terça-feira, 8 de setembro de 2009

Nascimento dos dentinhos do bebê

Os pediatras são enfáticos em afirmar que o nascimento dos dentes não causam grandes problemas para o bebê, além de gengiva inchada e baba. Mas toda mãe sabe que com o nascimento dos dentinhos podem ocorrer diversos outros incômodos. Esse é um assunto recorrente para toda mãe, pois até o nascimento de todos os dentes de leite vamos ouvir muuuuito falar disso e nos preocupar ainda mais.

Pois então que estamos passando por essa fase chata e incômoda nesse exato momento. E com os dentes rasgando a gengiva do Chico, vieram também muuuita febre e falta de apetite, além de um mau-humor de lascar.  Embora o pediatra afirme que uma coisa não tem a ver com a outra, toda vez que algum dentinho começa a aparecer na boca dele, junto temos dois ou três dias de febre, baba, falta de apetite e diarreia. Logo que o dente consegue rasgar a gengiva e despontar tudo passa instantaneamente.

É uma fase normal e que vai passar, mas convém ficar alerta e observar se é isso mesmo que está causando esse transtorno. Em tempos de gripe A, é bom ficarmos de olho quanto aos sintomas que o bebê está apresentando.

A seguir coloquei em tópicos algumas dúvidas comuns das mamães durante essa fase. Se você tiver outra dúvida que não conste no post sobre esse assunto, pergunte. Estamos aqui pra aprender umas com as outras.

- Qual a idade certa pra aparecerem os primeiros dentinhos?

Essa é a pergunta mais comum das mamães e papais. Eu mesma tinha minhas dúvidas. Bom, os primeiros dentes do bebê podem aparecer até os 3 primeiros meses, mas esse período varia de criança para criança. Alguns nascem com dentinhos (muito raro, mas pode ocorrer) e outros demoram até quase um ano para terem seus primeiros dentinhos. Não fique preocupada se o dentinho do seu filho demorar para aparecer, é absolutamente normal.

O Chico teve seu primeiro dentinho aparecendo por volta dos três meses, mas ele só foi despontar realmente lá pelo 5º mês. No início do terceiro mês ele começou a babar muito e tava com a gengiva muito inchada e vermelha.

Outra característica que pode ajudar a mãe a perceber que o dente está vindo é que eles começam a colocar de tudo na boca pra coçar a gengiva. Se achar necessário, compre alguns mordedores, compramos dois tipos para ele nessa fase e foi bem legal, pois ajudava a coçar e aliviava um pouco o incômodo.

mordedor



Mas pode ser que seu filho não goste tanto assim de produtos comprados como ajudante para coçar a gengiva e escolha objetos dos mais variados para esse fim:

[caption id="attachment_512" align="aligncenter" width="413" caption="Esse é muuuuito melhor para coçar a gengiva, manhê!"]Esse é muuuuito melhor para coçar a gengiva, manhê![/caption]

[caption id="attachment_513" align="aligncenter" width="413" caption="Meu primeiro dentinho tá vindo e quem paga é o pato!"]Meu primeiro dentinho tá vindo e quem sofre é o pato![/caption]

É importante para a mamãe de primeira viagem observar bem os sintomas e estar atenta nesse período, pois ele poderá colocar tudo o que encontrar na boca para aliviar a dor e a coceira.

- Usar ou não medicamento para aliviar a dor?

Bom, na altura muita gente me dizia pra usar um tal produto(*) que promete aliviar esses incômodos. Mas eu questionei o pediatra sobre o uso e ele me informou que o mesmo não é indicado. Ele me disse que o produto não faz nada além de anestesiar o local, o que pode ser um problema para os bebês já que os mesmos podem engasgar com a saliva abundante que o nascimento do dente provoca. Ele me disse, ainda, que a coceira e o incômodo são necessários para esse processo natural e que o fato do bebê coçar com algum objeto não tem o menor problema (claro que devemos oferecer algo seguro para isso, né?). Eu optei por não usar o produto, achei o risco dele maior do que o problema da coceira e do nascimento dos dentes.

- A falta de apetite pode estar relacionada com o nascimento dos dentes?

