Andei sumida essa última semana do blog, eu sei. Mas precisava reorganizar minhas ideias e pensamentos e nesse momento falta inspiração para escrever. Final de ano é uma época que colocamos praticamente todas as nossas ações na balança e pesamos as coisas que fizemos certas e as erradas. Na vida de uma mãe quase sempre estamos nesse momento de questionamentos sobre o que é certo e o que é errado para nossos filhos. Depois que viramos mães, viramos também questionadoras em tempo integral sobre atitudes e maneiras de agir em todas as situações da vida materna, desde a melhor fralda, como educar para a vida, a escola perfeita, será que devemos dar doces e outras coisas que poderiam passar desapercebidas em nossos pensamentos não fosse o fato de nos culparmos por tudo o que acontece na vida de nosso filhote.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
A culpa é da mãe.
Marcadores:
a culpa é da mãe,
culpa de mãe,
mãe é culpada,
maternidade ativa.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Maternidade real
Coluna Conversa de Amigos por Simone Steilein Nosima
Cheguei!!
Quando aceitei a proposta de escrever para o blog, com temas de psicologia, maternidade e família, logo pensei na minha relação com a maternidade. Sinto-me cada vez mais ligada à minha filha e ao meu marido. E as delicias e dificuldades da maternidade fazem parte do meu dia a dia. Como mãe, esposa e psicóloga, estou aqui para aproximar vocês da Psicologia de uma forma simples e agradável. Vamos lá?
Maternidade real
Às vezes, na imagem que faço de mim mesma e das outras mães, somos representadas por polvos. De tantos braços que possuímos e pela forma como conseguimos fazer tantas coisas ao mesmo tempo. E entendam que isso não é uma crítica, mas sim a constatação de que nossos papéis são todos importantes e que possuímos grande habilidade para equilibrar todos eles de forma majestosa.
E sim, fazemos isso tudo maquiadas e felizes. Felizes e realizadas em conseguir viver as delicias da maternidade que sonhamos, lá no momento da gestação. Todos os abraços e carinhos. Os sustos quando vemos o serzinho minúsculo ali, tão dependente de nós. E como conseguimos perceber neles a nossa melhor versão? Além da semelhança física os filhos refletem nossa personalidade, nosso jeito de agir e de ser. Somos o modelo, e devemos cuidar para ser o melhor modelo que podemos ser. Acompanhados de todos nossos erros e acertos.
Marcadores:
educação.,
maternidade ativa,
maternidade real,
psicologia,
psicologia e maternidade,
Simone Nosima
quarta-feira, 9 de dezembro de 2015
7 coisas que toda grávida deve saber sobre zika vírus
Estamos vivendo uma epidemia de zika vírus no Brasil e devemos nos informar muito bem sobre o assunto e como prevenir. O momento é de cuidados e prevenção e por isso achei muito importante reunir algumas informações que toda grávida deve saber nesse momento sobre o assunto. Reuni nesse post as 7 coisas que toda grávida deve saber sobre o zika vírus para ajudar as mamães e tentantes.
![]() |
Foto: Vanesa de Lara |
Marcadores:
aedes aegypti,
alerta,
cuidados,
dengue,
gestantes,
grávidas,
gravidez,
infecção,
informação para gestantes,
microcefalia,
tipos de repelentes grávidas,
zika vírus
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
5 coisas que toda mãe deve saber sobre "Terrible Two"!
5 coisas que toda mãe/pai deve saber sobre "TERRIBLE TWO"
Minha bebê cresceu! A Ana Clara acabou de completar 1 ano e 9 meses e entrou na fase de testar os limites! Os temíveis "Terrible Two" chegaram com tudo por aqui. Essa é uma fase complicada, de birras, gritos, choros intermináveis e muita conversa. Como estou vivendo nesse momento esse período, resolvi escrever algumas dicas para ajudar outras mamães que estão passando pelo mesmo!
1. O que são os Terrible Two?
O chamado "Terrible Two" é a fase da "adolescência do bebê". Poderíamos traduzir a expressão como os "Terríveis Dois Anos" e acontece justamente nessa fase do bebê: entre 1 ano e 6 meses a 2 anos. É uma etapa onde o bebê começa a ter noção de si mesmo como indivíduo separado da mãe, um marco para o desenvolvimento da criança como pessoa e ser pensante. O bebê, que antes se identificava totalmente como parte e uma extensão dos pais, passa agora a se descobrir como indíviduo separado, com gostos e necessidades próprias.
Marcadores:
5 coisas que toda mãe deve saber sobre os terrible two,
adolescência do bebê,
Ana Clara,
gritos,
manhas,
o que fazer quando a criança faz manha em público.,
terrible two
Assinar:
Postagens (Atom)