quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Meu menino cresceu

Que mãe gosta de saber que seu filho cresceu e não precisa mais tanto dela?
Se você disser que gosta eu vou te dizer na lata: MENTIRA!!!
Claro que queremos que eles cresçam e que amadureçam. Mas no fundo achamos que assim eles vão precisar um pouco menos da gente e vamos nos sentindo um pouco inúteis.

Exagero meu, talvez. Mas o fato é que toda mãe que se preze quer o filhote bem protegido embaixo da sua asa e tem a santa inocência que ele jamais sairá de lá.

Até o dia que você percebe que isso não vai acontecer e que ele vai crescer sim e que vai ser ótimo pra ele (e pra vc tb) crescer e sair da nossa asa.

E vem acontecendo por aqui. Francisco não é mais um bebê e eu demorei pra encarar isso. Até outro dia ele era tão frágil e sentia que precisava de mim para tudo. Agora ele tem uma independência que me assusta.

Estamos passando por mais uma dessas fases difíceis para nós, mães superprotetoras, encararmos: ele cresce numa velocidade espantosa. O meu bebê agora não dorme mais no berço e não toma mais mamadeira.



Passamos um período em Curitiba e quando voltamos pra casa percebi que a mamadeira tinha ficado por lá na casa do pai dele. Aproveitei a deixa e fiz a transição da mamadeira para o copo. Senti que era hora dele sair do berço e dormir na cama. E aproveitei para desmontar o berço. (tá, não sem antes relutar uns dois dias em fazer).

Foi há alguns dias que aconteceu a transição mas eu também precisava de um tempo para encarar o fato e para escrever sobre isso. Passados esses dias vejo que foi ótimo para ele e para mim. O meu maior medo sempre foi que ele caísse (já que tem um sono muito agitado). Prevendo um possível desastre tratei de colocar colchão no chão com vários travesseiros e cobertores para prevenir a possível queda... que nunca aconteceu. Ele dorme na sua caminha tranquilamente, se mexe como sempre, mas instintivamente fica lá em cima, nunca chegou a despencar. O colchão continua ainda no chão (e acho que vai ficar ainda por um bom tempo, melhor prevenir né?) mas sinto que é só pra acalmar a minha culpa materna.

E nós estamos agora um passo à frente finalizando o ano com mais uma transição.

Resolvi que precisava dividir com vocês sobre essa transição porque sei que como mães achamos que seremos um pouco menos importantes se eles crescerem... mentira. Cada fase é única e como tal deve ser vivida intensamente. Pra mim e Francisco é a fase das descobertas, das frases e das letras. De crescer como criança e aprender a se virar. E digo para vocês que embora sinta muita falta do meu bebê estou muito feliz vendo meu pequeno grande menino ficando cada dia mais independente e seguro de si.

É a vida. Seguimos em frente e crescemos um pouco mais a cada dia.
Aproveite intensamente cada fase do seu filhote, porque ela é única e especial e deixa saudades. Mas não viva de saudades porque criamos os filhos para o mundo e uma hora ou outra eles seguirão seus próprios caminhos e para nós mães restará estar ao seu lado aplaudindo suas conquistas.

Feliz 2012, amigas.
E que vocês possam aprender e crescer junto com seu filhote nesse novo ano que se apresenta novinho em folha.

bjinhos
Ale e Chico
;o)

3 comentários:

Tenikey disse...

Eu e Cecília, queremos desejar um feliz ano novo!! Obrigada por de alguma maneira fazer parte da nossa historia, que 2012 seja um ano de muita luz, bençãos e sucessos!!!
Beijos.

Tati disse...

Que bom ler suas experiências....Feliz 2012 pra vc e para o Chico Terra...Que todos os sonhos se concretizem...beijos..Taty e Pedro Henrique

Anônimo disse...

Muito legal o seu blog.
Naum sou mãe, mas acho os assuntos daqui bem uteís para pais também.
Abraços

Related Posts with Thumbnails