quinta-feira, 17 de maio de 2012

O que fazer quando seu filho tem um péssimo gosto musical?

Visualize a cena: você assistindo televisão com seu filhote, num momento família, quando de repente começa a novela e ele fala todo animado:
- "Mãe, a música que eu adoro!!!"
(Pausa na cena para a mãe tomar um fôlego)
Assustada ela fala para o filho: Que música? Essa da abertura da novela?
E ele:
- É, mãe. E todo empolgado canta: - "Oi, oi, oi, oi, oi, oi, oi? (quantos "ois" podem caber numa frase?É para quebrar Kuduro, vamos dançar Kuduro" 
Termina a abertura da novela e a mãe incrédula:
a) se mata
b) foge correndo
c) chora
d) Oi?
e) todas as anteriores.

E nesse momento todo o sonho da mãe de ver o filho regendo uma orquestra no Carnegie Hall caiu por terra.
Brincadeiras à parte foi uma situação no mínimo inusitada porque descobri na prática que não basta uma educação musical decente onde a criança conheça desde Chico Buarque, Beatles, Norah Jones, Los Hermanos, Barão Vermelho, Palavra Cantada, Pato Fu, etc... pois ela vai pra escola e vai acabar tomando contato com os kuduros e telós da vida. 
#fato! 
Triste fato, mas é fato!

E a seleção de gosto duvidoso do meu filhote não para nessa pérola do Latino. Ele anda gostando do "ai se eu te pego", "ai, ai, ai, ai, ai... assim você mata o papai" até o tal do "meteoro da paixão" (já notaram que praticamente todas tem um "oi, oi. oi" ou um "ai ai ai" no meio?). É muuuuuita música de péssima qualidade para uma criança só, não acham? Deu vontade de ir até a escola e bater na cara tirar satisfações com os coleguinhas (ou com suas respectivas mães) porque isso só pode ter vindo de lá. Mas passado o susto inicial resolvi analisar friamente a situação para entender esse fenômeno e me dei conta que isso sempre aconteceu, em todas as épocas e gerações.

Lembra quando éramos adolescentes e curtíamos Menudo, New Kids on The Block, Polegar (peguei pesado, eu sei), e tantas outras porcarias como essas? Atire a primeira pedra quem nunca dançou na boquinha da garrafa ou com a loira do Tchan. Duvido!!! Confessa... você também já teve um péssimo gosto musical (embora finja que nunca, jamais, em tempo algum dançaria essas música), não é mesmo?

A cada nova era uma nova porcaria faz sucesso na mídia e as crianças e adolescentes são contaminadas por essa febre momentânea de música ruim. A nós, mães e pais, resta mostrar música de qualidade, incentivá-los a conhecer obras de grandes músicos e formar sua educação musical de base. Pois depois que a febre passar, eles saberão reconhecer que aquilo não era música e sim uma fase. Somos levados pela mídia a consumir essas porcarias mas o que fica é o que tem qualidade, não tem jeito. 
Os Beatles provam isso, fica só o que é bom. 

Como fazer para que eles tenham o mínimo de educação musical?

- Leve-os para assistir uma orquestra ou um músico que toque música de qualidade. Faça desse um programa em família divertido.
- Escute músicas de qualidade em casa. 
- Faça-os conhecer os clássicos, mesmo que não gostem eles vão saber reconhecer uma música bem executada. 
- Música para criança não precisa ser mal feita, dê preferência para os grupos que toquem música de qualidade para crianças como o Palavra Cantada, Pato Fu com o Música de brinquedo, Toquinho, etc. Criança sabe reconhecer o que é bom. Deixe os "patati patatá" da vida para ele aprender na escola.
- Dance com seu filho. Esse contato com a criança é também muito importante. São momentos como esses que ficam na memória. Lembro de quando eu era bem pequena e minha tia dançava comigo ao som de Chico Buarque. Nunca me esquecerei daquelas brincadeiras na sala do apartamento da minha tia ouvindo "A Banda" passar. 

O mais importante é deixar que a criança seja livre para curtir o que ela quiser (mesmo que seja um estilo musical que você não goste). Se você disser pra ela que é ruim daí mesmo que ela vai ouvir mais e mais. Somos todos contestadores e só fazemos o que queremos. Quantas vezes você mesmo não colocou um rock pesado no último volume só para contestar seus pais? É assim mesmo. Você educa, direciona e deixa livre para que a criança trilhe seu próprio caminho. Faz parte.

A prova de que criança adora música boa também!! Francisco amou o show do Pato Fu!

E você? Seu filho também tem um péssimo gosto musical? 
Que tal compartilhar sua experiência conosco? 
Comente!

bjinhos
Ale
;-)

5 comentários:

Mônika Lazauskas disse...

Achei muito interessante seu post! Eu aqui sempre fui tranquila com a minha #aos15 e ela ouve de td, desde as modinhas passando por Lulu Santos, Léo Jaime, Paralamas, Blitz isso sem contar nas regravações que ela curte e qndo nos conta descobre que a música já é bem antiga. hahahaha
Vou ter a mesma postura com #aos2. Pq é como vc disse: basta dizermos que não gostamos que eles passam a adorar a música/pessoa/lugar/roupa.

Beijos.

Elis Monteiro e Guilherme disse...

Alê, o Gui adora umas bobagens porque sabe que a gente ri quando ele canta (tem 4 anos).

Confesso que além do amor pelo Elvis, que durou a vida toda, fui louca pelo Menudo (tive um grupo, As Menudetes, e eu era o Ray).

Acho que aos poucos, com as suas dicas (que são ótimas) dá pra pelo menos garantir uma concorrência saudável he he he

Laiz disse...

Ai ai ai.Ale eu estimulo muitoooo o Nino musicalmente, o pai que é musico (desativado, mas é) tem muitos instrumentos e vive tocando e brincando com o Nino. Sempre tem música boa em casa, mas o fato é que chegou a hora da novela é : OI OI OI (por aqui também), e Ai se eu te pego, odeiooooooooo, se eu falar delícia (pra qualquer coisa, pode ser para uma batata) ele diz": Ai se eu te pego. Me mato? Choro? Juro que EU nunca cantei essa musica horrenda pra ele. Espero que o gosto musical deles melhore! hahahah Bjooooo grandeeeeee

Michelle Carvalho disse...

Oi Ale, adoro seus artigos e comentários. Preciso muito falar com vc. Me liga. Quero ver as fotos da minha formatura!
bjs. Michelle. (mãe Allana e Millena)

Vanessa Karla disse...

Meu Deus Ale, chamei o Léo pra ver o video e ele perguntou?? É música do Tom e Jerry?? Eu disse, não, é do Pato Fu e ele saiu correndo...afff
Acho que aqui o ensinamento vai precisar ser intensivo..rsrs
Bjs

Related Posts with Thumbnails