segunda-feira, 15 de março de 2010

É tanta novidade...

Oi pessoas!!!


É tanta novidade por essas bandas que às vezes até me perco. E pra não deixar isso aqui tanto tempo jogado às moscas resolvi atualizar. Desculpas mil  a todos que aqui vieram e não encontraram novidade. Muita coisa aconteceu esses dias, muito trabalho e pouco tempo.


Agora me sinto mais forte pra comentar o que ocorreu aqui. Nossa vida deu um giro de 360º e eu ainda estou tentando me recuperar do baque. Não falei aqui pois ainda estava machucada, mas agora passados 4 meses me sinto mais forte para contar o que ocorreu com a nossa família. Minha mãe, meu centro, meu chão, teve um avc e nos deixou em 13 de novembro. Essa mulher que foi a minha estrutura a vida toda, que me criou sozinha e passou por poucas e boas e foi exemplo de força, de luta, de esperança.


E de repente, pela primeira vez na vida, me vi só.  Foi difícil, foi e é ainda muito dolorido, a saudade aperta o peito e me deixa pequenina, mas eu sei que ela vai estar sempre por perto, me orientando, me ajudando e me dando os conselhos que sempre me deu. E sei também que a chegada do neto foi a melhor coisa que aconteceu na sua vida e ela viveu essa chegada intensamente em todos os momentos. Posso dizer seguramente que foi a melhor coisa que aconteceu na  vida dela e eu me sinto muito feliz de ter lhe proporcionado essa felicidade na figura dessa criança maravilhosa que é o meu Francisco. Mas ele também teve a maior sorte do mundo (assim como eu) de ter tido a melhor vó do mundo.


Não vou me estender mais nesse assunto, pois ainda dói muito falar. E o post de hoje é pra atualizar as novidades e falar de vida, pra comemorar essa vida que me renova a cada dia.


Mãezinha, o paçoquinha tá lindo, e começou a falar!!!


Ele não é bem assim um linguista, mas todas as palavras são as mais lindas e mais divertidas (pelo menos pra mim). As descobertas, as peculiaridades e seu jeito único de se expressar. Pois então, vamos à elas?


DICIONÁRIO DO FRANCISCO:


- MAMANHÊ E PAPAIÊ - Não preciso traduzir né? A grande tirada do Chico aqui é usar essas palavras quando ele não sabe o que dizer, ou não lembra o nome da coisa que ele quer. Aí ele olha bem pra cara da gente e solta um mamanhê ou papaiê (sempre quem estiver mais perto). Pergunta se a gente baba???


- PEPEPIS - Começou sendo só pepe, passou a ser pepêpe e agora virou "pepêpissss" e significa CHUPETA. Sim, ela mesma. A grande vilã de muitas casas é a terceira palavra mais falada pelo Ico. E ele está sim viciado nessa coisa, tanto que a mãe tem algumas reservas, só por precaução. O pai brinca que é o cigarro do meu filho. hehe. Mas já vou avisando que já começamos o processo de largar a dita, tá?


- MÃO - significa Mão mesmo, mas também pode significar que ele quer que a gente dê a mão pra ele descer uma escada por exemplo.


- A PÉ - é o pé, mas na linguagem do Ico não existe o gênero  masculino ainda. Todas as palavras são femininas pra ele e o pé sempre vem acompanhado do "A", não me perguntem o por quê já que a mão vem sempre sozinha sem o A.


- BALA - não, não significa bala e sim BOLA. Lembra das palavras masculinas ou que tenham O? Taí mais uma.


- LAUUARR - lavar. E ele usa muito essa palavra, seja pra lavar a pepepis, ou as mãos (que ele odeia que estejam sujas). Sim, meu filho é meio psico com limpeza e NÃO, não puxou a mãe que é até desorganizada total. Ele adora um álcool na mão, faz questão que a gente limpe a bandeja do cadeirão uma centena de vezes. Credo. Será que paguei a língua?


- BOULO - é bolo, mas também pode ser pão que ele tem usado pouco, ultimamente. Boulo é mais usado e pedido.


- PITSÁ - é o que vocês estão pensando e ele adora: PIZZA. E o mais divertido é que ele nunca pede pra mim mas para o pai. Não sei ainda por que razão, mas a pizza ele pede pro pai. hehe


- OUVO - tem dois significados: o mais óbvio que é OVO e, pasmem, também pode ser UVA. Outro dia ele abriu a geladeira e começou a pedir " Ouvo, mamanhê. Ouvo". E eu achei que ele tava querendo um ovo mexido (que ele ama), daí ele falou mais que depressa enquanto me via pegar o ovo: "Nãoooo, OUVOO. " E pegou um cacho de uvas todo feliz.


- NENÉM - sim, significa neném. O lance aqui é que o Francisco não fala o nome de nenhum amiguinho da escola, por mais que todos saibam falar o nome dele e cada um a seu modo (Ico, Titisco, tisco, tico, etc). Ele prefere simplificar e chama a todos de neném, sem exceção. Eu sempre repito o nome dos amigos, mas ele me olha e balança a cabeça dizendo neném. Então tá, filho. Vamos simplificar: neném.


