sexta-feira, 5 de junho de 2009

O Banho e o Choro: combinação fatal!

Mãe de primeira viagem fica totalmente apavorada na hora do primeiro banho. Se você não ficou parabéns pra você.

Eu fiquei. Tanto que na maternidade quem deu o banho foi a enfermeira. Mas o segundo banho do Francisco (e o meu primeiro banho num nenêm) foi totalmente desajeitado, e assustador.

Como eu falei no post anterior, eu li tudo sobre o assunto e nesse tudo está incluído como dar banho, como segurar o bebê, vi vídeos na internet de um banho num bebê. E achava (santa ignorância) que seria a coisa mais natural do mundo, que ele estaria calminho como o bebê da internet.  Mas na hora do "vamo vê" era eu, o Francisco, a banheira e Deus!!! hehe. Brincadeiras à parte, primeiramente o pequeno começou a gritar em contato com a água, e pra meu desespero não parou mais. Quanto mais eu tentava acalmá-lo e me acalmar, mais ele berrava a plenos pulmões.

Tá, eu sabia que talvez ele chorasse no primeiro banho. Mas não esperava que seria assim um berreiro sem fim. E isso foi me apavorando, eu nem sabia mais o que fazer. Se colocava o sabonete, se lavava a cabeça, se limpava o bumbum, se tirava ele da água sem lavar. Uma outra mãe (já descolada, na 3ª filha) veio me socorrer e me ajudar a terminar com o banho dele. Mico total! hehehe. Mas a gente tem que dar a mão à palmatória que não nasce sabendo tudo, e eu recebi a ajuda e agradeci imensamente. Ela conseguiu terminar o banho e secar o pequeno. Eu, ainda perdida e confusa,  nessa altura nem sabia como colocava mais a fralda, se vestia o body, ou se enrolava ele na toalha.

Foi uma sensação assustadora, de perder totalmente o controle da situação. O que mais me assustou foi que até aquele momento ele não tinha chorado nenhuma vez. Era seu segundo dia de vida e eu não tinha escutado nem sequer um resmungo. E o choro tinha que ser bem na hora do banho!!

A ladainha do banho continuou por mais uma semana. Choro toda vez que colocava na banheira e até o fim do banho, sem parar e à plenos pulmões. Eu já estava até me acostumando com o ritual diário, ele olhava a banheira com água e começava instantaneamente a gritar.

Foi aí que eu falei sobre o assunto com uma amiga, mãe de 2 meninos, e ela salvou a minha vida.

Ela me disse: já tentou colocar uma fraldinha no fundo da banheira?

- hã? Uma fraldinha? Como assim?

- Pois então: coloque uma fralda no fundo da banheira já com água, ele vai se sentir seguro pela fralda, o contato com o pano vai acalmá-lo e ele não vai se assustar mais.

Eu não pensei duas vezes, apesar de não acreditar que daria certo, não custava tentar né? Já que mal nenhum iria fazer.

E foi o que eu fiz. No momento em que ele colocou o pézinho na água, abriu o costumeiro berreiro, e então ele encostou na fralda, e foi se acalmando, acalmando até parar de chorar e curtir totalmente o banho.

É, receita de vó dá certo mesmo!!!

Então fica a dica: se seu filho não para de berrar na hora do banho, tente essa receita simples: coloque uma fraldinha no fundo da banheira. E tomara que dê tanto certo para você quanto deu para mim.

Se não der, vou dar outra dica que eu li em um site na internet: sobre banho de balde para bebê.

Mas calma, não vá correndo no tanque pegar o balde da roupa suja e colocando o pequeno lá. Não é isso. É um balde especial, feito para dar banho no bebê. Claro que tudo que é novo tem um custo e o danado do balde é meio carinho (a novidade custa 139,90 reais), é específico para os nenês: o plástico é atóxico, sua base é antiderrapante e há um centro de gravidade que permite estabilidade e segurança no banho. E  é uma ideia que você pode pesquisar e tentar.

[caption id="attachment_21" align="aligncenter" width="250" caption="Fonte: www.bebe.com.br"]bebe-balde[/caption]



Segundo especialistas, é que, quando os pequeninos entram em contato com a água, logo se lembram do meio aquático do útero, um lugar fechado, escuro, quente e seguro. Quando percebem que estão em um ambiente claro, menos aquecido e aberto, ficam tensos. Bom, foi daí que obstetras e parteiros de maternidades na Holanda criaram em 1997 um baldinho pensando em transmitir ao bebê recém-nascido (até os 6 meses de idade) uma transição tranquila do útero para o mundão. “É como um miniofurô: os bebês ficam em posição fetal, submersos do pescoço para baixo, e relaxam automaticamente”, diz Ana Cristina, parteira do Gama – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa.

Eu não sei se funciona, nunca testei no Francisco. Testem e se der certo venham aqui contar, ok?

Bom, depois de passado o susto inicial é preciso dizer que hoje a hora do banho é a hora mais feliz da vida do Francisco. Ele simplesmente adora o momento de ficar na água.

Então, mãe de primeira viagem, não se assuste o chororô é fase e passa. E logo você vai estar craque na arte de dar banho em bebês.

.É isso.

bjinhos

;o)

7 comentários:

Xanda disse...

uhuuu! Uma pole já é minha.

Ai menina! Que sufoco que deve ter sido... quem diria que o primeiro banho do nenê quem leva o banho mesmo é a mãe! afff... que munitinho. Beijos

alessandrapilar disse...

Pois é menina, eu passei o maior sufoco. E o medo de deixar cair. Aquela coisinha molinha, fofinha, totalmente indefesa. Foi um sufoco mesmo.
E como pra mim foi um susto imagino que seja pra outras mães também. bjos Pandinha

Xanda disse...

Pilar parabéns pelo seu blog. Até eu que ainda não fui mãe (mas que já sou tia 7 vezes) estou curtindo! Logo logo uma revista de descobre e vc tá feita!

alessandrapilar disse...

Oi querida, brigadão!!! Se estiver tão gostoso de ler quanto está de fazer eu já fico bem feliz. Pois tô curtindo muito pesquisar e escrever sobre o assunto. Opa, e tomara mesmo que alguma revista me descubra... hahaha. Quem sabe né? Os nossos desejos às vezes se tornam realidade. O importante é contar com os amigos prestigiando. Brigadão mesmo amada. De coração!!!! Tô muito feliz de ter te encontrado e hoje poder te chamar de amiga.

Você quer ganhar um balde? « Conversa pra Mãe Dormir disse...

[...] vocês lembram que no post “O Banho e o Choro: combinação fatal!” eu falei sobre aquele balde pra dar banho no bebê? Pois então que o site www.bebe.com.br está [...]

Fabiana felisberto disse...

oi... adororei sua historia, vou ter meu 1° bebe em setembro, estou precisando de varias dicas ... bjão

alessandrapilar disse...

Oi Fabiana, que bom que gostou e se eu puder ajudar vou adorar!!! Venha mais vezes e participe.
bjinhos

Related Posts with Thumbnails