segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O país em choque!

Olá,
Peço licença para as mamães que vem aqui em busca de informações leves e novidades do Francisco para falar sobre o que aconteceu ontem em Santa Maria/RS.

(Imagem retirada do link http://wp.clicrbs.com.br/editor/2013/01/27/daquilo-que-doi-e-deixa-saudade)

Assim como o país todo eu hoje estou em choque.
Acordei ontem com um aperto no peito, uma sensação ruim, uma dor que não é minha mas é imensa.
Não, eu não conhecia ninguém que estava na boate de Santa Maria, nem tenho família nessa cidade. Não, eu não estou diretamente envolvida, mas como mãe eu sinto como se fosse com pessoas muito próximas. Como mãe, me coloco no lugar de outras mães desesperadas por notícias de seus filhos tão jovens que saíram para se divertir. Jovens começando a vida, estudantes comemorando a entrada na faculdade e o sonho de uma profissão. Jovens com as vidas interrompidas por negligência de um local que "deveria" ser seguro e tinha somente UMA saída.
A pergunta que me vem à cabeça nessa manhã de segunda-feira é: Como as autoridades liberam alvará de funcionamento para um local de eventos, com uma única saída, sem estrutura nenhuma para dar o mínimo de segurança para as pessoas? Como liberam uma casa noturna, numa ruazinha apertada, com nenhuma estrutura, numa ladeira? E como foi possível realizar uma festa para tantos jovens num local com o alvará de incêncio vencido desde Agosto? Como? Cadê a preocupação com a vida humana? Será que a vida vale menos do que o dinheiro? Quem liberou um lugar como esse? Eu que não sou entendida vejo a planta do local e me assusto, definitivamente não tinha como sair de lá.
Foi uma junção de erros: banda com show pirotécnico num espaço fechado e com espuma (oi?), seguranças sem comunicação e totalmente despreparados que fecham a única saída para que as pessoas não saiam sem pagar, uma saída de emergência com menos de 3 metros (sendo também a única entrada), péssima sinalização (já que as pessoas correram para o banheiro pensando que estavam saindo do local.
Apurar os culpados, punir e fazer justiça é preciso sim, mas quem traz de volta essas vidas interrompidas? Quem vai trazer aos pais o conforto de ter seu filho arrancado em plena flor da idade? Não se minimiza a dor de uma mãe que liga desesperada mais de 104 vezes para o filho sem saber que ele já está morto.
Como mãe me preocupo porque daqui a pouco será o meu filho num lugar como esse, serei eu a não dormir até que ele entre em casa e eu saiba que está bem.
Precisamos fazer um movimento junto às autoridades para que a segurança seja prioridade, sempre! Precisamos cobrar de estabelecimentos que o ambiente seja seguro para receber um número tão grande de pessoas para que no futuro isso não volte a acontecer e devastar outras famílias com uma tragédia semelhante.
Como mãe vou cobrar da escola do meu filho para saber como eles lidam em uma situação de risco, são treinados e tem condições de agir se algo assim acontecer? É importante sabermos isso porque acidentes acontecem.

Peço desculpas para as mamães que sempre vem aqui em busca de informações leves, mas hoje eu não tinha como não falar sobre o assunto.Era impossível não escrever a minha indignação e consternação com o que aconteceu nesse domingo. Hoje eu estou de luto por todas essas mães e pais que estão passando por isso. Meu coração está sangrando junto com essas famílias devastadas por essa tragédia.

Que Deus conforte o coração de vocês.
Ale

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails