quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Rotina EASY - 4 a 6 meses: "4x4" e o Início da Paternidade Acidental

Entre os posts mais visualizados no blog estão os da Rotina EASY (Todo bebê deve ter uma rotina sim!, Uma Rotina para o bebê e Rotina EASY - 6 semanas a 4 meses).
Assim como eu tive problemas para colocar o Francisco numa rotina estruturada, acredito que essa seja a maior reclamação das mamães por aí. Estou em falta com os posts de continuação e por isso resolvi retomar a série e continuar com as dicas que a Encantadora de Bebês, Tracy Hogg, nos dá em seu livro. Para um melhor aproveitamento desse post, sugiro que você leia primeiro os anteriores, assim entenderá um pouco o que é a Rotina EASY, como ela está estruturada e o passo a passo a seguir. Tudo o que está descrito nesse post você encontra no livro "A Encantadora de Bebês Resolve Todos os Seus Problemas" de Tracy Hogg e Melinda Blau, a minha iniciativa é compartilhar algo que deu certo comigo e por isso repasso.

Então vamos lá? 

4 a 6 meses - "4x4" e o Início da Paternidade Acidental

A consciência do bebê é mais forte, agora que ele interage mais com o que está acontecendo à sua volta. Nesta fase, o bebê pode levantar a cabeça facilmente e começa a pegar as coisas. Consegue sentar-se ereto com um pouco de ajuda e, por isso, a sua perspectiva também está mudando. Ele é mais consciente dos padrões e da rotina. Já percebe de onde vêm os sons, e sabe descobrir causa e efeito; por isso, prefere brinquedos que se movem e reagem ao toque. A memória também é melhor nessa fase.

Devido a esses passos do desenvolvimento, a rotina diária do bebê também precisa mudar - vale aqui a nova regra "4x4" que significa E.A.S.Y de 4 meses/4 horas. Os bebês, em sua maioria, estão prontos nessa fase para trocar a rotina de 3 horas pela de 4 horas. O bebê consegue brincar por períodos cada vez mais longos durante o dia e dorme mais à noite. Antes acordava pela manhã e queria mamar, mas agora acorda por hábito (o próprio relógio interno) e não necessariamente devido à fome. Se deixados sozinhos eles acordam, falam sozinhos e brincam um pouco e  voltam a dormir - desde que nós, pais desesperados, não entremos correndo no quarto para acudi-los - geralmente é assim que começa a paternidade acidental.

O bebê nessa fase também se alimenta com mais eficiência e a mamada agora é mais curta. Com a troca de fraldas, o "E" (alimentação ou eat) consome ao todo uns 45 minutos. Porém o "A" (atividade) é diferente nessa fase: ele fica acordado mais tempo.

A tabela abaixo mostra como o E.A.S.Y. muda quando o bebê chega aos 4 meses. Você pode cortar uma das mamadas, porque ele mama mais a cada vez; e transformar três sonecas em apenas duas (mantendo a soneca rápida da tarde em ambos os casos), estendendo assim o tempo que ele passa acordado. A tabela representa o ideal, mas nem sempre o bebê seguirá certinho os horários. A rotina pode ser afetada pelo peso e pelas diferenças de temperamento, pois alguns bebês costumam dormir melhor e outros demoram menos pra mamar.  O importante é manter o padrão alimentação/atividade/sono, só que agora em intervalos de 4 horas.

E.A.S.Y de 3 horas
E.A.S.Y de 4 horas


E: 7h – Acordar e Mamar
E: 7h – Acordar e Mamar
A: 7:30 ou 7:45 – Atividade (dependendo da duração da mamada)
A: 7:30 - Atividade
S: 8:30 – soneca de 1h30
S: 9h – soneca de 1h30 a 2h
Y: Tempo para você – faça o que quiser
Y: Tempo para você – faça o que quiser
E: 10h -
E: 11h
A: 10:30 ou 10:45
A: 11:30
S: 11:30 – soneca de 1h30
S: 13h – soneca de 1h30 a 2horas
Y: Tempo para você – faça o que quiser
Y: Tempo para você – faça o que quiser
E: 13h
E: 15h
A: 13:30 ou 13:45
A: 15h30
S: 14:30 – soneca de 1h30
S: 17h às 18h – soneca rápida
Y: Tempo para você – faça o que quiser
Y: Tempo para você – faça o que quiser
E: 16h - Mamar
E: 19h – refeição robusta às 19h e às 21h, apenas se estiver passando por um impulso de crescimento
S: 17h às 18h – soneca rápida (aprox. 40 min) para preparar o bebê para a próxima mamada e o banho
A: Banho
E: 19h – refeição robusta às 19h e às 21h se estiver passando por um impulso do crescimento
S: 19h30 – hora de dormir
A: Banho
Y: Tempo para você – faça o que quiser
S: 19:30 – hora de dormir
E: 23h – Refeição dos sonhos (até 7 ou 8 meses ou quando os alimentos sólidos estiverem firmemente estabelecidos).
Y: Tempo para você – faça o que quiser

E: 22h ou 23h – refeição dos sonhos



  

Os pais enfrentam diversos problemas, e não conseguem pensar claramente durante o caos. O motivo é que eles não são capazes de adaptar o E.A.S.Y. ao avanço no desenvolvimento do filho. Eles não percebem que precisam alimentá-lo a cada 4 horas (e não mais 3, como antes), que o bebê passa mais tempo acordado, ou que as sonecas são tão importantes quanto o sono noturno. É importante, nesse caso, que os pais observem o desenvolvimento do seu filho e adaptem a rotina à nova estrutura do bebê. Dificilmente terão problemas se observarem e estiverem atentos a essas mudanças de desenvolvimento.

PATERNIDADE ACIDENTAL: o que é e como eliminá-la?

A Paternidade Acidental é uma solução mais conveniente - um reparo rápido - para um problema de sono. Acontece quando você não tem paciência de implementar uma solução a longo prazo.

Os bebês não vêm com manual. Isso é um fato! E, em função disto, muitas vezes nos desesperados a procura de uma solução que resolva o problema do choro constante, do despertar noturno e do sono. Nessa busca por uma solução muitas vezes recorremos a artifícios que resolvem imediatamente o problema, mas criam um péssimo hábito no bebê. Você toma uma atitude ou inicia uma prática por puro desespero sem pensar muito, porque não tem a capacidade ou o conhecimento de fazer de outra forma. Cria-se um padrão!

Dependência de Acessórios.
O acessório é um objeto ou ação que está fora do controle do bebê e é usado pelos pais para fazê-lo dormir. Responda sinceramente a essas perguntas: Você segura o bebê no colo, fica andando com ele ou nina e balança o bebê para que ele durma? Oferece o seio ou a mamadeira para acalmá-lo? Deixa-o dormir no peito, no balanço ou leva-o para passear no carro até que adormeça? Leva-o para sua cama quando ele está chateado e não consegue dormir?
Se respondeu SIM a qualquer uma desses perguntas você já está usando um acessório e garanto que o feitiço vai virar contra o feiticeiro mais cedo ou mais tarde.

A dependência dos acessórios começa como uma medida desesperada. A criança está super cansada e chorando às 3 da manhã, então o papai anda com ela pela casa. Como num passe de mágica, ela silencia e logo adormece. Mas esse padrão se repete todas as noites e logo o papai não vai mais aguentar fazer o mesmo ritual. Só que o bebê não sabe o que está acontecendo e como todas as noites ele anda com o papai e dorme, logo o bebê pensa: "Ah, é assim que eu faço para dormir!". E todas as noites ele vai querer dormir da maneira que foi ensinado.

Antes que seja tarde demais, repense as práticas que adotou e mude. Os maus hábitos desaparecem rapidamente nos primeiros meses.

Se o bebê acordar e chorar durante a noite, resista ao impulso de entrar correndo no quarto para confortá-lo. Todos os bebês fazem ruídos quando saem do sono profundo, mas não quer dizer que ele acordou. Conheça os sons do seu bebê. Muitas vezes ele conversa, se mexe e logo em seguida volta a dormir sozinho. Desde que você não entre correndo no quarto para despertá-lo.

Se ele tem um padrão e acorda todos as noites no mesmo horário, experimente entrar no quarto dele uma hora antes e acordá-lo. É isso mesmo que você leu! Acorde o bebê antes do padrão dele, balance-o suavemente, esfregue sua barriguinha e coloque a chupeta na sua boca - isso o colocará em um estado semiconsciente. Então, saia. Ele voltará a dormir sozinho e você tem agora o controle da situação. Se você acordá-lo 1 hora antes, eliminará o padrão.

Conheça seu bebê e elimine a paternidade acidental para ter o controle da situação.

No próximo post sobre a Rotina EASY vamos ver como colocar os bebês com mais de 6 meses numa rotina estruturada. Aguarde!

bjinhos
Ale

4 comentários:

Unknown disse...

Olá. Estou tentando a rotina 4x4 mas na hora de colocar o Vitto no berço pra dormir, ele chora muitooo... fico morrendo de dó dele. Pego no colo e acalmo e volto a por no berço. Fico uns 40 minutos assim. Ele dorme de exausto de chorar. Estou no segundo dia mas dá vontade de desistir kkkk tadinho, chora muito! Mas eu preciso, dormir tbm e voltar a fazer minhas coisas. Sou mãe de primeira viagem e errei muito sem saber, está na hora de consertar as coisas. Espero que dê certo e o Vitto não fique magoado comigo rs. Uma pergunta: eu coloco o Vitto na cadeirinha enquanto lavo louça, passo pano na casa, estendo uma roupa, mas ele fica chorando e eu faço tudo pela metade, como mudo isso nele?

Unknown disse...

Fabiana, estou na mesma situação, o filho está com 5 meses. Tbm não sei o que fazer, mas estou tentando implementar a rotina easy durante o dia, pq a noite ainda não consegui, meu vevb acorda bastante ainda.

Unknown disse...

O uso da chupeta, também não é um acessório? Não fará com que ele durma apenas com a chupeta?

Wanessa Fernandes disse...

Eu deixo várias chupetas espalhadas pelo berço, minha bebê consegue pegar sozinha a noite. É um acessório, mas não depende de mim.

Related Posts with Thumbnails