sexta-feira, 4 de março de 2011

Amigos são amigos, não importa de onde venham.

Olá, Pessoas...

Tudo certinho?
A semana aqui está uma loucura e como o país vai parar para o Carnaval eu estou correndo contra o tempo pra resolver algumas pendências. Vai ser um feriado de muuuuito trabalho. Como não gosto de Carnaval (sou a única brasileira?) vou aproveitar o feriado pra editar uns trabalhos, terminar umas capas e curtir o pimpolho. O bom é que quando a gente faz o que gosta, isso não é trabalho e sim prazer não é mesmo?


Hoje faço uma pausa nos posts como mãe e nas bagunças do Chico para escrever sobre amizade e o que eu penso dela como pessoa. O post teve inspiração num texto que eu li do @Cardoso ontem a noite. Pra quem não está antenado com a vida de twitteiros, o @Cardoso é um dos twitteiros mais mal humorados e grossos que eu conheço, adora falar contra tudo e todos, dar block em quem perturba ele (tomara que eu não seja a próxima bloqueada). Só pra vocês terem ideia ele usa como "avatar" a foto do Dr. House, deu pra sacar o nível né? Eu me divirto com ele (e me estresso de vez em quando - normal). O que chama a atenção no texto que ele escreveu foi justamente o contrário do que ele expressa normalmente no twitter. O texto trata sobre as amizades virtuais nos dias atuais e ele foi de uma doçura que não é sua característica, conhecido que é pela aspereza e língua afiada. Genial.

Tudo o que ele falou me fez pensar em como é minha vida atualmente e a minha relação com a internet. Meu primeiro blog, o Achados e Perdidos Escritos nasceu em 06/03/06 com um post sobre como começar um blog e o que escrever. Em 5 anos de blogueira muita coisa mudou na minha cabeça mas relendo o texto agora vejo que o desejo maior de começar um blog é o de "botar pra fora" tudo o que está guardado e aprisionado. Eu sempre gostei de escrever e o blog veio como um caderno de anotações "virtuais" onde despejo minhas ideias e pensamentos.

Depois que o Chico nasceu veio com ele a necessidade de expressar o que eu sentia como mãe e o que eu estava passando como mãe de primeira viagem. Nasceu então esse blog, o Conversa pra Mãe Dormir. Agora a vida de blogueira estava consolidada e enraizada dentro de mim. Este blog me apresentou um mundo novo, cheio de possibilidades, e com esse mundo novo vieram também os amigos virtuais: mães, pais, tios, amigos com gostos em comum, com situações parecidas. Concordo com o Cardoso quando ele fala que os amigos virtuais não podem ser números que a gente coleciona simplesmente. Por que por trás desses números existem pessoas de verdade, com gostos e ideias, com desejos e com intenções.

Do mundo virtual para o real eu trouxe belas parcerias e amizades, posso citar a cantora Xanda Lemos do Diário de Bordo, que por coincidência é tia do meu enteado, mas nos conhecemos primeiro via blog e ali vimos o quanto temos coisas, livros, gostos em comum; a fotógrafa Emi e a fotógrafa Evary Leal, pessoas que conheci também pela internet (um pouco pela paixão em comum pela fotografia) e que transferi a amizade para o mundo real. Também a Isa do Um dia de cada vez, que eu conheci na Musicalização, depois na internet estreitamos os laços de amizade e ela já fez inclusive posts aqui no blog e também a Vivi que foi professora do Chico e virou parceira aqui do blog com suas preciosas Dicas de Música para os pequenos.

Outras amizades continuam somente no mundo virtual por enquanto, algumas mais pela distância do que pela vontade de se conhecer como é o caso da Fernanda do Mamma Mini, da Sam do A Vida Como a Vida Quer, do Max do Pequeno Inventário de Impropriedades que também foi meu colega de faculdade pela Unisul Virtual, olha só a internet estreitando mais ainda os laços.