Sim. Outro grande vilão nessa fase é a falta de apetite. O nascimento dos dentes geralmente é a fase em que o bebê se recusa a comer. E você vai ficando desesperada, pois oferece de tudo e ele rejeita. Fique tranquila, tente oferecer alimentos gelados e frios como frutas, pãozinho e iogurte. Parece que o alimento frio é mais fácil pra eles comerem do que os quentes. Eles aceitam melhor. Logo que o dente sair ele volta a comer normalmente.

- Em quanto tempo nascem os dentinhos?

Outra dúvida das mamães de primeira é sobre a duração do nascimento dos dentinhos. Pois bem, essa fase não costuma durar mais que 3 ou 4 dias. E todos os sintomas (febre, diarreia, falta de apetite, baba, bochechas vermelhas, assadura, coriza, salivação excessiva) também devem cessar nesse período. Por isso devemos estar atentas aos sintomas e sempre levar ao pediatra pra ver se é só isso mesmo o que está acontecendo. Não hesite em ligar para o pediatra se você tiver dúvidas.

- A importância da higiene bucal desde cedo.

É muito importante fazer a higiene bucal do bebê desde o nascimento. Hoje você pode achar nas farmácias uma escovinha que se encaixa no dedo própria pra essa higiene, mas se quiser pode usar uma fraldinha úmida (como nossas avós faziam sem problema ;o)). O importante é o bebê se acostumar com a higiene e com a sua mão na boca dele desde cedo. Vai ser mais fácil ele gostar de escovar os dentes quando for mais velho. Após o nascimento dos dentes devemos começar a escová-los sempre.  Depois que nasceram os dentinhos eu usava somente a escova de dentes com água para higienizar. Existe no mercado algumas pastas sem flúor para essa fase (leia a embalagem e veja pra que idade a pasta é indicada), mas eu só comecei a usá-la quando o Chico já estava mais velho (por volta dos 11 meses mais ou menos).

- Qual o tempo entre o nascimento de um dente e o surgimento dos outros?

Esse período também pode variar de criança para criança. No meu caso demorou muuuuito para aparecerem os outros dentinhos. Se aconteceu com seu filhote, não se preocupe que é normal. O Chico ficou com os dois dentinhos de baixo por quase 6 meses. Só então começaram a despontar os de cima. Mas quando esses vem parece que os outros vão se animando e saem um após o outro.

[caption id="attachment_514" align="aligncenter" width="413" caption="só os de baixo por um bom tempo"]só os de baixo por um bom tempo[/caption]

[caption id="attachment_515" align="aligncenter" width="413" caption="com 11 meses vieram os de cima"]com 11 meses vieram os de cima[/caption]

(Chico já está com 6 dentinhos em cima e 4 bem vistosos em baixo. Fora os dois últimos que estão nesse momento rasgando sua gengivinha de baixo e provocando os mais diversos incômodos. )

E essa semana tivemos todos os sintomas do nascimento de mais dentinhos e como já estou escolada neles logo percebi a causa da febre alta, da irritação, da baba, da falta de apetite e da diarreia. Lá estavam os mais novos companheiros do Francisco, logo ao lado dos primeiros dentinhos que ele ganhou. Depois de três dias de febre e todo o resto, agora já podemos observar os novos amiguinhos bem bonitinhos.

E, segundo reza a lenda, agora eles virão um após o outro. Já estou me preparando para todos eles com muita paciência e calma.

Esse assunto é extenso e muitas outras dúvidas poderão surgir no percurso. Se eu deixei de falar de alguma coisa comente, pergunte. E também participe contando suas experiências nessa fase, é muito importante a sua participação.

bjinhos,

;o)

(*)PS1: resolvi não colocar o nome do produto para o dentinho do bebê, se você decidir usar consulte primeiro o pediatra do seu bebê, ok?

PS2: Todas as fotos desse post são de minha autoria. Se quiser usar em outro lugar, entre em contato comigo, por gentileza!

26 comentários:

Paloma disse...

Adorei as fotos dele "comendo" o pé. Melhor posição infantil ever!

Mãe do Pitoco disse...

Alessandra, vi que vc gosta de tirar fotos tb, vc tem alguma máquina digital profissional para me indicar? Nikon ainda é a melhor? Beijocas.

