bjoss
e FELIZ PÁSCOA!!!!!!

Tatiana disse...

Oi, meu nome é Tatiana e pari dia 06 de janeiro. Minha Yasmin ja vai completar os 4 meses e está sem rotina. Acontece que ela teve muitas cólicas e então mama muuto no meu peito pra se consolar, usa chupeta e agora ela nao ta querendo mamar por muitos minutos, no max. 10 min. no total das duas mamas e nesses ultimos dia acorda três vezes na boite, to doida, já sem saber o que fazer. Desde RN ja acostumei ela a mamar um peito só, agora que descobrir que ela deve mamar os dois ela chora em um pois não deve ter muito leite e no outro ela mama mais, mesmo assim as vezes acaba chorando e eu não sei as vezes decifrar o choro dela. Fora que ela ta sem fazer côco dois dias. O que a sua visão e experiência de mãe me fala. M e ajude pro favor.Vou sair daki a ppouco pra comprar esse livro. Obrigada . Tatiana

alessandrapilar disse...

Oi Tati, seja bem vinda ao Conversa. Mil desculpas pela demora em te responder.
Mas então... sobre o lance dela mamar num peito só, o Chico escolheu um só tbém e acabou que não queria nunca pegar o outro. O que eu fiz foi colocar ele pra mamar do lado que ele gostava, mas no peito que não gostava, sabe? Ajeitava um travesseiro e pronto, ele caia direitinho na minha técnica e mamava. E tente sempre oferecer os dois peitos sim, pois dizem que sempre vem o leite mais grosso e que alimenta mais primeiro, depois o leite é mais ralo. Por isso de ser importante alimentar dos dois lados.
Quanto ao tempo do cocô, o Chico teve um problema assim uma única vez, pois ele sempre foi bem certinho e fazia até várias vezes por dia. E nessa vez eu me apavorei, pois ele acabou ficando 2 dias sem fazer. Corri para o pediatra que me disse que era mais do que normal, tem bb que fica até mais tempo sem fazer, numa boa. O organismo deles está se adaptando a tudo. De repente vc pode ter mudado de leite (não sei se vc já oferece mamadeira) ou a tua alimentação foi modificada de alguma forma. Os pediatras dizem que isso não influencia, mas na minha experiência aconteceu de uma vez eu comer algo que o Chico teve muuuuita cólica logo em seguida. Eu senti que foi por isso. E parei de ingerir e nunca mais ele teve problema. O quanto antes você iniciar uma rotina com ela, melhor pra vc e principalmente pra ela. Faça rápido, urgente! Não é tarde pra começar, viu? O Chico entrou na rotina tarde e deu super certo.
No mais eu to aqui para o que precisar, se eu puder ajudar, estarei sempre à disposição para relatar minha experiência de mãe!
Um bjão e volte sempre!
;o)

CARLA disse...

OLÁ!
SOU MÃE DE RIMEIRA VIAJEM E NÃO ESTOU CONSEGUINDO ESTABELECER UMA ROTINA PARA MINHA FILHA DE 2 MESES E MEIO A NOITE. DURANTE O DIA TUDO BEM MAMA DE 2 EM 2 HORAS E DORME TRANQULAMEWNTE, MAS QUANDO CHEGA A NOITE O DILEMA COMEÇA, A PARTIR DAS 10:30 NÃO QUERER MAIS DORMIR E CHORA MUITO PARECENDO TER FOME, POIS QUER MAMA TODA HORA. JÁ MUDEI HORÁRIOS DE BANHO, JÁ PROCUREI ESCURECER A CASA PARA ELA ADORMECER E NADA, TUDO CONTINUA DO MEMSO JEITO, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER SE PUDER ME AJUDAR FICO GRATA.
UM ABRAÇO!

Edy disse...

Oi Alessandra, tudo bem?
Estou tendo o mesmo problema da Tatiana. Preciso estabelecer uma rotina com urgência. Gostaria de receber por email a rotina deste livro que vc indicou.
Meu bebê tem 2 meses e 24 dias, e, é muito chorão. Também só gosta de mamar em um peito, e mama uns 15 minutos depois não quer mais, chora até gritar. Quando isto acontece, e, meu marido ta em casa ele coloca funchicória na chupeta dele, e, é claro, o menino pára de chorar na hora e até dorme. Só que agora ele ta viciado com esse pózinho. Pra piorar ele mama, praticamente, de hora em hora (porque só mama um pouco e não quer mais, por isso mama o tempo todo). A noite acorda 3 vezes. Aguardo sua resposta.

Bjo da Edy

Uma rotina para o bebê. « Conversa pra Mãe Dormir disse...

[...] primeira viagem, rotina bebê, rotina easy, rotina para bebês trackback Desde que escrevi o post “Todo bebê deve ter uma rotina sim!” em junho do ano passado já recebi mais de 2000 visitas nesse post e ele é o mais popular do blog. [...]

alessandrapilar disse...

Oi Edy, seja bem vinda ao Conversa!
Pois então, menina. Tenho visto que esse é um dos maiores problemas das mamães e muitas me fazem o mesmo pedido. Em função disso hoje resolvi reservar um tempinho pra começar a Série Rotina EASY. Então no post de hoje, "Uma Rotina para o Bebê" você vai encontrar o primeiro passo para estruturar a rotina EASY. Eu sei que o seu bebê é um pouco mais velho e vai se encaixar no segundo período da Rotina, mas leia esse primeiro post e já comece as dicas que você encontrar. Logo vou escrever o restante da Rotina (é que é muita coisa pra um post só).
Pelo seu relato parece que seu bebê entrou na fase das cólicas, não é mesmo? Aconteceu com o Chico quase no mesmo período. Eu também comprei a funchicória, mas não usei depois que li a fórmula, percebi que tem açúcar e resolvi não oferecer para o Chico. A necessidade de mamar muito é um pouco da necessidade de sugar, que acalma o bebê. Já vi que ele usa chupeta, o que ajuda a acalmar. Pois se ele tá com cólica, quanto mais ele mamar, mais ele vai ter cólica. Comece a ler a rotina e fique ligada que logo vou continuar a série com as outras fases dos bebês.
Espero que te ajude, como me ajudou! Volte para nos contar!
bjinhos
Ale

alessandrapilar disse...

Oi Carla, bem vinda ao Conversa!
Então, como falei para a Edy no comentário anterior, percebi que esse é um dos maiores problemas das mães, estabelecer uma rotina para o bebê. E em função disso, comecei hoje a "Série Rotina EASY" com o post "Uma Rotina para o Bebê", ela está dividida em fases (pois é muito longa e não caberia em um post só). Sua bebê vai se encaixar na segunda fase da rotina, mas comece a ler desde o princípio pois já pode te ajudar as dicas que estão no post. O importante é seguir a rotina, logo sua bebê vai entrar num ritmo. Outra boa dica é colocar música para o bebê dormir, a música relaxa e acalma o bebê (e você não fica escrava do silêncio né?).
Espero que a rotina te ajude, como me ajudou. No início parece difícil, você acha que seu bebê não vai se encaixar nunca (era assim comigo, estive a ponto de desistir). Porém eles começam a entrar no ritmo e logo estão bem tranquilos na rotina.
Volte para nos contar como está sendo e como as coisas estão!
bjinhos
;o)

Vanessa disse...