E tem os amigos que eu fiz através do Twitter, as famosas "@s" nos fazem íntimos de um monte de pessoas que você antes nem imaginaria conhecer. Eu acredito que o Twitter é um agregador de pessoas pois você se identifica com alguém e com o que ela(e) diz, começa a "segui-la", troca o primeiro reply ou dá o primeiro RT e logo já está conversando e trocando figurinhas. Do mundo twitteiro posso citar: @AnaLuiCal, @carolcavichiolo, @jack_kil, @karimscharf, @bookess, @luramos_r, @tattilemos, @marianacronista, @redemulheremae, @ronisevilela, etc, etc, etc.
Ter amigos é muito bom!


Por isso posso afirmar que os amigos que eu fiz através do mundo virtual não são menos amigos do que os que eu fiz na vida real, é só um pouco diferente. Amigos são amigos, não importa de onde vieram, como os conhecemos, se estamos sempre juntos ou separados por quilômetros. Se o contato é pelo telefone, email, msn, gtalk, facebook, twitter ou blog. Se nos encontramos pra jantar, pra um café, pra fotografar ou se só damos um oi via DM ou reply. Amigos são amigos por que te ouvem, te ajudam quando você precisa, te dão uma palavra de incentivo quando você está pra baixo, te apoiam quando você cai ou tropeça na vida e riem contigo quando você fala ou faz alguma besteira. Os amigos virtuais também fazem isso, muitas vezes até mais do que os amigos feitos na vida real.

Eu recebi um selinho de uma amiga virtual que logo se tornará real, devido ao Encontro de Mamães Blogueiras que ocorrerá aqui em Curitiba. A Vanessa do Coisas Minhas nos presenteou com esse selinho:


Vamos às regras do selinho:

Dizer quem o ofereceu: 

A Vanessa do Coisas Minhas

O que diz o teu ♥
Que é uma delícia fazer amigos, seja no mundo real ou no mundo virtual!

Oferecer este selo a todos os blogs que moram no teu coração:

Aqui que mora o problema. Eu amo todos os blogs que estão listados ali do lado, então o selinho vai para todos! Pode ser? 


Eu acredito na amizade. Acredito que só quem tem amigos pode ter uma vida feliz.
E agradeço a todos os amigos que fiz através desse blog. Obrigada por fazerem parte da minha vida, da vida do Francisco e das histórias que eu compartilho aqui com vocês. Obrigada por todos os comentários que recebi até hoje e pelas visitas anônimas que não deixaram nenhum comentário (ainda está em tempo de comentar, hein?). Obrigada pelos 116 117 seguidores (uau!!!) e pelos mais de 17900 pageviews. 

Obrigada de coração!


Já dizia a música: "Amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo de peito, dentro do coração!"
É por isso que os blogs que eu amo estão listados aqui do ladinho esquerdo!


bjinhos
Ale
;o)

10 comentários:

Unknown disse...

Ai Alê, que texto lindo...Tenho conhecido tanta gente legal nese mundo virtual, amizades que tem feito diferença na minha vida, sabe?

E aqui é um dos lugares que adoro passar, embora nem sempre consiga comentar!

Obrigada!

Bjos,
Ivana

Alessandra Pilar disse...

Oi flor, é bem isso! Eu tenho feito amizades sinceras e maravilhosas nesse mundo virtual. Obrigada por compartilhar desse blog comigo, querida.
Eu sei que nem sempre dá tempo da gente comentar né? Mas o importante é estar presente.
bjinhos e o selinho tb é seu, viu?

Panda Lemon disse...

Tem razão Pilarzinha! Amigo virtual - por estar sempre ali na sua telinha - às vezes é mais presente que amigos com quem só falamos pessoalmente. Depois que eu me mudei pros States e subitamente não tinha mais nenhum amigo, o blog me ajudou muito a manter este canal de comunicação com meus amigos.

Falar em coincidências entre nós, não gostar de carnaval é mais uma!!!! Acho que além de xarás somos irmãs - ou fomos algum dia!

Essa foto do Chico no judô é demais!!! Beijos

=)

Aline Silva Dexheimer disse...