Mari disse...

lindas as fotos - e o modelo ajuda, né?
menina, essa história das festinhas temáticas é um capitulo à parte... tenho pavor desses buffets caóticos ou de festas muito padronizadas. até agora conseguimos fazer umas festinhas sossegadas, aqui em casa mesmo e sem grandes firulas, mas tenho medo da Alice querer essas festas exageradas quando ficar maiorzinha... ai ai.
temos que aproveitar enquanto eles não sabem pedir ;-)
beijo!

alessandrapilar disse...

É uma delícia né? Essa sequência foi uma sorte incrível que eu consegui fotografar... hehehe.
bjinhos

alessandrapilar disse...

Oi linda,
Bom, as melhores são as Canon Rebel EOS e as Nikon. Vai de gosto pela marca. Eu gosto mais das Canon, mas as duas marcas são maravilhosas pra câmeras digitais profissionais. Meu atual sonho de consumo é uma Canon EOS XTi, das profissionais é a mais simples pra quem tá começando, e dá pra usar inclusive as lentes que vem com ela no kit de início. Pois a gente tem que se adaptar com as Reflex, elas são geralmente mais pesadas e você tem que saber manusear pra aproveitar o que elas tem melhor. Não adianta nada comprar uma máquina profissional e usar sempre no automático, né? Das Nikon eu recomendo uma Nikon D60 pra começar, se tiver aprendendo ainda, mas se quiser investir mais grana, prefira a Nikon D80. Se clicar aí no link vc pode dar uma olhada nessas duas máquinas e fotos feitas com elas. Tem um site muito bacana que dá dicas de fotografia, dá uma olhada: o endereço é www.dicasdefotografia.com.br . Passa lá e confira.
Esse é um assunto que me encanta, se eu puder te ajudar estou às ordens. bjão linda

alessandrapilar disse...

Oi Mari, pois então a festinha do Chico foi bem diferente. Uma amiga fez os enfeites de carro, avião e outros meios de transporte. Tudo bem artesanal, lindo! Nada daqueles temas prontos. Eu acho muito mais criativo e gostoso. Vamos ver até quando consigo segurar isso, né? Daqui a pouco acho que vou acabar cedendo ao Homem-aranha ou Batman, sei lá. hehe.
As fotos estão demais mesmo, modéstia a parte. Mas o modelo é totalmente culpado por isso... hehehe. Não tem como tirar foto feia desse menino. hehe.
bjos

Mãe do Pitoco disse...

Ameeeei as dicas. Vamos (meu marido e eu) ver os links e, certamente, ficaremos enlouquecidos até o Natal, que é quando pretendemos comprar uma máquina. Adorei mesmo! Muito, muito obrigada! Agora já sei com quem conversar sobre fotografias, enquadramentos, onde revelar, luz/sombra, hehehe Beijos, beijos, beijos...

alessandrapilar disse...

Oiê,
Que bom que gostou das dicas. Tomara que dê certo. Ah! Mais uma coisa, antes de comprar a máquina, seja de qual marca for, vá até a loja, pegue a máquina, manuseie ela, tire umas fotos. Pois as duas marcas são excelentes, mas devemos ver com qual nos sentimos mais confortável. E por serem mais grandonas, pesadas, é muito importante tocar, testar, tirar fotos. Corre-se menos riscos de não se adaptar ao equipamento. A questão de ergonomia do equipamento é muito importante nessa hora. Senão ficamos com uma câmera pesadona que não conseguimos tirar fotos confortavelmente. ;o)
No que eu puder ajudar estou às ordens!!!
Eu amo fotografia e pretendo trabalhar com isso futuramente. Se eu puder responder às tuas dúvidas, ficarei bem feliz.
bjinhos

blogdagravida disse...

