quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Meu super herói favorito!

É, chegamos finalmente na fase "super herói" por aqui. Mães de meninas passam pelas princesas e nós, mães de meninos, passamos pelos super heróis. Eu que achei que essa fase nunca chegaria, me enganei redondamente e agora tenho um super herói pronto pra me salvar dentro de casa.

Isso me fez pensar e questionar o quanto é saudável esse contato da criança com esse mundo fantasioso de princesas e super heróis. Outro dia o Mamatraca postou um vídeo bem humorado falando do tema, mais das princesas do que dos heróis, mas a ideia é a mesma. Até que ponto isso é bom ou não para a criança? Será que as meninas vão ficar submissas ao homem se gostarem das princesas e de brincar de casinha? E será que o menino será agressivo se gostar de brincar de luta, de se imaginar como um super herói com super poderes?

Fato é que todas as meninas um dia já se imaginaram como a branca de neve que vai ser salva pelo príncipe encantado e os meninos já se imaginaram salvando o planeta e voando por aí em suas batcapas! Quem nunca brincou de princesa ou de super herói que atire a primeira pedra.

Eu não vejo que essas brincadeiras sejam um problema, desde que nós como mães e pais façamos nossa parte e os eduquemos para o que é certo. Você não estará incentivando que seu filho seja violento se brincar de luta, mas sim se não o ensinar que isso é válido só na brincadeira, mas que na vida real ele não deve bater nas outras crianças. Cabe a nós, pais e mães, ensinarmos o certo e fazer a criança entender o que pode e o que não pode.

Francisco anda na fase de lutas e guerras com seus brinquedos. Anda encantado com os monstros do Ben 10 e Power Rangers e se veste de ninja para salvar o "planeta". Ele ainda curte assistir um dvd do backyardigans, mas a nova onda do momento são os super heróis mesmo: batman, homem-aranha, ben 10 e afins. Acho que faz parte desse universo masculino de se achar o salvador do mundo e das mocinhas indefesas (sic! hahaha).

Eu não incentivei não, se surgir a dúvida entre vocês. Ele foi naturalmente querendo saber mais, brincava de luta com os carrinhos, com os bonecos e agora volta e meia aparece com uma touca enfiada na cabeça dizendo que é o super ninja!

Essa fase talvez sirva para afirmar seu lado masculino e lutador. Será?
Antes me preocupava se essas brincadeiras não o deixariam agressivo de alguma forma, mas não pois ele continua o mesmo. Talvez o fato de extravasar na brincadeira a agressividade faça com que não a tenha na vida real e isso é uma grande vantagem. Ele continua amigo e carinhoso com as outras crianças, como sempre foi. E sempre que possível nós conversamos sobre como é importante ser amigo e defender seus amigos e que não é bacana bater nos outros.

Que as lutas fiquem somente na imaginação!

Resta-me acreditar que é fase, como tantas outras e logo ele se interessará por outra coisa.
Enquanto isso, eu vou curtindo o meu Batman particular!

Eu tenho um Batman só pra mim!!!

E vocês o que acham dessa fase? Seu filho está nela nesse momento?
Comentem, opinem, participem!!!

bjinhos
Ale
;o)

2 comentários:

Ronise Vilela disse...

Oi! Acho fantástica a ideia de saber que as crianças exercitam suas fantasias; a diferença de época da nossa infância é que não tínhamos todo uma estrutura a nossa disposição.
Esse leitura de que o super-herói ou a princesa vai tornar a criança é isso ou aquilo é uma leitura do adulto. Acho, e acredito, que as crianças façam isso como puro exercício de sua imaginação.
Assim como minha filha (de 5 anos) brinca de princesa, ela brinca de professora, mãe, super heroína e até de chef de cozinha! :)

Alessandra Pilar disse...

Oi querida! Que bom que veio dar seu pitaco, adorei!
Pois então, concordo contigo sobre o assunto. Nós adultos acabamos criando essas dúvidas e com elas acabamos sabotando a imaginação das crianças. Sou contra aquela coisa de mudar cantigas de roda, pq vai machucar o gato, etc. Na nossa época a gente atirava o pau no gato sim! E nem por isso eu deixei de amar os animais, os gatinhos sempre foram meus preferidos, aliás! Criança não tem nada disso! É saudável pois exercita, e muito, a imaginação né?
Obrigada pelo comentário! Adorei.
bjão
Ale

Related Posts with Thumbnails