A Internet é maravilhosa!
Tenho muitas amigas vindas do virtual!
Passa lá no meu blog,fica dentro do site!
beijos,Aline

MaxReinert disse...

Como sempre, não importa o instrumento e sim o "como" as pessoas se relacionam e interagem!

Tenho vários amigos virtuais que aos poucos foram se transformando em amigos offline tbm.... e dos melhores!

Nine disse...

É guria, a internet é um agregdrquando bem usada. Incrível cmo nos identificamos com pessoas que nunca vimos, muito mais até do que com as pessoas reais com as quais convivmos. Isso pode acontecer pq na internet podemos bloquear aquelas que nos encomodam, não tem muito a ver conosco, enquanto que na vida real não se pode agir assim.

Bom carnaval, ótimas amizades sempre!
Beijos,
Nine

Vanessa Karla disse...

Ale..
Você como sempre, tocando os corações..
Apesar do tempo sem nos vermos, adoro você, o Gel e é claro o Chico lindo, que mesmo sem conhecer pessoalmente faz parte das nossas vidas aqui.
Bjss Vá, Léo e Gustavo!!!

Bicha Fêmea disse...

Oi, Alessandra!
Comecei a ler esse post instigante, e logo de cara tenho concordar com você. Sim! Quando se trabalha fazendo o que gosta, nem se sente que está trabalhando... :D

Fiquei pensando nessa afirmação de que os amigos virtuais não são números que a gente coleciona. E eu acho que é verdade. Falo de amigo do peito, com quem a gente troca confidências, troca e-mails nos quais dividimos dúvidas, angústias, etc. Eu tenho pouco mais de 2 anos de blog, uma boa quantidade de leitores, e posso dizer que fiz amigas nesse mundo virtual. Já houve amizade que passou para o plano real, e isso me deixa muito feliz.

Mas é isso, a gente segue estreitando os laços bloguísiticos e, quando menos se espera, isso pode até virar uma amizade do peito. Cá estou eu por aqui... tantando...

Vamos estreitar os laços? ...ehehehehehehehe....

Beijos,
Lidi

Alessandra Pilar disse...

Panda, querida...a tua amizade foi uma das coisas mais gostosas que a internet me trouxe. E também acho que fomos irmãs em algum momento! Pq vou te contar, tanta coisa em comum é impressionante, né xará?
E essa foto do Chico foi na apresentação de natal da escola... hehe. Lindo né? bjocas minha linda.


Max... são essas coincidências estranhas que a vida nos traz, como sermos colegas de facul e agora nos encontrarmos no mundo virtual. Eu concordo plenamente contigo sobre o "como" as pessoas interagem e se interagem. Pq tem muita gente que continua no seu mundinho e jamais fará amigos pela internet, né? hehe.. bjão e obrigada por vir aqui dar uma espiadinha no post.

Oi Nine, eu acredito que é bem isso, na internet há a possibilidade de bloquear quem é desagradável, coisa que a gente não consegue tanto na vida real né? Então os amigos virtuais que ficam são quase sempre os que temos uma afinidade maior. Ótimo carnaval pra vc também.. bjoooo

Oi Va, querida... obrigada pelo seu carinho de sempre. E quer dizer que vem mais um garotão aí é? Que beleza!!! Quero ver fotos da barriguinha hein? Não vai fazer um ensaio de gestante, flor? Se precisar dos meus serviços... hahaha... bjão e obrigada por vir aqui com seu carinho.

Olá Bicha Fêmea, adorei o nome! hehe
Seja bem vinda ao "Conversa" esse espaço é justamente para estreitar laços e trocar experiências. Vou lá conhecer seu espaço e vamos trocar experiências com certeza!!!! Bjinhos e venha sempre.

Vanessa Ribeiro disse...

Ale,

EStou meio sem possibilidade de conectar à internet mas queria deixar um recadinho que adorei o post, e que estou super feliz de ter te conhecido virtualmente e também em pessoa em breve.

Beijos querida!

Van

Related Posts with Thumbnails