Que aula sobre dentição!Adorei! No curso de gestantes falamos rapidinho sobre o assunto com uma dentista que foi até lá tirar dúvidas das mamães. Mas a verdade é que estávamos muito mais preocupadas com outras coisas na época (parto, amamentação, primeiro banho, umbigo) e não aproveitamos pra fazer algumas perguntas fundamentais (que você respondeu aqui!!!). A dentista do curso falou que depois de uma ou duas semanas de vida do bebê, a mamãe já pode começar a massagear a gengivinha com o dedo (bem lavadinho e esterilizado, é claro) envolvido numa gaze. Ela disse que no início é melhor usar a gaze por que aí a gente já joga fora. Bebês pequenos têm menos resistência e quanto mais a gente usar coisas descartáveis melhor. Depois das primeiras vacinas, aí sim a gente pode usar essa escovinha que você falou, mas sempre lembrando de esterilizar muito bem após e antes de cada uso. Ela disse pra massagear a gengiva do bebê pelo menos uma vez por dia, para ele ir acostumando com essa "invasão" na boquinha, assim achará natural quando começarmos a escovar os dentinhos. Além disso ela falou também sobre como muitos pais de hoje em dia não cuidam direito da alimentação de seus filhos e que isso acaba influenciando negativamente na dentição. Tem gente que oferece mamadeira de leite com achocolatado, por exemplo. O ideal é evitar o máximo possível que o bebê conheça o gosto do açúcar. Enquanto ele não conhecer, não vai sentir falta.
Juntei as dicas delas com as suas e espero fazer um bom trabalho de mãe-dentista no meu amor!
Amei as fotos do Chico fazendo o pé de mordedor! Que delícia!
Beijo!

alessandrapilar disse...

Oi Grávida, que bom que gostou! Eu sentia muita falta de algumas informações quando os dentinhos foram chegando. E a dentista tem razão sobre as defesas. É bom começarmos com a gaze mesmo, só depois passarmos pra fraldinha ou escovinha. O importante é fazer essa higiene, pois eles mamam e fica aquele restinho de leite na boquinha. Imagina ficar com leite azedo na boca? aff.. hehehe. E também para acostumarem com alguém mexendo na boca. O Chico agora quando vê eu pegar a escova já bota a língua pra fora e põe a mão na boca. E deixa escovar numa boa, mas ele não gosta muito de pasta de dente. Escovo com pasta raramente. Na questão do açúcar acho extremamente desnecessário e perigoso oferecer açúcar para o bebê. Eu faço suco sem açúcar e ele só foi experimentar coisas doces já com quase um ano. E não faço muita questão de dar não. Prefiro dar uma gelatina, ou uma fruta. Outro dia eu tava comendo chocolate, ele viu e quis, não tive saída. Mas como não tá acostumado, comeu um pedacinho e me devolveu. Melhor assim. Quanto mais conseguirmos mantê-los longe de açúcar melhor. Ah! Não ofereço refrigerante pra ele também. Se ele tiver que beber algo, será água preferencialmente, ou suco. Esses pequenos cuidados que podemos ter, podem evitar problemas maiores, né? bjinhos

Xanda disse...

Pilar, saudades muitas de você e do Chico, com tods esses dentinhos queria mesmo é levar umas mordidas dele!!! ainhain... manda seu endereço pra mim? quero mandar uns mimos pro meu sobrinho. Bjos

alessandrapilar disse...

Oi Amada, saudades gigantes de você também. O Chico tá com saudade da tia Panda também. Vou te mandar o endereço por email, ok? Bjão amore... não suma tanto tempo!!!!

Maite Lemos disse...

Oi Alessandra,

Obrigada pela visita e pelo comentário no Penso em Tudo.
Seja sempre bem vinda por lá.
Olha... a minha filha fez um aninho sem dentes, mas isso é super normal. Não fiquei preocupada pq a minha mãe contou que comigo tbm tinha sido assim.
E que coisa mais linda esse meninão!
Parabéns.

alessandrapilar disse...

Oi Maite, seja bem vinda!
Cada caso é um caso realmente. Mas as mamães de primeira viagem costumam se preocupar se acontece diferente com os filhos delas, né? hehe.
bjinhos e venha sempre que quiser! bjinhos
;o)

para babası disse...

mucas grasias

Elen(dannah5) disse...

Alessandra, adorei as dicas, realmente essa fase dos dentes eh terrivel e por experiencia pessoal, comprar mordedores nao resolve, eles so querem o q nao eh deles ou nao eh proprio para colocar na boca, tipo controle remoto, celular, pilhas, chaves e mais coisas improprias!heheh
Tenho q concordar q o modelo eh lindo!!!
Obrigada!
beijocas

alessandrapilar disse...