- CACÁCA - é algo sujo ou quando ele não quer comer o que oferecemos, automaticamente vira cacáca.


- ISTÁTA - estátua. Eles estão trabalhando a música da Xuxa na escola e ele vem cantando sempre "istáta" e estica as mãozinhas  em gesto de pare. Lindooo. hehe.


E cada dia ele aparece com uma nova palavra. Hoje estávamos jantando e ele olhou a janela e falou "OITE" (noite), e continuou comendo como se aquela fosse só a constatação daquela nova palavra. E agora me dei conta que vou ter que ir anotando, pois não consigo me lembrar de mais nenhuma e ele tá falando outras tantas.


Acho que eu vou aprontar!!!



Por hoje acho que tá bom, né? E agora vou anotar as novas palavras pra não esquecer. hehe


bjinhos


;o)

10 comentários:

Xanda disse...

Ah que saudades das histórias do Ico!!!
Puxou pro irmão dele, o Yan inventou um dialeto quando aprendeu a falar. Hehehehe...
Beijos e muita força proceis!!!!

alessandrapilar disse...

Oi Pandinha... que bom vc por aqui. Pois é, menina... tá uma graça o Chico inventando palavrinhas e tentando nos imitar. E agora temos que ficar de olho no que falamos, pois ele repete instantaneamente. Outro dia soltei um merda e ele mais que depressa... MEDA. Daí percebi o tamanho da responsa. hehehe. bjão pra vc!!!
Saudades.......

Cynthia Santos disse...

Oi, Alê!
Saudades!
Que delícia ele falando!
Arthur também já está ensaiando umas palavrinhas, até estou preparando um post... mas sabe qual palavra ele fala direitinho? Gol!
é, com o "ô" bem redondinho...ehehehehe
Beijo grande!

alessandrapilar disse...

Oi Cy, também tava com saudades daqui. A gente acaba acompanhando os filhotes da blogosfera que quando passa um tempinho sem vir, dá uma saudade né?
E é uma delícia essa descoberta das palavras deles né? E são uns papagaios. Hoje já apareceu com outras palavrinhas, novinhas em folha. Vou anotar para colocar num próximo post.
bjão linda... e vou te linkar de novo.
;o)

Mariana disse...

Olá, Alessandra. Adorei seu blog (estou te seguindo). Meu filho também está com mania de colocar o A na frente de tudo quanto é palavra, tipo: A BÁ (bala). Eu sou a tradutora oficial dele! rs... Beijos!

Também tenho um blog! Dá uma passadinha por lá!

http://marianamaedeprimeiraviagem.blogspot.com

Bjs!

Mariana disse...

Oi, Alessandra. Adorei seu blog (estou te seguindo!). Meu filho também está com mania de colocar o A na frente de tudo quanto é palavra, tipo: A bá (bala), A papai. Sou sua tradutora oficial! rs Vai entender!

Também tenho um blog! Dá uma passadinha por lá!

http://marianamaedeprimeiraviagem.blogspot.com

Bjs!

Juliana disse...

Nossa... navegando pela internet, procurando por uma "ROTINA" para o meu filho Lucca de 3 meses, encontrei o seu blog. Adorei! Achei simplesmente maravilhos. Mas... vc prometeu escrever uma rotinas aqui... ham! kd??? kkk...
Meu marido tb fez um blog, durante a minha gravidez e até alguns dias do pequeno Lucca mas acabou parando de atualizar por causa de falta de tempo mesmo. Mas era show! Todo mundo elogiava... ainda mais porque homem nunca é de se envolver tanto assim a ponto de relatar né? Se quiserem dar uma olhadinha, fiquem a vontade: www.diariodeumpai.wordpress.com
Conversa pra mãe dormir foi "a sacada"! Adorei e pretendo estar sempre por aqui.
Grande beijo a vc e a todos!

alessandrapilar disse...

Oi Ju, seja bem vinda ao Conversa!
Desculpa a demora em te responder o comentário, é que essa semana passada foi uma loucura pra mim, pois foi minha colação de grau.
Mas agora estou retomando as atividades.
Já fui dar uma espiadinha no blog de vcs e achei lindo. Vou linkar aqui, ok?
bjinhos
Venha sempre!
;o)

alessandrapilar disse...

Oi Mari, seja bem vinda ao Conversa!
Não sei pq o wordpress concluiu que o seu comentário era um spam e por isso eu demorei tanto tempo para respondê-lo. Mil desculpas!
Mas é tão interessante essas novidades deles né? O Chico ainda tá com essa mania, é A na frente de tudo. hehehe. O pai dele já se convenceu que agora ele é "A" papai. hehe.
Eu vou lá dar uma espiadinha no seu blog sim, com certeza. E vou linkar aqui, se vc permitir.
bjinhos e venha sempre.

alessandrapilar disse...

Eba, Mari... mais uma mãe de Curitiba!!!
Já somos 4 aqui. Já dá pra marcarmos um encontro. hehe
bjinhos.

Related Posts with Thumbnails