Oi gente, vou contar do Bê, e olha eu não sou a única ahaaaa =)
Nos primeiros dias de vida é aquele sufoco, tanto pra nós Mamães de primeira viagem, quando para os nossos bebês se acostumarem ao nosso mundo cruel.
Bê acordava de 2h em 2h, de 1h em 1h, uma bagunça. Mas os banhos eram sempre de manhã, porque estava mais quentinho. Daí com o tempo mudei para mais tarde, lá pelas 16h mas hoje temos uma rotiiiinha, prefiro de manhã entre 11 e 12h.
Hoje com 3 meses ele acorda entre 6 e 7h, daí a gente brinca, conversa e enrolamos ele pra tentar concluir as tarefas de casa que nuuuunca terminam. Daí entre 8 e 9h ele volta a dormir até a hora do banho, depois do banho brinca, brinca, brinca, come a mão, come a roupa, come a fralda hehe e dorme normalmente entre 15 e 16h até as 17h, 18h, daí voltam as atividades come, come, e dorme entre 19h e 21h as primeiras horas ele dorme 4h seguidas, é só isso, resmunga, mama e dorme mais 3h e vai diminuindo o intervalo das mamadas 2h e 1h até acordar pra o lindo dia.
A única coisa que eu não vejo a hora é que ele durma uma noite inteeeeira, sem mamar, ô alegriaa, mas enfim a gente vai se adaptando, nós a eles e eles a nós.
Não foi EASY também não, mas li muitoooooo, e é o que eu aconselho leiam e troquem bastante experiência, além de ser produtivo para nós é só enquanto eles dormem rs =)
Um beijo grande pra todas vocês =)

yuri disse...

um dois tres

yuri disse...

esse mundo

alessandrapilar disse...

Yuri Lemos???

Luíza Diener disse...

demais, alessandra!
vou ler os outros posts também. valeu!

beijinhos

Alessandra Pilar disse...

Que bom que gostou, Luiza! Espero que te ajude com o Ben.
bjinhos

Cintia Teles disse...

oLÁ PASSEANDO PELOS BLOGS ACHEI O SEU E POR SINAL MUITO INTERESSANTE AMEI O POST DOS DENTINHOS ESTAVA MESMO QUERENDO TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS ESTAREI TE SEGUINDO BJUS E BOA 3ª FEIRA

Clomarzinha disse...

kkkkkkkkk geeente, pára tuudooo!!! pensei q meu filho era o único na face da terra q não desgruda dolo e não dorme durante o dia. eu tb to me descabelaaaaandoooo!!!! e olha q eu sou professora (q vergoonha!!!) de educação infantil e sei perfeitamente da importância da rotina para as crianças. acontece q nem eu sei em q ponto eu me perdi nesse item! acho q foi quando minha mãe foi embora depois d uns 15 dias de nascido, sei lá. fiquei doida por ter q cuidar de mim, do bb, do marido e da casa. e ainda tinha um hóspede enfermo, obras de reforma em casa e os cuidados pós-cesárea! e os familiares querendo ajudar kkkk graças a Deus, tive pelo menos paciência e disposição pra aguentar o tranco e correr pela internet atrás d livros e dicas. e ainda por cima resolvi tirar a chupeta do meu filho. aí ele começou a ter dificuldade pra dormir à noite, q era o único horário em q dormia direto. achei o livro nana nen~e, fui aplicar a técnica e o curumim quase teve um troço depois d horas chorando sem parar. daí gripou, ficou superansioso e amedrontado, piorou a situação do sono e eu entrei em crise, chorava junto com ele. daí observando o nosso comportamento, e orando, percebi q estava totalmente sem rotina!!!! foi como cheguei aqui. hoje estou no 4o. dia de nova rotina e o choradeiro ainda permanece, mas ele já está entrando no MEU ritmo hehe mas ainda preciso ler o livro da encantadora pq acredito q ainda tenho ajustes. meu bb voltou a dormir d dia, sem precisar ser balançado, mas só dorme no colo! cama tem espinho pra ele rsrs obrigada, virei fã do blog!

Tatiana disse...

Ola, gostei muito das instruções dadas por vc no seu blog, só que nao estou conseguindo baixar tanto o diário qto as primeiras semanas; estou desesperada de cansada minha filhinha me solicita o tempo todo não me permite fazer nada...estou exausta sem forças até mesmo pra acordar pela manhã e levá-la para tomar o sol da manhã, vou comprar imediatamente esse livro, com ela está acontecendo o mesmo q se filho o tempo de atividade está sendo muito longo e ela quer colo o tempo todo e qdo dorme de dia q coloco ou no berço, cadeirinha, cama e por aí vai ela acorda na mesma hora e choooooora novamente querendo colo.

Related Posts with Thumbnails