Oi Elen, que bom que gostou das dicas. É uma fase que desespera as mamães de primeira viagem né? E não tem como fugir dela... haha
bjinhos
Ale

EU disse...

Adorei seu cantinho e as dicas sobre os dentinhos... não fazia ideia da perda de apetite e quase enlouqueci na semana passada, quando os dentinhos de baixo do Arthur resolveram aparecer, agora que finalmente saíram pra luz, ele voltou a ter o mega apetite de sempre...ehehehe
Beijos! Estou acompanhando!

alessandrapilar disse...

Oi, seja bem vinda!
Pois é menina, eu tbém não sabia desse detalhe. Mas a gente vai aprendendo assim mesmo, né? Na marra.
bjão e venha sempre!!!

Nayara Karlla disse...

nossa que alivio..estava preocupada com meu bebe, ja que ele amava comer bananinha amassada e agora rejeitava sempre q eu tentava dar pra ele..fiquei preocupada..mas ele ta cocando muito a gengiva..dai eu imaginei que pudesse ser por causa disso..ele esta com 5 meses e esta com a gengiva muuuuuuiito inchadinha..fico com o coracao apertado de ve-lo tao incomodado.a nossa salvacao é o peito..ele ainda mama muitooooooo..gracas a Deus..rsrsrs

alessandrapilar disse...

Oi Nay,
Pois então menina, aqui aconteceu quase a mesma coisa. Francisco amava comida salgada, mandava ver na sopinha que eu fazia que era uma beleza. Daí começou a implicar com comida e agora é um sufoco fazê-lo comer. O pediatra disse que é fase. Mas você sabe como é mãe né? A gente não fica tranquila se eles não comem. Pelos sintomas que vc descreveu provavelmente estão chegando os dentinhos sim. E talvez o baby tenha febre e diarreia, talvez não. Depende de criança pra criança. Mas o bom é que ele ainda está mamando, então dá pra ficar tranquila. O Chico mamou até 11 meses e foi uma beleza. Pena que meu leite acabou, senão teria dado mais pra ele. Criança amamentada é muito mais saudável né?
Venha sempre, viu? Bjinhos,
;o)

Geovanio Dos Ramos Souza disse...

nossa que bom to muito aliviado sou pai de primeira viagem
e meu filhote o hudsom ta nascendo os dentinhos ta com as gengivas enchadas com falta de apetite so come comigo .
mais com essas informações sua to muito mais tranguilho
ate por que ele come bem a noite
durante o dia so um ppuguinho. eu quem cuido dele.
um forte abraço de um pai super feliz.

alessandrapilar disse...

Oi Geovanio, seja bem vindo ao Conversa!!
É bom saber que minhas dicas ajudam também os papais!
E no que eu puder ajudar, estarei aqui!
Fique ligado que logo o blog terá novidades e uma promoção para os leitores!
bjinhos
;o)

Marcia Alves disse...

Nossa que alívio ler suas postagens.Minha filha tem 1 ano e 3 meses e os dentinhos sairam super tarde.Por enquanto só os 2 de baixo. Agora nos ultimos dois dias ela ta com febre alta e bem chatinha e percebi o dentinho de cima querendo aparecer. To dando tilenol e a febre até baixa mas depois de algum tempo volta a subir. Fora isso não tem mais nada.Vou observar mais 1 dia se não melhorar vou ao pediatra mesmo sabendo o que ele vai dizer (virose). Obrigada bj

alessandrapilar disse...

Olá Marcia, seja bem vinda ao Conversa!
Espero que a sua bebê já esteja boa e que tenha sido só mais um dentinho surgindo!
bjinhos

Brausie disse...

Menina, que blog bom é este! Adorei! Minha bebê já está há um mês com os sintomas de dentes (menos febre e coriza) e ainda nada dos danadinhos aparecerem. Ela coça muuuuito, tadinha! Vive com a mão na boca, mas o que ela gosta mesmo é do meu dedo, hehe!

Related Posts with Thumbnails